Refrigerante causa pedras nos rins?; por Cesar Camara

Cesar Camara

Quem já não ouviu essa afirmação: refrigerante causa pedras nos rins!

Os mais preocupados, aqueles que já experimentaram uma crise de cólica renal, sempre escutam com cuidado tais afirmações e, em geral, fogem dessas bebidas por um bom tempo.

Mas qual a verdade em relação à afirmação? Existem estudos que possam guiar nossa conduta?

Bem, os estudos não podem ser chamados de os mais importantes da literatura médica em termos de qualidade, mas podemos tirar conclusões importantes a partir deles.

Um estudo publicado pelo Wake Forest University Baptist Medical Center há muito tempo, já havia mostrado que logo após ingerirmos grandes quantidades de refrigerante com cola, nossa urina é bombardeada por substâncias que podem originar cálculos renais. Nesse estudo, contudo, não se estudaram os efeitos a longo prazo dos refrigentes no organismo e, assim,  uma provável associação entre ingestão de refrigerantes com cola e cálculos renais apenas ficou no ar.

Recentemente, pesquisadores do departamento de urologia da Faculdade de Medicina Emory de Atlanta-EUA, publicaram um interessante artigo revelando que a ingestão de quantidades moderadas de refrigerantes com cola, cerca de 1L/dia, não causa aumento na produção de substâncias que desencadeiam cálculos renais em pessoas normais.

A discrepância entre os estudos chama a atenção, mas uma das principais causas apontadas para essa discordância seria a quantidade de refrigerante ingerida analisada em cada estudo. No caso do primeiro, com sugestão de formação de cálculos, os participantes ingeriram até3 litrospor dia. No segundo, sem sugestão para formação de cálculos, os participantes ingeriram “apenas” 1L/dia.

Vale lembrar que apesar de não haver uma relação direta entre ingestão moderada de refrigerantes com cola e a formação de cálculos, outros fatores bem conhecidos da cadeia de indução de cálculos renais podem surgir com o uso indiscriminado dessas bebidas, como obesidade, síndrome metabólica e diabetes.

Outro dado estarrecedor que deve ser pontuado vem de um estudo desenvolvido por 3 Universidades dos EUA liderado pelo pesquisador David Shoham, da Universidade de Chicago, que revelou que o consumo excessivo de refrigerantes pode dobrar a chance de surgimento de insuficiência renal.

Assim, tomem líquidos para a prevenção de cálculos e quando puderem, evitem os refrigerantes!

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. abstêmio total

    Desde por volta de 1990 que não bebo refrigerantes. Em raríssimas exceções, apenas em ocasiões para não causar constrangimento a um oferecimento da bebida. Não bebo qualquer tipo de refrigerante, apenas com uma rara exceção de água tônica eventualmente. Não é por este ou aquele motivo específico, mas pelo conjunto da obra e, principalmente, pela excessiva quantidade de açúcares contidos nessas bebidas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador