Bolsonaro publica novos decretos e assina projeto de lei que modifica Estatuto do Desarmamento

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta terça-feira (25), em uma edição extra do Diário Oficial da União, três novos decretos sobre armas. Com isso revogou os anteriores, publicados em maio, sobre comercialização, posse e porte.

A ação do Planalto acontece após o Senado ter derrubado os primeiros textos, na semana passada. O governo se mostra obstinado em promover mudanças na legislação sobre armas no país. Após conversas com as lideranças do Congresso, e de fechar acordos sobre a flexibilização do porte armas para os ruralistas, lançou os novos decretos.

O primeiro novo decreto refere-se à posse de arma de fogo e de munição com todas as normas já apresentadas em decretos anteriores. O segundo, trata de registro, cadastro e aquisição de armas e de munições por caçadores, colecionadores e atiradores e o terceiro e último e a reedição de decreto de 2004 relativo ao porte de armas.

Bolsonaro também assinou um projeto de lei, nesta terça (25), que modifica o Estatuto do Desarmamento prevendo a possibilidade de ampliar o número de categorias profissionais que podem ter acesso a armas letais através de regulamentação.

Na parte sobre a lista de categorias, como integrantes das Forças Armadas e agentes de segurança pública, o texto segue dizendo que têm permissão “outras categorias previstas em regulamento”, sem especificar, por exemplo, se o presidente pode listar essas categorias em um decreto.

Por se tratar de um projeto de lei, e não de um decreto, o texto precisará da aprovação de deputados e senadores para virar lei.

As mudanças propostas no projeto de lei

No trecho do Estatuto do Desarmamento que diz que, para poder ter uma arma, a pessoa precisa demonstrar “efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física”, o projeto de lei de Bolsonaro tira a expressão “efetiva necessidade”, estabelecendo que para obter uma arma letal a pessoa precisa demonstrar “que exerce atividade profissional de risco ou a existência de ameaça à sua integridade física”.

O projeto de lei também prevê que donos de terras podem carregar a arma por “toda a extensão da área particular do imóvel, edificada ou não, em que reside o titular do registro, inclusive quando se tratar de imóvel rural”.

No texto atual, do Estatuto do Desarmamento, a arma deve ser mantida “exclusivamente no interior de sua residência ou domicílio, ou dependência desses”.

Articulação no Congresso vira ruralistas

Em entrevista coletiva na noite desta terça, logo após a repercussão dos novos decretos de Bolsonaro e do projeto de lei, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) destacou que o Congresso e o governo estão entrando em entendimento sobre a posse e porte de armas, e ainda elogiou o Planalto.

“O governo teve a humildade de vir ao Senado e apresentar uma alternativa. Então, eu quero louvar a atitude [do Executivo] de vir comunicar a edição dos [novos] decretos e ainda mais, agora, a revogação de um decreto que não teve consenso na Câmara nem no Senado”, disse.

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Simone Tebet (MDB-MS), incluiu na pauta de votações do colegiado desta quarta-feira (26) um projeto de lei que estende a posse de armas na zona rural para toda a área da propriedade, e não apenas para a sede. A CCJ também pode votar hoje o PL 3.715/2019, apresentado pelo Marcos Rogério (DEM-RO), que considera “para fins de posse de arma de fogo”, que a residência ou domicílio compreende toda a extensão do imóvel rural.

Na segunda-feira (24), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que estava estudante junto com o presidente do Senado a flexibilização do porte e posse de armas para ruralistas e colecionadores.

“Esses dois temas têm um certo consenso. O Senado, organizando essa votação, a gente organiza o decreto e atende o que é constitucional. O que for inconstitucional não é correto que o Congresso aceite”, justificou o parlamentar.

*Com informações da Agência Senado e do G1

Leia também: Mais de 70% dos brasileiros são contra a flexibilização do porte de armas, diz Ibope

Redação

Redação

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

8 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

9 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

10 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

11 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

11 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

11 horas ago