Exército admite uso “permanente da inteligência” em protestos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após um oficial das Forças Armadas ser detido pela Polícia Militar junto a manifestantes, em manifestação de São Paulo, contra o governo de Michel Temer, o Exército brasileiro admitiu que faz “operações de inteligência” permanentes em protestos e manifestações de rua.
 
Após o episódio da prisão do militar e mais 18 ativistas pela PM, no Centro Cultural de São Paulo, zona sul da capital paulista, no dia 4 de setembro, os Ministérios Públicos Federal e Estadual anunciaram a abertura de uma investigação contra a medida dos agentes militares, com o caso do capitão Wilian Pina Botelha, de 37 anos.
 
Os investigadores apuram se Willian trabalhava como agente infiltrado. O MPSP também investiga se a ação policial foi legal. Os manifestantes foram levados à Polícia Civil, onde foram detidos e acabaram sendo responsabilizados por associação criminosa e corrupção de menores, por portar “objetos suspeitos”, entre eles kit de emergências, medicamentos e um chaveiro.
 
Ao ser questionado por reportagem do G1, o Exército não confirmou se Botelho trabalhava como agente infiltrado e se estava lá com autorização judicial ou não, mas confirmou que realiza “emprego permanente da inteligência para benefício da população”.
 
“No caso específico ocorrido recentemente na cidade de São Paulo/SP, envolvendo oficial, o Exército Brasileiro aguarda a conclusão do processo administrativo, já instaurado pelo Comando Militar do Sudeste”, informou o Exército em nota.
 
No comunicado, também defenderam as ações de inteligência. “A atividade de inteligência tem respaldo legal. O Exército tem sido empregado frequentemente nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A utilização permanente da inteligência tem assegurado a eficácia nas operações, o emprego proporcional da Força e minimizado os efeitos colaterais na população”, dizem as Forças Armadas.
 
“O acompanhamento de manifestações de rua em nosso país está inserido no contexto das Operações de Inteligência”, conclui a nota.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Então devem ter enviado ao

    Então devem ter enviado ao Gabinete da Presidente Dilma informando a partir de 2013…Onde estão os relatórios?? Quero lê- los. Claro que, assinado pelo recebedor do protocolo!

     

  2. Um pedaço do bolo

    Mas isso deveria ser mais do que entendido. O estado nunca pertenceu ao povo, não é atoa que querem a diminuição ou dizimação do estado. O estado não serve aos interesses da elite. Na verdade, o estado é um grande entrave aos interesses da elite. Um dinheiro que poderia ir para os bancos ou para os investidores estrangeiros; ou ainda mais, poderia ir para realizar manutenções da moeda para facilitar exportações de alimentos do Brasil para o mundo e enriquecer o pessoal do agronegócio, vai para a saúde e educação pública. Os impostos que poderiam ser utilizados para que a elite brasileira aumentasse os seus lucros e permanecessem no comando vai para o povo na forma de investimentos. Isso é um absurdo pra eles. Pagar impostos então! É um completo absurdo. Não é atoa que não estão interessados em auditoria da dívida, em reforma tributárias… para que as pequenas e médias empresas e indústrias se desenvolvam. Para quê, para criarem concorrência? É preferível que todos se chafurdem na lama do que eles perderem o seu poder. É o raciocínio dos coronéis. Não diminuem a taxa de juros porque? Se a diminuição da taxa de juros irá baratear o crédito e desenvolver a indústria? Porque para onde iriam nossos bancos que lucram cada vez mais até em momentos de crise? Como eles viveriam sem desviarem a maior parte de nossos impostos através da dívida? Isso é muito preocupante para a elite financeira desta país, é ainda mais preocupante para o povo que terá de se contentar com migalhas para o serviço público funcionar. Ou seja, não irá funcionar. É preferível que lucrem com os nossos impostos através da dívida pública que só aumenta graças a estas taxas de juros exorbitantes impraticável em todo o planeta. E a classe média ignorante ainda os aplaudem, como se fossem receber algum pedaço do bolo.

    1. Excelente!

      O Brazil nunca se viu em uma guerra de fato, mas se entrasse numa provavelmente perderia, sem a ajuda da matriz (EUA). Onde está a coragem desses milicos para enfrentar um poder de fato? Vai correr atrás do PCC! Isso eles não fazem, talvez por dois motivos: um deles é a falta de culhão e o outro é por que o PCC é do Cerra.

      1. Concordo

        O serviço de ‘inteligência’ do Exército e da PM-SP é uma merda. Gastam uma grana preta pra prender adolescente com tubinho de vinagre e chaveiro do Pateta, mas se BORRAM, se BORRAM, se BORRAM na hora de enfrentar o poderio militar do PCC.

        Há quantos anos não se ouve uma única notícia de operação de sucesso da PM ou do Exército contra o PCC?

  3. …e não vejo microfones na

    …e não vejo microfones na frente dos meninos q lançaram o rojão q matou o cinegrafista da band…

    mas eles admitiram q receberam 150 pratas pras quizumbar o protesto….mas…..

    receberam de quem? bora perguntar?

  4. Policia Militar no RJ

    A Polícia Militar no RJ até agora não bateu em manifestantes. Ficam enfileirados ao lado da manifestação.Neste último Comício da Jandira com a presença da Dilma acho que foi a única vez que tiveram oportunidade de ouvir discursos políticos.Quem sabe que não de politizam?

  5. Será que estas investigações

    Será que estas investigações envolvem somente o publico civil ou poderiam envolver o publico GOLPISTA?

    Quem será que esta atras do GOLPE?

    Quem sera que permite a ENTREGA da riqueza nacional?

    Quem serão os ENTREGUISTAS E GOLPISTAS?

    Serão os mesmos ou uns apoiam os outros?

  6. Mentira
    Como aliás tudo que vem das instituições atualmente: mentiras. Desde quando o exército tem que fazer espionagem em movimentos populares, sem que a segurança nacional esteja ameaçada ?

    Engraçado, usar a inteligência para evitar GOLPES DE ESTADO com apoio potências estrangeiras, isto eles não sabem fazer não é.

  7. Quem

    Quem autoriza? Qual é a maior autoridade que tem conhecimento?

    Tem algum “inteligentzia” infiltrado no congresso?

    Alguém monitora os movimentos dos funcionários públicos, notadamente membros do judiciário, militares e políticos nas suas idas ao estrangeiro?

    Nos grupos e instituições reconhecidos de direita tem alguém? As ações tem viés partidário?

     A Marinha e a Aeronáutica também tem “grupos de monitoração” patriótica?

    Quem matou Odete Roitman?

  8. Inteligência(?)

    O que a autointitulada “Inteligência Militar” está fazendo a respeito dos que querem vender o Brasil, forças armadas inclusive?
    Se não faz nada, já sabemos a quem essas forças armadas obedecem.

    Miniatura

     

  9. Inteligência(?)

    O que a autointitulada “Inteligência Militar” está fazendo a respeito dos que querem vender o Brasil, forças armadas inclusive?
    Se não faz nada, já sabemos a quem essas forças armadas obedecem.

    Miniatura

     

  10. Pergunta ao exército

    Como vocês tabém monitoram este site, peço a gentileza que respondam uma questão que me interessa como cidadão brasileiro e patriot:a: os senhores monitoraram as manifestações convocadas pel MBL e pelo Vem Para a Rua?  Aliás, os senhores monitoram estes dois “movimentos”, sendo que é de conhecimento público que são financiados por entidades estrangeiras hostis aos interesses brasileiros?

  11. e agora?

    na nota, o exercito alega que realizava uma operacao de seguranca e tem amparo legal para isto. porem, leio na carta capital que, oficialmente, o exercito faz parte do aparato de defesa e nao de seguranca. portanto, ele nao tinha o ampao legal que alega para realizar quaisquer tipo de operacoes em uma manifestacao pacifica.

    1. Leia o art.142 da

      Leia o art.142 da Constituição, as Forças Armadas são garantidoras da lei e da ordem, não é só defesa.

      Se assim fosse não poderiam colocar 30.000 militares no Rio durante as Olimpiadas, parte estará até as eleições.

      1. André, observar ainda se pode discutir, influenciar jamais.

        Uma coisa é o monitoramento de ações, que não é uma atribuição do exército, outra coisa é um agente atuando de forma a conduzir manifestantes para serem presos. Isto é completamente ilegal para o exército, para a polícia civil ou militar e outros. Qualquer agente público que participa efetivamente de ações inclusive influenciando-as é completamente ilegal em qualquer país do mundo.

  12. Para Que?

    Exército admite uso “permanente da inteligência” em protestos.

    Não se pronunciou quanto ao não uso permanente em golpismos jurídicos-midiáticos contra a constituição e a democracia, combatidos em protestos, bem como ao uso “permanente da cegueira” em entregas do patrimônio pátrio a prejuízo dos brasileiros, por golpistas bem sucedidos, na ausência de uso “permanente da inteligência” do exército.  

    Essa Ciranda quem me deu não foi Lia, que mora na ilha de Itamaracá, foi a História e a Desigualdade que ultrajam a Pátria, não defendida.

  13. Errado é se fosse

    Errado é se fosse diferente!

    Isso aqui de República das bananas cairia para Casa da Mãe Joana…

    Espera-se que se dedique a mesma atenção às INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS…

    O STF perdeu credibilidade junto ao publico mais especializado e não será respeitado em caso de crise.

    As “nossas” instituições são uma “Balaio de gatos” e não vão oferecer segurança a corrupção vindo do exterior…

    Atenção: Se esses corruptos passarem patrimônio nos cobres, tentar tomar de volta VAI GERAR CRISE COM PAÍSES QUE POSSUEM BOMBAS ATÔMICAS!

    Antes da Vaca ir para o brejo, atenção forças armadas, que tudo passe pelo OK DO GENERAL DO GSI!

  14. Será?

    Será que o Exército Brasileiro mantém ação permanente de inteligência nos salões da predatória casta empresarial brasileira?

    Ou será que, para isso, o EB não têm competência para treinar agentes “descaracterizados”?

  15. Nosso glorioso Exército!

    Pensava que nosso glorioso Exército estivesse em situação bem melhor em termos de evolução!

    Quer dizer que aquela operação na qual foi apreendido o chaveiro do Pateta e preso o próprio Pateta (sorrateiramente solto, antes de chegar à delegacia) é um exemplo de “operação de Inteligência”?

    Quer dizer que a “Inteligência” do Exército é confiada a um Capitão Pateta, digo, Bostelho?

  16. Nota piada

      Só sendo muito crédulo, néscio, bocó, acreditar que um oficial subalterno ( capitão ), realizaria esta ação Osint/Socmint ativa, porque resolveu de sua própria cabeça, por sua iniciativa, é obvio,  que tratou-se de uma operação com comando e finalidade especifica, possivelmente demanda pelo GSI.

       Outra gozação explicita, está clara na nota, pois qualquer mané, mesmo que pouco familiarizado com ops deste tipo, sabe que o Comando Militar do Sudeste ( SP ), não terá a minima condição, até hierarquica, de investigar uma operação CIE – Planalto, é possivel, aliás na doutrina de intel/contra-intel, que o Comando regional nem fosse colocado a par da situação.

        Quanto ao monitoramento de “movimentos sociais”, de partidos, até mesmo do PT pelo PT-governo, sempre ocorreu, decresceu apenas no governo Rousseff , que detestava os “relatórios de situação”.

  17. Esse é o jogo…

    Alguma novidade? Em todas as chamadas ‘democracias’ a esquerda é monitorada, vigiada e infliltrada. Foi assim desde sempre, basta conhecer a história da esquerda e ser razoavelmente bem informado para saber disso.

    A esquerda brasileria é que ingenua de não tomar os seus próprios cuidados e achar que não é monitorada o tempo todo, só porque pode ir para rua, assinar manifestos, concorrer em eleições, etc. Está faltando inteligencia é na esquerda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador