Alckmin nomeia último colocado nas eleições para ouvidor das polícias

 
Jornal GGN – Dos três candidatos para a eleição do novo ouvidor da Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo, o advogado Ariel de Castro Alves, hoje coordenador estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos, foi o mais votado. Entretanto, não será ele que assumirá o cargo na direção do Condepe, mas sim Julio Cesar Fernandes Neves, o menos votado na eleição, que será reconduzido ao cargo de atual ouvidor das polícias paulistas por escolha do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).  
 
A ato de Alckmin se assemelha à decisão do seu companheiro de partido, José Serra, em 2009, quando era governador do Estado de São Paulo, e escolheu o então diretor da Faculdade de Direito, João Grandino Rodas, para assumir a direção da Universidade de São Paulo. Na época, Rodas havia sido o segundo colocado nas eleições da USP, atrás do professor Glaucius Oliva, em uma disputa de segundo turno. 
 
Por lei o governador do Estado tem autonomia para indicar o novo reitor. Mas até então, todos os políticos tinham respeitado a decisão do colegiado da instituição de ensino. 
 
Dessa forma, José Serra quebrou uma tradição na escolha de reitores da universidade, que sempre conduziu a direção os mais votados na tríplice lista formada para as eleições da USP. Bastante democráticos. 
 
SPRESSOSP
 
Alckmin nomeia último colocado em lista tríplice como ouvidor das políticas
 
Coordenador estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos, o advogado Ariel de Castro Alves foi o mais votado no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo, mas foi preterido pelo governador tucano
 
Da Redação
 
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (6/11) reconduzir o atual ouvidor das polícias paulistas, Julio Cesar Fernandes Neves, para um novo mandato de dois anos. Neves foi o último colocado da lista tríplice elaborada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe). O ouvidor das polícias é advogado e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese paulista.
 
O mais votado pelo Condepe foi o advogado com especialização em segurança pública e direitos humanos Ariel de Castro Alves. Ele é coordenador estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Também integra o Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo, a Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura (ACAT) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca). Já foi membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e secretário geral do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe).
 
Também integrava a lista a assitente social Antonia Márcia Araujo Guerra Urquizo Valdívia, do Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC) da PUC- SP e do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Alves teve quatro votos. Antonia e Fernandes tiveram dois votos cada um. No total, o Condepe tem onze integrantes. O mandato de ouvidor tem duração de dois anos.
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estão pensando que o PSDB é o

    Estão pensando que o PSDB é o PT é? Os tucanos estão nem aí para esse negócio de “republicanismo”,uma categoria que surge após os petistas terem assumido o Poder em 2003. 

     

     

    1. Escolha do governador

      Legal, sem dúvida. É por isso que existe a lista tríplice. Porque será que ele não confia no primeiro colocado que parece ter um currículo invejável, alem do apoio da maioria dos votantes? Teria medo de investigações sérias? Há muitas interpretações possíveis, portanto, sem ponto final! 

  2. Aprendam Lula e Dilma, o onus

    Aprendam Lula e Dilma, o onus e bonus da nomeação é do chefe de estado. De que adianta posar de democrata ao nomear, se o nomeado conspira contra a democracia e o Estado de Direito, alem de quem o nomeou. Tem-se que preservar a democracia e o estado de direito ara todos, que é um bem muito maior do que eleições de clubes de procuradores e outro que tais. 

  3. Reitor, Procurador Geral e

    Reitor, Procurador Geral e Ministros do Judiciário não podem ser representantes de seus colegas. A responsabilidade pela atuação do Estado é dos eleitos, portanto, eles teem o dever e direito de indicar os gestores de acordo com as teses que o povo escolheu.

    Concordo inteiramente com o PSDB, nessa questão. Corporações não podem dirigir poderes e nem instituições públicas, elas, no máximo, podem indicar. Quem representa os funcionários públicos dessas corporações são seus sindicatos e não seus gestores.

    O Ministério Público Federal é o exemplo mais gritante do desastre que é a escolha do gestor  pela corporação. 

     

     

  4. Não pode dar mole para essa

    Não pode dar mole para essa gente… “lista tríplice” é herança de um tempo em que se praticava a gentileza e a elegância. O Condepe se dizia “queremos deixá-lo à vontade” e o governador respondia “respeito os votos que o primeiro colocado recebeu”.

    Não cabe mais, por enquanto, no nosso jeito de viver… não tem os EUA procurando pretexto nas leis deles para tomar dinheiro e soberania da gente? Tempos de selvageria e hipocrisia não admitem gentileza e elegância.

  5. Aprende PT!

    Uma das poucas coisas que o PSDB faz corretamente, se existe lista triplice, a escolha é total do chefe do executivo. Lógico que isso deveria ser olhado pelo lado do mais apto, mas ser 1 lugar em votação desse porte em nada indica que seria o mais adequado para a função. Exemplos nós temos ao monte, o MPF que o diga. A Dilma poderia ter tido a Ela Wiecko como PGR, uma mulher que em todos os atributos é melhor que o Janot, mas preferiu ser “Republicana”, o resultado ta aí…

  6. a política petista de nomear

    a política petista de nomear sempre o mais votado, o mais querido, o mais indicado, etc. já se mostrou absurdamente fallha e pior: é politicamente incorreta por não ser a favor das minorias, dos menos votados, menos queridos, mais socialmtne desprezados, etc..

  7. MUNDO BIZARRO

    Governador Geraldo Aidimim nomeou JOão Dória Jr. para Conselheiro da área de Saúde, que já ocupava cargo na CBF (indicado por Aécim Neves Cunha). João Dória é amigo do Gov. Geraldo há 30 anos, são Maçons.

    BOM ARTIGO SOBRE ESSE MUNDO: http://www.contextolivre.com.br/2015/07/o-mundo-bizarro-de-eduardo-cunha-joao.html

    MAIS BIZARRICES (tucanar a ladroeira): http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1681027-gestao-alckmin-paga-r-15-mi-a-doria-jr-pre-candidato-a-prefeitura-de-sp.shtml

     

    O DOPS DE VOLTA: http://www.viomundo.com.br/tv/o-dops-de-volta-em-novo-sabor-agora-com-a-farda-da-policia-militar-paulista.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Dilma+Presidente

     

     

  8. ALCKIMIN É SINÔNIMO DE COERÊNCIA
    Ao menos de uma coisa que não se reclame do governador : falta de coerência .

    Se agora nomeou o ultimo lugar para o cargo , há algumas decretou sigilo de 25 anos sobre os documentos relacionados às obras do metrô.
    Dentro de sua linha de atuação , está tudo coerente. Se não há transparência , que também não haja meritocracia. Afinal , as duas coisas podem brigar !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador