The Guardian – Relatório global: obedeçam regras para evitar o segundo bloqueio do Covid-19, alertam líderes

Países em todo o mundo lutam para conter aumentos no número de novas infecções

Photograph: Clement Mahoudeau/AFP/Getty

do The Guardian

Relatório global: obedeça às regras para evitar o segundo bloqueio do Covid-19, alertam líderes

Peter Beaumont, Kim Willsher e agências

O ministro da Saúde da França, Olivier Véran, alertou que a luta contra o coronavírus será longa e que um segundo bloqueio nacional será evitado apenas se as pessoas seguirem as regras físicas de distanciamento.

Seus comentários foram feitos quando o número de mortos pelo vírus nos EUA se aproximou de 150.000 e, como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a recente melhoria em seu país pode ser rapidamente revertida.

Em meio a ressurgimentos acentuados em vários países europeus, incluindo Bélgica, Espanha, Luxemburgo e Croácia, Véran ecoou comentários da Organização Mundial da Saúde na terça-feira de que a Europa ainda estava no meio da onda principal inicial da pandemia.

A França registrou 15 novas mortes em hospitais de Covid-19 nas 24 horas anteriores, elevando o número total de mortes para 30.223 desde o início da pandemia.

“Não estamos diante de uma segunda onda – a epidemia continua”, disse Véran à televisão LCI. “Algumas pessoas não respeitam as regras. Não devemos baixar a guarda. Não queremos recorrer a outro bloqueio. Estamos examinando a situação caso a caso.”

“A guerra não acabou … As pessoas devem entender que vamos viver com esse vírus por um tempo bastante longo”, acrescentou.

A Espanha diagnosticou outras 1.153 infecções por coronavírus nas 24 horas anteriores, informou o Ministério da Saúde na quarta-feira, enquanto o país continua lutando com o rápido aumento de novos casos. O total acumulado aumentou para 282.641 casos, informou o ministério. O número subiu 2.031 no dia anterior e incluiu resultados de testes de anticorpos em pessoas que já podem ter se recuperado.

Países ao redor do mundo estão tentando evitar números de casos ressurgentes com restrições reimpostas, à medida que os pesquisadores avançam com testes em humanos de possíveis vacinas.

Com os casos globais dobrando nas últimas seis semanas, a persistência do vírus minou o otimismo de que qualquer retorno à normalidade pré-pandêmica está à vista.

Um aumento acentuado neste mês no número de infecções no Arizona, Califórnia, Flórida e Texas sobrecarregou os hospitais e forçou os estados a reverter a reabertura de suas economias.

Ao dramatizar a facilidade com que o vírus pode voltar, o Vietnã – que se vangloria de estar livre de vírus há meses – estava se preparando para outra onda de infecções na quarta-feira, depois que a mídia estatal informou novos casos em Hanói, Ho Chi Min capital e nas Terras Altas, ligadas a um recente surto na cidade central de Danang.

Líderes locais em Hanói, capital, anunciaram que estavam fechando bares e proibindo grandes reuniões a partir da meia-noite da quarta-feira. “Temos que agir agora e agir rápido. Todas as grandes reuniões serão proibidas até novo aviso”, disse Nguyen Duc Chung, presidente de Hanói.

Em Hong Kong, a diretora executiva, Carrie Lam, disse que a cidade estava “à beira de um surto comunitário em larga escala, que pode levar ao colapso do nosso sistema hospitalar e custar vidas, especialmente aos idosos”.

Um comunicado divulgado na segunda-feira pelo Escritório de Assuntos de Hong Kong e Macau, presença sênior de Pequim na cidade, disse que a capacidade de testes de Hong Kong não pode mais atender à demanda e que “seu sistema médico e instalações de quarentena estão sobrecarregados”.

Após o último ressurgimento, o governo de Hong Kong sugeriu que poderia adiar em um ano a votação de cadeiras na legislatura da cidade, marcada para 6 de setembro, informou a emissora pública RTHK na quarta-feira.

O impacto da pandemia contínua foi claramente visível em Meca, quando peregrinos muçulmanos, vestindo máscaras e se movendo em pequenos grupos após dias isolados, começaram a chegar ao local mais sagrado do Islã para uma peregrinação em escala reduzida do Hajj, um festival que geralmente atrai 2,5 milhões de pessoas.

Em vez de ficar de pé e orar ombro a ombro em um mar de pessoas, os peregrinos estão se distanciando socialmente, se afastando e se movendo em pequenos grupos de 20 para limitar a exposição e a possível transmissão do vírus.

Pela primeira vez na história da Arábia Saudita, o governo impediu que muçulmanos do exterior entrassem para realizar o hajj, a fim de limitar a exposição ao coronavírus.

Em vez disso, entre 1.000 e 10.000 pessoas que já residem na Arábia Saudita foram selecionadas para participar do hajj. O governo não divulgou um número final, exceto para dizer que dois terços são residentes estrangeiros das 160 nacionalidades diferentes que normalmente seriam representadas. Um terço é do pessoal de segurança saudita e da equipe médica.

Ecoando Véran e outros, Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse que o surto de coronavírus no país havia se estabilizado, mas alertou que a situação continua difícil e pode se deteriorar facilmente.

A Rússia registrou o quarto maior número de infecções no mundo, e as autoridades de saúde registraram na quarta-feira um total de 828.990 casos e 13.673 mortes.

“O número de infecções por coronavírus na Rússia diminuiu gradualmente em junho e julho”, disse Putin durante uma videoconferência com autoridades, acrescentando que o número de novos casos caiu pela metade desde o pico de maio. No entanto, Putin alertou que “a situação continua difícil – pode mudar em qualquer direção”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador