Novo tratamento de câncer de ovário tem sucesso em laboratório

Jornal GGN – Pesquisadores das faculdades de Medicina Herbert Wertheim e de Engenharia e Computação da FIU (Florida International University) vão publicar, ainda nesta quinta-feira (17), o resultado de um estudo que mostra o que pode ser um grande avanço no tratamento de câncer de ovário, que apenas neste ano deve levar à morte 14 mil mulheres nos EUA. Segundo os pesquisadores, testes em laboratório mostraram sucesso com uso de medicamentos feitos a partir de nanotecnologia.

O taxol, conhecido medicamento de quimioterapia utilizado para tratar câncer de ovário, foi carregado com uma nanopartícula eletrificada, o que facilitou a penetração da droga nas células tumorais. O resultado foi a completa destruição do tumor em apenas 24 horas, ao mesmo tempo que não afetou as células normais do ovário.

“Poupar as células saudáveis tem sido um grande desafio no tratamento de câncer, especialmente com o uso de taxol. Por isso, além de tratar o câncer, isso pode ter um enorme impacto sobre os efeitos colaterais e toxicidade”, disse Carolyn Runowicz, professora de ginecologia e obstetrícia e reitora-executiva para assuntos acadêmicos da Faculdade de Medicina Herbert Wertheim.

O câncer de ovário é considerado o mais letal de todos os tipos de cânceres ginecológicos. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 14 mil mulheres morrerão apenas neste ano por causa do tumor. O novo tratamento é resultado da união de um oncologista e um engenheiro, com o objetivo de contornar os números e salvar vidas.

“Este é um princípio importante para nós. Estou muito animado porque eu acredito que ele [o tratamento] pode ser aplicado a outros tipos de câncer, incluindo câncer de mama e câncer de pulmão”, afirmou Sakhrat Khizroev, professor de engenharia elétrica e da computação na Faculdade de Engenharia e Computação da FIU.

Com informações do MedicalXpress.com

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador