Secretaria de Segurança omitiu dados negativos da violência policial em SP

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, informou que houve uma queda de 20% no número de mortes por policiais militares, em comparação ao mesmo trimestre do ano passado. Entretanto, o número revela que, com o acumulado do ano, a redução foi de apenas 2%. Os dados da SSP ainda omitiram números de mortes por PMs de folga e por policiais civis.
 
No mesmo trimestre anterior (maio a junho de 2015), os dados foram liberados em conjunto com os demais do balanço da PM. Ao contrário do recorte favorável divulgado pela secretaria, a letalidade policial nos primeiros nove meses de 2015, na realidade, subiu 1%, apesar da queda de 2% das mortes por PMs em serviço.
 
Também omitido pelo secretário, o número de mortes por militares de folga também foi maior no terceiro do que no segundo trimestre do ano. De acordo com a Folha, “não é possível saber se cresceu ante 2014 porque a gestão Alckmin mantém os dados do ano passado em segredo”.
 
Nesses números que entram o caso da maior chacina cometida por PMs este ano, em agosto, quando pelo menos 23 pessoas foram assassinadas em Osasco e Barueri. 
 
Antes de Moraes entrar para a SSP, os dados eram divulgados de uma só vez todo o dia 25 de cada mês, e os de letalidade policial eram publicados trimestralmente, todos juntos. Agora, eles são picotados.
 
À reportagem da Folha, o advogado Rafael Custódio, da ONG Conectas Direitos Humanos, denunciou a “tentativa muito pouco nobre de esconder o que não se pode” e afirmou que “nada justifica um falseamento de informação”.
 
“Pode parecer esperteza a curto prazo, mas é uma tragédia a médio porque desacredita políticas bem sucedidas, como ‘será que de fato alguma ação deu certo ou foi divulgada de tal maneira para manipular a opinião pública?'”, disse o pesquisador do Núcleo de Estudos em Violência da USP, Bruno Paes Manso. 
 
Já José Carlos Abissamra Filho, advogado e membro do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), entendeu que a divulgação parcial das estatísticas viola a Constituição, que assegura o direito à informação. “É preciso tomar cuidado com números. A letalidade policial é muito alta e preocupante, a gente mata como se estivéssemos em guerra”, afirmou.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse governo do estado de SP

    Esse governo do estado de SP é uma vergonha !!!

    O que esse governador fez do bom para o estado ?

    E querem governar o país.

    Ainda bem que os eleitores do país, não são idiotas e mal informados como uma precela, majoritária, dos eleitores de SP.

    Para o bem da nação !!!

     

     

  2. Secretaria de Segurança omitiu dados negativos da violência

    A pratica da MUITO ALTA LETALIDADE policial é da PM e PC paulista, mas a RESPONSABILIDADE por elas é do governador GERALDO ALCKMIN do PSDB-SP.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador