“Aposta enganosa”, diz O Globo sobre liberar armas para combater violência

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – É uma “aposta enganosa” liberar o posse de arma à população sob o pretexto de, assim, reduzir o índice de criminalidade. É o que afirma o jornal O Globo em editorial desta quarta (15), após Jair Bolsonaro divulgar o decreto que autoriza até 4 armas por requerente.
 
O jornal lembrou que até a justificativa de Bolsonaro – que a população quis, no referendo de 2005, manter a possibilidade de comprar armas em aberto – é esvaziada pelos números do Datafolha divulgado nesta semana, que mostra que 61% são contra a posse de armas.
 
“Outro aspecto do problema, além dos enormes riscos de se ter armas em casa — compreensível em regiões isoladas no interior — , é a constatação de que boa parte das armas em circulação na bandidagem tem origem legal. Segundo a CPI do Tráfico de Armas, 86% delas foram adquiridas conforme a lei, e, depois, desviadas”, lembrou O Globo.
 
Ainda segundo o jornal, com o Estatuto do Desarmamento, de 2004, o ritmo de crescimento de homicídios caiu. Foi de de 8,1% ao ano entre 1980 e 2003, para 2,2% de 2004 a 2014.
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Combater a criminalidade com

    Combater a criminalidade com o armamento da população é o mesmo que “fazer as necesidades fisiológicas e se limpar com canjica”. A “metáfora” pode ferir a sensibilidade estética de alguns, mas, infelizmente, não há outros termos para comparação. 

    Ademais, é altamente classista: quem, afinal, poderá arcar os custos que envolvem o processo de se apossar de uma arma de fogo legalmente? Por baixo, ascendem a mais de seis, sete mil reais. Ou seja, só os “de sempre” poderão usufruir dessa concessão. Não coincidentemente, os que majoritariamente exigem o direito de mandarem chumbo “nos de sempre” que todos sabemos quem são. 

    Se pelo menos se se matassem entre si:  seja no trânsito, nas baladas, seja lá onde for, de minha parte estava nem aí. Mas, não: os socialmente mais frágeis é que pagarão a conta. Não só pelo aspectos econômicos. Público LGBT, mulheres, moradores de rua e afins certamente correrão mais riscos. 

    Tremei “Velho Oeste”!

  2. Esta reaalmente é a terra do

    Esta reaalmente é a terra do cinismo. Esta liberação das armas é fruto da violência diária contra os defensores dos excluídos, propagada pela própria globo. Na assinatura do decreto está lá o herói globético das araucárias se fazendo de desentendido. Porque a globo não o questiona de maneira jornalisticamente séria sobre esta irresponsabilidade?  Armas serão despejadas na mão de gente aparentemente normal. Agora, eu pergunto, quem não teve um desentidimento no trânsito, por exemplo, e se tivesse uma arma, talvez causaria uma tragédia? Se a violência já é grande, imagina com tantas armas a mais a disposiçao da população? E não esperem o stf. Este tribunal passou os últimos cinco anos viabilizando a prisão e impedimento do Lula ao , na prática, se fazer apenas assessoria ao moro. Agora que ele mudou pro ministerio, o stf vai apenas mudar o endereço da prestação de serviço.

  3. ARMAMENTO, MUNIÇÃO E TIRO

    Boa noite.

    É isso aí, JB.

    Hoje, no UOL, um cidadão escreveu com propriedade que, assim que o número de pessoas com armas se ampliar ,(basicamente de classe méida) aumentarão as mortes no trânsito, jovens irão levar as armas para as baladas etc. É isso o que vai acontecer.

    Essas pessoas que agora estão no poder não têm absolutamente nenhuma ideia civilizada e inteligente para enfrentar a absurda crimilanidade que assola o país. E o ex-juiz, agora ministro, concentrará seus “esforços” para combater a “corrupção” e, preparar com as ações da PF, sua candidatura à presidência.

    Triste país.

  4. Cruz credo
    Uns acreditam nas histórias da Bíblia. Outros acreditam na conversa do Bolsonaro. E outros nas ilações do Jornal o Globo. Quem é mais crédulo?

  5. A Rede Grobo que patrocinou

    A Rede Grobo que patrocinou um golpe que levou milhões de volta a extrema pobreza e mata pobres de fome, falta de atendimento médico e etc, agora se sente com moral pra falar que mais pessoas morrerão a bala por causa disso, quanto hipocrisia. Sou a favor de que a população se arme porque num momento como o que vivemos o grande perigo não vem da bandidagem pequena que tá nas ruas e sim na que tomou o poder em Brasília. Com esses caras só na luta armada.

  6. O Bozo nunca fez nada no
    O Bozo nunca fez nada no Congresso e vai se ater a aprofundar a necropolítica. Ele quer é armar seus milicianos para matar Marielles. Doido varrido

  7. Adolescência armada

    Outro dia, um Adolescente, Filhinho de Papai, pegou a chave do carro e a arma do Coroa. Foi beber na praia, fazer racha com outros filhinhos de papai e acabou cometendo um homicídio gratuitamente. Ele estava mucho loco, Ché!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador