Remédio para artrite consegue reverter vitiligo

 Dr Brett King/Yale University/Jama Dermatology)

Jornal GGN – Pesquisadores de Yale descobriram que o Tofacitinib, medicamento desenvolvido para casos de artrite reumatoide, conseguiu recuperar a pigmentação da pele de uma paciente com vitiligo. Há um ano, estes cientistas constataram que a mesma droga ajudava no crescimento de pelos e cabelos em pessoas com alopécia universal.

O vitiligo é uma doença autoimune, na qual as células do sistema de defesa do corpo atacam os melanócitos, que produzem a melanina. Novos testes com o remédio serão feitos com outros pacientes.

Enviado por Carioca

Do G1

Cientistas revertem vitiligo em paciente com droga para artrite

Medicamento Tofacitinib restaurou em poucos meses a pigmentação da pele. Remédio também foi considerado bem sucedido ao tratar alopécia universal.

Eduardo Carvalho

Pesquisadores de Yale descobriram que um medicamento desenvolvido para tratar casos de artrite reumatoide conseguiu restaurar a pigmentação da pele de uma paciente que sofria de vitiligo – uma doença autoimune em que as células do sistema de defesa do organismo atacam os melanócitos, produtores de melanina (pigmento que dá cor à pele).

Os dados foram publicados nesta quarta-feira (24) na revista “JAMA Dermatology”. A investigação foi conduzida pela equipe do cientista Brett King, da Escola de Medicina da Universidade Yale.

Um ano atrás, esse grupo de cientistas já havia constatado que o mesmo composto fármaco estimulava o crescimento de cabelo e pelos em pessoas que sofrem de alopécia universal, quando há perda de todos os pelos do corpo.

Em um comunicado divulgado pela instituição, os pesquisadores explicaram que já tinham registrado bons resultados em camundongos ao tratar um paciente com a droga Tofacitinib – desenvolvida pela Pfizer – um caso de psoríase em placas, condição caracterizada por áreas vermelhas escamosas na pele.

O mesmo medicamento foi usado ainda para estimular o crescimento de cabelo e pelos em um homem com alopécia universal. O caso foi descrito na revista “Nature” no ano passado.

A partir dessas comprovações, o autor do estudo, Brett King, e sua equipe decidiram testar o medicamento em uma mulher de 53 anos com vitiligo. Ela tinha grandes manchas brancas no rosto, mãos e outras partes do corpo.

Dois meses após iniciar o tratamento, as manchas começaram a reduzir e a cor normal da pele foi reaparecendo. Cinco meses após o uso do Tofacitinib, os médicos constataram que as manchas brancas do rosto e das mãos retrocederam significativamente. O estudo afirma que o medicamento não provocou efeitos colaterais.

Novos testes com o remédio e outro similar vão ser realizados em mais pacientes. De acordo com King, a possível aplicação desta droga pode revolucionar o tratamento em pacientes com esta condição.

Resultado ainda precisa ser estudado

Entre os tratamentos atualmente adotados contra o vitiligo estão a fototerapia (estímulo pela luz) e o envolve a aplicação de pomadas associadas a corticoides.

De acordo com a médica dermatologista Samantha Enande, os medicamentos da área de reumatologia têm capacidade de modular nossa imunidade e, por isso, têm apresentado resultados em locais inesperados.

“Por um lado isso é muito bom, porque tem descoberto tratamento para doenças autoimunes. Mas não temos controle sobre eles [resultados]”, explicou.

Samantha afirma que há poucos estudos sobre esse tipo de conduta e que há uma grande preocupação com o efeito colateral do medicamento, como a possibilidade de um efeito rebote – quando a doença melhora por um tempo, mas depois volta mais agressiva.

“O remédio é promissor, mas para ser usado como proposta para tratar alopécia, psoríase e vitiligo ainda não é seguro”, explicou a dermatologista.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na farmacologia médica há muitos casos assim…

    O Viagra (sildenafil), também da Pfizer, foi desenvolvido para tratamento da hipertensão pulmonar e… acabou fazendo a alegria de metade da população masculina da “melhor-idade”.

    Estava faltando um, para a “artrose do quadril”…

    1. O sildenafil é realmente um

      O sildenafil é realmente um exemplo de uma medicação desenvolvida para uma utilidade que acabou servindo para outra coisa. No entanto, recentemente o sildenafil foi associado com um risco aumentado de desenvolver melanoma, mostrando também que medicações possuem efeitos colaterais por vezes importante. Desta forma, todo o cuidado é pouco na utilização de medicações, principalmente inibidores da imunidade.

      1. Sim! É importante o que você disse!

        Às vezes a promessa de um “milagre” acaba se demonstrando, na prática, um rotundo fracasso.

        É o caso, por exemplo, do “inibidor seletivo” do apetite, dexfenfluramina, lançado pelo Servier com a marca “Isomeride”, que prometia (e cumpria?) inibir seletivamente a compulsão por cabohidratos (doces), proporcionando ao metabologista uma ferramenta inestimável, como auxiliar no controle da obesidade e do diabetes.

        Acabou se revelando como causa de alterações “inexplicáveis” do colágeno da tricúspide, causando algumas mortes por ruptura da cordoalha da válvula cardíaca.

        1. Isso sem falar na finasterida

          Isso sem falar na finasterida (pra calvície). Já tem uma pessoa na Inglaterra que vive com os sintomas da Síndrome Pós-Finasterida por onze anos, provavelmente a carregará para o resto da vida.

  2. Alimento excelente para curar

    Alimento excelente para curar todas as ” ite e ose” artrite/artrose, é cloreto de magnésio.

    Quem se interessar pelo assunto pesquisem sobre o beneficio do cloreto de magnésio no google.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador