Políticas de austeridade e o futuro da seguridade social

do CEE-FioCruz

Políticas de austeridade e o futuro da seguridade social

Em tempos de crise, governantes devem proteger os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis. No entanto, os modelos de ajuste econômico para fazer frente às dificuldades voltam-se à redução do gasto público com redução do investimento social, uma receita que não faz bem à saúde. Para refletir de forma estratégica sobre os futuros possíveis para seguridade social, a equidade e o bem estar no país, o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e o Núcleo de Inteligência de Futuro da Fiocruz Brasília promovem, de 3 a 5 de dezembro de 2018 a oficina Impactos sociais das políticas de austeridade – Diálogos prospectivos. O evento será realizado em Brasília, na Escola Fiocruz de Governo (EFB).

Para o primeiro dia, estão programadas palestras com temas como limites do financiamento público, Previdência Social, austeridade no mundo, efeitos do congelamento do gasto público (com a Emenda Constitucional 95), judicialização e governança das políticas públicas. Estarão reunidos nomes como Sonia Fleury (CEE-Foiocruz), Fabíola Sulpino (Ipea-Brasília), Rômulo Paes-Sousa (Fiocruz Minas), Magda Lucio (UnB) e Carlos Gadelha (Fiocruz). Veja a programação.

Os outros dois dias foram reservados a oficinas, para discutir questões como acolhimento dos mais vulneráveis, hipóteses de cenários para os próximos 20 anos e uma agenda de pesquisa a ser implementada a partir das tendências identificadas.

O evento é um dos desdobramentos da iniciativa do CEE-Fiocruz de fomentar o debate sobre os impactos da austeridade na saúde, que já se traduziu em estudo com ampla revisão de literatura sobre o tema, workshop e diversos debates. O estudo revelou que há pouca literatura relativa aos impactos do binômio crise-austeridade na América Latina, em particular no Brasil, o que representa desafio aos pesquisadores, na produção de evidências relativas aos efeitos dessa política sobre a saúde.

 

Oficina – Impactos sociais das políticas de austeridade – Diálogos prospectivos

Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e Fiocruz Brasília

Transmissão em tempo real pelo canal da Fiocruz Brasília no youtube

Data: 3 a 5 de dezembro de 2018

Local: Escola Fiocruz de Governo (EFG)/Fiocruz Brasília
Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Brasília, DF.

Horário: 9h às 17h

Informações: 21 3882 9133

Transmissão em tempo real pelo youtube: http://bit.ly/FiocruzBrasília

 

Veja a programação abaixo:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador