Profissionais vão às ruas contra o programa Mais Médicos em 12 estados

Jornal GGN – A Fenam (Federação Nacional dos Médicos) avisa em seu site que médicos de pelo menos 12 estados realizam, nesta terça-feira (23), manifestações contra o Programa Mais Médicos. De acordo com a entidade, estão previstas paralisações também no atendimento. Os protestos também acontecem em reação aos vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei que regulamenta a medicina, conhecido como Ato Médico.

Segundo o site da Federação, os dias 30 e 31 de julho também foram definidos para suspensão do atendimento, e vários estados já confirmaram a adesão. Mesmo em estado de greve, os serviços de urgência e emergência são mantidos. O presidente da entidade, Geraldo Ferreira, relatou que a “Fenam delibera suspensão tanto do sistema público, quanto do suplementar. É uma luta geral, em nome da medicina e da população brasileiras”. 

De acordo com o comunicado, após 10 de agosto, quando termina a programação estabelecida, será realizada uma avaliação das reivindicações da categoria. Caso não haja avanços no movimento, a Federação, que representa 53 sindicatos médicos, adianta que decretará greve por tempo indeterminado.

Os sindicatos de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, do Paraná e do Rio Grande do Norte anunciaram que vão aderir à paralisação. No Piauí, os médicos decidiram manter o atendimento, mas, para demonstrar a insatisfação com as medidas do governo, vão usar um adesivo com a frase “Orgulho de ser médico!”.

O Programa Mais Médicos prevê a contratação de profissionais estrangeiros para trabalhar nas periferias e no interior do país, além de obrigar estudantes de medicina a atuar por dois anos no SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de 2015.

Com informações de Agência Brasil e Fenam

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PROGRAMA MAIS MÉDICOS

    É mais que óbvio que a resistência ao programa vem do corporativismo rastaquera tupíniquim….quem quiser vir trabalhar no Brasil que venha…aqui é a terra da fraternidade entre os povos…que venha engenheiros, médicos, surfistas, cameras-man, vendedores de especiarias, astronautas, físicos, químicos, paraquedistas…TODOS serão bem vindos..

    que tapa na cara, hein, doutores??…A ONU será acusada de populismo, como dito na ação que a CFM ajuizou no STF??

    que cretinice….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador