Os municípios e a assistência à saúde: a organização das Redes de Atenção em debate

do CEE-FioCruz

Os municípios e a assistência à saúde: a organização das Redes de Atenção em debate

A organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e o devido suporte aos gestores municipais estarão em foco no novo debate online da série Futuros do Brasil e da América Latina, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, Regulação – assistência à saúde e coordenação do cuidado. O debate, uma parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ) e o IdeiaSUS/Fiocruz, será realizado em 12/11/2018, às 14 horas. Qualquer pessoa pode se conectar, assistir e participar, pelo blog do CEE-Fiocruz (cee.fiocruz.br) e pela página do Centro no facebook (facebook.com/ceefiocruz).

O tema será apresentado pelo pesquisador da Unicamp Domenico Feliciello, assessor e consultor do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social e colaborador da Fundação Fórum Campinas, tendo como debatedores Jorge Harada, professor da Unifesp e ex-diretor do Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde, e José Carlos de Moraes, da Secretaria municipal de Saúde de São José dos Campos (SP), ex-diretor do Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro do ministério. A coordenação é do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Questões como a necessidade de integração dos processos de planejamento, contratualização, regulação, monitoramento, avaliação e auditoria de serviços de saúde serão discutidas.

A definição de quais devem ser os serviços ofertados no município ou região de saúde e de como os municípios devem se organizar para atender os usuários do SUS são preocupações frequentes do gestor municipal. Dele é demandada a definição de regras e fluxos integrados de assistência aos usuários. Essas iniciativas dependem de instrumentos que deem suporte à elaboração da Programação de Atenção à Saúde. A proposta do debate é abordar os desafios e fragilidades do processo de assistência à saúde e coordenação do cuidado e à organização das RAS.

Em duas regiões de Saúde fluminenses, gestores e técnicos poderão acompanhar a transmissão em grupo.

– Região Metropolitana II

Na Região Metropolitana II, o debate será transmitido no auditório da Prefeitura de Niterói, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. O endereço é Rua Visconde de Sepetiba n° 987, 9° andar, Centro, Niterói.

– Região Noroeste

Na região Noroeste o encontro será na sala de reuniões da CIR Noroeste situada na Rua Coronel Romualdo Monteiro de Barros, 11 – Altos – Cidade Nova – Itaperuna.

Se você se interessa por este tema central para o SUS, ajude a organizar sua equipe para assistir à transmissão do debate em conjunto!

 

Futuros do Brasil e da América Latina
Regulação – assistência à saúde e coordenação do cuidado
Data:
 12 de novembro de 2018
Horário: 14h às 17h
Transmissão em tempo real: www.cee.fiocruz.br ou www.facebook.com/ceefiocruz

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador