Estratégias de gestão da UBS Parque da Lapa

 SHAPE  * MERGEFORMAT

UBS Parque da Lapa busca espaços para realizar atendimento nas áreas afastadas do território.

Jornal GGN – A Unidade Básica de Saúde Parque da Lapa,  sob jurisdição da Supervisão Técnica de Saúde Lapa-Pinheiros e Coordenadoria Regional Centro-Oeste, fica no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo. A equipe do Jornal GGN acompanhou a 2ª reunião de 2015 do Conselho Gestor dessa unidade.

O Conselho Gestor é composto por uma equipe paritária e suas decisões têm caráter deliberativo e permanente. Nesta reunião estiveram presentes 4 funcionários, 4 conselheiros titulares e 1 usuário (25% gestão, 25% funcionários, 50% moradores). A área de abrangência da UBS Parque da Lapa é bastante heterogênea, lá a especulação imobiliária está ao lado Ceagesp, do cadeião de Pinheiros, à margem do rio Pinheiros e Tietê. Essa característica pode ser dramática a ponto da possibilidade de estar havendo uma “higienização” social, por parte de moradores do condomínio Vila Nova Leopoldina 1 e 2. 

Foram discutidos os avanços na busca por espaços para realizar atendimento “no território”, como denominam os funcionários, ou seja, nas áreas distantes da unidade em si, mas ainda dentro da sua área de abrangência. “Nosso território é muito heterogêneo (…) nós, enquanto instituição isoladamente não conseguimos dar conta, por isso a gente forma essas parcerias sempre no intuito de trazer benefícios para usuários que precisam”, disse Cleber Reatti, gerente da UBS Parque da Lapa, na segunda reunião deste ano do conselho gestor.

Em entrevista breve ao Jornal GGN, ele acrescenta: “tudo que está dentro da area de abrangência do nosso territorio a gente é responsável”.

 

VIDEO VIDEO VIDEO

 

Entre as parcerias que a UBS Parque da Lapa vem buscando firmar, estão: o Carrefour (próximo da estação Villa Lobos-Jaguaré da CPTM), o parque Orlando Villas Boas (próximo ao ponto C no mapa abaixo) e um equipamento do Estado (no bairro Jd. Humaitá), além da escola municipal Dilermando Dias, de quem já é parceiro.

A situação dessa pauta, discutida na 2ª reunião, está em espera, já que o gestor e alguns titulares do conselho ainda não obtiveram respostas do Carrefour e do parque Orlando Villas Boas. O equipamento do Estado está indisponível para contato, foi obtido o telefone da construtora da obra de tal equipamento, o que tem pouca relevância. “Nós da atenção básica aplicamos os programas de saúde, desde o federal, o estadual e o municipal. A gente tem que fazer chegar na população, como fazer a gente pode negociar, mas tem que chegar”, termina Cléber.

Higienização social

De acordo com depoimento de um morador de rua do entorno, dois homens e uma mulher, estacionaram um carro e botaram fogo nos pertences dos moradores. No dia seguinte, o muro estava pintado de branco e já havia segurança particular no local, circulando de carro. E parece que essas mesmas pessoas lutam para fechar o albergue masculino Zancone.

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador