Secretário que deveria combater o PCC advogou para cooperativa de vans

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O novo titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo aparece no Tribunal de Justiça do Estado como advogado em pelo menos 123 processos na área civil em favor da Transcooper, segundo informa o jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira (9).

A cooperativa atentida por Alexandre de Moraes – que tem como missão enfrentar uma das principais organizações criminosas do país, o PCC (Primeiro Comando da Capital) – é citada em um investigação que apura formação de quadrilha e lavagem de dinheiro do PCC. 

Segundo a reportagem, Moraes afirmou em nota que começou a advogar para a Transcooper em janeiro de 2011, mas não atuou na investigação por suposta relação com o PCC. “Não houve qualquer prestação de serviços advocatícios – nem pelo secretário nem pelos demais sócios – às pessoas citadas em possível envolvimento com o crime organizado, em 2014. O contrato se referia estritamente à pessoa jurídica da cooperativa.” Até o dia 8 de janeiro, entretando, Moraes permanecia no site do TJ como defensor da cooperativa, frisou o Estadão.

“Moraes comandava um dos mais famosos escritórios de advocacia em São Paulo. Entre seus clientes estão empreiteiras, associações e políticos. Ele também participou, entre 2007 e 2010, da gestão Gilberto Kassab (PSD) na Prefeitura, quando acumulou os cargos de presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transporte (SPTrans), além das Secretarias de Serviços e de Transportes”, publicou o jornal.

“Em 2010, quando as investigações sobre a Transcooper tiveram início, Moura era diretor de uma das empresas citadas, a Happy Play. As outras eram a Himalaia e a Novo Horizonte. Na investigação, um dos endereços da Happy Play era o da garagem da Transcooper”, acrescentou. O processo contra a empresa ainda está em andamento no Ministério Público.

Para assumir o comando da Pasta a pedido do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Moraes afirma ter renunciado a todos os processos em que atuava e soliticou, no último dia 1, uma licença temporária de sua inscrição como advogado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). 

Na última disputa eleitoral, a Transcooper ganhou os holofotes da grande mídia por ter sido relacionada ao ex-deputado estadual Luiz Moura, suspeito de ter ligações com o PCC. Moura passou por sindicância dentro do antigo partido, o PT, e acabou sendo expulso. Moura, ao Estadão, afirmou desconhecer Moraes.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a tal da “governabilidade”.

    Governabilidade é a arte de engolir sapos. Assim cada um dos apoiadores do governo recebe o seu quinhão em troca da parceria.

    Coube ao PCC a Secretaria de Segurança Pública pelo apoio dado ao Geraldo e deste recebido apoio. É dando que se recebe, é justo!

  2. E aquela de Roraima que nomeu

    E aquela de Roraima que nomeu 19 parentes?

             Caraca!!!!!!!!!!!

          É a única família brasileira que tem pessoas mais capazes PRA TODO SECRETARIADO no Brasil.

               Dizem que QI acima de 150 é gênio.

                      Essa , e sua família que aceitou a nomeação, deve ter QI  ZERO.

  3. Vergonhoso. Não basta
    Vergonhoso. Não basta renunciar aos processos suspender registro. Esse fulano não tem vergonha na cara. Pode ate continuar advogando mas fica proibido de atuar na maquina pública. Mas o governador devia ter vergonha de nomea_lo . Pedir bom senso para esse governador e pedir demais , principalmente diante de uma população zumbi que acha que a crise da agua é problema do PT e da Dilma.

  4. Enquanto isto no RS….

    Enquanto isto no Rio Grande do Sul, o comissáio de polícia Nilson Aneli, parece que estava numa churrascada com o maior traficante do estado quando uma gangue rival atacou e matou o traficante.

    A polícia gaúcha está investigando. AhAhAh 

    A última frase deveria ser uma piada se não fosse tão triste.

    1. ele diz que foi socorrer o sobrinho

      embora as testemunhas, os sobreviventes da bandidagem, apontem ele como segurança pessoal do traficante morto, e que ele estava no meio do tiroteio!!

      assim eu entendo por que é tão difícil a polícia prender os traficantes!!

      1. Sem contar que o governador

        Sem contar que o governador que na campanha era gringo prá, gringo prá lá, agora queimou o filme do pessoal. Pois o Sartori está sendo conhecido como “gringo caloteiro” depois que mandou atrasar em 6 meses os pagamentos do estado.

  5. esses caras ( cria do Kassab

    esses caras ( cria do Kassab ) sao do mesmo tipo de politico que transfomou o Rio de Janeiro em uma faixa de gaza.

    Kassab é junto com Garotinho , Pezao, Maia e todo o resto o pior da politica nacional que veio depois do Renan Calhaeiros ou Jose Sarney

    eles vao transformar as ruas de todos os lugares que tiverem poder em um verdadeiro faroeste…

  6. … estranha, muito estranha,

    … estranha, muito estranha, esta governabilidade à brasileira fins dos tempos…

    secretário de segurança suspeito ou constrangido por “relações perigosas” com o crime organizado paulista pcc.

    políticos e ministeriáveis do governo Dilma II a Teimosa aguardam o veredicto do crime – na dependência crucial da chancela premiada do crime organizado ppp instalado no aparato políticoestatal – para serem ou não nomeados em cargos de confiança do governo federal.

     “Não sabemos o que acontece, e é isso que está acontecendo”.

    Ortega y Gasset (1883–1955)

  7. Combater PCC piada! 
    No

    Combater PCC piada! 

    No máximo dialogar. Assim, o sujeito escolhido para pasta já saiu na frente. 

    Se o PCC deixasse de existir hoje o vácuo institucional varreria, SP, parte de Minas, do Rio, o Paraná e Santa Catarina numa das maiores ondas de violência da história, algo como a queda do império romano, tamanho o grau de ramificação da organização.

    Se há bancos grandes demais para quebrar, por mais insalubre que pareça o PCC é uma hoje algo indispensável ao ecossistema da segurança pública do sudeste. 

    A única pergunta é como se chegou a esse ponto.

  8. Em SP há muitas coisas

    Em SP há muitas coisas estranhas. Parece que PCC e Estado tem tudo a ver. De vez em quando entram em disputa mas são desavenças passageiras. 

  9. Estadão

    Mas se o próprio vereador que o PT expulsou disse que não conhece o secretário, que suspeitas estão levantando? Certamente quem contrata escritório de advocacia na Transcooper não são os caras do PCC, ainda mais se os processos são de área civil…

     

  10. que isso,gente,mas se

    que isso,gente,mas se compreende que o motivo é político,uma vez uma peesswoa fica 50anos como deputado/a,veriador/a,senador/a,e por ai,como se obserrva um/a  parlamentar valor que está sendo usado sem  ulitidade  nenhuma,uma pessoa ficar  25anos sem apresentar um projeto,é  só  pegar verbas e verbas e nada mais.

  11.            Só podia ser o

               Só podia ser o país do pão e circo mesmo, aonde os governantes além de viverem em uma eterna lama de corrupções nomeiam os lobos para cuidares das ovelhas.

     

     

     

  12.                  Só mesmo no

                     Só mesmo no nosso país, do pão e circo, aonde os governantes além de viverem eterrnamente em meio ao lamaceiro de todas corrupções imagináveis e inimagináveis para colocarem lobos para fazer a segurança das ovelhas. O respeito a população honesta e trabalhadora aqui não existe, tantos direitos e tantas leis no papel que na prática vira balela. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador