Pernambuco e Recife decretam estado de emergência contra Aedes aegypti

Jornal GGN – O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito da capital Recife, Geraldo Júlio, assinaram neste domingo (29) um decreto de estado de emergência para controle de epidemia do Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Ontem o Ministério da Saúde soltou nota confirmando a relação entre as duas primeiras doenças transmitidas pelo mosquito e o aumento de casos de microcefalia congênita. O anúncio foi fundamental para a decisão dos governos de Recife e Pernambuco decretarem estado de emergência, com validade de seis meses.

A partir desse documento, o estado e a cidade poderão direcionar mais recursos no combate ao Aedes aegypt sem as exigências da licitação, podendo ultrapassar processos burocráticos, inclusive para a implantação de força-tarefa.

Agência Brasil

Pernambuco e Recife decretam estado de emergência para controle do Aedes aegypt

Aline Leal – Repórter da Agência Brasil

A cidade de Recife e o estado de Pernambuco decretaram hoje (29) estado de emergência por causa da epidemia de dengue e do aumento de incidências de chikungunya e zika, vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypt. A decisão ocorreu um dia após o Ministério da Saúde confirmar a relação entre infecção pelo vírus zika na gravidez e o nascimento de crianças com microcefalia.

O decreto foi assinado neste domingo pelo governador Paulo Câmara e pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e será válido por 180 a partir da publicação, na terça-feira (1º). A medida considerou a alteração no padrão epidemiológico de ocorrências de microcefalia e também a necessidade de adotar medidas para diminuir os riscos provocados pelos três vírus.

Em nota divulgada ontem (28), o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus Zika e o aumento de casos de microcefalia, principalmente em Pernambuco. Exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos.

Exames Já haviam sido feitos em outras duas gestantes que tiveram os fetos diagnosticados com microcefalia e o resultado tinha sido o mesmo. Em 2014, foram 147 registros de casos da malformação em todo país. Em 2015, só o estado de Pernambuco já registrou quase 500 casos.

Com o decreto, o governo e a prefeitura poderão adotar imediatamente, sem licitação, medidas administrativas necessárias para imediata resposta à situação, como implantação de força- tarefa para enfrentamento do mosquito e contratação temporária de profissionais.

Edição: Armando Cardoso

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sobre a propagação do Aedes Aegipti

    Há uns dez anos lí uma reportagem, que não consegui mais achá-la na web, sobre a velocidade de propagação de um mosquito desta espécie.

    No artigo, era relatado um experimento na América Central, salvo engano, em Porto Rico, onde uma fêmea do mosquito era marcada com um isótopo de baixa intensidade radioativa, de meia-vida muito curta, da ordem de três semanas, a qual era solta numa determinada cidade.

    Ao redor do ponto onde ela seria solta, foram estabelecidas várias zonas circulares concêntricas separadas por 1km. Nelas foram colocadas em várias direções recipientes de controle nos mais diversos locais: -casas, comércio, escolas, hospitais, etc..

    Ao cabo de duas semanas foram verificados os recipientes de controle, e, em todas zonas, num raio de 15 km, as amostras dos ovos neles depositados mostravam, na análise no espectógrafo de massa, a presença do isótopo da marcação. Ressalte-se que, desde o marco zero, o da soltura do inseto, em cada zona de controle, havia pelo menos um recipiente com ovos da fêmea marcada. Quer seja, em duas semanas, o inseto deslocou-se por uma área considerável, delimitada por um raio de 15 km.

    A velocidade de propagação do inseto é muito elevada e vai demandar num esforço muito grande da população e dos governos para, já não diria, debelá-la, mas, sim buscar uma minimização da população deste insetos.

  2. Aedes Dengue Zika e marketing

    Todos os anos no fim do mes de novembro começam a surgir casos de Dengue e so tendem a diminuir com a chegada do inverno que na pratica se dá no fim de maio, ou seja, os 180 dias coincidem com algo que ja ocorre ha anos.

    Tudo leva a crer que os milhoes de Aedes entenderão o marketing…!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador