Contrabando de urânio, uma história mal contada

Por Rogério Maestri

Contrabando de Urânio, uma história completamente mal contada.

A polícia federal lançou uma operação para combater o tráfico de pedras e metais preciosos, incluído nesta ação aparece uma enigmática e nada coerente contrabando de Urânio para terroristas utilizarem para bombas termonucleares.

Este último item, que a imprensa está noticiando com insistência parece algo tão factível como “terroristas do Estado Islâmico” ou qualquer grupo que seja ter alguma condição tecnológica para beneficiar este urânio ao ponto de fazer bombas termonucleares.

É completamente estranha esta notícia, simplesmente porque o mais simples para qualquer grupo é comprar metais que contenham Urânio é relativamente barato e pode ser comercializado livremente, pois o principal problema não está na compra de minerais que contenham urânio, que são abundantes e baratos. O preço internacional dos minerais que contêm urânio é de em torno de US$100,00 por kg.

Agora entre comprar minerais que contém urânio e extrair destes o Urânio 235, um isótopo do Urânio a uma concentração de 80% ou mais para a fabricação de bombas há um caminho imenso que somente pouquíssimos países do mundo detém esta tecnologia.

Primeiro, para exportar minério que contenha Urânio sem nenhum beneficiamento, para no fim produzir Urânio 235 a alta concentração, precisa-se de grandes quantidades algo em torno de várias toneladas. Geralmente um primeiro beneficiamento é feito junto as minas de Urânio para diminuir a quantidade, ou seja, são necessárias sofisticadas instalações com alto consumo de energia para gerar o chamado “Yellowcake”, um composto em que o isótopo U-238 é preponderante, mais de 99% e é seguro e de radioatividade muito baixa.

A partir deste Yellowcake que se separa o U-235 (que serve para reatores de armas nucleares) e para ser usado em armas o composto deve ter mais de 80% de pureza. Atualmente poucos países no mundo detém a tecnologia de beneficiamento, sendo o Brasil um deles.

A partir deste prólogo vamos a algumas conclusões:

Se “grupos terroristas” estivessem interessados em contrabandear minério com urânio, teriam que alugar um trem completo da Vale do Rio Doce, por exemplo, transportar algumas centenas de vagões cheios de minério, colocar num navio de exportação de minério e levar até algum porto para ser descarregado e beneficiado, algo diferente do que carregar um quilo de pedras preciosas no bolso.

Se os mesmos “grupos terroristas” quisessem levar não o minério, mas algumas toneladas de Yellowcake para posterior beneficiamento precisariam antes de tudo abrir uma mina, construir uma enorme instalação industrial de beneficiamento de minério de urânio, depois colocar algumas toneladas de Yellowcake em vários caminhões, colocar de novo em alguns containers e transportar para o país de destino.

Se os mesmos e diligentes “grupos terroristas” quisessem contrabandear U-235 beneficiado a menos de 15%, para depois beneficiar mais ainda, teriam que passar por toda a segurança da marinha brasileira e mais da Agência Internacional de Energia Nuclear, que controla a produção e destino do urânio beneficiado no Brasil, para depois levar este Urânio em compartimentos especiais, passar com um material radiativo por várias fronteiras, construir uma ENORME instalação de beneficiamento de Urânio que é construída com equipamentos e materiais altamente sofisticados e durante anos beneficiar este urânio a 80% para depois, usando uma tecnologia que poucos conhecem fazerem uma bomba atômica.

Em resumo a hipótese de contrabando de minério com urânio é uma FANTASIA da Polícia Federal, que pode vir da cabeça de algum delegado Federal diplomado em ciências jurídicas e que colou em todas as provas de física e química no segundo grau e não tem Internet em casa.

Ou pior, o que está se forjando na Policial Federal é o mesmo que se tentou fazer com o Saddan Hussein no caso denominado “Niger uranium forgeries” (Falsificação do urânio do Níger), documento forjado pelo serviço secreto militar italiano, para justificar a invasão do Iraque.

As forças armadas e o ministério da defesa deveriam tirar a limpo esta possível farsa para que ela não evolua e sirva de pretexto não só para desacreditar o governo brasileiro, mas como dar argumentos para interferências de países estrangeiros em nossas fronteiras.

Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que não é criptonita?

    Apesar de algumas imprecisões técnicas (que não comprometem as conclusões), o tesxto mostra quanto é absurda essa história (ou seria estória?) de contrabando de urânio e venda para terroristas.

    Talvez seja mais verossímil se os delegados e imprensa inventarem que na verdade o contrabando é de criptonita, vendida aos malfeitores de Gothan City que querem destruir o super homem.

     

    1. Bingo

      Ao ler o post eu estava sentindo um incômodo.

      Essa história toda não podia se referir ao urânio.

      Você acertou em cheio. Não é urânio. É criptonita.

      Material com propriedades únicas, capaz de, mesmo em poucas quantidades, deixar o super-homem totalmente fora de combate. Lembro de ter lido isto, já há algum tempo, num artigo da Miriam Lane do Planeta-diário. A Míriam deles é quase tão boa quanto a nossa.

      Por não necessitar de grandes quantidades para exercer seu poderio, trata-se de material facilmente contrabandeável. Uma vez caindo em mãos terroristas, o mundo livre nunca mais poderia ser protegido pelo super-homem.

      Perderíamos nossa liberdade, nossa fraternidade, nossa igualdade, nossa privacidade, nosso direito de ir-e-vir. Seríamos revistados nos aeroportos até o nosso mais íntimo interior.

      Ainda bem que a PF está atenta, impedindo tamanho desastre.

      1. Nada há a ser corrigido ou

        Nada há a ser corrigido ou adicionado, ao menos para o tipo de discussão proposto em um blog como o LNO. Mas se avançarmos a discussão e chegarmos ao ponto do processo onde se exigem as chamadas “ultracentrífugas”, espero ao menos que a PF não saia correndo o mercado de eletrodomésticos a procura de espertinhos comprando massivamente centrífugas da Walita, Kitchen Revolution, Hamilton Beach, etc.!

        1. Não duvide

             Pelo nivel de conhecimento de nossos excelsos delegados e promotores, é bem possivel que eles processem a “polishop” pela comercialização de centrifugas, ou caso interrogarem um fisico ou engenheiro nuclear, e este comentar que dependem de  “cascatas”, ele seja detido e processado por desacato a autoridade, afinal ele estará insinuando que nossos beleguins defensores da segurança publica, são um bando de cascateiros.

    2. É HISTÓRIA mesmo e, de fato,

      É HISTÓRIA mesmo e, de fato, não existe o vocãbulo ESTÓRIA no Português correto e atual. De fato, se me lembro dos argumentos de uma minha antiga professora, dizia ele ter sido eliminado já na transição do Português Arcaico.

    3. Santa guinorança, Bátima!!!

      O Super-homem mora em Metrópolis!!! kkkkkkkkkkkkkk

      Se bem que seria bem capaz dessa oposição trapalhona convocar o Pinguim pra depor numa CPI! kkkkkkkkk

      Grande abraço e desculpe pelo título do post! kkkkkkkkkkkk

  2. Caso

    acontecesse nos Reino Unido o diretor do MI5 estaria à frente de uma coletiva de imprensa explicando. Melhor, ele não pagaria o mico, pois como explicado pelo Maestri, o enredo é digno dos Trapalhões (este pais desperdiça seus humoristas!).

    Aqui? Cade o Zé Cardozo?

     

  3. Sabe aquele Projeto

    Sabe aquele Projeto de lei antiterrorismo que está no Congresso?

    O que esses patetas da PF disseram é uma besteira bem pensada.

    Tudo se encaixa naquele projeto de lei.

  4. Uranio

    Gostaria de saber como é que fica nessa historia da PF do Zé as nossas centrifugas e o projeto do submarino nuclear?

    Tem caroço neste angu.  O ministério da defesa deve tomar medidas  rápidas para esclarecer esta história antes que o PIG diga que o Brasil deu uma bomba atomica para o Estado Islamico mandar a Europa pleos ares.

  5. ‘238 e pedras semi – preciosas

      Não sou gemologo, mas uma vez me contaram que contrabandistas, em laboratórios, para falsificar pedras semi-preciosas, tipo modificar ou definir melhor a “cor” e estrutura da pedra, utilizam-se de U-238 .

      Já acreditar que grupos terroristas tenham capacidade de adquirir ‘238 natural, e perseguir todo o processo de enriquecimento, só jornalista, agente da policia federal e procuradores publicos para crerem nesta tremenda idiotice.

  6. A notícia deve ter sido uma

    A notícia deve ter sido uma brincadeira ou até ter sido desvirtuada por jornalista imbecil da nossa imprensa. Não dá para acreditar que na PF, especificamente em seus laboratórios, não exista um “iluminado” que possa argumentar com agentes a respeito deste assunto. No mais, se insistirem em sustentar este tipo de notícia, então tem gente na PF cheirando droga da pesada e, neste caso, não é “brilho colombiano” não, é fungada direta em torta de Yellowcake!

    1. Não é brincadeira coisa nenhuma.

      Saiu no UOL-Estadão, Folha de São Paulo, Globo (umas três vezes) e mais uma dúzia de jornais menores como Zero Hora e Correio do Povo aqui no RS.

      1. Eis então que temos mais uma

        Eis então que temos mais uma reportagem da série… BOIMATE!

        Que m**da! Esqueci novamente de “por o sinal em evidência” nas observações sobre Imbecilidades Publicadas pela Imprensa! Ve-se então que o universo é muito maior que o previsto, não estando nós condicionados apenas aos casos da tchurminha SUPERINTERESSANTE da ABRIL e da OESP – Cantanhêde!

        Isto é o que dá nos esquecermos das reflexões de Einstein sobre Imbecilidade Infinita!

  7. com certeza, esse minerio

    com certeza, esse minerio todo, esta sendo contrabandeado, de uma mina, da qual o filho do filho do Lula é socio, e que o proprio Lula interveio para tentar abafar o caso. Logo logo teremos este esclarecimento, atraves do JN.

  8. Contrabando do niobio

    Ate confundi, pensei que a materia era sobre o contrabando do niobio, onde o brasil possui 90% das reservas mundiais, mas que determina o preco eh a inglaterra. Ha varios videos no youtube a respeito deste roubo vergonhoso, um escandalo que na balanca comercial aparece poucas toneladas e o mundo consome muiito mais anualmente. Alguns chegam a dizer que o rombo beira varios bilhoes por ano.

  9. Leis

      Caro Ronaldo, depois que promotores do MPF quiseram revogar a lei da gravidade, delegados acharem que de U-238 dá para fazer um artefato explosivo, nem vale pela piada, o MPF venceu em matéria de ignorancia, é dificil competir com eles.

    1. Junior, estou me especializando em pegar BESTEIRAS.

      MPF e PF estão concorrendo para uma edição póstuma do FEBEAPÁ (O Festival de Besteira Que Assola o País do Stanislaw Ponte Preta – Sérgio Porto).

      Incrível o nível de estupidez.

      Querem ler algo sério, leiam GGN.

  10. Parabéns Prof. Maestri!

    Com sua precisão de sempre e modéstia maior ainda, o Prof, discorre de modo claro e objetivo sobre este tema complexo que é a questão do beneficiamento do urânio até utilizá-lo em diversas aplicações, dentre elas o uso pacífico, como é o caso do Brasil, desta importante fonte energética.

    Notar que em aplicações de uso cívil do urânio o seu enriquecimento é da ordem de ~ 3-4% e, no caso específico do Brasil,  ele é obtido no exterior, na URENCO, destino do yellow cake produzido nas instalações de Resende, RJ, o qual após ser lá processado, retorna ao País, na forma de gás hexafluoreto de urânio e daí por diante são feitas as pastilhas (pellets) que compõe as varetas de um elemento combustível de um reator nuclear do tipo daqueles de Angra. Numa aplicação militar, os valores de enriquecimento escalam a várias dezenas percentuais, diria de 80-90% ou mais e diga-se de passagem não nos é permitido pelos tratados internacionais dos quais somo signatários e tampouco existe no País capacidade para tal.

    Ressalte-se que todo e qualquer processo envolvendo a fabricação dos elementos combustíveis encontra-se sob supervisão permanente da AIEA e da CNEN, sob força de nossa legislação e de tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

    Tudo é rigorosamente inventariado por esses órgãos reguladores nacional e internacional desde mina até a saída da fábrica. Só na mente de um louco, um boçal ou um goteira mal-intencionado e traíra seria diferente disto.

    À título de exemplo, em instalações civis que manuseiam materiais nucleares, como é o caso de usinas nucleares para geração de energia elétrica, caso um determinado elemento combustível seja movido de sua posição de estocagem, de modo automático e imediato esta movimentação é fotografada e filmada e um alarme soa remotamente em Viena, Aústria, na sede da AIEA e ações à nível local são estabelecidas de imediato por inspetores residentes nas imediações destas instalações. Quando se lê na mídia sobre o assunto, que trata a todos como boçais e mentecaptos, parece que o assunto é uma zona completa gerida por incompetentes e irresponsáveis.

    A questão que me deixa com a pulga atrás da orelha é se por algum caminho, digamos, tortuoso, o grande alvo de um imbrólio de tal natureza, sejam as ultracentrífugas, o verdadeiro pulo do gato descoberto pela equipe do Almte Othon, motivo de cobiça permanente dos gringos, dado o seu consumo reduzido de energia no processo de produção das pastilhas de urânio. As cortinas de metal que as escondem dos olhos ávidos das aves de rapina ainda estão lá em Resende……Só não sabemos por quanto tempo, não é mesmo? Lambecús de gringo, goteiras e traíras nunca nos faltaram neste País, infelizmente….

    1. Carlos, chegaste ao ponto.

      Antes de tudo, obrigado pelas informações que ultrapassam as minhas chinelas, enriqueceu muito o artigo..

      Todo esta besteira que relataste com mais profissionalismo do que eu, parece que tem um objetivo final.

      Eu sempre fico alerta para coisas como estas, pois muitas vezes são verdadeiros balões de ensaio, se lança uma notícia sem pé nem cabeça e se espera a repercussão. Se não há nenhuma contestação aumenta-se a mentira e aos poucos quando isto se torna algo de domínio público não há mais volta, quanto maior a mentira maior a vantagem.

      Devido a isto, procuro escrever algo sempre que observo algo estranho, pois a divulgação aqui do GGN, pode não ser o maior site do Brasil, porém em termos de qualidade de leitores é dos melhores, logo lanço a discussão para formadores de opinião.

      Mas voltando o texto, o teu último parágrafo poderia ser meu último parágrafo, pois concordo e 100% com o mesmo.

  11. É obvio que a investigação

    É obvio que a investigação feita por advogados, não é séria. As águas da região, todas elas, são radioativas com traços de urãnio e tório. Portanto haver uranio na lama não é indício de nada.

    Mas o que é estranho é HAVER MERCÚRIO!!! Porque há mercúrio na lama? Alguém pode me explicar isso por favor?

     

    Mas é fato que há muito contrabando de minério no Brasil. Do Nióbio retirado pela família Moreira Salles da mina, encontrada por nosso maior geólogo Djalma Guimarães, cerca de 2% é de tório e 1% Urânio e terras raras.

    PS> No processo de encontrar a mina, nosso geólogo, nosso gênio, desenvolveu o primeiro método para detecção de depósitos radioativos do mundo. Por isso estava sempre muito bem acessorado por colaboradores da Alemanha, Fança e EUA.

    A famlilia Moreira salles é muito bem relacionada. Ganhou a exploração quando era embaixador do Brasil em washington. Deu sorte, hehehe.

     

    Dizem por aí que 50% do nióbio do mundo é consumido(comercializado) pela Inglaterra. Mas eles não tem uma mina no mundo. O Brasil por sua vez tem 98% das reservas conhecidas e uma grande reserva bem na fronteira da guiana inglesa.

    Outra na Reserva Raposa Serra do sol(é este o nome?)

     

    Não há qualquer controle. Sabe como é, o pessoal que prega o Estado mínimo diz que faltam fiscais. kkkk

     

    Aliás esta parte especificamente ficou bem ruim na Constituição Federal. Basicamente O Estado não ganha NADA com a mineração, só o buraco no chão, e agora, a lama.

    Ficou ótimo para alguém mas não para nós! Sem MULTA permitida pelo judiciário, vamos fazer o que quando pegarmos alguém contrabandeando algo. Dizer “não faça mais isto”? Ou ainda, “que feio”?

    Sem multa, sem a possibilidade de perder a licença, não tem como a sociedade FICAR NO LUCRO da atividade. A atividade vai dar prejuizo ao país.

    E nós nem vimos ainda a conta que pagaremos no SUS pelos canceres, nascimentos defeituosos e etc…

  12. Contrabando de Urânio, existe sim, estava lá e vi o trafico

    Luiz Nassif, vi sua matéria, achei interessante comentar, tráfico de urânio existe no Brasil, já vi acontecer, usam pessoas comuns, isso burla todos os tipos de seguranças, muitas agências de inteligência quando sabem que há alguma atividade deste tipo, analisam os dados e veem pessoas comuns, sem ligações e descartam,  pois existem inúmeros joguinhos de RPG nacionais, que simulam estes tipo de atividade, na maioria das vezes, sendo desenvolvido pelas próprias áreas de segurança das próprias mineradoras simulando estas ações de tráfico, você conhece este tipo de software de gerenciamento de risco? Muitos nem sabem que estão realmente traficando urânio, acham que é algum tipo de imitação ou qualquer outra situação ou simulação.

     

    Se você analisar o terrorismo do WTC, teve o mesmo formato, foi identificado, mas não foi considerado por causa da fonte da informação não era confiável, hoje não existe mais fontes confiáveis, as informações podem transitar até tatuadas em animais domésticos ou em seus chips. Neste local onde isso aconteceu, havia também o roubo de munição do boqueirão e se era verdade e culminou na explosão, quanto mais a outra, mesmo que as pessoas que estavam participando, dissessem que era areia de aquário, pois quando se colocou o medidor de radioatividade, pode ser ver que era real e as próprias pessoas ficaram assustadas, pois não faziam ideia de que era real, citaram até que se chamassem uma pessoa que era responsável e que aquilo fosse realmente verdade, todos seriam mortos, quer dizer sempre há o tráfico, não existe pois nunca fica ninguém para contar a história, todos sempre são eliminados, você não acha que os desaparecidos no país foram para a Lua, não é, são estes tipos de pessoas, são usadas e descartadas para fraudes e tráficos  internacionais e os menos res de 15 anos, são para gerar o assunto proibido, no qual nunca comentam, normalmente sempre onde há estes tipos de ações e ficam as células adormecidas sempre  fazem estas ações de intimidação, seja a cada anos, dois ou cinco anos, alguma chegam a esperar 10 anos para fazerem a ação, mas neste caso somente quando a vítima tem ligação ou entendimento de ações de executivos de grandes corporações, quando conseguem transferir para grupos de criminosos, sempre dão ordem para acabar com todos os relacionamentos ou arquivos, é por isso que existe a queima de arquivo e a lavagem de dinheiro, pois se fossem todos criminosos ou terrorista não se justificaria este tipo de operação.

     

    O que se está esquecendo é que grupos terroristas estão ligados a grandes corporações ou grandes interesses, de uma forma indireta, subjetiva ou até mental. Não consegui ver ainda uns grupos terrorista que não este ligado há alguma riqueza do país, pode ser somente pessoas locais disputando, onde os eventos ficariam somente no país de origem, mas quando você consegue visualizar ataques em outras regiões e países, imediatamente não se trata mais de uma disputa local, você concorda?

     

    A Policia Federal, tem tentado combater estes tipos de criminosos, mas você sabe nunca há rastros, informações ou provas, muitos deste são ex-agentes, policiais e militares, que tornaram-se mercenários e isso dificulta ainda mais quando tem apoio externo, pois o tráfico é sempre internacional, estes controlam todas estas atividades criminosas no país como se fosse uma única organização, desde a prostituição infantil que muitas vezes é feita com os filhos de seus desafetos e até o tráfico de urânio. Se a população soubesse que a prostituição infantil, é causada por esta organização criminosa nacional, que por seus pais não terem participado ou até mesmo tentado denunciar as autoridades , não fariam uso deste tipo de sexo, a não ser que fosse integrantes desta organização criminosa e quisessem punir os filhos dos seus desafetos, normalmente associam a prostituição infantil ao caminhoneiro, que dizer, aos traficantes urbanos que transportam as drogas por todo o país e j[á sabem em quais locais existem as crianças para se satisfazerem, quando estes forem tipificados por membros de organização criminosa, pois isso faz parte de sua estrutura de ação, somente integrantes fariam este uso , outro iriam com prostituição adulta.

    Na maioria das vezes ou matam ou as pessoas tem sua morte social decretada, por isso os desafetos ficam bem próximos da inanição, muitos buscam alimentos em lixos, pois sabem que na região há ordem para que ninguém os ajude e que os faz é punido por gestores locais, não se trata de milícia, grupos de extermínios ou assassinos de aluguel, estes são criminosos comuns, mas sim de psicopatas sociais, sempre perseguem as vítimas até a morte, foram treinados dentro das empresas, muitos até por órgãos de segurança, faziam isso ao lado de minha sala, por isso quando fizeram comigo já sabia a forma como agiam e quem eram, nunca confundi com criminosos comuns que em sua maioria somente focam na questão financeira

     

    Se ficou interessado estou fazendo um blog, mas como disse estou com morte social decretada, há 5 anos depois de denunciar esta organização criminosa, me vejo abaixo da linha de pessoas que conseguem ganhar menos do que R$ 100,00 em média, há 5 anos trabalhava em uma gerencia de tecnologia de uma grande seguradora, hoje não consigo escrever um simples blog, deve ser os remédios que me dão sem que veja em minha alimentação.

     

    Dê uma olhada e se quiser patrocinar o posto agradeço, seu conteúdo está correto, mas faltava esta parte onde nunca sobra ninguém para contar a história:

     

    Meu Portal de Notícias, todas são experiências de minha vida e ações de grandes corporações, por isso tenho interesse em divulgar antes de virar mendigo, mesmo que outros tentem colar, nunca conseguiram, na maioria das vezes, quando tentavam nunca faltava as partes em que participavam.

     

    http://www.tamagotchi.com.br/1531/a-organizacao-criminosa-brasileira-tem-um-modulo-boleano-que-faz-trafico-de-uranio-enriquecido-a-5-onde-os-integrantes-acham-que-e-areia-amarela-ornamental-de-aquario/

     

    Obs.: Ainda estou desenvolvendo o artigo, inicialmente estou colocando todos os sub-tópicos para que me lembre de escrever sobre todas as atividades

     

    Aguardo sua visita e cadastro: Operação Tamagotchi, este é o formato de um joguinho corporativo que tinha informações até da NSA e CIA

     

    Não deixe de ler o post: http://www.tamagotchi.com.br/1240/agradeco-a-visita-da-cia-a-este-portal-estamos-aguardando-a-visita-de-outras-inteligencias-mundiais-conheca-nosso-objetivo-e-missao/

     

    Agradeço você ter escrito este artigo, muitas autoridades têm medo do inimigo e por isso não enfrentam seus próprios medos, busque junto a Policia Federal mais detalhes, quando acessível, existe lei de acesso a informação, isso é item que precisa esclarecer a população, pois a população não pode ficar sendo usada estas engenharias sociais corporativas que causam verdadeiros desastres sociais

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador