Richa joga panos quentes no atentado a Lula e chama delegado de “esquerdopata”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Em entrevista à Folha desta quinta (29), o governador Beto Richa (PSDB) jogou panos quentes no atentado a tiros sofrido pela caravana de Lula no Paraná, na noite de terça passada. O tucano negou que tenha ocorrido negligência na segurança da caravana, disse que os disparos não poderiam ser “controlados” e ainda xingou o delegado do caso de “esquerdopata” porque este reclamou das condições precárias da Polícia Civil.
 
Enquanto outras autoridades lamentaram o ocorrido e classificaram o atentado uma tentativa de homicídio digno de fascistas, Richa disse que o episódio foi “muito localizado” e insinuou que não há como saber se, de fato, foi arquitetado por movimentos anti-PT.
 
“Não posso dizer o que foi, o que não foi, estou baseado em informações recebidas. Ninguém presenciou isso, mas a Polícia Civil está fazendo uma investigação rigorosa, uma perícia para tentar identificar de onde vieram os tiros e quem pode ter sido.”
 
O jornal perguntou se Richa não estava tratando o ataque contra um ex-presidente da República como um “caso menor”, ao que o governador respondeu: “Claro que não, tanto é que estamos investigando. Mas de repente, no meio da multidão, sai o disparo, no meio do caminho de uma cidade para a outra, não tem como você controlar tudo.”
 
O governador ainda insistiu que não houve negligência por parte do Estado, e disse que prova disso é que “Lula pediu para agradecer” a ajuda da Secretaria de Segurança Pública. Na noite do atentado, contudo, a caravana revelou que o Paraná foi o único lugar do Brasil por onde o ex-presidente passou que não cedeu uma escolta permanente.
 
Além de minimizar o ocorrido com a comitiva do ex-presidente, Richa ainda disse que o delegado do caso, Wilkison Arruda, de Laranjeiras do Sul, mentiu quando afirmou à imprensa que a falta estrutura da Polícia Civil pode resultar na demora da conclusão do inquérito. 
 
“Mentira dele, mentira. Liga para o diretor-geral da Polícia Científica. Ele vai dizer que nunca houve tanto investimento na Polícia Científica quanto no nosso governo. Inaugurei dois IMLs nas duas últimas semanas, Londrina e Curitiba. Liberei a contratação de 28 técnicos, médicos legistas e tudo. Sabe como é funcionário público. Alguns têm mania de querer o paraíso. Pergunta quanto é o salário dele”, disse Richa.
 
Na sequência, ele negou que “a precariedade policial” tenha sido “responsável pelas falhas na segurança que resultaram nos disparos contra a caravana. “A maior contratação de policiais militares fui eu que fiz, 11 mil policiais. Não tenho um orçamento suíço, como sugeriu o delegado. O Paraná tem das maiores elucidações de crimes, percentual que passa de 80%, comparado a país de primeiro mundo. Mas sempre tem os esquerdopatas no meio do funcionalismo.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nota do delegado

    NOTA À IMPRENSA

    O Delegado de Polícia Wilkinson Fabiano Oliveira de Arruda, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, notadamente quanto à observância dos princípios da publicidade, probidade, moralidade e transparência e na defesa das atribuições do cargo de Delegado de Polícia, diante das recentes publicações em toda à imprensa nacional e internacional sobre o caso dos disparos de arma de fogo que atingiram dois ônibus da comitiva do Ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva, vem a público, prestar os seguintes esclarecimentos:

    1. Este Delegado não foi em nenhum momento afastado de suas funções ou sofreu qualquer retaliação por parte da Polícia Civil ou outros órgãos governamentais em razão do enquadramento legal dado ao caso.

    2. A atuação deste Delegado no uso de suas atribuições legais são pautadas apenas na técnica jurídica, como convém a qualquer servidor público e em especial à Polícia Judiciária (função policial desempenhada nos Estados e no Distrito Federal pela Polícia Civil).

    3. No exercício de atividade funcional do Delegado de Polícia, não existe hierarquia. A hierarquia para Delegados é apenas administrativa, jamais funcional, assim como para membros do Ministério Público e do Judiciário, pois a independência funcional do Delegado de Polícia é garantia constitucional de imparcialidade, que protege em primeiro lugar o cidadão e, ipso facto, é basilar do Estado Democrático de Direito.

    4. Desse modo, o enquadramento legal dado a um caso por um Delegado de Polícia deve se fundamentar exclusivamente em critérios técnicos, jamais em critérios políticos, pois Polícia é neutra. “Os governos passam, as sociedades morrem, a polícia é eterna…” (Honoré de Balzac).

    5. Na 2ª Subdivisão Policial Laranjeieiras do Sul/PR, existem dois Delegados lotados e, pelos critérios objetivos e predeterminados aqui utilizados para a distribuição dos trabalhos, o Delegado plantonista é o responsável (Delegado Natural) por todos as ocorrências registradas durante seu plantão, o que não impede uma redistribuição ou avocação, desde que de modo justificado, nos exatos termos do §4º do art. 2º da Lei Federal 12.830/2015, verbis: “§4o O inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso somente poderá ser avocado ou redistribuído por superior hierárquico, mediante despacho fundamentado, por motivo de interesse público ou nas hipóteses de inobservância dos procedimentos previstos em regulamento da corporação que prejudique a eficácia da investigação”.

    6. O Delegado que estava de plantão na noite do fato era o que firma a presente nota, embora, diante da gravidade do fato, ambos os Delegados tenham se dirigido ao local.

    7. Efetuar disparos de arma de fogo em direção a um veículo é, na opinião jurídica e fundamentada desta Autoridade Policial, tentativa de homicídio, o que não impede, com o avançar das investigações, novo enquadramento legal, mediante aditamento à Portaria inaugural do Inquérito, se necessário.

    8. Enquadramento legal, em regra, é feito com base nos fatos e não nas pessoas atingidas.

    9. Constitui-se equivocado e ilegal afirmar que um Inquérito será redistribuído em razão de hierarquia.

    10. Não há precipitação alguma em concluir o óbvio, que se há disparo de arma de fogo em direção a diversas pessoas em um ônibus, isso será considerado, em um primeiro momento, tentativa de homicídio, aqui e em qualquer lugar do mundo, embora se respeite opiniões diversas, desde que juridicamente fundamentadas.

    11. Este Delegado possui 10 anos de experiência auxiliando os Procuradores em investigações no honroso Ministério Público do Trabalho e dois anos na nobre Polícia Civil do Paraná e jamais permitirá interferências políticas, de quem quer que seja, no exercício de suas atribuições, posto que isso sim seria um atentado à ordem jurídica em vigor e à função de Delegado de Polícia e adotará, se necessário for, as devidas medidas legais e administrativas contra qualquer pessoa que interfira no livre exercício do seu múnus público de defender a tão sofrida sociedade do interior paranaense.

    12. A demora na chegada de peritos ao local deu-se em razão da extrema precariedade a que está submetido o Instituto de Criminalística do Estado do Paraná, uma vez que o perito foi obrigado a se deslocar de Guarapuava até o local onde estavam os ônibus (aproximadamente 120Km), o que é práxis no Estado do Paraná e poderia ter demorado muito mais, se estivesse atendendo a uma outra ocorrência.

    13. Da mesma forma, os quadros da Polícia Civil do Estado do Paraná encontram-se extremamente deficitários, de modo que hoje o Paraná possui menos Delegados do que municípios e que a nomeação efetuada no dia de ontem pelo Governo de apenas 20 Delegados suprem quase que apenas as COMARCAS vagas (cerca de 11 Comarcas).

    14. O Estado do Paraná possui aproximadamente 100 delegados a menos que o Estado de Santa Catarina, mesmo possuindo 100 municípios a mais e quase o dobro da população e da extensão territorial, o que obriga os Delegados do interior a se submeterem a uma escala ininterrupta de sobreaviso, o que atenta contra a saúde e segurança das Autoridades Policiais e também dos seus servidores, os quais também são submetidos a condições precárias de trabalho.

    15. Embora entenda a relevância do caso do ataque à caravana do Ex-Presidente, este Delegado pensa que todo o cidadão paranaense (e todo brasileiro) merece o mesmo tratamento de priorização, respeito e esforço dado à investigação do citado episódio, mas não haverá, por certo, nenhum reforço permanente de efetivo e diversos inquéritos continuarão paralisados em todo o Estado do Paraná e também nesta Subdivisão Policial, uma vez que não há concurso para Investigadores ou Escrivães em aberto, o concurso para Delegado está em vias de perder a validade e o concurso previsto para escrivães, com uma previsão de apenas para 100 vagas, não conseguirá suprir a demanda de todo o Estado.

    16. Esta Subdivisão Policial, a título de exemplo, já possuiu seis escrivães e hoje possui apenas três.

    17. Somente nesta Subdivisão, encontram-se fechadas as Delegacias de Polícia Civil de Porto Barreiro, Laranjal, Goioxim, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras etc., por falta de efetivo policial.

    18. Essa desestruturação e sucateamento da Polícia Civil do Estado do Paraná é fruto de, no mínimo, 20 anos de investimentos insuficientes e/ou inexistentes e contratações meramente pontuais, que praticamente repõem aposentadorias e exonerações de servidores, fazendo com que a ocupação dos cargos efetivos da PCPR esteja hoje na ordem de 50%.

    19. Este Delegado manifesta o seu profundo respeito e admiração pelo Delegado Subdivisional da 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, Hélder Andrade Lauria, a quem presta solidariedade e deseja sucesso na condução do inquérito que apura o ataque à caravana do Ex-Presidente da República.

    20. Este Delegado não se submete e nem cede a pressões de qualquer natureza, mas ressalta que não recebeu nenhuma ligação de qualquer membro do Governo do Estado do Paraná sobre o caso em questão.

    Laranjeiras do Sul, PR, 28 de março de 2018.

    WILKINSON FABIANO OLIVEIRA DE ARRUDA

    Delegado de Polícia do Estado do Paraná Diretor de Comunicação Social do Sindicato dos Delegados do Estado do Paraná.


    1.  

      Cadê a fonte?

      Conquanto seja uma comunicação feita por pessoa bem formada e com sólidas noções de responsabilidade social e funcional, em não se mostrando a fonte, fica o dito pelo não dito neste mundo de fofocas em que vivemos.

       

    2. A tentativa de homicídio pode se metamorfosear em legítima defes

      Quer dizer que se alguém atira numa viatura policial a bordo da qual há agentes de polícia que apenas transitam, isso não é tentativa de homicídio?

      Seria legítima defesa?

      Honoré Balzac jamais suspeitaria que o urânio e o plutônio são instáveis,  o que possibilita a fissão nuclear, e que o hidrogênio pode ser fundido e transformado em hélio e, que, portanto, o Sarmat seria dado à luz pelos Russos. Se ele suspeitasse, ele jamais teria dito que a polícia é eterna.

  2. Não é de se espantar que a

    Não é de se espantar que a população brasileira em parte mimetize o comportamento de governadores e prefeitos fascistas, além de sua propria imprensa. Esse Beto Richa é uma escoria. Se não fosse o STF estar nas mãos de gente sem compromisso com a democracia, esse sujeito estaria respondendo a processo e afastado do governo do Parana.

    1. Eu estou impressionado como o

      Eu estou impressionado como o partido PSDB aparenta reunir os piores criminosos do país. TODOS os políticos do partido que eu conheci ou ouvi falar, sem exceções, cometeram crimes ou infrações suficientes para no mínimo serem exonerados dos cargos e na média presos. E os patetas ainda dizem que o “mais corrupto partido do Brasil” é o PT? Patetas e canalhas.

      1. É esse o jogo da inversão:
        É esse o jogo da inversão: acusar no outro aquilo que é ou faz.

        Ganharam três eleiçoes graças ao financiamento pesado de campanha. Bastou o PT, PT, PT ganhar no jogo deles, que partiram pra ignorancia, literalmente, e melaram a Democracia.

        Sempre acharam que tinham algum tipo de superioridade moral ou intelectual, mas o que tinham a mais era somente grana.

        Vao sempre odiar o Lula e o José Dirceu por esfregarem isso na cara deles.

        Ainda mais depois de realizarem um governo melhor do que o deles em tudo.

        É tedioso ver que ainda há quem acredite que estão lidando com “cavalheiros”, com pessoas civilizadas.

        É um tremendo erro de avaliaçao atribuir exclusivamente a boçalnaros esse tipo de postura. Ela sempre esteve presente junto ao tucanato, pfl e outros.

          1. É isso.
            É isso.

            Enquanto permanecerem na crença adolescente de que estão lidando com “cavalheiros”, já era.

            Eu fico me perguntando, para que servem sedes, regionais, etc., etc.,..?

            É pra tomar café, é?!

            Não conseguem afinar um discurso simples, meu deus!

            Dá vontade até se rir. Vao tomar surra pelados no meio da rua com o olho arregalado perguntano por que?

            Os mais valentões vão querer partir pra porrada, tiro e bomba….

            Ai, ai…

            Hummm, depois de tomarem chumbofizeram “comicio juntos”!

            Ah, agora vai!

            … E continuam perdendo a comunicaçao por W.O…

            Como lembra o Fernando J, pode ser que da “casa da Paulinha” saia alguma coisa, rsrsr.

  3. Curitiba é a Munique de 1932.

    Se já bandidos com certeza da impunidade em atentar contra a vida de um ex-presidente da República, é porque há total suporte das autoridades responsáveis pela investigação, a começar pelo governador Richa, cujas histórias nunca são suficientemente esclarecidas. Já mataram a vereadora do Rio, abriram a porteira para eliminar a cúpula do PT a balas. Depois o Richa ou outro governador do PSDB apresenta algum bandido condenado a uns 200 anos de cadeia como responsável.

  4. esse cara é o maior ícone da

    esse cara é o maior ícone da falta de ética, não se trata de política, ele não tem caráter, em um sociedade civilizada ele até – talvez – existisse, mas jamais ocuparia qualquer cargo público..

  5. Pontual

    O genocídio de judeus por Hitler também foi coisa pontual. A crucificação de Cristo terá sido pontual. O assassinato de Kennedy idem.

     

    só a canalhice tucana não pode ser chamada de pontual: é inerente ao golpista.

  6. Há algumas décadas, quando

    Há algumas décadas, quando estava iniciando minha carreira, junto com minha sócia defendi um sujeito que havia sido denunciado por “tentativa de homicídio” numa situação análoga. O carro onde ele estava foi pressionado em alta velocidade contra o guardrail da Marginal Pinheiros, São Paulo. Ele estava no banco do passageiro, sacou a arma e a disparou na porta do caminhão ferindo o caminhoneiro na perna. Nós alegamos que a denúncia não se sustentava, pois o crime que havia sido cometido era o de “periclitação contra a vida”, mas o TJSP não acolheu a tese e o rapaz foi mesmo a juri por “tentativa de homicídio” (crime mais grave). Nosso cliente foi então aconselhado a contratar um advogado que atuasse no juri. Não sei qual foi o resultado daquele caso, mas uma coisa é certa: o enquadramento que o delegado deu para o atentado contra Lula não seria considerado incorreto pelo TJSP.

  7. Como saber né…..
    Tá lá todo

    Como saber né…..

    Tá lá todo mundo lá armado, e aí, né….sai um tiro. 

    É isso aí governador. Essa gangue vem confrontando a carava do Lula desde Rio Grande, com chicote, ovos, pedras e….aramar de fogo, aí….dispara né.

  8. É assim mesmo, Betão…

    A direita quer o poder.

    A esquerda quer direitos.

    Beto Richa tem dificuldades em lidar com a realidade, parece-me. 

    Truculência esconde a fraqueza. 

  9. Grafia incorreta
     

    O nome do governador da província do paraná, a terra de onde surgem estranhos e gigantescos tubérculos que sufocam o brasil, é RIXA.

    O Zé bonitinho do sulll é o que parece – só uma estampa.

  10. Respostas de um homem vazio.

    Diante de um ato grotesco que questiona a democracia do país , o homem minimiza o fato e vem mentir quanto a sua maneira de tratar funcionários públicos. Nós o conhecemos desde sua estratégia de tratar os professores.  Esta é a Republica de Curitiba.

    Não vimos até agora Dodge se pronunciar ,não vimos Moro se pronunciar. Não vimos até agora Santos Lima se pronunciar. Não vimos Dallagnol se pronunciar.  Esta é a república de Curitiba.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador