
Uma pesquisa da organização Cancer Research UK mostrou que a realização de sessões de quimioterapia antes de outros tratamentos, como cirurgia e radioterapia, reduz o risco de morte de pacientes de câncer de colo de útero em 35%, além de minimizar a chance de retorno da doença.
O tratamento, considerado o maior avanço da medicina em relação à doença, consiste em um processo intensivo de seis semanas de quimioterapia com carboplatina e paclitaxel, realizado antes da tradicional radioterapia com cisplatina e braquiterapia.
Entre as 250 pacientes que receberam o novo tratamento, 80% estavam vivas depois de cinco anos e em 73% a doença não retornou ou se espalhou. Entre o grupo de pacientes que receberam o tratamento habitual, 72% estavam vivas e 64% se livraram ou controlaram a doença depois de meia década.
“Nosso estudo mostra que este curto período de quimioterapia adicional administrado imediatamente antes da TRC padrão pode reduzir o risco de retorno do câncer ou de morte em 35%. Este é o maior avanço no tratamento desta doença em mais de 20 anos”, afirmou Mary McCormack, principal pesquisadora do estudo.
Mary afirmou ainda que, após cinco anos, as pacientes que não apresentam o retorno do câncer estão, provavelmente, curadas.
*Com informações da BBC
LEIA TAMBÉM:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.