As ramificações paralelas e a crise de segurança no Rio, por Janio de Freitas

É preciso compreender fatores que produzem criminosos em massa para fazer política de segurança 
 
forca_nacional.jpg
(Foto Agência Brasil)
 
Jornal GGN – O combate ao crime organizado no Rio de Janeiro dificilmente será vencido pelo poder público se apenas for reduzido a intervenção com uso do Exército comandando as polícias do Estado, isso porque o fenômeno da criminalidade é generalizado atingindo setores da sociedade aparentemente acima de qualquer suspeita. A avaliação do colunista da Folha de S.Paulo, Janio de Freitas.
 
Ao ponderar sobre a profundidade do problema, o articulista chama os assaltos que atingem diretamente as camadas populares, como roubos de celulares, relógios e bolsas, de “crimes de varejo”, lançando olhar para um movimento bem mais amplo da criminalidade como narcotráfico e roubos de cargas que, nos Estados de São Paulo e Rio, ultrapassam dez mil casos por ano. 
 
Boa parte desses crimes estão interligados e, até mesmo, tornaram-se vitais para sustentar lojas do comércio regular incluindo venda de remédios verdadeiros e falsos e eletrônicos.
 
“O novo mundo da criminalidade está além da imaginação. Todo ele incluindo mortes, domínio de territórios e dominação de populações. Quando as organizações iniciais tiveram dinheiro para a compra de contrabando, a entrada fácil de armas de guerra, modernas, mudou o grau da ação delinquente”, prossegue Janio de Freitas.
 
Um ponto que marca a história do avanço do crime e seu domínio no ritmo de vida das cidades foram os ataques do PCC de 2006, em São Paulo, que obrigou o governo de Alckmin a fazer um acordo não oficial para conter o enfrentamento. 
 
“Só acordo faria o PCC, com domínio da situação, adotar repentina parada da ação, e logo ver seus chefes, sendo já presidiários, poupados de qualquer represália governamental ou judicial”. 
 
O jornalista aponta também o papel da crise, especialmente a falta de oportunidade de trabalho, como um componente a mais a engrossar os números da criminalidade, lançando mão de um trecho do artigo da economista Laura Carvalho, publicado também na Folha de S.Paulo, no dia 1º de Fevereiro:
 
“O número de desocupados cresceu de 6,7 milhões de pessoas entre o fim de 2014 e o fim de 2017 [ano integral de Michel Temer], o que representa um crescimento acumulado de 96,2%”, assim, completa Janio:
 
“Por certo não há uma só causa para a criminalidade, ou para seu aumento. Mas se pretende vencê-la quando não há sequer a compreensão dos fatores que produzem criminosos em massa”, perfazendo a crítica contra a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro e concluindo que o país está longe de desorganizar outro braço de crime no país: aquele que comemora “a queda da inflação e a alta da Bolsa, que são as metas estabelecidas para o seu país”. Leia o artigo na íntegra aqui. 
 
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. as…..

    Uma pseudo facção criminosa sitiou SP devido a pegar um covarde pela frente. Uma estrutura politica e ideológica conhecidamente indecisa, titubiante, relutante. Um tal Governo ‘que só se mexe quando lhe chutam a bunda’. A fama é internacional. Esperar o que de Governantes que fazem acordos com Criminosos? De Ministro do STF a Governadores e Presidentes? Foi trocado gente da Polícia , da Área Crimiinal por Sociológos ou Filósosfos. Não venhamos infinidamernte com FATALISMOS. As facções criminosas tem a mesma origem naquelas surgidas a partir do final dos anos 50, quando presos políticos de esquerda começaram a doutrinar e ensinar táticas de guerrilha a criminosos comuns no RJ. E depois a ter simpatia pela tal criminalidade. SP e RJ são iguais, separados por décadas da mesma imbecilidade. A tal da Bandidolatria.Depois veio a completa falta de resultados nas Politicas Socias de Governos Progressistas em 40 anos de pós Anistia de 79. Esta garotada que enche presidios, nasceu inteiramente sob a tal Constituição Cidadã. Onde está o Amparo Social das Famílias? Creches? Escolas? Centros de Esporte e Lazer? Atividades Educativas? Excursões para conhecer os lugares mais bonitos da Terra: O Brasil?  Mas o verdadeira Crime Organizado é o ESTADO BRASILEIRO. Podemos representá-lo nas Torcidas Organizadas de Clubes de Futebol. Você já viu algum Criminoso daqueles, rigorosamente preso? Os Dirigentes dos Clubes são na maciça maioria Delegados, Promotores, Juízes, Procuradores, Desembargadores, Ministros, Altos Funcionários do Poder Público ou seja a elite do Estado Brasileiro. Para quem as torccidas trabalham? E quem as acobertam e protegem? Eis aí o CRIME ORGANIZADO. Os Criminosos assassinados esta semana, saíram da cadeia pela porta da frente. Com a sentença de algum Desembargador. Foragidos? Foragidos para quem? Para a Polícia? Para o Estado Brasileiro? Para o Judiciário? Passeando pelo Brasil. Em Mansões bem localizadas. Em ‘flats’ no centro de São Paulo. Sob o conhecimento das folhas das árvores, menos do Poder Público? Tráfico de Drogas condenando favelas e seus moradores, enquanto passeiam em Helicóptros Senadores ou entram por Aeroportos, quando as câmeras são devidamente desligadas? Aquela molecada favelada é que tem este poder? Vamos dar nomes aos bois. Chega de Fatalismos, Ilusões, Academicismos, caça às bruxas. Bruxas não existem. O Crime Organizado é o Estado Brasileiro. É o que fizemos deste país em 40 anos de Redemocracia. Tragégia e Farsa. 

    1. as….

      Fiquei impressionado quando da descoberta de fuzis no Aeroporto do Galeão / RJ. Entram pelas fronteiras, pelo Paraguai, pela Bolivia, pelo Mar. 8.000 Km prá lá, 8 pra cá. Difícil controlar. Só balela, só conversa fiada, só fatalismos. Entram pelos maiores aeroportos do país, vigiados por Políciais Internacionais, por todo tipo de Polícia. Principalmnete a Federal. Mas então como é possível? Aquela molecada miserável que enche fileiras do Tráfico, na favela, é que tem este poder? Que jogada da Policia? Nada disto. Descobrimos agora que Investigações da Polícia Norte Americana, que permitiu o embarque das armas no seu país, para descobrir os receptadores, aqui no Brasil. Aqui a Polícia correu em revelar o conteúdo, antes do receptador ir retirar as armas. Belo Trabalho da Policia do RJ. Talvez tenha evitado que o armamento passeasse de helicóptero. Afinal, helicóptero de Senador não é para ficar transportando armas. O Brasil é de muito fácil explicação. 

  2. Violência… é

    Nassif. A violência no no país está óbvia ululantemente que é exclusivamente um “problema social” e não “policial”. Tratar “problemas sociais” com polícia, forças armadas e/ou com qualquer meio repressivo, os resultados são e sempre terão consequências trágicas imprevisíveis. Problemas “sociais” só é possível unicamente através de políticas sociais. As  principais Instituições Sociais Justiça e Ministério são duas inutilidades e fingem que são Republicanas. Só aparecem quando  “alguma porta” é “arrombada!”. É só!.

  3. Estamos vendo a instalação da

    Estamos vendo a instalação da NOVA ditadura CAPITALISTA. Desta vez vão levar , não somente VIDAS de Brasileiros mas TAMBÉM AS RIQUEZAS DESTE PAÍS. 

    A Petrobras (agora PETROSHELL ?) já foi. A ENERGIA ELÉTRICA, já quase finalizada a doação. As terras e a biodiversidade Amazonia EM ANDAMENTO. A água em fase final de entrega (nestlé ou Lacta?) . Os minerais já haviam sido doados na PRIVATARIA (NINGUÉM CONDENADO, NEM SEQUER ACUSADO). Vai sobrar a para os Brasileiros a tal DIVIDA PÚBLICA inventada por FHC, que, se continuar com os JUROS de AGIOTAGEM em breve 9alguns aninhos só) estaremos DEVENDO a meia dúzia de famílias e seus bancos e financeiras, UNS DOIS OU TRES BRASÍS.

    E O Povo NEM SABE QUE ISSO EXISTE.

    Foi um GOLPE muito bem arquitetado e tem razão os que dizem que NÃO pode ter sido por GLOBOGOLPISTAS sozinhos, houve a participação maior dos “estrangeiros”.  sifu….

  4. O Zé $érgio culpa a esquerda pelo crime organizado

    Michel Temer, Aécio Neves e Joesley Batista são criminosos organizados. Eles não estiveram em prisão com presos políticos de esquerda.

    Ora, seu Babaquinha de bosta, a explosão da criminalaidade tem relação não com presos políticos de esquerda, mas com a elevação das desigualdades sociais.

    1. A culpa das desigualdades sociais

      Há países no mundo, como a Índia, que também têm elevadas desigualdades sociais e nem de longe têm os índices de criminalidade do Brasil. O buraco é mais em baixo.

      O que fomenta o crime não é a desigualdade, mas a impunidade. Se o crime compensa, prospera. A legislação penal é branda, o Brasil prende pouco e solta muito. Com os índices de criminaldiade que temos por aqui, era para o Brasil ter, de longe, a maior população carcerária do mundo. Mas esse títulopertence aos EUA, que tem uma criminalidade muito menor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador