Haddad diz que polícias de São Paulo não dão conta da Cracolândia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Em rede social, Fernando Haddad critica policiamento na cracolândia

Da Folha

A conta no Twitter do prefeito Fernando Haddad (PT) amanheceu nesta quinta-feira (20/11) com uma dura crítica ao policiamento na cracolândia: “Crack: cobram da União a fiscalização de 17 mil km de fronteiras contra a droga, mas as polícias locais não controlam um quarteirão da LUZ”.

O tuíte foi feito após a Folha mostrar o ressurgimento de uma favela nas ruas da Luz e apontar o aumento do fluxo –espécie de feira pública de crack, em que o usuários e traficantes se misturam.

O crescimento se deu apesar dos programas sociais da prefeitura (Braços Abertos) e do Estado (Recomeço). Para o prefeito, a falta de policiamento contribuiu para isso.

O comandante do policiamento da capital, Glauco Carvalho, rebateu, dizendo que o local tem “o maior efetivo por metro quadrado do Estado”.

O Secretário da Segurança do Estado, Fernando Grella Vieira, afirmou, em nota, que a prefeitura já criticou “reiteradamente a ação das polícias na cracolândia, chamando-a inclusive de ‘lamentável'”.

Adotou, porém, um tom conciliador. “Para termos sucesso [no combate ao tráfico], seguimos dispostos a unir esforços com o governo federal, a Prefeitura de São Paulo e dos demais municípios.”

Desde janeiro, houve 246 prisões por tráfico, roubos e furtos na cracolândia.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vcs vão me desculpar mas  É

    Vcs vão me desculpar mas  É MUITA CARA DE PAU!!!!

    Outro dia mesmo tava reclamando da polícia ter invadido os BRAÇOS ABERTOS para pegar os traficantes e agora tá com chororô!!!!

    1. Zanchetta, a polícia só

      Zanchetta, a polícia só prende o pequeno traficante-dependente que vende 10 pedras em troca de 3. O Denarc simplesmente não dá as caras e não usa a inteligência para prender os grandes traficantes que não estão na cracolândia, mas a abastecem de locais próximos. Além disso, a PM sumiu de lá desde a Copa.

  2. Uma das raizes do problema

    Uma das raizes do problema chama-se BOLIVIA onde um governo adulado pelo governo do Brasil permitiu que a area com permissão legal de plantio de folha de coca passasse de 3.000 hectares para 40.000 hecatres. O mercado interno consome a produção de 3.000 hecatres, o resto é exportado. Não se conhece NENHUM protesto do governo do Brasil quanto a esse incentivo à produção de folha de coca que tem como escoadouro natural o BRASIL. A fronteira do Brasil com a Bolivia  é a maior entre todas, 3.700 quilometros, não há vigilancia possivel em tão grande froteira seca.

  3. “Desde janeiro, houve 246

    “Desde janeiro, houve 246 prisões por tráfico, roubos e furtos na cracolândia”:

    ?!?!?!?!?!

    Que policia mais efetiva…

  4. … e tão perto do Alckmin

    Eu nem sei como o Haddad vai conseguir levar andiante esse combate (e outros) com o Alckmin perto demais. Esse é mais candidato que nunca à presidenciavel de 2018. Mas, aguas ainda vão rolar!

  5. O problema na Cacolândia é de

    O problema na Cacolândia é de Estado, da Prefeitura ou de ambos?

    Agora,querer cercar os viciados numa determinada zona no centro de SP , é coisa de retardado.

           Ou de incompetente ou de quem não tem a M[ÍNIMA noção do que está fazendo.

          Viciado precisa de internamento.Que o coloque em centros específicos. 

             Mas não temos. Crie-os.Mas não os coloquem num cercadinho no centro ou em qualquer lugar de SP.

            Porque isso nem chega a ser paliativo. É de uma burrice extremada ou chutar o problema pra frente sem tentar resolve-lo. 

                  E o prefeito queria que a polícia desse conta da cacolãndia. Isso é tese de mestrado.

                     Pela primeira vez no planeta, alguém disse que polícia cura viciado.

                    Bonitão….galã de novela vc faria sucesso.

                        Mas como prefeito……….

    1. Crack

      anarquista,

      Não conheço a Cracolândia, mas posso imaginar o que seja.

      No RJ é a mesma coisa, apenas com menos sensacionalismo – uma vez ou outra, talvez por falta de matéria, sapecam o assunto no JN, acrescentam um espaço no jornal prá escorar a matéria e zefini, até a próxima vez.

      Crack não é fácil, considero o pior de todos os hábitos pela velocidade com que provoca danos ao usuário, mutios deles crianças. Os governos estaduais teriam que assumir a responsabilidade, criando diversos centros de tratamento e depois sustentá-los $$$, além de montar programas de educação e orientação em diversos pontos da cidade.

      Em minha opinião, todos os manda-chuvas conhecem a solução, mas não as levam adiante porque a sociedade está pouco se importando com este drama, e o político sabe que tais iniciativas são iguais a assentamento de redes de esgoto ou centro de tratamento de lixo, nenhum dos tres rende votos na próxima eleição.

      Cansei de ver grupos de crianças na faixa de 10 anos de idade cheirando crack (também gostam de cheirar cola) na Av.Atlântica às 8 da manhã, na frente de todos e tudo certo.   

      1. ”’Em minha opinião, todos os

        ”’Em minha opinião, todos os manda-chuvas conhecem a solução, mas não as levam adiante porque a sociedade está pouco se importando com este drama, e o político sabe que tais iniciativas são iguais a assentamento de redes de esgoto ou centro de tratamento de lixo, nenhum dos tres rende votos na próxima eleição.”

         Digo eu: Não conhecem a solução mesmo.E nem eu ou vc conhecemos.Mas partilhamos de uma convicção Não será fazendo quadradinho no centro de SP que habita a solução.

                   Não opino pra resolver o problema, porque não sei.

                      Mas opino com certeza absoluta que esse não é o caminho.

  6. E aí?

    O fato é que o pig transformaou o psdb e os seus em fenômenos da hipocrisia. E o helicópero do pó, e a morte da molelo mineira, etc, etc, etc? E ainda citam a esperada colaboração ($$$) do governo federal para despistar.

    Eles sentam no precioso rabo supremo e apontam os dedos sujos á frente.

  7. 17.000 x 3.130

      O consumo de drogas não se resolve com repressão no local de consumo, onde ele é um problema social e de saude publica, que no centro de São Paulo, emula, é igual ao que ocorre em outra areas centrais degradadas pelo mundo afora: Berlin, Zurique, Lisboa, Porto, Roma, Moscou – não é um problema de policia, pode ser até de interpretação, tipo segregar a area, como ocorre em algumas cidades da Europa e Estados Unidos, e “deixar rolar”, somente cabendo as estruturas do estado trabalhar na redução de danos, ou partir para uma politica agressiva de controlar danos, abordagem social e terapeutica ( é caro e a taxa de sucesso é pequena em um primeiro momento – 4/5 anos).

       Já quanto as fronteiras, nossos 17.000 Km são porosos, realmente de facil penetração, mas quando eu escuto ou leio, jornalistas e politicos comentarem sobre esta insegurança, gostaria de aconselha-los a visitarem – caso consigam autorização da embaixada –  alguns Centros de Controle do DHS ( Dept of Homeland Security ), em El Paso, Tucson ou San Diego ( existem outros 4 alem destes), que são responsaveis em controlar os 3.130 Kms da fronteira entre o México e os Estados Unidos ( o maior consumidos de drogas do mundo – maior fornecedor e rota: México).

        US$ 4,0 Bi ao ano, toda a tecnologia que vc. pode imaginar ( sensores de movimento, drones/vants, dirigiveis, aviões, helicopteros, barcos – tem de tudo ),6 agencias federais: DHS, ICE, Border Patrol, US Customs, USCG e DEA, mais as policias estaduais ( California, Arizona, Novo México , Texas e Louisianna ), alem dos “malucos” vigilantes civis, e passam toneladas de drogas.

  8. muito mais producente seria

    muito mais producente seria usar todo o dinheiro gasto nessa mais que furada “Guerra contra o tráfico”, com os dependentes químicos.  Hellooooo…. O tráfico nunca acabará pois a demanda sempre vai existir. A única possibilidade concreta que vislumbro, para se acabar com o tráfico, é legalizando a comercialização de todas as drogas. E aí precisamos nos livrar de alguns preconceitos pois legalizar as drogas não é obrigar o seu uso pois se assim o fosse seríamos todos fumantes e alcoólatras.  Tá na hora de encarar esse problema de frente…..tudo, absolutamente tudo que foi feito até agora, não passa de tapa buraco.  

    1. Voce tem razão!!!
      Um

      Voce tem razão!!!

      Um helicoptéro com 450 Kg de cocaína, deve ser esquecido e jogado no limbo, uma coisa é legalizar o uso pessoal e medicinal da droga , outra é o tráfico internacional, que não tem investigação respónsável. Um Crime!!! 

  9. eta tuíte eficiente!
    em

    eta tuíte eficiente!

    em poucos toques desmontou a farsa tucana de criticar as fronteiras

    e esquecer a sua obrigação constitucional na área de segurança…

     

  10. Haddad!
    NADA DE AUMENTAR A

    Haddad!

    NADA DE AUMENTAR A TARIFA DE ÔNIBUS!

    voce quer afundar sua popularidade novamente?

    NADA DE AUMENTAR A TARIFA DE ÔNIBUS!

    Os petistas vão para rua protestar também caso isso ocorra. 

  11. cracolândia

    O problema é igual em todas as cidades do Brasil.A Polícia sabe quem são os Cabeças da Droga,não tem Moral nem Autoridade para prendê-los,pois têm rabo-preso com ELLES.Só pegam peixinhos:Pobres,Pretos e Putas.E assim caminha a Humanidade!

  12. cracolândia

    ¨Eu muito conheço o Mar do Brasil;                                                                                                                                              Só vejo peixinhos,morando no Mangue,                                                                                                                                      E os peixes gigantes,chupando seu sangue,                                                                                                                                Do Mar pro Sertão,fazendo um funil,                                                                                                                                            Mantendo o poder,na força e fuzil,                                                                                                                                                fazendo os Pequenos se acomodar.                                                                                                                                            Por isso essas Águas,temos que  AGITAR,                                                                                                                                  porque se esses Mares,ficarem serenos?                                                                                                                                    Os Peixes Gigantes engolem os pequenos,                                                                                                                                Aqui no Sertão e na beira do Mar!¨ .Zé Luiz e Crispiniano Neto.                                                                                          

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador