Universidades Federais não aderem 100% ao Mais Médicos

Instituições querem revalidação do diploma dos profissionais cubanos e não apoiam projeto

Do Jornal GGN – Algumas universidades federais brasileiras se recusaram a colaborar com o programa Mais Médicos. Das 45 com curso de medicina contatadas pelo jornal Folha de S.Paulo, apenas 23 aderiram ao programa criado pela presidente Dilma Rousseff e que tenta suprir a carência de profissionais no interior e nas periferias das grandes capitais.

Outras quatro instituições ainda analisam a colaboração com o projeto. A função delas é indicar tutores e supervisores para os médicos estrangeiros que aceitaram participar. Estes líderes possuem um papel mais administrativo como, por exemplo, verificar o cumprimento da carga de 40 horas de trabalho semanal. Os tutores, por sua vez, fazem o acompanhamento acadêmico e recebem uma bolsa de cerca de R$ 5 mil.

Entre as universidades que não apoiaram o projeto até o momento, o motivo é comum: a falta da revalidação do diploma para os profissionais cubanos e a falta de clareza sobre o papel e a responsabilidade dos tutores.

O governo federal deve buscar apoio de instituições estaduais, municipais e particulares nos Estados onde as universidades federais não participarem do projeto.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador