Passaportes sem item de segurança podem ser falsificados

Jornal GGN – De acordo com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), a Casa da Moeda está fazendo uma produção em série de passaportes para conseguir atender à demanda. O problema é que para agilizar o processo, a confecção está sendo feita sem alguns itens de segurança, o que poderá facilitar a falsificação do documento.  

O presidente da entidade, Luiz Boudens, teme que a medida aqueça o mercado negro de passaportes. “Criminosos procurados poderão deixar [o Brasil] e terroristas poderão ingressar no país com mais facilidade”, afirmou a Fenapef.

“O documento não terá a numeração perfurada, mas manterá todos os demais itens de segurança, inclusive o chip com os dados do solicitante e a validade de 10 anos. O Departamento de Polícia Federal autorizou a produção, e o Ministério das Relações Exteriores está encarregado de fazer a ampla divulgação internacional para garantir o trânsito no exterior”, disse a Casa da Moeda em nota. “O passaporte fabricado pela Casa da Moeda é um dos mais seguros do mundo e contém mais de 20 itens de segurança”.

Da Agência Brasil

Passaportes sem item de segurança ameaçam Jogos, diz federação de policiais

Por Vladimir Platonow

A produção de uma série de passaportes, pela Casa da Moeda, sem a perfuração da numeração poderá colocar em risco a segurança nos Jogos Olímpicos, pois isso facilitaria a falsificação do documento. O alerta foi divulgado hoje (4) pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Em nota à imprensa, a Fenapef diz que vê com preocupação a autorização da produção pela Casa da Moeda de passaportes sem itens de segurança. Segundo a federação, a falta de tais itens facilitará a falsificação dos passaportes, com implicações para a segurança pública nos Jogos Olímpicos.

“Criminosos procurados poderão deixar [o Brasil] e terroristas poderão ingressar no país com mais facilidade”, afirma a Fenapef na nota. O presidente da entidade, Luiz Boudens, teme que isso resulte em  aumento no mercado negro de passaportes.

Em comunicado divulgado na semana passada, a Casa da Moeda informou que o passaporte não teria a perfuração, mas manteria os demais itens de segurança. A produção de uma série especial ocorreu para agilizar a impressão do documento, prejudicada pela avaria no equipamento perfurante, o que chegou a paralisar a feitura do documento.

“O documento não terá a numeração perfurada, mas manterá todos os demais itens de segurança, inclusive o chip com os dados do solicitante e a validade de 10 anos. O Departamento de Polícia Federal autorizou a produção, e o Ministério das Relações Exteriores está encarregado de fazer a ampla divulgação internacional para garantir o trânsito no exterior”, dizia a nota divulgada pela Casa da Moeda.

Há pouco, a Casa da Moeda divulgou nota em que afirma que “o passaporte fabricado pela Casa da Moeda é um dos mais seguros do mundo e contém mais de 20 itens de segurança”.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem?

    “vê com preocupação a autorização da produção pela Casa da Moeda de passaportes sem itens de segurança.”

    Quem autorizou e porquê?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador