General Mourão é transferido de cargo após novas declarações sobre intervenção

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – O general Antonio Hamilton Mourão foi retirado do cargo de Secretário de Economia e Finanças do Exército e foi transferido para o cargo de adido na Secretaria-Geral da instituição. A decisão foi do general Eduardo Villas Bôas. Longe de ser uma promoção, a ação do comandante do Exército foi uma resposta à nova declaração de Mourão sobre intervenção militar. A segunda vez em três meses. E, não bastasse, Mourão reafirmou a possibilidade de ação das Forças Armadas caso haja situação de ‘caos’ no país.
 
O general, em setembro, falou sobre uma possível intervenção militar caso o Judiciário não conseguisse resolver ‘o problema político’. Agora, ele critiou o governo Michel Temer, dizendo que se mantém mediante ‘balcão de negócios’.

 
Com a decisão de Villas Bôas, o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, atual adido no Estado-Maior do Exército, assume a função antes ocupada por Mourão.
 
Mourão, desta vez, falou em palestra no Clube do Exército, em Brasília, a pedido do grupo Ternuma – ou Terrorismo Nunca Mais, e afirmou que as Forças Armadas poderiam ter papel de ‘elemento moderador e pacificador’, agindo ‘dentro da legalidade’ caso se instalasse o caos no país. “E o que a gente chama de caos? Não houver mais um ordenamento correto, as forças institucionais não se entenderem, terá que haver um elemento moderador e pacificador nesse momento”, declarou ele.
 
Mas o general foi mais longe. Afirmou que hoje vivemos a famosa ‘Sarneyzação’, com o governo Michel Temer indo aos trancos e barrancos, se equilibrando mediante o ‘balcão de negócios’ para chegar ao fim do mandato.
 
O general Villas Bôas irá apresentar a proposta de movimentação do general Mourão ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, para que este encaminhe a Temer.
 
Caso se confirme, esta será a segunda remoção de Mourão após declarações que não condizem com a farda. A anterior foi em 2015, quando foi exonerado do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, e encaminhado para a Secretaria em que está hoje, após críticas ao governo de Dilma Rousseff.
 
Segundo suas declarações no evento, ele passará para a reserva em 31 de março de 2018 e deverá ir morar no Rio de Janeiro. Quanto aos pedidos para que se candidate, o general respondeu que ‘não há portas fechadas na minha vida’.
 
Além de criticar os governos de Lula e Dilma, o general Mourão falou que as Forças Armadas veem com ‘bons olhos’ a candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) a presidente da República.
 
Com informações da Folha.
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Delay temporal!

    Esse mourão é daqueles que compreendem o momento atual com um delay de 40 anos!

    Só daqui há uns 40 anos ele vai entender o que se passa hoje…

    O que ele está compreendendo hoje já aconteceu em 1970!

    O Brasil precisar de bolsono – francamente…

    Acaba se tornando ingênuo diante de tanta esperteza vil!

    Tem muita gente sem escrúpulos sorrindo para todo general que encontrar pela frente…

  2. Alerta candidatura!
     

    ‘não há portas fechadas na minha vida’.

    Com esse recado, o nosso general está amarrando o burro na cerca esperando que alguém invista na sua candidatura.

    Como mourão é cerca, quem sabe algum burro se amarre nele.

  3. Generais são construídos. Que generais queremos?

    O general Mourão é um general de 4 estrelas, último posto no Exército, o topo da pirâmide hierárquia da instituição, o crème de la crème da corporação. Declarações como as dele expõe aos 4 ventos o real nível de nosso generalato.

    Generais não nascem generais – embora o general Etchegoyen seja neto, sobrinho e filho de generais; haveria o gene do generalato, ou seria alguma outra coisa? -, generais são construídos. O “sistema militar” os seleciona ao longo dos anos de carreira.

    Afinal de contas, que generais estamos construindo nestas academias militares? É isso que o Brasil quer liderando suas tropas?

    As Forças Armadas brasileiras necessitam de uma transformação urgente e profunda, que passa, obrigatoriamente, pelas escolas militares de formação e pelos processos de escolha dos generais.

    Transformação das Forças Armadas já!

     

    1. E esta transformação deveria

      E esta transformação deveria começar pelo ensino nas nossas academias militares. Deveríamos esquecer a doutrina de segurança nacional, do National War College, que é doutrina que visa proteger a segurança nacional dos Estados Unidos e não a do Brasil. Suprimam, pois, a doutrina de segurança nacional das nossas escolas militares. Em segundo lugar, não reconhecer mais para promoção ao generalato, nenhum curso realizado em academias norte-americanas. 

    2. excelente, concordo 100%…

      sempre que qualquer um do tipo dá o ar de sua “graça”, ficamos com a impressão de que estão criando plebiscitos ambulantes…………………………………………………..maior perigo

      1. “sempre que qualquer um do

        “sempre que qualquer um do tipo dá o ar de sua “graça”, ficamos com a impressão de que estão criando plebiscitos ambulantes”:

        Sempre os filhos da puta.  Alias, nao eh assim no judiciario de merda do Brasil tambem?

  4. Como o Mourão do golpe de 64

    Como o Mourão do golpe de 64 que se disse uma vaca fardada, esse parece convencido que entende de política. Mas na verdade é só mais um general golpista. Seus propósitos já os sabemos pela sua própria boca incontida.

  5. Só a favor do golpe militar
    Só a favor do golpe militar nas seguintes condições. Derrubem esse governo golpista e ladrão, e reconduzam a Dilma,eleita com 54 milh. de votos ao poder. E garantam eleições livres em 2018.

    O resto é lamentação desses gal e saudade de 64.

    1. Não entendo porque esses
      Não entendo porque esses milicos exibem tantas medalhas.

      Esses caras nunca participaram de uma guerra. Não sei para que tanta condecorações .

      Devem ser condecorados até com tiro de cuspe à distância.

  6. Esse hipócrita General 
    Esse hipócrita General   nunca cuidou da Secretaria de Economia e Finanças do Exército, bem que ele poderia fiscalizar as fraudes nas licitações o Superfaturamento de Obras na 2ª Região Militar (no 8º Batalhão de Polícia do Exército) . É omisso juntamente com  a 2ª Inspetoria de Economia e Finanças do Exército em SP, a qual ele deveria fiscalizar e cumprir o seu papel de brasileiro honesto. Sempre cooporativistas e coniventes nas fraudes dentro do Exército. Aquela Reforminha no Auditório do do 8ºBPE de  R$ 577,000,00. Obra: “Pintaram  as paredes e fizeram a parte elétrica”. Rsrsr. Falo do que vi e sei. No auxílio transporte dos militares , das praças, meteram a mão. Sutenente Jairton, me afastaram psiquiátricamenbte porque ? Quem sabe muito é louco. bem que ele poderia fiscalizar a aquisição das bolsas para médico de saúde e bolsa para praças de saúde efetuado pelo pregão Mandrak do DGP.  

  7. Esse hipócrita General 
    Esse hipócrita General   nunca cuidou da Secretaria de Economia e Finanças do Exército, bem que ele poderia fiscalizar as fraudes nas licitações o Superfaturamento de Obras na 2ª Região Militar (no 8º Batalhão de Polícia do Exército) . É omisso juntamente com  a 2ª Inspetoria de Economia e Finanças do Exército em SP, a qual ele deveria fiscalizar e cumprir o seu papel de brasileiro honesto. Sempre cooporativistas e coniventes nas fraudes dentro do Exército. Aquela Reforminha no Auditório do do 8ºBPE de  R$ 577,000,00. Obra: “Pintaram  as paredes e fizeram a parte elétrica”. Rsrsr. Falo do que vi e sei. No auxílio transporte dos militares , das praças, meteram a mão. Sutenente Jairton, me afastaram psiquiátricamenbte porque ? Quem sabe muito é louco. bem que ele poderia fiscalizar a aquisição das bolsas para médico de saúde e bolsa para praças de saúde efetuado pelo pregão Mandrak do DGP.  

  8. Registro aqui o meu protesto

    Registro aqui o meu protesto e solidariedade com o General Mourão. 

    É um general a altura do Exército do Etchegoyen/Bolsonaro que estão entregando a base de Alcântara aos americanos e se calaram na prisão do Almirante Othon. É um general a altura do STF golpista de Carmen Lucia e serviçais da elite/mercado e dos partidos que o representam. É um general a altura do PGR/Raquel Dodge/ Dallagnol. É um general a altura do Congresso brasileiro. É um general a altura da Policia Federal do japonês/Segóvia. É um general a altura da elite representada pelos Marinho, Frias, Mesquita, Setubal, Lemann etc. Enfim é  um general a altura do Temer/Cunha que os citados acima elegeram para destruir o país. A diferença do Mourão dos golpistas citados é somente a franqueza e a sinceridade. 

    Então registro aqui o meu protesto: se afastar o general tem que afastar todos os ocupantes do poder do Brasil de hoje. 

  9. A transferência já foi

    A transferência já foi confirmada. Claro que o general está sendo afastado, mais pelo que representa,  do que por tudo que diz. O golpe de 2016 parece que está com dificuldades de chegar aos finalmente. Está faltando candidato competitivo pela via do voto e a via militar está encontrando dificuldades (pode ser também de nome, como na política,  que a todos una, já que parece que o General Mourão não seja esse  nome). Sobra o caminho de mudança institucional (Parlamentarismo, Presidência mitigada, o que seja), desde que permita manter os golpistas no comando do país por vinte anos, como explicitamente é o desejo, basta ver o controle fiscal nesse mesmo prazo que impuseram a todos os governos do país. Aqui, também, parece que não dá, já que faltam votos no Parlamento, muita conversa e tempo, visto  que o ano de 2018 é de eleições. Ou, se tiverem apoio e financiamento externos (a fonte pode ser a mesma que deu suporte à eclosão do golpe em 2016, e até aqui os apoiam),  viram a mesa e partem para a aventura (nesse caso só pode ser pela via militar com um fascista como o General Mourão), ou jogam a toalha, e tentarão uma composição política que os permitam afastarem-se do poder, sem desonra, que é um caminho difícil de parte à parte, diante dos estragos que já causaram à economia do país e ao povo, principalmente o povo trabalhador. Conciliação que  está sendo um caminho difícil de ser vendido, já que todos os golpistas (no Judiciário, nas Procuradorias, no Parlamento, no Executivo, incluídas as áreas militar e policial), que passaram a empunhar a bandeira do combate a corrupção (os petitas no governo organizaram o arcabouço legal, adequando as áreas institucionais para execução desse combate), passando a usar esse arcabouço para dar o golpe e perseguir os petistas e aliados. Essas atitudes dos golpistas só foram possíveis até aqui com a forte corrupção de muitos dos envolvidos no golpe, não só na compra de votos e de apoio, mas também na venda de patrimônio público. Fica difícil, muito difícil, admitir esses crimes, muitos crimes de lesa-pátria, sem castigo,  sem identificação dos culpados.

  10. Falta Só a Placa: Colônia

    Se havia algo incompreensível na prisão e manutenção do almirante Othon preso e na desmontagem da Petrobras a toque de caixa, para atender interesses estrangeiros, sem que as Forças Armadas manifestassem-se em defesa dos interesses nacionais, agora, com a nova manifestação política do general, não há mais, está tudo mais que explicado, falta apenas colocarem a placa.

    Quanto a necessidade tão comentada, de equipar-se melhor as Forças Armadas, modernizando-as, passa a ser a maior prioridade do país, a começar pelos generais, que devem ser equipados e capacitados urgentemente para sairem da Guerra Fria e atuarem no século XXI, a favor de um Brasil soberano e justo com seu povo.

    A verdadeira e patriota maioria da população brasileira, avessa ao complexo de vira-lata que nos prende ao atraso, em busca da autoestima perdida, agradeceria.

  11. As coisas ficariam mais

    As coisas ficariam mais interessantes se o Mourão tentasse realmente matar o usurpador #MichelTemer. Caso ele conseguisse, o crime seria aplaudido pela maioria da população brasileira. Depois o Exército poderia se livrar do general falastrão condenando-o à prisão na forma da Lei.

  12. General Mourão

    Assisti a palestra do Gen Mourão no Clube do Exército.

    Em primeiro lugar quero dizer que ele não falou em nome das Forças Armadas quanto à candidatura do Bolsonaro, emitiu sim uma opinão pessoal, dizendo-se simpático à mesma, ao responder uma pergunta direta de um dos participantes.

    No mais o que ele falou, SEMPRE EM SEU NOME, CONFORME A INTRODUÇÃO DA PALESTRA, são verdades que qualquer cidadão pode comentar livremente.

    Se as mesmas doeram, sinto muito mas é a realidade brasileira.

    Em momento algum fêz críticas ao governo, transmitindo seus pareceres de forma sempre pessoal e abrangendo uma gama de assuntos bem variada, de economia a soberania.

    Portanto solidarizo-me ao General e creio que as consequências foram, na realidade, o aproveitamento de um fato menor para a consecussão de uma decisão previamente definida.

    Finalmente, cito o fato de a palestra ter sido autorizada pelo Sr Cmt do EB.

  13. Quem precisa?

    E quem tem os moros, as lucias, os gilmar e toffolis e tantos outros f.d.p. precisa de general poste, digo, mourão?…

    Só nos faltava essa: a volta dos zumbis fardados.

    1. respostas

      Quem tem essas ideias de que são zumbis os militares no minimo é ladrão tambem mais quando for fazer outro comentario coloca o Gilmar mendes junto com o teu nome e não junto com o de Moro e Lucia

       

  14. Deixa o cão sarnento ladrar

    Elementos formolizados devem ser ignorados. Se forem ignorados, acabarão se recolhendo às suas respectivas insignificâncias.

  15. PRECISAMOS NOS UNIR COMO NAÇÃO

     

     

     PRECISAMOS NOS UNIR COMO NAÇÃO

    Se calar consente e se falar desmente. E aí? Ficamos de saia justa. As forças armadas precisam manter o seu foco na soberania nacional, principalmente e logicamente pelo fato de que interesses estrangeiros adoram está anarquia brasileira orquestrada por larápios que estão ganhando rios de dinheiros de inúmeras fontes, sejam nacionais ou estrangeiras. E um país que possui as riquezas naturais e fontes de energias exploráveis, não pode ter um governo sério, pois atrapalharia a mamata dos empresários, principalmente no mercado internacional. 

    Se falar em intervenção é simplesmente inocência racional, pois não existem bases sustentáveis atualmente para garantir um golpe, que também não é de interesse das forças armadas, sem estrutura de gestão frente à modernidade de mercado e estratégias de negócios para um país em desenvolvimento e do povo brasileiro deseja viver a luz da democracia que a constituição brasileira determina.

    Muitos brasileiros estão confundindo a necessidade de segurança da pessoa física, num contexto nacional, estadual e municipal com a verdadeira necessidade de governabilidade nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. 

    Agora que estamos engatinhando para utilizar um sistema de consequência que venha atingir a esfera política no país.

    O povo precisa assumir o seu papel, e quando digo povo é falando de mim, de você, sem exceções. Ou assumimos o nosso papel de legítimos cidadãos brasileros, principalmente buscando se unir e buscar nas ruas organizadamente o nosso direito, e também nas urnas em 2018, é claro que com urnas sem trapaças orquestradas, ou vamos continuar colonizados e escravizados vivendo na ilusão chancelada pela princesa Isabel na “libertação dos escravos.” Acorda Brasil ou o sono continuará sendo profundo. Que Deus nos abençoe.

     

  16. Não entendi o por que da

    Não entendi o por que da punição, se o proprio Vilas Bôas disse na globosta que a opinião do General Mourão não tinha nenhuma ligação com a visão do exército, e que não haveria nenhuma punição.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador