A crítica de Miguel Srougi ao Mais Médicos

Sugerido por Antonio C.

O trecho abaixo apareceu na Revista Cultura e Extensão nº 10 da USP, na entrevista “O Que Falta Discutir sobre a Saúde Pública Brasileira”, com o professor Miguel Srougi, da USP.

Ver em http://www.calameo.com/read/0013589712bbcd633600c. Seguem os trechos relativos ao Programa Mais Médicos. Uma pérola.

RCE – E o Programa Mais Médicos seria uma solução nesse sentido?

MS – O governo brasileiro adotou uma medida simples de grande apelo popular com a criação do Programa Mais  Médicos, mas essa solução é falaciosa porque os grandes gargalos da saúde pública brasileira são a ausência de infraestrutura e de gerenciamento eficiente; também há falta de recursos financeiros, de interesse sincero e de sensibilidade dos nossos governantes. Com isso, não se criou um sistema de saúde que ofereça atendimento de qualidade, principalmente, na assistência primária. Colocar médicos estrangeiros nas pequenas cidades gera, então, um tremendo apelo, de repente uma cidade que não tinha nenhum profisional vai contar com dois ou três médicos; mas eles não vão conseguir proporcionar saúde minimamente decente, o que eles vão fazer qualquer outro profissional paramédico teria condições de fazer também.

Durante semanas o governo e a imprensa oficialista documentaram insistentemente a chegada desses médicos, quiseram criar a impressão de que estava chegando uma legião de estrangeiros no Brasil. Entrevistavam sempre as mesmas pessoas, contando as histórias de uns e de outros, enaltecendo suas características humanísticas, que nem sabemos se são reais, procurando seduzir o povo brasileiro, o que acho que conseguiram temporariamente, até que a empulhação apareça de forma clara.Neste ano o Brasil vai formar 13 mil médicos; se esses médicos tivessem apoio financeiro, material e a colaboração de outros agentes da saúde, tenho a impressão de que uma parcela deles aceitaria de bom grado ir trabalhar na área de saúde básica em regiões remotas. Ao invés de financiar Cuba, estaríamos pagando para os brasileiros, oferecendo oportunidade e vida digna para os nossos cidadãos.

RCE – Em sua opinião, o que tem motivado esses médicos estrangeiros a virem para o Brasil?

MS – Os médicos que estão migrando para cá vieram porque estão mal nos países deles. Só por isso; não porque o Brasil tem um projeto maravilhoso. O assunto tem sido focado nos valores humanos desses profissionais, que afirmam terem vindo para cá a fim de ajudar os brasileiros, mas que vão ganhar 80 vezes mais do que eles ganham em seus países de origem e vão viver em um país lindo, onde, apesar de existir pobreza, prevalece a liberdade. Então, fica fácil entender o porquê do trabalho humanitário. Você acha que os médicos cubanos vão melhorar alguma indecência que nós temos na saúde? Até nas grandes cidades estamos cheios de problemas; sabe quanto tempo um doente demora para ser internado na Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas de São Paulo? Em média, são seis meses; se ele tiver câncer, serão três ou quatro meses; se ele for portador de um rim bloqueado e sem funcionar, poderão ser até oito meses. Atualmente, existem 1.450 pacientes na fila de espera para internação nessa Divisão e a Urologia representa apenas 1/35 do Hospital das Clínicas.

RCE – E o que motivaria os brasileiros a deslocar-se para atender a demanda por profissionais nas áreas periféricas?

MS – Nenhum médico fez juramento de pobreza. Ele quer trabalhar onde ele possa viver bem, onde ele possa se atualizar, onde ele tenha colegas com quem conversar, onde ele tenha acesso aos congressos, às bibliotecas, às revistas, aos eventos científicos que o façam crescer. É óbvio que dinheiro também tem valor, mas a prova de que a questão não é material, como o governo tenta insinuar (os médicos brasileiros seriam gananciosos), é que nas cidades pequenas os prefeitos pagam quantias de dinheiro absurdas para os médicos irem para lá, mas a maioria se nega a prestar esse serviço. Tem lugar que oferece de 15 mil a 20 mil reais de salário para que os médicos aqui do Brasil trabalhem no interior, só que logo surgem problemas. Primeiro que, após poucos meses, os salários frequentemente deixam de ser pagos e os médicos acabam desistindo. Vão embora e cidades com prefeitos desonestos têm que oferecer salários cada vez mais altos, não pela ganância médica, mas pela perspectiva de calote aos médicos. Segundo que, algumas vezes, nas cidades pequenas, os médicos fazem mais sucesso que os prefeitos e isso cria uma dinâmica perversa. O médico atende à população carente e o prefeito, enciumado, para de pagar o profissional. Esse é outro motivo que obriga prefeitos a oferecerem salários maiores, que não serão honrados. O Mais Médicos caiu do céu para os prefeitos mal intencionados, pois agora eles podem demitir médicos contratados, substituindo-os por profissionais oferecidos pelo Governo Federal. Os médicos passam a ganhar R$10 mil por mês e a prefeitura fica livre desse ônus.

RCE – Além da bolsa auxílio e de uma ajuda de custo para moradia, algum dos nossos direitos trabalhistas está reservado aos médicos que participam do programa? Essa medida não é discutível?

MS – O dinheiro que vai ser pago aos médicos do programa é injusto e ilegal. Para uma sociedade pobre como a nossa, essa quantia parece, à primeira vista, um salário imenso, mas essa pessoa não tem 13°, não tem férias, direito trabalhista, fundo de garantia, não tem nada, tampouco progressão na carreira. Totalmente irregular e inconstitucional.

Demonizando os médicos brasileiros, o governo conseguiu implementar essa medida e,por isso, ninguém tem coragem de reclamar. E, assim, essa situação é omitida, enquanto o governo se utiliza de eufemismos e repete o óbvio, que é necessário, sim, atender aos mais pobres: “precisamos pensar nesses outros seres humanos”.

Nota: por outro lado, o médico nada diz sobre a “dupla porta”, criada por Geraldo Alckmin, no Hospital das Clínicas.

Redação

170 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Medicina e direito são áreas

    Medicina e direito são áreas onde uma condição teria que ser implacável no caráter de seus praticantes.

    A miséria pessoal e falta de caráter deviam ser EXCLUDENTE nestes profissionais!

    Uma cuida da saúde do corpo e a outra da saúde da alma!

  2. Paramédicos?

    Para não ter contato direto com a população, terceirizando para “paramédicos?”.

    Quem são? Só sei que não tem autonomia alguma…

    Cartório sem fim.

  3. Srougi

    Um grande profissional, talvez o maior especialista em câncer de próstata da América Latina, sempre com viés humanista nos textos que escreve para a “Folha”, tem um filho que desenvolveu um sistema de atendimento em favelas de São Paulo, com êxito.

    Já me consultei com ele algumas vezes, pois nossos filhos participaram juntos de intercâmbio.

    Nesta entrevista, porém, discordo totalmente de suas opiniões.

    1. > Tem lugar que oferece de 15

      > Tem lugar que oferece de 15 mil a 20 mil reais de salário para que os médicos aqui do Brasil trabalhem no interior, só que logo surgem problemas. Primeiro que, após poucos meses, os salários frequentemente deixam de ser pagos e os médicos acabam desistindo. (…)

      Discorda disso, Rui? Eu não só concordo com o professor como conheço pessoalmente médicos nessa situação. E, longe de ser uma exceção, é praticamente uma regra no Brasil profundo. Foi absurdamente covarde essa insinuação, que se não partiu do governo também não foi desmentida por ele e foi definitivamente usada como peça de propaganda, de que faltam médicos nessas regiões remotas porque os médicos lá não querem trabalhar. Primeiro, que se dê a eles a garantia básica de que serão remunerados corretamente e que terão condições mínimas de trabalho.

      1. Batendo em ferro frio

        Isso é verdade sim! Aqui em Minas isto é muito comum. A Prefeitura oferece um salário astronomico ao médico contratado e 6 meses depois deixa de pagá-lo com as justificativas mais estapafurdias possiveis. estamos batendo em ferro frio. Não vai levar a nada! O Governo Federal sabia desta condição e ele mesmo está pagando os salários dos médicos contratados, sejam de casa ou de fora do país exatamente para não correr este risco: a inadimplencia (?) salarial.

        Agora o Governo declarou as regras básicas da contra partida das prefeituras, moradia, refeiçoes e transporte para estes médicos.

        Em parte, o missivista está correto. Falta infra-estrutura em boa parte destes municípios. MAs falta também profissionais capacitados para dar uma atenção básica para nosso povo.

        Pesquisem os relatos de moradores de Sergipe, Alagoas, Maranhão e Piauí sobre o atendimento que receberam do Mais Médicos. É chocante, estarrecedor e emociante como este povo precisa e se satisfaz com tão pouco!!

      2. Eu já te respondi essa

        Eu já te respondi essa questão em outro comentário meu, respondendo uma pergunta idêntica que você fez.

        Só que você, que parece querer conversar comigo, não responde a minha pergunta.

        Eu já fiz ela várias vezes e insisti em obter sua resposta.

        Por que você me fz perguntas e não responde minha única pergunta?

        Está sem argumentos? Tem medo? Quer esconder suas reais intenções?

        Repito MAIS UMA VEZ a minha simples pergunta:

        Qual é a SUA proposta pra atender os milhões de brasileiros que estão sendo atendidos pelos profissionais do programa Mais Médicos?

        Ou você propõe simplesmente que esses cidadãos fiquem sem atendimento nenhum?

        Por que você não responde essa questão tão simples?

        Estou insistindo porque acho que você está apenas trollando, sem a menor intenção de debater. Só que ficar repetindo as mesmas mentiras.

        Prove para as pessoas que eu estou errado, RESPONDA A PERGUNTA rapaz.

    2. Rui Daher..

      Rui Daher, essa clínicas populares pululam pelo Brasil a fora..cobram consultas entre 50 a 100 reais com o mesmo padrão  dos seus consultórios, no máximo 7 minutos, foi uma forma encontrada para dar um by pass nos Planos de Saúde que remuneram muito mal esse médicos..tenha a certeza que o filho dele não está fazendo filantropia, apenas explorando um nicho de mercado deixado pelo SUS..vou lhe dar um exemplo que aconteceu comigo:

      – liguei para o consultório de uma gastro para marcar um consulta pela Unimed recebi da secretária a resposta de que só tinha vaga dentro de 2 meses..chegando em casa, eu estava na casa de uma parente, a cozinheira dela me falou dessas Clínicas e disse que esse mesmo médico atendia lá, liguei e marquei uma consulta com ele para o outro dia no valor de 50 reais..infelizmente essa é a realidade do nosso país, os médicos são formados para ficarem ricos e as Faculdades não favorecem à  Medicina de Atenção Básica..

      1.   Muito oportuna a sua

          Muito oportuna a sua informação sobre as tais “clinicas populares”, das quais eu já tinha conhecimento há um bom tempo. Desconfio que esses atendimentos “filantrópicos” (consultas entre R$ 50,00 e R$ 100,00)  podem estar sendo ameaçados pelo “Mais Médicos” que, salvo engano, tb se destina  às periferias de grandes centros, nicho já sob domínio das clínicas que vc menciona. O Programa Mais Médicos, além de relatos comoventes sobre o atendimento, feito por quem de fato importa (os desassistidos do nosso país), está expondo o lado sombrio da formação médica no Brasil. E pelos próprios doutores (com exceções, claro), em sua furiosa e arrogante oposição ao programa. Assustador.

        1. Jade é por aí..

          Jade é por aí mesmo, perda de mercado..aqui onde moro atualmente, uma cidade de 15 mil habitantes no Sul do ES, os PSFs não fuinconam bem pq os médicos da cidade boicotam e a consulta dele giram em torno de 100 a 150 reais, apesar do Prefeito ter acordaco uma salário de 5 mil reais por 20 horas semanais..ele pediu 12 médicos do Mais Médicos e ainda não chegaram, mas a questão é econômica mesmo..a saúde virou uma mercadoria valiosa..

  4. Caro Nassif e demais
    Acabei

    Caro Nassif e demais

    Acabei de retorna do médico, onde fui com minha esposa. 

    Ninguém está demonizando os médicos, são as entidades de classe que está fazendo isso. São eles que demonizaram os médicos cubanos, assim como um grupo de médicos. 

    A generalização, não está vindo do governo. E estsa proposta, que deveria ter vindo do PT ,não foi do PT, mas sim de um grande grupo de prefeitos. De todos partidos, inclusive o DEM e o PSDB.

    Esse discurso, faz parte daquele grupo que lutou pelo fim do CPMF, ajuradaram a travar o governo e agora acusam o governo de não fazer nada. 

    Saudações

  5. Mais Médicos Terceirizados

    O Dr. Srougi é o Presidente da Fundação Faculdade de Medicina de São Paulo uma OSS/Oscip sei lá, que mete a mão no dinheiro público para prestar serviço de saúde no estado de São Paulo em Várias unidades entre as quais o Complexo do Hospital das Clinicas.

    Quem sabe se a Dilma terceirizasse a contratação do Mais Médicos, conquistasse a simpatia de pessoas com o Sr. Srougi e ele viesse a elogiar programa, pis aí poderia contratar a m´dicos chineses a preço de banana, ficando com uma margem imensa de lucro.

  6. O problema dos médicos

    O problema dos médicos brasileiros é que eles convivem em uma sociedade própria, formada pelos próprios médicos. Criaram um mundo paralelo fora da sociedade brasileira. Deveriam sim ouvir mais as pessoas fora dos seus círculos de convivência, para criar uma consciência real do mundo. É triste ver um senhor dito “estudado” como o professor da USP, que enumera apenas argumentos falaciosos, preconceituosos e intolerantes com a maior naturalidade. Parabens Presidenta Dilma, parabéns Presidente Lula e parabens ao PT que “quebraram” a Máfia Cartorial dos médicos brasileiros.

  7. Não ha uma unica argumentaçao

    Não ha uma unica argumentaçao plausivel para os pelegos questionarem as colocações VERDADEIRAS do profissional em questao

    Entao só sobre conversa fiada sobre teorias conspiratorias e defendendo como sempre o Governo que NUNCA esta errado ou equivocado, trata-se de um dogma ja muito conhecido entre os adpetos da esquerdolandia…

    1. Já começaram a fazer o que

      Já começaram a fazer o que sabem, que é atacar a honra dele. A maneira como algumas pessoas lidam com argumentos que não conseguem rebater é reveladora dos seus reais compromissos. E o dos pelegos, como você diz, é com o partido do coração.Afinal, o que tem de errado num médico receber pouco mais de mil reais por mês (o resto da “bolsa formação” é sequestrado por um governo estrangeiro) e morar num alojamento improvisado? A médica que reclamou disso, claro, é só uma puta alcóolatra.

      Cadê as feministas?

      1. Não vem com esse de começaram

        Não vem com esse de começaram a atacar porque isso não é caracteristico de ambos os lados. Com relação à argumentação, exitem várias. O problema é que as nossas vocês não aceitam e ade vocês nós definitivamente não aceitamos. Seguimos…

      2. Mentira sua porque ninguém

        Mentira sua porque ninguém está atacando o entrevistado aqui. Tem é muita gente desmontando palavra por palavra os argumentos que ele apresentou e mostrando como eles são inconsistentes.

        Essa de se fazer de coitadinho e perseguido é um expediente velho e manjado, mas você aplicou na hora e local errado. Ninguém está atacando o médico, só criticando seus argumentos.

        Aproveita e responde minha pergunta que você não respondeu.

        Qual é a SUA proposta pra atender os milhões de brasileiros que estão sendo atendidos pelos profissionais do programa Mais Médicos?

        Ou você propõe simplesmente que esses cidadãos fiquem sem atendimento nenhum?

        Por que você não responde essa questão tão simples?

      3. Não venha com essa de baixar

        Não venha com essa de baixar o nível, Roberto.

        Aqui o fórum é aberto, quem atacar a honra do entrevistado pode ate ser processado.

        Mas voce generalizar não leva a nada. Quem ofende pessoas é voce, chamando de “pelego”.

        Quem disse que a médica que reclamou é puta e alcoolatra foi voce.

        Eu penso que ela deveria ser extraditada. Nâo gostou do trabalho, apesar de inicialmente ter concordado, pode ir embora, não é obrigada a ficar.

    2. Qual a diferença entre malhar

      Qual a diferença entre malhar sempre o Governo e  defender sempre o Governo?

      A primeira vale porque se pressupõe a sinceridade, afinal, críticas são sempre consideradas verdades.

      Pobre mundo desses pobres direitistas.

    3. A argumentação do

      A argumentação do entrevistado é mentirosa. Coloquei minhas críticas aos argumentos apresentados em outros comentários neste post, quem quiser pode ler esses comentários e colocar usa tréplica.

      Independentemente da argumentação falaciosa, qualquer pessoa com um mínimo de bom senso vai fazer a mesma pergunta que eu estou fazendo, sem obter até agora NENHUMA resposta.

      Então eu aproveito e reitero a pergunta agora:

      Qual é a SUA proposta pra o atendimento dos milhões de brasileiros que moram em localidades sem profissional de saúde e que passaram a ser atendidos através do programa Mais Médicos?

      Ou sua proposta é que esses milhões de brasileiros MORRAM SEM ATENDIMENTO?

       

  8. Luis Nassif. Voce coloca esse

    Luis Nassif. Voce coloca esse tipo de coisa só pra ver a reação da moçada. Então aqui vai. O ilustre professor da USP não disse nada que nós ja não saibamos, ou seja, o velho discurso manjado das entidades de classe absolutamente discutivel. Não apresenta  dados  nem qualquer argumento minimamente fundamentado. É puramente idologico.Tudo pode ser refutado  pro qualquer profissional serio, defensor do programa. Eu não sou da área de saude nem tenho competencia para opinar. Mas vou faze-lo assim mesmo, como cidadã com direito a voz e voto. O Mais Medicos não se propõe a resolver os gargalos da saude. Isso qualquer retardado sabe. Menos esse senhor. O programa se propõe a promover atenção basica em municipios onde nenhum medico brasileiro se dispõe a trabalhar.  Atenção basica. Ninguem vai fazer medicina avançada. No meu estado, Sergipe, até os municipios da Grande Aracaju, com mais de 200.000 hab. estão com carencia de medicos nos postos de saude, por que AS PREFEITURAS PAGAM MAL A ESSES PROFISSIONAIS. Foi necessario o governo federal entrar com o programa. Se fosse depender do prefeito, a população estaria sem medicos até hoje. Os gargalos da saude se resolvem a medio e longo prazos, se a classe medica mercenaria e golpista colaborar. Se pelo menos eles cumprirem horaio nos hospitais publicos.  Eu ainda não ouvi uma unica critica consistente e bem fundamentada sobre o programa. Só vejo baboseira.  Esse ai só faltou criticar a Copa de Mundo.

  9. Como o Rui Daher disse aí

    Como o Rui Daher disse aí abaixo, é um dos especialistas brasileiros em câncer de próstata mais conhecidos. Atende (ou atendia) no Sírio-Libanês os Vips dos Vips. Opera os Vips dos Vips (o que quer dizer que é maximamente remunerado). O filho abriu um consultório “popular” na entrada de Heliopólis, há um ano ou dois, consultas a 80 reais. Façamos uns cálculos: 30 consultas por dia= 2400 reais, suponhamos que trabalhe 20 dias por mês, perfaz um total de 48 mil por mês, convenhamos que não é nenhuma caridade.     Me veio à mente a lembrança da Hebe Camargo, grande fortuna, amada pelo povo, renda certamente muito maior que 1 milhão por mês, indo para a Praça da Sé protestar contra um governo que deu algumas migalhas para os pobres, os mesmos pobres que fizeram a sua riqueza. 

  10. Quero médico cubano

    Ontem, numa situação de emergência, recorri ao Posto Médico de uma vila de Ipojuca (vale dizer: um dos municípios de maior arrecadação em Pernambuco).

    Fui atendido em DOIS MINUTOS e o médico (brasileiro) nem olhou prá mim.

    Apenas rabiscou uma receita de Buscopan e pronto.

    Sem qualquer exame.

    No momento da aplicação da medicação, verifiquei que as demais pessoas que estavam sendo medicadas também recebiam Buscopan.

    Desta forma, dou razão ao “pseudo”-professor miguel.

    Qualquer paramédico teria condições de prestar atendimento “médico”.

    Até uma criança alfabetizada saberia escrever Buscopan e atender como o médico (brasileiro) estava fazendo.

  11. > O dinheiro que vai ser pago

    > O dinheiro que vai ser pago aos médicos do programa é injusto e ilegal. Para uma sociedade pobre como a nossa, essa quantia parece, à primeira vista, um salário imenso, mas essa pessoa não tem 13°, não tem férias, direito trabalhista, fundo de garantia, não tem nada, tampouco progressão na carreira. Totalmente irregular e inconstitucional.

    Quem realmente discorda disso? E por que?

    Que o MPT tenha êxito e enquadre o governo. Que a oposicinha saia do imobilismo e articule um discurso contra essa situação absurda (eu duvido). Que a médica cubana (que teve até a vida pessoal atacada no plenário da Câmara! Mas machistas, claro, são sempre os outros… O silêncio das feministas tá meio ensurdecedor, não?) consiga ver reconhecidos os direitos que são garantidos a qualquer trabalhador.

    1. Muitos discordam

      Discordam porque pertecem a cooperativas de trabalho. Não chegam a ganhar nem perto do salário oferecido no Programa Mais Médicos.

      O que têm em comum? A empresa contrata a cooperativa e paga a cooperativa. Não têm vínculo empregatício com a empresa contratante. Ah, sim e não tem a sua ladainha, repetida em quase todos seus comentários: não tem 13°, não tem férias, direito trabalhista, fundo de garantia, tampouco progressão na carreira. 

       

  12. … uma na ferradura.

    A demonização da “dupla porta” do HC no final do texto é de quem não entende nada do tema. Graças a ela o HC consegue manter o timaço de médicos e recursos que tem. Do contrário seria mais uma “Santa Casa” falida, como tantas outras. Quem dera qualquer hospital público na RMSP pudesse ser um infinitésimo do que o HC é.

  13. Não entendi

    Diz o “pseudo”-professor miguel: “Neste ano o Brasil vai formar 13 mil médicos; se esses médicos tivessem apoio financeiro, material” etc.

    Como assim, apoio financeiro, material?

    Eles não estudam DE GRAÇA?

    Aos médicos brasileiros não são concedidos os mesmos benefícios que são dados aos médicos estrangeiros?

    Então, por que os médicos brasileiros não aderiram, em massa, ao Mais Médicos?

    Por que os médicos brasileiros são os que mais abandonaram o Mais Médicos?

    Que mais apoio quer o “pseudo”-professor?

    1. > Aos médicos brasileiros não

      > Aos médicos brasileiros não são concedidos os mesmos benefícios que são dados aos médicos estrangeiros?

      Que benefícios? Bolsa-formação? Sem direitos trabalhistas, sem férias? Morando em alojamentos improvisados, divididos com outros profissionais de saúde, todos entulhados? Trabalhando em lugares onde, muitas vezes, nem consultório tem direito? “Pseudo” por que, meu amigo? Por pôr o dedo na ferida, por dizer aquilo que está à vista de todo mundo? Que o programa não é só imoral, é ilegal também? Posso eu contratar, se for empresário, profissionais estrangeiros como o governo federal contratou esses médicos? Ou só aí vira “exploração do trabalho”?

      1. Nenhum médico é obrigado a

        Nenhum médico é obrigado a fazer parte do programa, vai quem quer.

        Agora diga você qual é a SUA proposta para atender os milhões de brasileiros que estão sem médico.

        Ou sua proposta é que eles MORRAM À MINGUA?

        Porque é isso que está parecendo.

        Pare de cavar DESCULPAS ESFARRAPADAS contra o Mais Médicos e diga o que fazer para atender os brasileiros que precisam.

      2. Mas que cara de pau ! Não

        Mas que cara de pau ! 

        Não conheço nenhuma categoria de profissionais universitários recém formados que, simplesmente se inscrevendo num programa do governo (sem concurso nem nada) tenham garantido um ingresso mensal LIQUIDO (SEM IMPOSTO DE RENDA) de R$ 10.000. Um salário desses teria um desconto de aprox. R$ 1925 de IRPF (19,25%) que cobre o 13o salário (8,25 %), o FGTS (8%) e sobra um pouco (3,0%). Além disso tem casa e comida de graça (99,9 % dos trabalhadores de empresas públicas e privadas não têm) e se não gostarem da moradia é só pagarem aluguel como quase tudo mundo faz. Minha esposa, química industrial, com mais de 20 anos de experiência no ramo, com cargo de CHEFIA numa MULTINACIONAL NORTEAMERICANA ganha R$ 8.900,00 BRUTOS (R$ 7.000 líquidos) e você vem dizer que a bolsa paga pelo Mais Médicos é uma merreca !!. O programa Mais Médicos é IDEAL para médicos recém formados aumentarem seus conhecimentos práticos no seu início de carreira. É obvio que muito poucos desejam ficar a vida inteira numa cidade com poucas perspectivas de progresso, mas uma estadia de 3 a 5 anos possibilitaria, além da experiência profissional, realizar um bom pé de meia ao seu regresso à cidade de origem.

        Está visto que os tucanos como você, além da enorme cara de pau, têm a mesma sensibilidade social encontrada nos escritórios de Wall Street.   

      3. Conheço ….

        Já fui contratado para prestar serviço pelo MCTI através de programa da UNESCO (e no governo FHC, vale dizer) e não tinha nada disso, ie, 13, plano de carreira. Os médicos do Mais Médicos têm sim direito a férias. Informe-se melhor antes de fazer supostas críticas.

  14. Não há demonização dos

    Não há demonização dos médicos brasileiros, quem fez isso foram os próprios médicos, que se mostraram muito mais preconceituosos do que já eram, eles que jogaram a imagem deles, e da maioria, acredito, que não concorda com essa postura, no lixo.
     

    1. a população vê esses médico

      a população vê esses médico (que são uma minoria, mas são os que aparecem e os demais não se manifestam, expondo-se à generalização) brigarem contra a contratação de profissionais para atendê-los SEM PROPOR ABSOLUTAMENTE NADA PARA SUPRIR A FALTA DE MÉDICOS e percebe claramente que os médicos estão preocupados com seus interesses pessoais e desprezam completamente a necessidade da população. 

      ISSO é o que leva à demonização dos médico: A PRÓPRIA ATITUDE DELES.

  15. Todas as argumentações

    Todas as argumentações corporativistas da classe médica, aqui e em outras manifestações, não colam. Ninguém acredita nestes argumentos porque são mentirosos e, na melhor das hipóteses, inconsistentes. Quando isso ocorre num movimento tão forte e visceral como a revolta dos jalecos, é de se perguntar o que está por traz disso. O que a classe médica faz e tem feito há muito tempo é boicotar o SUS, porque é um sistema universal de saúde e gratúito. À parte a má gestão e falta de verbas oficiais, o que é verdade, os próprios médicos dão mal atendimento, faltam ao trabalho, consultam com um tempo menor e muitas vezes sem tocar no paciente, isto sem contar outros problemas muito mais sérios. O que a classe médica teme, e aqui é bom estender a classificação para as indústrias farmacêuticas, laboratórios de análises, clínicas e hospitais e, principalmente, planos de saúde, é manter a medicina curativa que lida com a doença e não com a saúde, porque dá muito mais dinheiro e eles são especialistas em fazer o paciente rodar por vários colegas, internações e exames para estender de forma criminosa, verdadeiro latrocínio, o ganho de uma verdadeira rede de profissionais de saúde. O SUS, melhorando as condições de atendimento e com a ajuda do Mais Médicos, poderá inverter a lógica comercial da medicina brasileira e prover a população de uma medicina preventiva que foca a saúde do paciente e da população, muito mais eficiente, simples e barata.

  16. Concordo

    Concordo com o médico e com alguns argumentos da Direitolândia Espumante que aqui comparece, pelo menos neste aspecto: É um projeto tardio, deveria ter começado há décadas, a infra-estrutura da saúde pública é uma vergonha (há décadas também), o projeto é mal ajambrado, mal amarrado, tem de melhorar, há um ranço de improvisação, precisa de muitas correções. Podemos avançar nestas críticas. Mas a questão é que a maioria dos críticos do programa não é o público que utiliza ou necessita do “mais médicos”. É preciso ouví-los também. E o programa tem de melhorar, corrigir este monte de falhas, mas tem de haver, infelizmente não temos o padrão de vida da Suécia, daí a necessidade.

  17. Mais um dos detratores do

    Mais um dos detratores do programa Mais Médicos que NÃO coloca uma proposta para o atendimento das populações atendidas pelo programa e que estavam em completo abandono anted o mesmo.

    Queria que alguém me apontasse UM ÚNICO crítico do programa que apresente uma proposta para atender essas populações. Até agora não ví NENHUM.

    O que é isso/ Desprezo pela vida humana? Descaso com as pessoas necessitadas de atendimento médico? Oportunismo? Sacanagem? Filhadaputagem? Coisa boa que não é.

    Se esses caras estivessem pensando na saúde do povo, colocariam uma proposta alternativa no lugar daquilo que estão criticando. Mas não, é inegável que eles simplesmente NÃO LIGAM se as pessoas morrerem por falta de assistência médica.

    Não sei de onde vem tanta crueldade, mas sei que qualquer um pode perceber o absurdo dessa atitude.

    O entrevistado afirma que o programa Mais Médicos é ruim porque:

    “os grandes gargalos da saúde pública brasileira são a ausência de infraestrutura e de gerenciamento eficiente; também há falta de recursos financeiros, de interesse sincero e de sensibilidade dos nossos governantes.”

    Se um posto de saúde está sem médico algum, o que vai melhorar a vida da população ele ter infraestrutura? Então precisamos colocar um tomógrafo em cada posto de saúde de bairrro ANTES que a população desses bairros sejam atendidas? E o que os pacientes vão fazer com um tomógrafo mas sem nenhum médico? Vão enfiar o tomógrafo no esfincter de quem lhes negou o direito de uma consulta médica?

    Gerenciar o quê se não tiver médico? Um posto de saúde sem médico, mas com um gerenciamento perfeito porque ninguém é atendido. Ora, O PIOR GERENCIMENTO POSSÌVEL É DEIXAR SEM MÉDICOS PARA ATENDER.

    E os recursos financeiros? Se não forem usados para colocar um médico à disposição de quem não tem nenhum para atendê-lo vão ser usados para o quê? Para pagar o tomógrafo que ninguém vai usar porque não tem médico? Para ficar no mercado financeiro rendendo juros como vários governadores (incluindo Serra e Aécio) fizeram com as verbas de saúde do governo federal? Para enfiar no rabo do filho de uma égua que lhes negou um profisional para atendê-lo?

    O interesse sincero e a sensibilidade dos governante se mostram quando eles tentam atender às necessidades da população. Não foi uma invenção da Dilma, mas o resultado de uma pesquisa ampla e científica, a determinação de que o principal problema de saúde no Brasil é a falta de médicos para atender a população. Falsidade e insensibilidade é usar DESCULPAS ESFARRAPADAS para impedir que os doentes necessitados sejam atendidos por um médico por PROSELITISMO POLÍTICO ou interesses econômicos associados a planos de saúde, laboratórios de análise e clínica particulares.

    Não adianta agitar o diploma do sujeito se ele está falando uma coisa que foje completamente da lógica e do senso comum. Não precisa ser médico para saber que um médico com poucos recursos é melhor do que nenhum médico, havendo ou não recursos materiais para o profissional trabalhar. Sem o médico não existe saúde pública, na imensa maioria das vezes as pessoas ficam desasistidas porque não tem médico, não porque o médico está lá mas não tem recursos. Uma pessoa sendo atendida em condições precárias em um hospital de uma capital pode ir para a TV e servir para uma série de aproveitadores fazerem demagogia e proselitismo, mas uma cidade pequena no interior, onde a população morre de doenças facilmente tratáveis por falta de médico para diagnosticar e receitar o tratamento, isso não dá espetáculo na TV, mas essa população dos rincões e das periferias também é formada por brasileiros que pagam impostos e tem as mesmas necessidades dos moradores das áreas centrais das capitais. Mas lendo esses fanfarrões que colcocam essas merdas na imprensa, percebe-se que não há a menor preocupação deles com o atendimento da população.

    Insensível e mentiroso é o entrevistado deste post.

     

     

    1. Rui, vou abrir uma empresa e

      Rui, vou abrir uma empresa e fazer um “acordo” com Cuba, contratando profissionais de nível superior, alguns com décadas de experiência, e remunerando-os com bolsa-formação, sem nenhum vínculo empregatício. Vou alojá-los no fundo da empresa em beliches. Pago 500 pra eles e o resto mando pra Cuba. Você acha que isso me deveria ser permitido? Ou só o governo pode?

       

      1. Você nem consegue esconder

        Você nem consegue esconder sua má-fé.

        O que você está falando como sendo “um absurdo” é o que já é feito com brasileiros por empresas terceirizdas.

        Trabalhei 15 anos como consultor de TI sem 13º, sem ferias, sem NENHUM direito trabalhista. Eu recebia simplesmente por hora, se ficasse doente não recebia. E recebia menos de 30% do valor que os clientes pagavam pelo meu trabalho para a consultoria.

        Assim também é para milhões de profissionais que trabalham terceirizados com seus direitos trbalhistas negados através da malfadada terceirização. Ainda bem que com os governos Lula e Dilma houve a melhoria das condições de trabalho e uma grande formalização no mercado de trabalho, mas ainda há muito dessa prática que os neoliberais defendem como “modernização” e que na verdade é o retorno ao capitalismo selvagem da era vitoriana.

        Os médicos cubanos são profissionais do governo de Cuba, terceirizados para trabalhar no Brasil. Não são obrigados, vêm porque querem. Em seu País eles tem um salário, previdência e todos os direitos trabalhistas de seu país, mais os serviços públicos como saúde e educação que em Cuba todos sabem que são de primeira qualidade.

        Eles são menos explorados que os terceirizados brasileiros, mas a escumalha direitista acha que os brasileiros devem ficar sem direitos trabalhistas e só usam esses direitos para fazer proselitismo e arrumar DESCULPAS ESFARRAPADAS para impedir que os brasileiros necessitados tenham assistência médica.

        Agora diga você, qual é a SUA proposta para substituir o programa Mais Médicos e atender os ]que precisam? Ou você está fazendo seu proselitismo sem estar nem aí com as pessoas que precisam dos médicos. Você quer que eles morram sem atendimento? COloque sua proposta, porque até agora eu não ví NENHUMA.

      2. Você sabe o que é COOPERATIVA?

        Não precisa fazer acordo com Cuba.

        No Brasil nós temos muitas cooperativas de profissionais do trabalho.

        Você encontra profissionais de Saúde, Transporte, Serviços Gerais, Condôminos, entre outros. Pode escolher à vontade. Você só paga o valor cobrado pela cooperativa e ela que resolve o rendimento e benefícios dos cooperados. Porém, no sistema cooperativista nenhum destes cooperados tem direito a 13º salário, férias, progressão na carreira, FGTS (somente benefícios similares, não os oficiais).

        E temos a Unimed, uma das mais famosas COOPERATIVAS de Trabalho Médico. Seus médicos cooperados não têm 13º salário, férias, progressão na carreira, FGTS. 

         

      3. Voce não é o Estado

        Voce não é o Estado Brasileiro, nem a sua empresa vai resolver um problema de saúde pública.

        Nâo consta que os médicos estão mal alojados.

        É uma situação peculiar, particular. Cuba não consta que exporte outros profissionais, apenas médicos.

        Esse programa não é uma novidade, vários países recebem médicos cubanos, mais ou menos nas mesmas condições.

        Nâo é algo ideal, nem que possa ser replicado por todo o emprasariado. É uma situação concreta, de necessidade.

        Nâo é uma situação de MERCADO e sim de SAÚDE PÚBLICA.

    2. > Tem lugar que oferece de 15

      > Tem lugar que oferece de 15 mil a 20 mil reais de salário para que os médicos aqui do Brasil trabalhem no interior, só que logo surgem problemas. Primeiro que, após poucos meses, os salários frequentemente deixam de ser pagos e os médicos acabam desistindo.

      O professor mentiu, Rui? Isso acima não acontece?

      1. Caraca! Vocês estão

        Caraca! Vocês estão COMPLETAMENTE sem argumentos mesmo.

        Isso que você citou é justamente um dos principais motivos do programa Mais Médicos.

        A grande maioria dos médicos não quer trabalhar no interior, mas entre os que aceitam trabalhar nos lugares menos procurados, uma boa parte deixa de ir justamente porque as prefeituras (e até governos estaduais) não são confiáveis, prometendo muito mas deixando de cumprir de uma hora pára a outra. Atrasam pagamentos ou até deixam de pagar.

        POR ISSO MESMO é que um programa com a garanti do governo federal é necessário para dar segurança aos médicos que forem atender no interior, de que não vão ser surpreendidos por mudnças na política local dos municípios nem enganados por prefeitos mau intencionados.

        Então o que você está citando é um argumento A FAVOR do programa Mais Médicos e não contra ele.

        O entrevistado procurou citar isso como algo negativo porque não tem mais o que falar. Ele espera enganar os desavisados que não procurem se informar, mas uma simples reflexão sobre o problema mostra a necessidade do programa Mais Médicos para garantir a remuneração dos profissionais que atendam nas regiões mais afastyadas dos grandes centros.

        E agora diga você, qual é a SUA proposta para substituir o Mais Médicos no atendimento das populações carentes desses profissionais. Ou você não tem nenhuma proposta e quer que essas pessoas morram sem atendimento médico?

        1. Professor da USP critica mais médicos

          Minha esposa eé enfermeira de saúde publica e já trabalhou em inúmeras pequenas cidades do interior do Paraná.

          Geralmente, não é isso o que acontece. Os prefeitos ficam nas mãos dos médicos; pagam certinho, além da capacidade financeira. Um médico é um deus nestas cidades. Estes políticos de cidades pequenas, distantes dos grandes centros, tremem na frente de um médico.

          A falta de médicos e de atendimento também gera um problema político para o prefeito. Ele tem que transportar para outra cidade, ou terá um custo político enorme. A questão da saúde sempre está no centro das camnpanhas políticas.

          Outra questão é a infra-estrutura: Que infra-estrutura os medicos querem? Postos de saúde geralmente tem. Ou recursos para construir existem.  Internamento em hospital, sempre tem uma cidade polo na região, que pode internar.

          Ahhhh… mas o problema de infra-estrutura que ele se referem  é o de laboratórios para fazer exames. A grande maioria dos médicos só fazem o diagnóstico e prescrevem tratamentos mediante um calhamaço de exames. Senão, ficam totalmente perdidos!

          Assim fica difícil… melhor apelar pra benzedeira, que, na falta de médicos, ainda é muito popular neste interiorzão!

  18. Qualquer paramédico teria

    Qualquer paramédico teria condições de fazer ?

    Ora, do mesmo jeito que na grande maioria de consultas, um farmaceutico pode fazer o papel de médico.

    Da mesma forma que muitos mestres de obra fazem uma obra sem cair.

    Eletricistas fazam bons projetos de elétrica.

    Um estagiário bom em direito pode vir a fazer uma peça melhor que um advogado.

    Etc.

    De resto o médico não diz nada com nada.

    1. > Tem lugar que oferece de 15

      > Tem lugar que oferece de 15 mil a 20 mil reais de salário para que os médicos aqui do Brasil trabalhem no interior, só que logo surgem problemas. Primeiro que, após poucos meses, os salários frequentemente deixam de ser pagos e os médicos acabam desistindo.

      Nada com nada do tipo que vai acima, Daniel?

      1. Só se espanta com a pouca

        Só se espanta com a pouca adesão de profissionais brasileiros (e mesmo estrangeiros, fora os cubanos, claro) ao programa quem realmente acredita que médico deveria, como diz o professor, fazer voto de pobreza.

        1. Nenhum médico está sendo

          Nenhum médico está sendo obrigado a trabalhar, vai porque quer.

          As “cooperativas” (entre aspas porque são empresas privadas que exploram os médicos) que pegam contratos de terceirização em municípios pelo Brasil a fora também não pagam 13º, férias nem nada e pagam muito menos que os dez mil do programa Mais Médicos.

          A diferença é que muitos médicos pegam um contrato para trabalhar em um posto ou hospital do SUS através dessas cooperativas e não vão trabalhar. assinam o ponto e saem para trabalhar em uma clínica particular. Casos assim já form denunciados aqui mesmo neste blog.

          O salário é extremanete atraente, mesmo sem os encargos trabalhistas. A preocupação sobre os direitos trabalhistas é falsa, uma mentira, porque aponta apenas o programa Mais Médicos e não aponta a questão trabalhista dos médicos terceirizados pro prefeituras para trabalhar na rede pública. Trata-se de OPORTUNISMO e MÁ-FÉ.

      2. Roberto, esas afirmação só

        Roberto, esas afirmação só corrobora a tese que o “mais médicos” é um ótimo programa. O salário é garantido pelo Governo Federal. Nâo constam atrasos até agora.

        Ele usou um argumento contrário à premissa que ele defende.

        O Doutor pode ser bom médico, bom tecnicamente, mas demostra que não entende muito de saúde pública e ainda, o que é um direito dele, que o pensamento dele é principalmente coorporativista e não na sociedade brasileira.

    2. > O dinheiro que vai ser pago

      > O dinheiro que vai ser pago aos médicos do programa é injusto e ilegal. Para uma sociedade pobre como a nossa, essa quantia parece, à primeira vista, um salário imenso, mas essa pessoa não tem 13°, não tem férias, direito trabalhista, fundo de garantia, não tem nada, tampouco progressão na carreira. Totalmente irregular e inconstitucional.

      Nada com nada do tipo que vai acima, Daniel?

      1. Tenha dó, Roberto, é piada

        Tenha dó, Roberto, é piada né…

        Agora, o Doutor também é jurista ? kkkk

        Quem falou que eles não tem férias ? Claro que tem.

        Injusto por que ? Isso é subjetivo. Se é injusto para ele, ele que não vá. Os cubanos ganham menos em Cuba, então não é nada injusto, por isso que eles vêm. Ninguem foi acorrentado para vir.

        Quem disse que não têm direito trabalhista ? Ora, vão trabalhar 20 horas por dia ? Claro que têm direitos, regulamentados sim, as regras do programa são claras.

        Nem todas as carreiras profissionais têm prograssão. Agora uma carreira que não tenha prograssão é “irregular” e “inconstitucional” ? há há há

        Nada com nada.

         

         

         

    3. “Colocar médicos estrangeiros

      “Colocar médicos estrangeiros nas pequenas cidades gera, então, um tremendo apelo, de repente uma cidade que não tinha nenhum profisional vai contar com dois ou três médicos; mas eles não vão conseguir proporcionar saúde minimamente decente, o que eles vão fazer qualquer outro profissional paramédico teria condições de fazer também.”

      Essa frase mostra bem a falta de honestidade intelectual do entrevistado.

      Ele afirma que os médicos estrangeiros não vão fazer um atendimento médico minimamente decente baseado no quê? No chute? Ou na sua má-fé? Pesquisas de atendimento estõ sendo feitas e mostram que a chegada dos médicos mud completamente as condições de saúde das populações que os receberam. Doenças são diagnosticadas, doentes passam a ser tratados, pessoas que iriam continuar sofrendo ou mesmo morrer, curam-se com esses tratamentos e os casos mais graves são triados e encaminhados ao especialistas certos nos hospitais. Sem falar que as pequenas cidades não precisam mais enviar pessoas com problemas de saúde mais simples para os hospitais das cidades maiores, o que é uma das principais causas da superlotação desses hospitais. Fazer a medicina familiar é uma questão de boa gestão também. Todas essas coisas que eu estou falando consta das pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde que apontm cientificamente pára uma conclusão DIAMETRALMENTE OPOSTA ao CHUTE do entrevistado, ou seja, o atendimento dos médicos estrangeiros melhora de forma impressionante a saúde das populações que os receberam.

      Eu tenho certeza que o entrevistado está a par dessas pesquisas e está MENTINDO de propósito, sabendo da iniquidade que está cometendo.

      Outro absurdo que ele falou MENTINDO DE PROPÓSITO é esse de atendimento por paramédicos.

      De onde sairiam esses paramédico, do rabo do médico entrevistado? Não estão sobrando paramédicos no mercado da mesma forma que não sobram médicos, mas a má-fé desse sujeito vai lém. Ele sabe que os PARAMÉDICOS NÃO PODEM DAR CONSULTA NEM PRESCREVER TRATAMENTO. Se eles fizessem o que os médicos do programa Mais Médicos estão fazendo, seria EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA.

      Vejam só a mentir que ele contou. Isso é uma DESCULPA ESFARRAPADA, que não irá ajudar um único doente necessitado de atendimento médico. Pelo contrário A INTENÇÃO É IMPEDIR QUE AS PESSOAS SEJAM ATENDIDAS.

      Ele enfiou o juramento de Hipócrates na privada e deu a descarga junto com sua conciência profissional.

       

       

  19. O Programa se destina,

    O Programa se destina, sobretudo, aos municípios com IDH mais baixos. Daqui a algum tempo, com os indicadores de saúde em mãos, tais como mortalidade infantil, neo-natal, etc, vamos saber se o Programa foi ineficaz. Antes disso, é pura especulação, puro fla x flu. 

    A propósito, os paciente atendidos pelos cubanos estão encantados com a qualidade das consultas: o olho no olho, o carinho, a atenção, 40 minutos de anamnese..isso também conta. 

    Seria bom  que as ‘otoridades’ em saúde pública, conselhos e órgãos de classe, etc., apresentassem uma proposta para a área. Criticar por criticar é fácil e cômodo.

    E porque será que mais além do Brasil, 60 países se utilizam dos serviços dos médicos cubanos? Todos são apoiadores do regime cubano? 

    Por fim, o Sr. Doutor quando diz q qualquer paramédico poderia prestar os serviços que os médicos estão prestando, se esquece da “Lei do Ato Médico”, da reserva de mercado tão defendida pela categoria. 

    Engraçado que esses Srs nada dizem, nem se condoem, da população mais pobre nos rincões do País, totalmente desassistida. Como viceja a cultura da indiferença em nosso Brasil brasileiro. 

  20. A Casta do Jaleco

    Os médicos se fecharam numa classe corporativa e elitista. A expressão “Máfia de Branco” não está sendo mais utilizada, mas continua valendo para os dias de hoje. A verdade é que os laboratórios pagam comissões dissimuladas em congressos médicos e o mercantilismo é a tônica predominante no meio.

    O texto não consegue esconder o ranço corporativo com remuneração pública muito acima de outros profissionais, fazendo com que se constituam numa verdadeira casta.

  21. Os detratores do SUS (mas que

    Os detratores do SUS (mas que não largam o osso) sempre dispostos a combater o Brasil. Sendo de sp, então…parece que os “intelectus” de sp não sabem fazer outra coisa. Alguem viu alguma coisa boa na máfia midiática sobre o SUS? Ou tem tonto que acredita que nada de bom (e o SUS faz muita coisa boa) acontece na saúde pública? Por que esses que odeiam o seu país, não procuram os states e a saúde pública desse país adorado por eles? Gente, não dá nojo desses urubus que não conseguem ver nenhuma melhoria ( é evidente que muita coisa melhorou) no Brasil? Os “santos” médicos tupinicas não conseguem fazer nada de bom? Por que eles não tentam melhorar a saúde de seu próprio país (muito pelo cntrário, eles ajudam a afundar) e parar com essa papagaiada de querer só status? Caraca, se´o negócio é ficar só milionário e a saúde que se dane, partam para a àrea financeira e deixe o país buscar a dignidade para seu povo!!!! Os urubus sempre vão necessitar de carniça para sobreviverem, não podemos esquecer disso nunca!.

  22. WHITEBLOCKS, analisados por quem entende:
     

    A NOVA ERA DA VIOLÊNCIA

    por Wanderley Guilherme dos Santos

    Professores universitários do Rio de Janeiro, de São Paulo e outras universidades falam do governo dos trabalhadores como se fosse o governo do ditador Médici, embora durante aquele período não abrissem o bico. Vetustos blogueiros, artistas sagrados como marqueteiros crônicos, jovens colunistas em busca da fama que o talento não assegura, políticos periféricos ao circuito essencial da democracia, teóricos sem obra conhecida e de gogó mafioso, estes são os mentores da violência pela violência, anárquica, mas não acéfala. Quem abençoa um suposto legítimo ódio visceral contra as instituições, expresso em lamentável, mas compreensível linguagem da violência, segundo estimam, busca seduzir literariamente os desavisados: a violência é a negação radical da linguagem. Mentores whiteblocks, igualmente infames.

    A era da violência produziu a proliferação dos algozes e a democratização das vítimas. Antes, a era das máquinas trouxe a direta confrontação entre o capital e o trabalho, as manifestações de protesto dirigiam-se claramente aos capitalistas em demanda por segurança no serviço, salário, férias, descanso remunerado, regulamentação do trabalho de mulheres e crianças. Reclamos precisos e realizáveis. Politicamente exigiam o fim do voto censitário, o direito de voto das mulheres, o direito de organização, expressão e manifestação. Exigiam, em suma, inclusão econômica, social e política. 

    Os mentores dos algozes possuíam nome e residência conhecida. Os executores eram igualmente identificáveis: as forças da repressão, fonte da violência acobertada pela legislação que tornava ilegais as associações sindicais, as passeatas, os boicotes e as greves. As vítimas estavam à vista de todos: operários, operárias, desempregados, além de cidadãos, escritores e jornalistas solidários com a causa dos miseráveis.

    Não há porque falsificar a história e negar que, ao longo do tempo, sindicatos mais fortes e oligarquizados também exerceram repressão sobre organizações rivais, bem como convocatórias grevistas impostas pela coação de operários sobre seus iguais. A era das máquinas não distribuía a violência igualitariamente, mas algozes e vítimas possuíam identidade social clara.

    A atual era da violência, patrocinada por ideólogos, jornalistas, blogueiros, ativistas (nova profissão a necessitar de emprego permanente), professores, artistas, em acréscimo aos descontentes hepáticos, testemunha a agregação de múltiplos grupelhos, partidos sem futuro e fascistas genéticos aos tradicionais estimuladores da violência, os proprietários do capital, São algozes anônimos, encapuzados, escondidos nos codinomes das redes sociais, na covardia das palavras de ordem transmitidas a meia boca, no farisaísmo das negaças melífluas. Os whiteblocs disfarçam o salário e a segurança pessoal nas pregações ao amparo do direito de expressão e de organização. Intimidam com a difamação de que os críticos desejam a criminalização dos movimentos sociais. Para que não haja dúvida: sou a favor da criminalização e à repressão das manifestações criminosas, a saber, as que agridam pessoas, depredem propriedade, especialmente públicas, e convoquem a violência para a desmoralização das instituições democráticas representativas.

    As vítimas foram, por assim dizer, democratizadas. Lojas são saqueadas, vidros de bancos estilhaçados, passantes, operários, classes médias, e mesmo empregados e subempregados que a má sorte disponha no caminho da turba são ameaçados e agredidos. A benevolência do respeito à voz das ruas é conivência. Essas ruas não falam, explodem rojões. Não há diálogo possível de qualquer secretaria para os movimentos sociais com tais agrupamentos porque estes não o desejam. E, quando um quer, dois brigam.

    A era da violência é obscura. Não me convencem as teorias do trabalho precário porque não cobrem todo o fenômeno, também é pobre a hipótese de uma classe ascendente economicamente com aspirações em espiral (já sustentei esta hipótese), e, sobretudo, não dou um centavo pela teoria de que almejam inclusão social. Eles dizem e repetem à exaustão que não reclamam por inclusão alguma, denunciada por seus professores como rendição à cooptação corrupta.

    Os autores intelectuais dos assassinatos já acontecidos e por acontecer são os whiteblocs. Têm que ser combatidos com a mesma virulência com que combatem a democracia. Não podem levar no grito.

     

     

    1. Cara Nilccmar
      A História nos

      Cara Nilccmar

      A História nos prega surpresa, seria essa uma nova terminologia, um novo apelido, para Casa Grande e seus seguidores: white blocs?

      Marx adoraria se desbruçar sobre esse tema.

      Saudações 

      1. Leia o texto. Certamente Marx

        Leia o texto. Certamente Marx concordaria em gênero, número e grau com a análise abalizada do cientista político Wanderley Guilherme dos Santos. Vale a pena ler o texto, embora um pouco longo, e verá quem são os whiteblocks a que ele se refere.

  23. Velhos argumentos travestidos

    Velhos argumentos travestidos de USP agora.

    Depois repetem estes mesmos argumentos travestidos de outra coisa qualquer…. Não tem a menor criatividade.

    E ainda culpam O Governo pelo suicídio funcional.

  24. Prezado Nassif
    E  a mesma

    Prezado Nassif

    E  a mesma opinião sobre esta   medida equívocada ,desastrosa e eivada  de corrupção com as verbas públicas federais certamente aplica-se ao programa ciência sem fronteira !.

    Notando que neste último programa desastroso , as Universidades estrangeiras são todas privadas e a escolha das mesmas não sofre o devido rigoroso escrutínio público sobre os resultados obtidos pelos estudantes e  os vultosos  gastos dos convênios não são transparentes .

    A proposito ,para um bom estudante de uma universidade do interior do Brasil , é mais fácil “cursar” um ano no exterior , em uma universidade de pouco ou nenhum prestígio internacional , do que fazer um único conjunto de  cursos -semestre da grade currícular do seu  curso de  graduação  em uma boa Universidade Brasileira pública  dos grandes centros urbanos do  Sudeste Brasileiro (ITA, IME, UFRJ, USP, UNICAMP, UFMG, etc…)…….(o famoso “Ciência com Fronteiras” !).

    1. Qual é a bronca com o

      Qual é a bronca com o programa Ciências sem Fronteiras? A falta de transparência? Eu só concordo no fato de estudantes brasileiros, muitos idiotas completos, etarem idno fazer turismo sem dar a minima contrapartida. E o mais curioso, muitos incorporam rapidinho o discurso dos pais “Para onde vai meus impostos”. Ai a gente deve responder: uma parte você jogou pelo ralo.

      1. Bizarrice de forma alguma

        Vc foi infeliz ao usar a expressão bizarrice. Isso é a bábarie do sistema de mercadorias. Mais bábaro impossível. Pelo q sei há provas consistentes da culpa de médicos.

        O Nassif q afinal é de Poõs poderia nos fornecer melhores informações. E se não for de acordo com o q li trata-se de TREMENDO assassinato de reputações.

  25. Estou esperando a resposta…

    Porra RVeiga, estou perguntando e você não responde.

    Qual é a SUA proposta para atender os milhões de brasileiros que estão sem médico.

    Ou sua proposta é que eles MORRAM À MINGUA?

    Porque é isso que está parecendo.

     

    1. MORRAM À MINGUA ?

      Eles ainda não explicitam isso. Mas, lá entre eles bem que devem elaborar teorias maltusianas e de seleção e evolução das espécies para auto justificarem o extermínio de populações. Não digo esse senhor que concedeu essa entrevista, que vê-se que é um simplão, um maria vai com as outras, mas há dentre esses pós-neo-liberais esse tipo de mentalidade fluindo, está nos planos do governo mundial uma diminuição da população, com certeza. 

    2. Eu tenho uma proposta
      Tras ou

      Eu tenho uma proposta

      Tras ou melhor dizendo , mantenha os medicos cubanos e PAGUE o salario diretamente para eles

      E fica todo mundo feliz

      que tal? 

      1. Não tem viabilidade de isso

        Não tem viabilidade de isso ocorrer.

        O contrato não foi feito desta forma. E nem teria essa condição que voce sugere, de ser alterado. Inviabilizaria o programa no outro dia.

        Justamente por isso que vieram muito mais médicos cubanos que de outros países. Eles já estão acostumados com isso, vem quase em “força-tarefa”.

        Todos sabemos que há vários problemas políticos e economicos em Cuba, como também os há em vários outros países. Ninguem defende ditadura ou restrição de liberdades. Mas o mundo é real e não ideal. Não cabe ao Brasil querer resolver os problemas de outros países. Se eles estão nos ajudando, fornecendo médicos, ótimo para nós e bom para eles também. Ninguem está perdendo.

        Os médicos que vieram não foram enganados, todos sabiam das condições. Ninguem está trabalhando obrigado. Quem quiser sair é só voltar para Cuba, não há problema algum. Ao que tudo indica, as condições que recebem aqui, são melhores que em Cuba, por isso aceitam vir. Ninguem está perdendo.

        Voce e o R. Veiga estão insistindo em acessórios, falando de um mundo ideal para inviabilizar o programa, sem pensar na população beneficiada. É um pensamento estranho, que não trará benefícios a ninguem.

        Afora, que voces não tem outras propostas viáveis.

        1. Daniel eu até ia argumentar

          Daniel eu até ia argumentar sobre a proposta do Leonidas mas você já colocou tudo o que eu ia dizer e ainda mais, lém de fazê-lo com propriedade.

          Estou interessado em ver o contraponto do Leonidas às suas considerações. Acho que esse é um debate proveitoso. Levantar propostas e idéias para atender às populações necessitadas e analisar sua viabilidade.

          Considero a posição do Leonidas de colocar propostas muito boa. Claro que toda proposta é passível de críticas, mas feitas de maneira civilizada como o Daniel fez . E sem agressividade nem tergiversações.

          Queria apenas lebrar que em outro comentário o Leonidas colocu outtra proposta: Plano de Carreira.

          Vejamos então:

          1) Plano de Carreira (eu coloquei meu conraponto respondendo ao comentário onde ele colocu essa idéia)

          2) Pagar os médicos cubanos diretamente (este o Daniel respondeu aqui)

          Surperendeu-me que ele aceite o trabalho dos profissionais de Cuba, outros procuraram dizer que eles seriam incompetentes, o que a experiência prática de muitos anos (pois existem médicos cubanos trabalhando no Brasil desde a época do FHC, só que em pequena quantidade) desmente. Acho que este é um ponto positivo para o Leonidas.

           

          1. Uma questão importante é o

            Uma questão importante é o que o Governo vai fazer no pós “Mais Mèdicos”, isso sim é importante de o Governo se preocupar.

            Se não me engano, o programa atual tem duração de uns 3 anos e depois, o que virá ? O Governo precisa se preparar para isso, até porque não pode, de maneira nenhuma, retirar o atendimento que colocou. Pior do que as pessoas que não tinham um médico sequer, é perder o que conseguiram.

            Da mesma forma que eu disse outro dia que o principal erro do programa é que teve implementação demorada – poderia ter sido feito há 10, 15 anos –  outro erro será se o Governo Federal não planejar o futuro do programa.

             

             

        2. Desculpe Daniel
          Mas se quiser

          Desculpe Daniel

          Mas se quiser pode-se fazer um contrato onde isso seja possivel

          Não me importa o que os outros estao fazendo. 

          me importa o que o Brasil esta fazendo, e neste sendito é passar por cima de suas leis trabalhistas e financiando diretamente ( e desnecessariamente ) um regime ditatorial

          Logo nao tem esse de formato impedir, sao duas naçoes soberanas  e pode sim haver ( caso seja da vontade do governo cubano, que obviamente nao ha ) pagamento integral para os medicos de cuba aqui em territorio nacional, bem como a garantia de liberdade para ir e vir sem controle de pessoal a serviço de Cuba no Brasil ok? 

          1. Nâo pode não.
            Isso é o que

            Nâo pode não.

            Isso é o que voce está dizendo. Não é a realidade.

            As conversas se deram diretamente entre Brasil e Cuba, além dessa organização de saúde intermediária.

            É assim que funciona. Gostemos ou não.

            Não adianta querermos um mundo ideal, ele é real.

            Se o Brasil quiser aliciar os médicos que já estão aqui e parar de fazer o pagamento a organização e a Cuba, o contrato será rompido. E o Brasil estará deixando de cumprir um acordo com um País que está nos ajudando com mão-de-obra médica a um custo acessível.

            A maioria dos profissionais não iria aceitar trabalhar dessa forma, pois a condição de volta deles para Cuba ficaria prejudicada. A sensação de segurança iria atrapalhar a todos.

            O que voce sugere abalaria as relações internacionais entre os paises e colocaria em risco a volta dos médicos cubanos a seu país de origem. Todos sairiam perdendo.

            Meu caro, não tem solução e no fundo, voce sabe disso.

            Vamos aprofundar o debate, vamos cobrar do Governo uma continuidade no programa. O que virá após os 3 anos ? Vamos cobrar melhorias na infra-estrutura de saúde, vamos cobrar outras formas de financiar a saúde e também melhorias de gestão, isso sim.

            Ficar demonizando e criando dificuldades a um bom programa, por problemas acessórios não vai resolver o problema da população sem atendiento médico.

  26. Perguntas simples ao “Dr” Srougi

    1) O senhor argumenta que os médicos não fizeram voto de pobreza. Concordo. Mas isso quer dizer que de fato o médico não tem obrigação de trabalhar onde ele não “ache graça”. Em suma, a maioria dos lugares sem graça está no interiorzão do Brasil. Depreende-se de suas palavras que uma vez que não há atrativos ao bem estar do médico, a saída não é trazer médico de fora disposto a trabalhar lá, e sim deixar o pessoal sem o atendimento básico?

    2) Como o senhor pode explicar essa tal demonização dos médicos promovida pelo Governo Federal? Existem diversas forma de “demonizar” um grupo qualquer, por exemplo, negros já foram demonizados por serem negros, canhotos já foram lançados na fogueira por estarem a esquerda, etc. Quando o Governo do PT disse que os médicos brasileiros são ruins e maus? Ou essa percepção por parte da população advém de anos e anos de chegar na emergência as 4 da manhã e esperar por um médico que avisa na última hora que não poderá vir, e tudo isso sem qualquer justificativa?

    3) O senhor concordaria que todos os estudantes de medicina deveriam prestar um exame do tipo OAB para se credenciarem a exercer a profissão? Isso seria muito bom para medir a qualidade dos médicos brasileiros recém saídos da fornada.

    4) Como o senhor acha que as associações médica de vem agir em relação a médicos que batem ponto e vão embora em seguida para trabalhar em seus hospitais particulares? Eles deveriam ressarcir o erário, assim como os políticos corruptos?

    5) Um dos principais problemas apontados pelos profissionais da saúde  é a superlotação dos hospitais em função da chamada “ambulância terapia”, onde os prefeitos compram ambulâncias e descarregam seus enfermos em um hospital mais próximo. O senhor acha que havendo médicos em locais mais carentes esse tipo de situação poderia ser atenuada?

    6) Como o senhor acha que deve ser resolvido a questão da saúde? Por favor, dê detalhes e sem generalizações como “investir em infraestrutura”. Isso todos nós sabemos. O senhor acha que a CPMF poderia ser reativada?

    7) Enquanto se discuti as saídas para a saúde no Brasil, vale a pena deixar pessoas sem médicos naquelas regiões? O senhor disse que qualquer paramédico pode fazer isso, mas a sua classe é veementemente contra a possibilidade de outros profissionais terem a primazia de prescrever tratamentos, o tal do “ato médico”. Como explicar isso? 

    8) O senhor disse que os médicos precisam  estar ancorados nos direitos trabalhistas como qualquer médico brasileiro. Ok, mas e se o médico cubano estiver satisfeito com os seus rendimentos? Você organizaria uma campanha para incutir nas mentes cubanas a necessidade de se ganhar igual a vocês? Existe medo por parte dos médicos brasileiros que o salário dos cubanos puxe seus rendimentos para baixo?

    9) Em um pais com tantos problemas de saúde como o nosso, o senhor acha que é possível que médicos estrangeiros tirarem vagas de médicos brasileiros?

    8) Uma medida popular sempre será necessariamente ruim porque está associada ao populismo, ou será ruim porque não agrada um grupo específico?

     

    Em nota, gostaria de saber se algum dos colegas do Blog sabe em quanto tempo aristocracias tendem a se dissolver? Tem uma tese sobre isso?

     

    1. Ótimas perguntas

      Suas perguntas são absolutamente pertinenentes. Se respondidas podem facilmente fazer parte de um debate sobre a qustão do atendimento público de saúde.

      Com relação à sua última pergunta, pelo q sei é imprevisível qd uma aristrocacia é dissolvida. Vou dizer uma “obviedade”, mas enfim… Depende das lutas, q elas enfrentam, inclusive as de classe. E da capacidade da aristocracia se renovar.

  27. também há falta de recursos

    também há falta de recursos financeiros Admite isso, sem entrar na questão da CPMF, abolida à revelia dos governos atuais, que estão se desdobrando para suprir a ausência de fontes de financiamento para um sistema caríssimo. Mas, acho que entrevistaram um médico escolhido à dedo, muito antigão e por fora de tudo, demonstra nem conhecer nada sobre Medicina Cubana e o que é sua ação pelo mundo todo, vê-se pela resposta que deu sobre a motivação dos médicos cubanos migrarem. Não creio que seja representativo.

  28. Essa não é a praria do

    Essa não é a praria do Srougi. Só reflete a opinião coxinha da maioria dos medicos brasileiros, principalmente da maioria dos medicoa brasileiros que tem alguma evidencia na mídia.

  29. Os médicos brasileiros tiveram oportunidade e não quiseram

    CUBANO: BRASIL FOI 
    UMA ESCALA PARA OS EUA

    Tijolaço analisa a “Guerra Fria, nada mais. Lá fora, dos EUA contra Cuba”.

     

     

    Saiu no Tijolaço:

     

    CUBANO DIZ À FOLHA QUE O BRASIL FOI SÓ UMA “ESCALA PARA O EUA”

    A reportagem de Isabel Fleck na Folha de hoje, onde o médico cubano Jose Armando Corzo informa que já veio para o Brasil, trabalhar no “Mais Médicos” como “escala” para seu plano de emigrar para os Estados Unidos põe luz na história da “fuga em massa” dos médicos de Cuba ( cinco, de cinco mil!) do programa.

    “Quando fui para o Brasil, já sabia da existência do visto e que ali eu poderia entrar com o meu pedido”.

    O visto em questão é o do programa Cuban Medical Parole Program, criado em 2006 por George W. Bush para aliciar médicos cubanos que trabalhassem por contrato ou em missões humanitárias no exterior.

    Não vale para mexicanos, para guatemaltecos, para dominicanos, para surinameses. Nem para brasileiros.

    Eles recebem um visto de permanência e, depois de um certo tempo, a cidadania americana.

    Mas não poderão trabalhar como médicos, sem que passem antes por um processo de revalidação do diploma, segundo eles próprios mais difícil que o brasileiro.

    O processo descrito à Folha, que envolveu o deslocamento (ou, mais provavelmente, os deslocamentos) de um médico que oficialmente não tinha recursos em dinheiro para fazê-lo do interior  do Maranhão para o consulado americano em Recife, para solicitar e, depois de seis semanas, receber um “visa” para os EUA ( não creio que este pipo seja enviado pelo Correio) e, após, para um aeroporto com vôo para Miami, onde ele se encontra agora, revela que houve financiamento para sua fuga.

    Não é difícil imaginar de onde partem estes recursos.

    Outras Ramonas, Ortélios e Corzos farão o mesmo.

    Cuidar de seus interesses pessoais.

    Boa viagem.

    Só, por favor, não os façam de heróis da liberdade, porque neste caso seria melhor ir entrevistar o pessoal da fila de brasileiros para obter um simples visto de turista nos EUA.

    Ou o Dr. Jose Angel Isaac, o outro médico cubano que continua atendendo o povo miserável de Timbiras, no Maranhão

    Isso é Guerra Fria, nada mais.

    Lá fora, dos EUA contra Cuba.

    Aqui, dos que são contra um programa, com cubanos, espanhóis, argentinos ou até marcianos são contra um programa que leva médicos a brasileiros pobres, miseráveis, desassistidos, onde, mesmo que pagando R$ 10 mil reais por mês, pouquíssimos médicos brasileiros não querem ir.

     

  30. Eu achei este programa muito

    Eu achei este programa muito bom, e democratico, ninguem é forçado a ir para o Interior,vai quem quer, pode vir médico ate de Marte, Americano, Japones ou Portugues , mas como é Cubano, enchem o saco ate não dar mais, depois esperar infraestrutura chegar a estes lugares  pode demorar mais 200 anos, e para quem não lembra o FHC tentou emplacar este mesmo programa. Não consigo entender o porque de tanta resistencia com um programa que ajuda os brasileiros, é de um corporativismo total, que façam propostas então , ficar boicotando só leva o pessoal destas regiões a sofrer mais.

  31. Sem noção da própria profissão

    Muito garoto, tive crupe (ou difteria), uma doença não raro mortal em crianças. Fui tratado (e quiçá, salvo) em casa por um “médico de maletinha” (era comum naqueles tempos) da vizinhança que todo dia me cuidava antesde sair e ao chegar em casa. Nem me lembro da doença, mas tenho a clara imagem do Dr. Ary em minha mente até hoje.

    É de deixar perplexo a visão e a noção de um professor doutor da USP sobre este assunto (medicina pública).

    Este professor uspiano, fala em infra, gerenciamento, juramento de “pobreza”, enfatiza o lado “social” … do médico em si, de sua renda, crescimento, oportnidades, etc. Nada contra, tudo é fato, mas o fato principal que é salvar, curar, melhorar e prevenir a saude de pacientes, a razão de existir de sua profissão de escolha, é relegada a segundo plano. O fim se traveste em meio!

    Para ele, é eminentemente uma carreira de negócios, tal qual um executivo ou empresário.

    Enxerga a medicina de “qualidade” de um Sirio-Libanês ou Clínica São Vicente, mas despreza a de médicos sem fronteiras que atuam nos confins da África, salvando a vida de crianças miseráveis sem nenhuam infraestrutura, gerenciamento ou mesmo remédios, condições sanitárias e de trabalho (as vezes perigoso).

    Algumas destas crianças poderão vir até a ser médicos e professores e salvar outras tantas vidas. Ou montar uma clínica de cirurgia plástica em Hollywood. Quem sabe?

    Não sabe (ou finge que) que no NHS inglês também há filas. Fala do HC como se uma boa demanda de seu congestionamento não pudesse ser resolvido ou minimizadoem suas origens (ex. Mais Médicos).

    Ora, sabemos que em comunidades carentes, o juramento de hipócrates” pode dar muito trabalho, mas pouco ou nenhum dinheiro.

    Sabemos portanto que tais médicos só poderão ser remunerados publicamente (ou sacrificar-se).

    Mas o governo não pode evidentemente lhe dar o “status” de um médico empresário dos Jardins ou do Leblon. Um “Abdelmassih” do interior.

    Ninguém está obrigando nenhum médico, brasileiro ou não, a ir para o interior. Estão viabilizando esta possibilidade que antes sequer existia na prática.

    Além do que, infraestrutura e gerenciamento depende de estados e municípios e principalmente dos mesmos médicos de sua “classe”, que ao invés de cuidar da saúde alheia, cuidam de sua saúde financeira,em contratos com fornecedores de equipamentos, laboratórios, exames, serviços hospitalares, etc, comendo dinheiro público para seus bolsos, desde o diretor até o médico “bate-ponto sarta-fora.”. Haja OSS (e mesmo sem).

    Não consigo entender como num país com carência quantitativa e qualitativa (não me venham com “medalhões) de médicos, haja tanta resistência, exatamente das classes mais “preparadas” e da própria classe médica com uma solução (parcial, lógico, mas a mais abrangente possível), admitida pelo próprio como simples e barata, sem prejudicar nada no que já existe. Só acrescenta, agrega!

    Até o momento, só consigo perceber corporativismo (burro), elitismo (“qualidade”) e intenções políticas despeitadas e despudoradas, como se assistência médica pública de qualidade fosse “facinha” em qualquer país do mundo. Nem nos EUA! Um tanto no Canadá, UK, França e similares. Mas esquecem ainda assim, que estão em níveis de desenvolvimento social muito diferentes. 

    Sintomaticamente, pouquíssimo falam do principal: carentes que passam a ter alguma assistência médica.

    Tudo pertencente ao conjunto da pequenez, mesquinhez e dessolariedade de espécimes que se esquecem sociais (de sociedade, não de “bares e restaurantes elegantes”).

    Este combate persistente (e destacado) ao Mais Médicos é “vomitoso”.

  32. MPT quer isonomia para cubanos no Mais Médicos
    Dona Dilma irá assinar o TAC e deixar de enviar a mesada para a empresa Castro & Irmão Totalitarismo Ilimitado?
    07/02/2014
    Caso o governo se recuse a fazer as modificações, será acionado judicialmente para cumprir a lei

    Brasília – O procurador do Trabalho Sebastião Caixeta vai exigir do governo federal a correção das ilegalidades no Programa Mais Médicos por meio de proposta de Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Caso seja recusado, o MPT buscará na Justiça o cumprimento da lei. Entre as correções a serem feitas, está o tratamento isonômico aos médicos cubanos, garantindo-lhes os mesmos direitos que têm os demais integrantes do programa.

    Essa exigência é o que constará no relatório final do inquérito civil nº 000707.2013.10.000/7, instaurado em agosto do ano passado para investigar o programa. Antes de finalizar o relatório, que ficará pronto ainda em fevereiro, o procurador vai ouvir o depoimento da cubana Ramona Rodríguez, que nesta semana abandonou o programa e denunciou receber R$ 900 e não R$ 10 mil pagos aos outros médicos estrangeiros e brasileiros. O depoimento dela será na próxima segunda-feira (10).
          
    Sebastião Caixeta lembra que em novembro passado já havia divulgado relatório parcial, alertando o governo para o cumprimento do princípio da isonomia e da relação de trabalho para todos os profissionais, conforme a legislação brasileira. As ilegalidades foram constatadas após as visitas às unidades do programa e análises dos contratos dos profissionais.

    Informações:
    Procuradoria-Geral do Trabalho
    Assessoria de Comunicação
    (61) 3314-8232

     

    1. O acordo que rege esse

      O acordo que rege esse contrato é internacional, baseado em legislação supranacional, que vem sendo mantida há 11 anos em todos países, sob a aprovação da OMS.

      1. O que nao muda o fato que

        O que nao muda o fato que esse programa é feito para financiar o estado cubano

        ou melhor dizendo a DITADURA cubana

        Para que ela possa continuar existindo e coom tal , prendendo, torturando, executando dissidentes ou pessoas contrarias ao regime, eu sei que vcs nao gostam de ouvir coisas assim né?

        Mas paciencia ,´e disso que se trata…

        1. Pare de ser papagaio da CIA.

          Pare de ser papagaio da CIA. Certamente não está ganhando nada para difundir essas teses fundamentalistas do império norte-americano.

          1. Nao sobra nada para

            Nao sobra nada para justificar o programa que nao seja atacar a pessoa ou fazer uso de falacias né?

            duro defender esse tipo de causa né?

            rs

        2. Agora vai para Jutaí no

          Agora vai para Jutaí no Amazonas e explica que você vai tirar o médico de lá para não financiar a ditadura cubana e não vai colocar ninguém no seu lugar. Eles vão explicar direitinho para você o que eles pensam desse seu discurso macartista.

          VocÊ é um fanático de extrema direita que us essa conversinha de ditadura para fazer proselitismo, mas não se importa se este ou aquele país é uma ditadura ou não, apenas se é governado pela direita ou pela esquerda.

          Só que esse fanatismo político não vai convencer um único cidadão brasileiro a ficar sem atendimento médico para cumprir a doutrina neoliberal que você defende. Até porque não é você que vai ficar abandonado quando ficar doente.

          Essa conversinha de Cuba é uma desculpa esfarrapada. Se os médicos fossem americanos você iria procurar outra coisa para atacar o programa federal porque o que você quer é fazer proselitismo.

          1. Na verdade é exatamente a

            Na verdade é exatamente a impossibilidade de tirar medico ( que em 8 anos de governo Lula NAO APARECEU POR LA ) que torna o programa demagogo

            Pois ele usa uma realidade tragica para justificar bolsa ditadura

            Nao tenho NADA CONTRA CUBANOS povo amavel é muito parecido com os brasileiros, tenho contra o governo … 

             

    2. Os médicos cubanos são

      Os médicos cubanos são empregados em seu país com registro, direitos trabalhistas e serviços públicos de qualidade.

      Mas diga agora qual é a SUA proposta pra o atendimento dos milhões de brasileiros que moram em localidades sem profissional de saúde e que passaram a ser atendidos através do programa Mais Médicos?

      Ou sua proposta é que esses milhões de brasileiros MORRAM SEM ATENDIMENTO?

      Aproveita e coloca a SUA proposta para acabar com os serviços de terceirização que desrespeitam os direitos trabalhistas, principlmente as “cooperativas” que subcontratam médicos sem nenhum direito trabalhista e por valores muito menores do que as prefeituras e governos estaduais que fazem uso dessas empresas pagam a elas.

       

      1. A preocupaçao do Ruy é o fim

        A preocupaçao do Ruy é o fim da mesada que o Brasil esta dando para a ditadura amada dele

        rs

        A proposta para saude é velha e ja existe para TODOS os governo ( nao só do PT ) chama-se

        VERGONHA NA CARA , que levara a politica de estado no trato com a saude, criar mecanismo que impeça a manipulaçao das verbas para programas de curto prazo , dar plano de carreira e horizonte aos nossos medicos que como ja foi dito, tem familias e contas a prestar e pagar

        Enfim naoé nada que nao possa ser feito caso haja vontade do governo

        Voce sabe disso né Ruy?

        Mas no momento nao interessa , o que conta é manipulaçao barata das necessidades reais do povo para seu amada partido financiar ditadura no lombo alheio enquanto vc feito um hipocrita fica falando de liberdade e garantias individuais aqui para pedir justiça contra os nossos ditadores…

        1. Que legal! Caiu a máscara do

          Que legal! Caiu a máscara do Leonidas.

          Ele tenta dar o golpe do coitadinho. Provoca as pessoas e quando a resposta vem ele diz que o estão atacando e se faz de bom moço agredido. Isso para evitar o contraponto a suas argumentações, pois sabe o quanto são furadas.

          Ao ser provocado ele reage igualzinho àqueles que eles diz que o “perseguem”. A trollagem é tão sem imaginação.

          Aí já foi um ganho.

          Vamos agora aos argumentos, A proposta do Leonidas, que ele colocu de forma enviezada em vez de responder diretamente, foi:

          “VERGONHA NA CARA , que levara a politica de estado no trato com a saude, criar mecanismo que impeça a manipulaçao das verbas para programas de curto prazo , dar plano de carreira e horizonte aos nossos medicos que como ja foi dito, tem familias e contas a prestar e pagar”

          Vou responder ponto a ponto.

          VERGONHA NA CARA não é proposta de ação de governo. É uma bravata que não quer dizer nada. É assim mesmo, pedimos uma proposta concreta e eles respondem com generalidades sem nenhuma aplicabilidade. Eu poderia citr uma enormidade de bobagens como essas. Honestidade, correção, respeito humano, sensibilidade social, compromisso, empenho, decência, humanidade… Onde isso leva? A nada. É só retórica vazia.

          criar mecanismo que impeça a manipulaçao das verbas para programas de curto prazo. Mais generalidades. Que mecanismos seriam esses? Onde essas verbas para programas de curto prazo estão sendo manipuladas? Por quem? Como essa manipulação impede o atendimento e principalmente: Como esses mecanismos vão trazer médicos para as localidades necessitadas? Ele apenas insinua que existe manipulação de verbas (sem explicar o que é essa manipulação) e diz que precis “criar mecanismos” para evitá-la. NADA de proposta para atender os que estavam sem médicos e que estão sendo atendidos por um médico do programa do governo federal.

          dar plano de carreira e horizonte aos nossos medicos que como ja foi dito, tem familias e contas a prestar e pagar. Ele sugere que o que falta é plano de carreira. Então a proposta do Leonidas resume-se a plano de carreira. Faltam 15 mil médicos para atender a populações que não tem esses profissionais para atendê-los. E todo esse contingente profissional está concentrado nos grandes centros por falta de plano de carreira. Mas os hospitais e postos das regiões centrais das grandes cidades estão com médicos mesmo sem esses planos de carreiras. Se todas as unidades do SUS terão o mesmo plano de carreira a situação ficará a mesma. Os médicos irão continuar preferindo as regiões centrais e a população ds regiões mais afastadas vai continuar sem médicos.

          Parece que o Leonidas não tinha proposta nenhuma e tentou inventar algo correndo para me responder. Mas eu quero a resposta para fazermos um debate sério.

          Vou anotar sua idéia: Plano de Carreira.

          Então pessoal, só está faltando plano de carreira para levar os médicos para as regiões mais afastadas do País? Isso é suficiente?

           

          Os médicos não se dispõe a trabalhar nas localidades afastadas por falta de plano de carreira? Mas foi justamente isso que foi tentado por diversos municípios e estados sem obter resultados concretos e foi por causa d inefici

          1. Acho que ele sempre sonhou

            Acho que ele sempre sonhou poder participar em debates com intelectuais. Está se realizando, contestando e destruindo cabalmente, um por um, os argumentos de todos eles, com sua dialética insuperável. Não era melhor deixá-lo sonhar, Ruy ?

          2. Sonhar sim, trollar não…

            Estou querendo mesmo entender o que eles (os antagonistas do programa Mais Médicos) propõe para atender às pessoas atendidas pelo Mais Médicos.

            Pessoalmente acho que eles não propõe nada, só querem atacar o programa para atingir o governo federal e não estão nem aí pra os brasileiros que ficarem sem médico. Mas o que eles colocarem eu estarei debatendo a sério.

             

          3. O progama pode ser mantido
            E

            O progama pode ser mantido

            E só nao dar dinheiro para os pilantras de havana, e garantir liberdade para os medicos que estiverem por aqui

            Só isso, ninguem tem nada contra pobre ser atendido por medico nenhum

            quem inventou isso foi a pelegada a serviço da contrainformaçao…rs

          4. O trollzão SAFADO apenas

            O trollzão SAFADO apenas repete as mesmas mentiras sem considerar as argumentações apresentadas em contraponto.

            O sem vergonha apenas repete e repete as mesmas mentiras. Porque não consegue argumentar.

            É um troll.

             

          5. ué nao cabe a mim especificar

            ué nao cabe a mim especificar nada

            quem é eleito que se vire para cumprir SUA OBRIGAÇAO

            ninguem é obrigado a ser candidato, sai candidato quem quiser

            existe um oceano de tecnicos e pessoas qualifcadas como propostas para plano de carreira

            a finalidade de plano de carreira é impedir que um profissional de medicina possa ir para algum lugar remoto e nao ter garantias ao menos no médio prazo em termos de salario + direitos como estrutura

            O governo brasileiro TEM OBRIGAÇAO nao é FAVOR NENHUM dotar unidades de saude com meios e pessoal qualificado

            Dizer que pedir vergonha na cara é algo generico é coisa esperada de gente como voce que usa o termo ELITE para definir o adversario da ocasiao

            Muito engraçado, um desavergonhado passa 8 anos na presidencia da republica querendo consertar o mundo pois segundo ela nos ja eramos uma potencial, e depois do poste dele assumir a casa , descobre que a saude esta tao tragica que precisava trazer MILHARES de medicos cubanos

            Só acredita nessa historia quem seja petista ou inocente util né?

            peloamordedeus…rs

          6. Agora ficou claro.
            Você não

            Agora ficou claro.

            Você não tem proposta alguma para o atendimento médico para as populações necessitadas. E nem quer ter.

            Sua preocupação aqui é apenas fazer seu proselitismo de direita e atacar o governo federal.

            O resto é falsidade sua, mentiras para disfarçar seu oportunismo político e descaso com a população.

            Você só fala em saúde como desculpa para ficar trollando suas bobagens.

            Só faz pose, quando instigado para fazer um debate sério sobre um problema sério para o País, aí você dá para trás. A preocupação com a sa´pude que você tenta fazer parecer que tem é só hipocrisia.

            Não pedi para detalhar nada, apenas para fazer uma proposta coerente. O que você FINGIU propor foi apenas uma baboseira que você inventou achando que eu não iria entrar no mérito nem aprofundar o debate, mas para seu azar é exatamente isso que eu quero fazer. Discutir o programa MAis Médicos a sério.

            Mas você só sabe bater boca com uns bordões idiotas da época da Guerra Fria.

            Pensei que você tinha alguma substância mas essa sua arregada, com medo de discutir um assunto sério para valer, mostrou que vocÊ é ainda mais vazio do que eu pensava.

            Seu medo de debater à sério está evidante na sua resposta. Você nem sabe do que está falando, só escreve juntando meia dúzia de frases feitas da cartilha, na hora de debater, não tem a menor substância. Além de ser mais burro do que eu imaginava porque entregou de uma vez só toda sua fragilidade intelectual e seu fanatismo dixando cair por terra de uma vez a máscara que você tenta usar para fazer-se parecer com algo que vocÊ não é.

            O fato é que você é um trollzinho de merda, muito do boçal e ainda por cima incompetente.

        2. Mais um da “mesada”

          Com meio neurônio, acha que pagamento de prestação de (relevantes) serviços de atendimento médico (barato) à população brasileira carente é “mesada”. Papagueia “palavras marcantes” inventadas pelaí.

          Pensando assim, só pode trazer tais estultices mesmo.

           

        3. Conclusão

          A conclusão a q dá para chegar é q sua qustão é com Cuba, e não como os diretitos trabalhistas do médicos cubanos. O Ruy já mencionou várias vezes a condição do médicos de convênio e vc não rebateu uma vez. Poderia ao menos dizerr q um “erro” não justifica outro.

      2. Você defende que o intermediário…

        …se aproprie de 3/4, no mínimo, do valor pago ao médico?

        ruyacquaviva defende os “gatos” que fazem intermediação de mão de obra, para ele o 1 para você e 3 para mim está absolutamente correto, desde que o sanguessuga traje vermelho e pendure um estrela em algum lugar!

        Sua posição senhor Ruy é de total e absoluta hipocrisia, coisa de militante pago. A defesa despudorada do envio de subsídio pelo governo petista do Brasil para a manutenção da ditadura comunista cubana é uma afronta ao bom senso. Por quê os médicos cubanos não podem receber a bolsa integral? O quê impede isto a não ser o acordo espúrio entre iguais ideológicos, o PT e o PCC?

        1. O papel de Cuba nesta

          O papel de Cuba nesta história é exatamente o mesmo papel das cooperativas de médicos (que não sõ cooperativas, mas empresas particulares), que também colocm profissionais em vagas do SUS (em convênio com prefeituras e estados) e pagam ao médico apenas 1/4 do valor recebido pela empresa. Os médicos dessas cooperativas de fachad não tem nenhum direito trabalhista e nenhuma estabilidade.

          Os médicos cubanos são funcionários do governo cubano, com estabilidade, salário, direitos trabalhistas e serviços de saúde e educação de primeiríssima qualidade em seu país.

          Estranho que você se preocupe tanto com os direitos trabalhistas dos cubanos e esteja cagando e andando para os direitos trabalhistas dos médicos brasileiros explorados por empresas disfarçadas de cooperativas.

          Parece uma desculpa hipócrita para fazer proselitismo.

          E é isso mesmo que é.

        2. Deixa de falar bobagens.
          O

          Deixa de falar bobagens.

          O que o Brasil tem a ver com o sistema cubano ? É problema deles.

          Nâo é o Brasil que vai dizer como as coisas devem ser em outro País.

          Se estão nos oferecendo médicos a um preço razoável é o que importa.

          Nem médico está sendo forçado a nada. Quem não quiser continuar, que volte para Cuba, sem problema algum.

          Inclusive essa tal de Ramona já deveria estar extraditada há muito tempo. O Governo brasileiro devia dar uma lição nela. Fez um acordo, não aceitou cumprir, tudo bem, mas que caia fora !

          O Brasil ganha, Cuba ganha, os médicos ganham – visto que em Cuba ganhariam menos ainda, além de não haver emprego médico para todos – , e o principal, a população atendida ganha.

          A visão de voces é completamente obtusa. Estão pensando pequeno, procurando acessórios para inviabilizar o programa.

          1. Você que se comparar à

            Você que se comparar à República Federativa do Brasil, ou seja, ao Estado Nacional em suas negociações externas ?

          2. A CLT pode ser desrespeitada

            A CLT pode ser desrespeitada por Organismos internacionais que atuam no Brasil sabia? Quem é contratado no Brasil pela UNESCO, por exemplo, não tem os mesmos direitos trabalhistas, mesmo se for brasileiro. Vai chamar isso de trabalho escravo também?

          3. Conheço isso

            Já prestei serviço ao MCTI através de convênio com a UNESCO e foi exatamente assim. Aceitei. Interssava-me o projetro. POnTO.

          4. Acho que está se dando muita

            Acho que está se dando muita importância.

            Voce não é o Estado Brasileiro, nem voce trata de questões de saúde pública.

             

        3. O contrato é com uma entidade internacional, Opas

          Os médicos fazem parte de um programa da Organização Panamericana de Saude, que atende diversos países mundo afora. Cuba, por seu destaque em medicina, é grande fornecedora de médicos ao programa.

          Hipocrisia e cinismo é agora os “anti-mais médicos” (preferem “menos médicos”) estarem “preocupados” com os rendimentos dos médicos cubanos.

          Tão humanistas, agora são procuradores dos direitos trabalhistas dos cubanos, que sequer queriam que viessem.

          Ora, inventem outra melhor.

           

    3. Como assim mesada?

      Desculpe Rebolla, mas um pagamento baixo (conforme os próprios detratores do programa) por RELEVANTES SERVIÇOS prestados (atendimento médico de população carente) ser chamado de “mesada” a quem quer que seja é a mais pura, hipócrita e cínica idiotice!

      A “mesada” só não fica aqui porque médicos brasileiros não a querem (e se sim, nem haveria oferta suficiente).

      Esta anticampanha é tão vil que considere-se respeitado por mim, pois a vontade é outra…

      Sds solidário-brasileiras

      1. Caso você tivesse interpretado o texto…

        ….entenderia que a beneficíaria da mesada é a empresa Castro & Irmãos Totalitarismo Ilimitado!

        Não estou falando dos médicos cubanos, mas sim dos seus capatazes, Os Castros carniceiros e Dilma PT Rousseff!

        1. O que incomoda é Cuba?

          Ora, isto é feito através da Opas (Organização Panamericana de Saude), não vai para a “conta dos irmãos Castro”, mas para o governo cubano, que se vc não sabe é reconhecido pelo Brasil e por inúmeros países da América e do mundo.

          E que também forma ótimos médicos de graça.

          Vc não se incomoda de ser atendido por um gerente de banco que ganha 4 mil por mês e o banco ganha 1 bilhão por mês?

          Ou por pagar 24 mil por ano a um plano de saude que paga 60 reais ao médico conveniado que lhe atende (de má vontade) 3 meses depois de agendado, 3 ou 4 vezespor ano?

          Não lhe importa que para o Brasil, o valor seja razoável para atender carentes.

          Não lhe importa que os médicos cubanos ganhem pouco, mais ou menos. Deixe de hipocrisia barata. Ele estão em geral menos infelizes que vc por isso…

          Não lhe importa que o médico cubano tenha sido (bem) formado pelo governo cubano (e isso custa).

          Não lhe importa que parte deste dinheiro seja poupança local para o próprio profissional (até multinacionais fazem isso).

          Não lhe importa que o governo cubano esteja portanto oferecendo seus profissionais, lá formados para oferecer em outros países, através de organizações internacionais multilaterais.

          O que lhe incomoda é que o governo cubano (dos Castros) receba algum, certo?

          Sai dessa guerra fria, colega.

          Até aquele japonês da ilha perdida já voltou pra Tókio.

           

  33. Finalmente o Verissimo

    Finalmente o Verissimo escreveu algo sobre o Mais Médicos.

    Demorou mas valeu a pena esperar.

    É um trecho da crônica dele desta quinta, 13, publicada (provavelmente a contragosto) no Globo, Estadão, Zero Hora e diversos outros jornais. O cronista brinca com a diferença entre as palavras “incrível” e “inacreditável”, e perto do fim dá o recado:

    “Inacreditável é que a reação mais forte à vinda de médicos estrangeiros para suprir a falta de atendimento no interior do Brasil, e a exploração da questão dos cubanos insatisfeitos para sabotar o programa, venha justamente de associações médicas”.

    Bingo, mestre!

     

  34. Vai estudar, doutor.

    PROGRAMA MAIS MÉDICOS.

    – Contratação de 650 médicos (1a etapa – emergencial).

    – R$ 15 bilhões até 2014 para obras de infraestrutura em 818 hospitais, 16 mil UBSs e 877 UPAs e compra de equipamentos para 2,5 mil hospitais.

    – Pelos ministérios da Saúde e Educação, R$ 7,5 bilhões para a construção de 6 mil UBSs e ampliação de 11,8 mil, construção de 225 UPAs e construção de 14 hospitais universitários.

    – Abertura de 11,5 mil vagas para cursos de medicina até 2017 e 20 mil vagas para especialistas de saúde até 2020. 2,4 Mil vagas já foram abertas em 2013.

    – Estímulo para a criação de universidades de medicina nas regiões mais carentes de médicos e para a formação de especialistas em áreas que o Brasil mais necessita. 

     Chora doutor, com Mais Médicos, o seu salário vai diminuir.

     

    1. Emílio
      Mais um típico

      Emílio

      Mais um típico programa governamental baseado em promessas ..E caso seja concretizado , neste cenário econômico difícil que se aproxima com  a falência do Estado Argentino , certamente  as empreteiras é que deverâo lucrar !. E a manutenção dos Hospitais ?. Algum Projeto ?. Ou só é construção de infraestrutura ?.

      1. Desculpe-me, mas

        Desculpe-me, mas vc não fala cré com lé. No dizer do do Satanislaw é o próprio samba do crioulko doido. Vc pensoue antes de escrivinhas estas coisas?

        1. Bevilaqua
          Como um sujeito

          Bevilaqua

          Como um sujeito idiota como você , é permitido participar de discussões sérias ?. É  pago pelas empreteiras do esquema ?.

  35. mais um FDP,

    mais um a se juntar ao PSDB,DEM,PPS e aos médicos que atendem a população, quando atendem, de olho no cartão de ponto; más vindo de um professor de uma faculdade “privada” seus alunos somente tendem a dar valor somente o que recebem ou que colocam dentro do bolso, ou da cueca.

    1. É, falou algo interessante,

      É, falou algo interessante, ainda não temos um termo para designar o que é a USP hoje, sugiro aprivatada ou aprivatizada sutilmente ao longo do tempo: uma autarquia estadual aprivatada ou aprivatizada.

  36. Prezada Francy Lisboa
    Penso

    Prezada Francy Lisboa

    Penso que  o Inferno está cheio de “bem-itencionados” , como você .

    Eis a desconfiança do esquema :

    1-O Brasil paga $R10.000 por médico aos cubanos .Cuba somente repassa  R$2.000 aos médicos .Sobra R$ 8.000 que é certamente dividido entre os cubanos e a galera impoluta  de “Cuba nacan ” (caixa 2) . O mesmo processo suspeita-se ocorrer com a escolha das Universidades Anfitriâs  Estrangeiras do programa Ciencias sem fronteiras  (todas altamente endividades e aceitando até pedra como alunos pagantes .) ou do Educação -Empulhação à distância !(você já viu Engenheiros ou Médicos formados à distância ?). Infelizmente , no Brasil, não se faz a análise real e financeira da relação custos e benefícios .destes Pseudo Programas :O DINHEIRO É PÚBLICO !.Gasta-se uma montanha de dinheiro Público , para se obter resultados Pífios !. E o Programa ciência sem fronteira parece ser mais um fator político (relativo a projeção de poder da UNE nas Federais ) ,do que realmente um ambicioso  programa de formação de quadros qualificados em nível superior , no exterior .

    2-Quento ao programa Médicos sem fronteiras , só os imbecisou canalhas , acham que basta uma receita para curar as doenças ,Observando que as crianças nem merenda escolar decente as tem …. e os Postos de Saúde nem gazes ou seringas descartáveis …..Mas “Médicos Cubanos  ” tem ….

      1. Golpear é preciso !. Mas esta

        Golpear é preciso !. Mas esta corrupção desbragada dos tresloucados e aloprados Beviláquas e àguas mortas …STF neles !.

  37. Não adianta esses burocratas,

    Não adianta esses burocratas, áulicos e “parasitoides  chorarem, o mais médicos  veio

    prá ficar, assim como as cotas, o Prouni e etc. Sugiro que pensem em uma outra forma

    de manter privilégios e exercitar  a vaidade e o glamour, ou se ganharem (no voto)  uma

    eleição, que se arrisquem. Que choradeira.

     

  38. Prezado Nassif
    E certamente

    Prezado Nassif

    E certamente este Pseudo programa de Medicina Socialista Campesina Proletária ( mais de cem milhões de brasileiros  desassistidos em termos desaude pública , no Interior  e grande periferia urbanas para algumas centenas de Médicos )tem o objetivo político  maior de fazer voltar a cobrança da CPMF para o tesouro do  Governo Petista .Só não enxerga quem não  ops , ……o comentarista “ÀguaMorta”.

    1. Nada há de pseudo nesse

      Nada há de pseudo nesse programa, consagrado mundialmente,  vigente em 77 países ao longo de 11 anos, e devidamente aprovado pela OMS.

  39. Alguns pontos cruciais:
    1) Os

    Alguns pontos cruciais:

    1) Os custos do programa são baixos.

    2) É preciso fazer uma pesquisa com os interessados: a população atendida e os Prfeitos das cidades que receberam médicos do programa.

    3) É preciso ver os indicadores de saúde das cidades e localidades daqui a algum tempo, para ver a efetividade do programa.

    4) O Governo federal precisa pensar, no futuro, como vai continuar com esses atendimentos.

    1. Se você procurar a página do

      Se você procurar a página do programa no site do ministério da saúde vai encontrar as várias fases e iniciativas planejadas.

      Entre elas estão o aumento de vagas e escolas de medicina e linhas de financiamento especiais para estudantes de medicina em escolas particulares, com obrigação de contrapartida em atendimento nas regiões ond faltam profissionais.

      Infelizmente a excelente idéia de incorporar a prática clínica como condição para a licença para exercer a medicina foi boicotada por motivos políticos. Essa idéia era para melhorar a formação dos médicos brasileiros que estão saindo da faculdade muito mal preparados para o atendimento clínico e excessivamente dependentes de exames de laboratório, pedindo exames muitas vezes desnecessários que seriam substituídos com vantagens pela anamnese e o exame clínico criterioso.

      Acho que pode-se discutir as idéias para a continuidade do programa, mas esse ponto não foi esquecido não.

      1. Obrigado Ruy, tem toda

        Obrigado Ruy, tem toda razão.

        Fico imprecionado com a má vontade do pessoal, especialmente o Jorge, o Leonidas, o R. Veiga e esse tal de LcBotelho contra o programa.

        Querem, de todo modo, de um jeito ou de outro, criminalizar e inviabilizar o programa.

        Não pensam na população que está recebendo o atendimento.

        É muita miopia, fazer o que. Vamos ponto a ponto derrubando os argumentos deles.

         

        1. Eu nao quero criminalizar

          Eu nao quero criminalizar nada

          Pelo contrario , eu quero legalizar…rs

          Oras sao profissionais e devem ser tratados como tal

          Devem dispor de recursos, salarios integraias para sí mesmos, e o governo de sua parte para de enrolaçao e demagogia no trato da questao e providenciar plano de carreira e apoio a formandos nacionais em medicina em troca  de prestaçao de serviço durante determinado tempo

          Não ha nda de mais nisso

          É a esquerda falaciosa como sempre que fica inventando desculpas para poder mandar dinheiro para esses tiranos totalitarios e ainda quer ter condiçao moral para falar em defesa de trabalhador ou pedir cadeia para mlitar golpista brasileiro…

          1. Só trollagem mesmo.
            Ele sabe

            Só trollagem mesmo.

            Ele sabe que foi-lhe respondido que as empresas e cooperativas brasileiras fazem EXATAMENTE isso que ele acusa o governo federal de fazer. Médicos e outros profissionais brasileiros trabalham em regime de terceirização com a empresa pagando aos empregados apenas uma parte do valor recebido pelo serviço.

            Mas ele INSISTE EM APENAS REPETIR OS MESMOS ARGUMENTOS, como se nada lhe fosse respondido.

            ISSO É TROLLAGEM.

            E é só isso que ele faz.

    2. Concordo e…

      Concordo. E talvez a mais crucial das perguntas para quem está interessado na população q hoje tem atendimento através do Mais Médicos é a última.

  40. A defesa do esquema petista para enviar grana…

    … para o regime cubano causa vômito!

    Estrangeiros contratados para trabalharem no Brasil, pois é isto que os médicos cubanos fazem, podem ter os seus direitos trabalhistas jogados aos porcos Fidel e Raul Castro?

    Vocês são hipócritas!

     

    1. Voce que baixa o nível do

      Voce que baixa o nível do blog com este linguajar de esgoto.

      Além do que, não tem propostas nenhuma para o atendimento da população.

      1. Proposta para o atendimento da população…

        …nos moldes que vocês estão defendendo passa a ser aceitável até trabalhos forçados…

        …ver os paladinos dos direitos sociais defendendo o regime imposto ao médicos cubanos como justo e legal realmente faz embrulhar o estômago diante de tanta hipocrisia. Como falar em livre negociação entre as partes para quem está negociando com um governo totalitário?

        …quantos aos porcos Fidel e Raul eu corro o risco se passar perto de um chiqueiro, suíno nenhum aceitará pacificamente esta comparação.

         

        1. Deixe de falácias.
          Quem está

          Deixe de falácias.

          Quem está trabalhando forçado ?

          Desde quando o mundo civilizado não faz negócios com governos totalitários ?

          No mundo, democracia não é regra não, existem diversos governos totalitários, sempre existiu. E todos fazem seus negócios com diversos países mais democráticos.

          Vivemos no mundo real e não em um mundo ideal.

          Voce não é bobo, porque está se fazendo como tal e usando de falácias, uma após a outra ?

          1. Meus sais!

            Se você tiver a boa vontade de ler verá que eu não disse que hoje o Mais Médico é trabalho forçado, mas que ele se tornará aceitável sob a justificativa de atendimento à população utilizando os teus argumentos.

            Negócios com governos totalitários é uma coisa, auxílio direito é outra.

            Claro que vivemos no mundo real, quem teima em inventar um mundo ideal é o pessoal que diz sobre o novo mundo possível e todos eles estão ao teu redor.

            Falácias nos comentários deste post não são minhas não…

    2. Hipócritas são vocês,

      Hipócritas são vocês, fingindo defender direitos os trabalhistas que só se preocupam é em aniquilar o tempo todo, para tentar desesperadamente dar algum mínimo sentido aos seus objetivos claramente eleitoreiros, e indefensáveis por qualquer ponto-de-vista. O maior deles é Caiado/UDR, sabida e ululantemente um escravocrata, que agora até se arvora o contrário, um abolicionista para prejudicar os projetos governamentais. Nunca vi tanta hipocrisia indisfarçada, alimentada por maldade, e instruída por preconceitos obscurantistas e obtusos da CIA.

  41. ESSES USPIANOS!

    A birra da MÁFIA DE BRANCO não é pela presença de médicos estrangeiros, mas pela presença de médicos cubanos. Vocês notaram que o tal PROFESSOR USPIANO em nenhum momento se refere a médicos de outros países?

    O tal professorzinho, sem nenhum conhecimento, diz que o interior não tem médicos porque os prefeitos lhes dão o calote, generalizando um fato pontual. De onde este imbecil tirou essa ideia? 

    A revolta do professorzinho contra os médicos cubanos é tão patente, que ele chega a dizer que até paramédicos são capazes de fazer o trabalho no interior.

  42. O Delfim Netto fala algo

    O Delfim Netto fala algo muito relevante, como a macroeconomia do país é ruim (sem política de desenvolvimento, câmbio valorizado durante muito tempo, juros altos). A maioria dos empregos gerados no país são de salários baixos.

    Com isso, uma multidão tenta passar no concurso público (tão concorrido como cursos de medicina nas federais), até mesmo os Anarco-capitalistas, isso se chama “culto exagerado a meritocracia”.

    Só porque o cara conseguiu passar num concorrido concurso ou faculdade gratuita de medicina (ou desembolsar R$ 5.000,00 mensais na faculdade particular) para ganhar R$ 20.000,00 mensais ele se acha melhor que os demais e detentor de privilégios. O mesmo pode ser percebido nos concursados do Ministério Público.

    O posto de saúde ou hospital público acaba sendo um tranpolim para serem contratados pelos hospitais particulares que pagam melhor porque visam o lucro, azar dos pobres.

  43. Morador de rua que ganha 0 reais pode? Cadê a CLT?
    É claro que a maioria dos médicos brasileiros não querem trabalhar por 10 mil reais. Eles querem mais.

    Eles querem campo de golfe, iate club, aeroclube, cervejaria artesanal, shopping, concessionaria de ferrari, cinema, internet dentro e fora do consultório, 4g, apartamento 5 estrelas…

  44. Tá um saco essa invasao de trolls, repetindo a mesma ladainha

    Sempre as mesmas coisas, fazem de conta que nao ouvem as respostas, só querem trollar. Nao tá dando para ler as caixas de comentários, francamente. 

  45. Bizarro

    As autoridades médicas estão preocupadas com a condição trabalhista dos medicos do mais médico, ótimo.

    Mas não estão nem um pouquinho preocupados com os milhões de brasileiros que não tem nem a possibilidade de atendimento médico, morrendo sem assistencia, que se f…, dizem. Inacreditável a inocência destes senhores.

    É só o retrato da nossa classe média. Forma em uma escola pública, vira gente, alguns “enricam”, e que se danem os outros.

     

  46. Nossa, Leonidas! Cuba te fez

    Nossa, Leonidas! Cuba te fez algum mal? Porque para o povo cubano, com algumas exceções (como em tudo), o socialismo é infinitamente melhor que a “democracia” capitalista indiana! Que tu adores o USA, nada contra, mas vestir a camiseta por um país que nem te quer (sabe como é, norte americano não gosta muito de latinos americanos, a não ser para usá-los). Não acredito que odeies tanto cuba pelo socialismo que lá é praticado (com embargo de mais de50 anos pelos “grandes” democracias que matam de fome um povo que ousa não obedecer e ver sua riqueza ser saqueada), porque não vejo tu falares nada de ruiml ou falares com tanta raiva das ditaduras capitalistas. Tu sabes que essas ditaduras capitalistas são horríveis, não sabe?

  47. Estamos cansados de saber que

    Estamos cansados de saber que os menos favorecidos, a classe média baixa, sempre reclamou da falta de assistência médica para eles. O que acham estes privilegiados que ficam esbanjando sabedoria e condenam o Mais Médicos por uma série de princípios que podem até serem justos, mas por em prática tudo isso demora, demora, demora… e o povo cansou de esperar.  Isso não quer dizer que, enquanto o programa MM estiver funcionando, os experts não possam tentar aplicar todas suas boas ideias para realizar um sistema de saúde que satisfaça todo mundo, e em todos os cantos do Brasil.

  48. Nada a comentar s/ quem não

    Nada a comentar s/ quem não tem nada a dizer. Somente que quem os degradou foram os próprios, juntamente com a mídia, que eles “veneram” tanto.

  49. Fico admirado em ver

    Fico admirado em ver comentaristas que participam há muito tempo do blog dando palanque a manés prá lá de conhecidos. Façam como no zoológico: não alimente os trolls!

  50. Será que n dá p entrevistar um medico que vá alem do lugar comum

    Críticas genéricas nada informam. Então vamos a algumas questões.

    Qual a infraestrutura necessária? Como seria o bom gerenciamento?

    “[…] eles não vão conseguir proporcionar saúde minimamente decente […]” É justamente o que podem conseguir já que a forma de atendimento e cuidados com o paciente são outros.

    Qual o montante de recursos necessários para dar um atendimento de qualidade? Como chegar a esse atendimento?

    Os médicos do programa Mais Médicos não estão apenas em pequenas cidades. Exemplo: a Grande SP tem muitos. Claro que na periferia.

    Paramédico pode fazer o os médicos estão fazendo? Isso me cheira, e forte, a absurdo.

    “Durante semanas o governo e a imprensa oficialista […] “Está claro de que “lado” está este medico. Daí o cara desembesta …. estamos financiando Cuba … e zero de melhoria da assistência medica onde os médicos do programa estão. Neste parágrafo da entrevista e no seguinte, pura ideologia. Zero informação.

    […] “O médico atende à população carente e o prefeito, enciumado, para de pagar o profissional. Esse é outro motivo que obriga prefeitos a oferecerem salários maiores, que não serão honra”. Leia o que vem antes. Depois dessa esse cara deveria ir cuidar de seus pacientes e não ficar a dizer asneira.

    Uma perguntinha ESSENCIAL: ele sabe se as pessoas atendidas por profissionais do Mais médicos estão satisfeitos com o atendimento? Houve uma melhora nas condições de saúde? Essa pergunta ele não faz e não pode fazê-la, pois sua ideologia não permite.

  51. A dupla porta foi criada

    A dupla porta foi criada ainda no governo Covas. Lembro disto nitidamente pois me tratava lá a partir de 1993 e mudou tudo em 1994.

  52. Endender que é melhor correr

    Endender que é melhor correr o risco do que ficar como estava NENHUM MÉDICO FALA. 

    Pergunte :   PREFERE UM MÉDICO MEIA BOCA JÁ    ou    AGUARDAR ESPECIALISTA 3 MESES ?

    Plano de Saúde … que NINGUEM entende o que está contratando, mas CONTRATA a duras penas.

    Cartel => médicos são um pequeno ítem daquele PLANO DE SAÚDE que parece de SEGURO. 

    ex: Carlyle Group controla Qualicorp que controla Sul América, Unimed Paulistana e Medial Saúde que controlam/pagam SEUS médicos.

    Essas Agências Reguladoras/Fiscalizadoras (ANVISA,ANS,ANP,ANATEL,etc) tem mérito e cartél.

    O tamanho disso ?  Fora a minha contribuição direta (R$500/mês para a Sul América), o BRASIL gasta 7 Bilhões/mês com o MINISTÉRIO DA SAUDE. 

    A própria Qualicorp diz que representa mais de 2,8 milhões de beneficiários.

    Mas quem entra na briga ?   O médico? por que? o coitado não tem noção. Tadinho é vítima.

    Ah que saudade eu tenho do doutor Paulo lá da da minha cidadezinha onde nascí.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador