Sobre o controle das manifestações

Por Motta Araujo

UMA QUESTÃO DE ORDEM – Massa nas ruas derrubam qualquer governo. Fernando de la Rua foi derrubado por manifestação de rua em Buenos Aires. Por essa razão que desde Napoleão Bonaparte os governos controlam até quando podem manifestações de rua. Um governo no poder incentivar manifestações de rua é suicídio. No entanto é o que o PT faz há 30 anos, agora são incontroláveis. João Goulart também fez isso, com o resultado que se conhece.
 
O controle se dá por duas pinças: a inteligência para saber quem comanda a manifestação, é preciso impedir que a manifestação ganhe consistência, o comando é o primeiro adversário. Segunda pinça,  a contenção e dispersão na rua com o mínimo de dano se possível mas com qualquer dano se necessário.
 
Para isso é preciso força absolutamente respaldada com comando seguro e este por sua vez garantido pela autoridade maior, força treinada e doutrinada com um protocolo de regras do que pode fazer e não fazer. Se seguir o protocolo o policial não pode ser punido em hipótese alguma. Ele tem que operar dentro das regras e se assim fizer deve ser respaldado sempre. Nenhuma força é eficiente na dúvida, na hesitação, no comando frouxo e inseguro.
 
Com esse aparato vem o aviso: O governo em todos os níveis AVISA quais são as regras para manifestação. Fora dessas regras, ou o Estado contém ou o Estado desaparece.

 
O PT não pode conter as manifestações porque elas são parte de seu ethos, o PT nasceu com elas, os movimentos sociais são companheiros de viagem QUANDO O PT ERA OPOSIÇÃO. A manifestação é um ato historicamente ANTI-GOVERNO. O PT é governo., agora manifestação contra o Governo é como o filho atirar no pai.
 
Como um governo pode incentivar um ato contra si próprio? É paranoico, é como uma pessoa se cortar com uma navalha.  Pois o PT incentiva manifestações, essa marcha do MST em Brasília é um exemplo, a punição pelas manifestações ultra agressivas será um chá das cinco no Palácio do Planalto. A Polícia ferida em maior escala que os manifestantes, algo que demonstra a fraqueza da força, é de um Governo do PT, loucura total.
 
Já os Governadores da oposição que toleram manifestações o fazem por falta de coragem de enfrentá-las, a custa de desmoralizar sua própria Polícia, hoje corpos inermes, sem ação, sem orientação, de comportamento imprevisível, o pior que pode acontecer em uma força da ordem.
 
Esse cenário é terrível. A garantia da ordem exige força fisica, depois de certo ponto de enfrentamento ou o Estado vence ou vencem os seus antagonistas, não há meio termo.
 
Um país dominado pela desordem das ruas, não oferece segurança para nada, nem para morar nele.
 
Investimentos? Fogem como o diabo da cruz. Turismo nem passa por cima. Os Governos do Brasil, Federal e Estaduais estão cegos, não percebem que conta o futuro vai apresentar para o país da desordem.
 
Os manifestantes não são o povo. Em relação à população são poucos. São minorias de pequeno porte. Quantos podem ser? 1.000, 5.000, 10.000 ? O interesse deles e de seus apoiadores NUNCA poderá ser maior do que o interesse do conjunto dos não manifestantes que são 195 milhões.
 
Esse é o grande erro de um partido no Poder. Não pode operar só para minorias ruidosas. A imensa maioria da população quer ordem mas parece que os governos do Brasil, em uma visão míope, governam para minorias e dentre esses para as que, na ótica deles, representam a democracia porque se manifestam. A imensa maioria dos pobres não os apoia, eles causarão grande estrago ao país e aos não manifestantes porque alguem achou que eles tem salvo conduto representando a democracia. Ninguem lhes deu essa procuração, que governos cegos.
41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.   AA,
      Se tem algo que

      AA,

      Se tem algo que reconheço é sua capacidade de expor com elegância uma ideia, quase de modo a ser natural concordar com a mensagem. Mas… “a verdade está no meio”.

      Ainda que não estivesse o PT no poder, a liberdade de manifestação é uma das belezas da democracia. É muito saudável que um país ainda engatinhando no saber democrático as permita, e – estando no poder o PT – é mérito do partido aceitá-las. Fizesse o contrário e estaria negando a própria história, que se confunde com o restabelecimento do sistema democrático.

      Agora a outra metade da história. SIM, manifestações devem ser também organizadas. Mesmo em democracias mais maduras assim ocorre: difícil não pensar nos EUA e suas manifestações em Washington, seja contra a Guerra do Vietnã, a de Louis Farrakhan ou contra a guerra do Iraque (deixemos Guantanamo de lado por um segundo). SIM, faz parte do jogo democrático que manifestações respeitem certas regras.

      Só que o buraco é mais embaixo, ESSA MISTURA DE TUDO NO MESMO SACO:

      1) O governo federal vacila, mas não deve aprovar o evidente absurdo da ‘Lei Antiterrorismo’ como está prevista, seria nosso “Patriot Act”. Por outro lado, quem comanda a PM são os GOVERNADORES DOS ESTADOS, e você bem sabe disso. Daí pra frente NÃO TEM NADA COM O PT, mas claro que fica o cacoete da atribuição ao PT de tudo o que acontece, seja na esfera municipal ou federal – a esfera estadual, aqui em SP de responsabilidade do PSDB do Sr. JOSÉ GERALDO ALCKMIN, é um grande sujeito oculto.

      2) NÃO SE DEVE misturar MANIFESTAÇÃO com BLACK BLOC, o grupo-que-é-tática – por sinal, depois do helicóptero traficante, agora temos a tática fogueteira, nessa nossa incrível capacidade de atribuir personalidade a entes inanimados ou abstratos: foi a tática que matou o cinegrafista, não o garoto (em breve a incapacidade do Sr. Alckmin em gerir nossas reservas de água será atribuída a um santo). Enfim, demonizar as manifestações como um todo é desonestidade intelectual ou ignorância.

      Resultado disso tudo: o que mata é o amor quase filial que uns e outros nutrem por baderneiros. Engraçado que quando eu disse que os BB ainda dariam mau nome às manifestações, muita gente não gostou. Taí a metonímia nascendo.

    1. O problema é que a Dilma não

      O problema é que a Dilma não se expressou de maneira clara. Ela simplesmente repetiu o discurso da mídia, de apoiar manifestação e ser contra o quebra-quebra, que, curiosamnete, só ocorre quando há manifestação. Coincidência, não é mesmo ?

      Desde o primeiro momento ela deveria ter batido nessa tecla de manifestações organizadas e dito que não iria aceitar que se fechassem ruas, estradas, etc. E, paralelamente, organizar uma força de inteligencia para combater esses movimentos, que obviamente são instrumentalizados por forças da oposição.

      Não adianta ficarmos aqui dizendo que a culpa é dos governadores. Quando a culpa é do OUTRO, o problema é do OUTRO, ele que resolva. Temos que cobrar a culpa de quem a gente apoia. Até porque vai sobrar para a Dilma, não tenha dúvidas disso.

      Uma manifestação tipo MST, só tem o efeito de conseguir benefícios a eles, mas não é tão deletérea pois tem reivindicações conhecidas. Já o caso dessas manifestações de junho, eram absurdas, não diziam nada com nada, não tinham objetivo nenhum, apenas de tumultuar e criar climas de incerteza. Era algo óbvio a ser combatido para o bem do País como um todo.

      1.   Daniel, não acho que a

          Daniel, não acho que a gente discorde a fundo (não nesse tema, pelo menos), mas não dá para escrever “manifestação” e ler “baderna”. Isso é tarefa da direita, não precisamos ajudar. Fora que o raciocínio é torto: não deixamos de usar carros porque ocorrem atropelamentos, nem de beber água porque alguém se afogou.

         

          Sou a favor até da marcha pela maconha. Democracia que é democracia tem couro duro, e encrenca apenas com quem passa dos limites do convívio pacífico, coisa que os “meninos” do BB estão fazendo. As reivindicações sociais em nosso país não podem, não merecem, não devem ser combatidas em nome da luta contra a baderna desses quinta-coluna.

        1. André, voce tem

          André, voce tem razão.

          Reivindicações específicas e com regras sim.

          “Manifestações” contra tudo, não, definitivamente não.

          Apesar de eu não concordar com todas as manifestações do MST, acho sim que a luta deles é importante.

          Mas a luta de black blocs, a luta de quem é contra a copa e quer fechar avenidas e estradas, ou mesmo essas marchas de quem é contra a “corrupção” (quem não é contra a corrupção ?), eu sou contra. Precisa ficar claro.

          Senão é perigoso nosso discurso ficar dúbio, em cima do muro, do mesmo jeito que o discurso da Dilma.

          1.   Então, acho que é aí, na

              Então, acho que é aí, na vírgula, que a gente discorda.

              Não vejo como simplesmente proibir manifestações “contra a Copa” (por mais despropositadas que eu as considere). Quem quer protestar contra isso, tomar banho de chapéu ou discutir Carlos Gardel tem sim o direito de se manifestar, DESDE que com prévia comunicação, etc e tal, como previsto no art. 5º da Constituição – obviamente, isso não passa por fechar estradas, quebrar lojas e lançar artefato de potencial lesivo no meio da multidão.

              O melhor exemplo que consigo imaginar é do advogado JUDEU que, nos EUA da década de 70, defendeu o direito de grupos neonazistas se expressarem livremente em manifestação. O princípio dele? DESDE que não seja cometido ou feita apologia a crime (óbvio que nenhum direito pode ser absoluto), a democracia, a liberdade de expressão devem ser amplas o suficiente para proteger o direito ATÉ dessa gente. É nessas horas que a democracia é engrandecida.

             

    1. E qual a outra alternativa ?

      E qual a outra alternativa ? Voce prefere que as manifestações cresçam e derrubem o Governo, levando o País a uma zona de incerteza total ? Imagine que todos os dias milhares de pessoas manifestassem em frente à rua da sua casa, ou de algum comércio ou empresa que voce seja dono ou trabalha, voce acharia bom ? É óbvio que quando se passam dos limites é preciso que se use a força. Se for preciso “dar porrada” tem que dar porrada, se for preciso dar tiro, tem que dar tido. Com balas de borracha ou não. É óbvio.

  2.   Aliás, falando em Black

      Aliás, falando em Black Bloc essa coisa de que “é uma tática e não existe bloco” me faz lembrar do Pelé, etc.

      Quando é pra receber homenagem é Pelé; quando a coisa fica feia mancha apenas a imagem de Edson Arantes do Nascimento, esse quase anônimo.

      Outra: bancos e empresas que vão à falência. O sujeito é dono ou CEO de banco/empresa, e eis que uma gestão temerária quebra a pessoa jurídica. Ah, mas a pessoa física nada tem com isso, ela não pode responder por… o que ela mesmo fez.

      Black Bloc não tem carteirinha de filiado, mas se você está mascarado, endossa a ‘tática’. Depois não adianta achar ruim e pedir ao pai que afaste esse cálice.

  3. Manifestações de rua

    As manifestações de rua são a ponta de um iceberg, acreditar nelas é só ver a espuma da política.

    Fernando de la Rua não caiu pelas manifestações ou estas foram a gota que transbordou o copo. Na realidade o que derrubou a de la Rua foi sua inoperância política e a necessidade de acabar com a convertibilidade implantada por Cavallo em 1992. A inoperancia política de de la Rua o tinha levado a romper com seu vice-presidente, que se dimitiu um ano antes. Também mudou de política econômica 3 vezes em apenas 2 anos, entregando o poder a segmentos diferentes do establishment, que já se digladiavam abertamentamente, inclusive com uma quebra em FIEL, que levou à UIA (industriais) a se retirar. 

    Isso deu pasto à oposição peronista, que governando estados importantes como Buenos Aires, Santa Fe e Córdoba, insuflaram a revolta, que a polícia não conteve, porque era controlada pelos governadores peronistas, que assim atingiam o poder central.

    Parte desse esquema se veu aqui, em São Paulo sobre tudo, mas, a situação é muito diferente. Temos governo forte e oposição fraca.

    Os black blocs são apenas a espuma, mas o caldo não é gordo. 

    Bom, melhor explicado no meu livro Corporaciones en el poder (papel e e-book) também fiz um livrinho intitulado A propósito de la revuelta brasileña.

  4. Eu não acredito que li isso

    Eu não acredito que li isso aqui.

    eh preciso um chamado de força? É preciso proteger o estado dos cidadaos.

    É. Eu realmente não tenho mais afinidade com este blog.

    Voces governistas definitivamente viraram o status quo que tanto atacavam. Voces viraram o PMDB. Viraram o PSDB.

    Nada tao igual a um tucano quanto um petista.

    Mas enfim. A historia vai julga-los. Voces vao ser varridos da presidencia. Vao ser varridos dos cargos de confianca. 

    Pregam violencia contra os proprios cidadaos em nome da protecao do “Estado”. Ou seja, essa abstracao juridica é mais importante que gente de carne e osso.

    A oposicao esta certa. Voces, governistas, tem um projeto autoritario de Poder. Isso esta claro no pedido de violencia.

    Voces farao o mesmo que os militares fizeram. Voces sao iguais a eles. Alias, piores. Os militares ao menos nunca se fizeram de santos. Nunca fingiram ser democraticos. Nunca fingiram estar a favor do povo.

    Mas não tem problema. Voces vao ser varridos. Eu vou investir tempo, suor e dinheiro, se necessario, para varrer voces do Governo nas eleicoes de outubro.

    Em nome do pais, em nome das pessoas e não do Estado, voces vao ser varridos.

    1. Pare de despejar abobrinhas,

      Pare de despejar abobrinhas, o autor do post não tem nada de governista ou petista, é indentificado com posições conservadoras.

      Todas as liberdades democráticas que conquistamos tem a participação do PT, todos os avanços sociais que conquistamos tem a participação do PT.

      Queira Deus que vocês não sejam vítimas da própia ignorância e despolitização.

    2. Nâo se trata de nada disso.
      A

      Nâo se trata de nada disso.

      A grande maioria dos cidadaões não tem nada a ver com “manifestações” e “protestos” muito menos apoia essa tipo de palhaçada.

      Autoritário é essa MINORIA que se “manifesta”, como se fossem os donos do País.

      Se o cidadão não sabe conviver em democracia, nem respeitando o Estado, qual outra forma senão a violência, para o conter ? Vai passar a mão na cabecinha dele ?

      Qual acha que será o futuro do País, da industria, do comércio, dos empregos, dos investimentos, do lazer, se esse caos de manifestações continuarem, dia sim, dia não ?

       

       

      1. Meu querido, você é o unico

        Meu querido, você é o unico que não pode falar nada aqui. Você disse que deveria dar até tiro, se necessario.

        se você pensa assim, sinto muito, você é um assassino. Tanto quanto os rapazes que mataram o cinegrafista.

        alias, é por cause desse pensamento tiro-porrada-bomba que a situacao chegou onde chegou. Alias, as manifestacoes so cresceram POR CONTA da violencia da policia.

        vc quer combater a violencia dos manifestantes com manifestantes? Para defender o Estado? Você é um assassino, da pior especie, pois acha que é preciso matar gente para proteger o estado.

        eu quero que o Estado se exploda. O que me importa sao as pessoas – policiais, manifestantes, não importa. O estado é uma ficcao juridica, nada mais.

        e não mexo uma palha do que disse. Esse é um blog governista sim – e não ha nada de errado nisso – e, ao postar esse tipo de proposta, considera-a minimamente razoavel, a ponto de virar post.

        qual a diferenca entre vocês e a rachel sherazade? O lado. Querem sentar a porrada pq o PT se prejudica. Fosse o inverso, estariam batendo palmas.

        1. Deixe de ser

          Deixe de ser mentiroso.

          Apenas defendo que o Estado tenha legitimidade para impor a ordem, se necessário for.

          Em todo o mundo civilizado é assim que ocorre. Se voce não está acostumado com isso, paciencia.

          Além do que, não é voce, um caluniador e mentiroso, que vai dizer quem pode ou não escrever aqui no blog.

           

    3. Realmente essa matéria é

      Realmente essa matéria é absurda.

      Mas falar que a oposição está certa é igualmente absurdo, esses que estão na oposição que fizeram a ditadura. O PT não tem, sem uma transformação, condições de fazer isso. E nem de resistir à direita, como acontece com todos esses governos de frente popular.

      Mas vim aqui principalmente para fazer um comentário: os militares posavam sim de democráticos.

    4. Você é novo por aqui?

      Quem não acredita sou eu. Ou você não conhece o Motta Araújo ou está de brincadeira conosco. Quem disse que isso é coisa do governo? Se tu leste, esse é um texto de um comentarista do blog, e caso não saibas, apesar de eu discordar de opiniões do MA, é um bom comentarista. Antes de ficar lançando suas opiniões, se informe melhor. Outra coisa, quando falas em” vocês governistas”, parece-me que te referes ao blog como um todo. Isso não é verdade, esse não é um blog governista, é do Luiz Nassif. Por ser plural e aberto a todas as opiniões, nós progressistas,petistas ou não (meu caso) tivemos guarida por aqui. Saudações!

    5. Novato

      Caro Rodrigo,

      O André Araújo Motta é um dos comentaristas mais antigos aqui no LN e de governista não tem nada. Apesar de ser crítico ao governo federal e ao PT, não desqualifica os avanços realizados nesses últimos 10 anos. Fique mais por aqui e verá que terá espaço e sempre poderá expor suas ideias com total liberdade. 

      1. Klaus,
        eu não sou novato. Já

        Klaus,

        eu não sou novato. Já escrevi aqui algumas vezes. Estou sem meu login pq estou no ipad, da rua.

        o que me preocupa é que esse tipo de visao violenta esta ganhando cada vez mais adeptos no blog.

        eh por isso que digo que os petistas / governistas que estão aqui sao tao ruins ou piores que os militares ou a oposicao. Acho piores, pois sao hipocritas.

        na verdade, o que esse povo defende é o PT no governo e ponto. So isso importa. Ainda que para isso seja necessario criar leis tipicas de regimes de excecao.

        quem diria. O PT lancando mao de expedientes tipicos dos milicos. 

        Essa é a sua concepcao de democracia?

        ah sim, esqueci. Na verdade a democracia vai dar uma pausa para a Copa – que tem que ser a “maior de todas” – e depois, se der, ela volta.

        tudo para garantir o circo do PT e a reeleicao da presidentE.

        mas vocês vao perder, ah, se vao.

        1. Ah ! mas eu duvido que o sr.

          Ah ! mas eu duvido que o sr. seja frequentador /postador do Blog. Pode até ser “olheiro”, isto sim, e fica esperando uma oportunidade, como esta que o AA deu para mostrar os dentes (?) de tucano. Quanto ao circo do PT, não seria melhor dizer da Mídia, STF e Tucanos para “abocanhar” novamente o comando do país?  C/ a ajuda   indispensável e amigável dos  “Gringos” ? Veja o que está se passando na Venezuela e não se esqueça tb de que o Paraguai agora é “Tigre” da economia.

          1. Neste mesmo texto postado

            Neste mesmo texto postado condena frontalmente o governador tucano de São Paulo. O meu texto é a favor do Estado brasileiro, sejam quais foram os partidos que o governam.

  5. A análise parece um pouco

    A análise parece um pouco equivocada logo de início.

    Na Argentina , as manifestações derrubaram o governo de LA RUA num país que vinha sofrendo um processo de desorganização econômica há mais de dez anos. As manifestações foram apenas a gota d´água num quadro social já bastante deteriorado.

    No caso de João Goulart , as manifestações eram pró governo. O que incitou a oposição a dar o golpe.

    Situações distintas.

    Nas manifestações atuais , não me parece que vivemos um caos social , como a Argentina da década de 90 , ou um acirramento político como o do governo Jango da década de 60 .

    Ou será que vivemos ?

  6. arroubos autoritaristas, era

    arroubos autoritaristas, era só isso o que faltava para os simpatizantes do PT abandonarem de vez a retórica “de esquerda”.

      1. Eu defendo o Estado como

        Eu defendo o Estado como instituição indispensavel ao Pais, independentemente de quem esteja no Governo.

        As manifestações agridem e põe em risco o Estado.

  7. Faço um pedido a todos que

    Faço um pedido a todos que escrevem aquí;
    Voces que possuem o dom da escrita, o dom da redação, ao Nassif, etc  não podem deixar a morte de Santiago Andrade ir caindo no esquecimento.
    Acho que esse fato tem que ser usado contínuamente contra o constante e descarado estimulo à violencia feito palas TVs.
    Os canais de TV estão fazendo grande barulho na tentativa de afastar de sí a parte da culpa que lhes cabe.
    Estão passando a idéia de que são vítimas.Acho que esse rapaz tem que virar um martir contra ao estimulo da violencia nas TVs
    A mão dessa gente tambem ajudou a acender aquele foguete !.
    A imprensa não é VÍTIMA nesse assassinato! São co-autores.
    Vamos mandar emails, mensagens, etc, para todos que possam ajudar nesse caso.
    Blogs, deputados, vereadores, etc, etc, etc.
    Quem sabe um grande abaixo-assinado.
    Devemos nos mecher !

  8. Andre Quisera: falou tudo! É

    Andre Quisera: falou tudo! É óbvio que esssas manifestações não tem outro motivo senão a desestabilização de um governo popular. Na democracia, há que se proteger o povo de golpistas. Esse negócio de liberdade de expressão a gente já viu como “funciona” no país: só os donos do dinheiro tem liberdade de expressão e “direito” a assaltar os cofres públicos. Mudar essa história, que nos persegue faz centenas de anos, é nossa obrigação. O estado está ai para, tambem, proteger a democracia dos assaltantes de poder. Quando o PT era oposição, saiam às ruas para exigir respeito pelo país (fora fmi, destribuição de renda, dignidade ao povo, educação, saúde, etc), mas, hoje, só vemos pessoas orquestradas e financiadas pelo capital e seus capangas (mídia e justiciaria),  para desestabilizar, novamente, um governo popular eleito democraticamente. O estado tem obrigação de defender o país dessa orquestração à barbárie  na tentativa de derrubar mais um governo popular.

  9. Maquiavélico.
    Se dependesse

    Maquiavélico.

    Se dependesse dessa visão de mundo dos de cima, hoje a jornada de trabalho ainda ia ser de 16 horas.

    A pergunta que resta é: o ideal de todo governo é que não haja povo.

    A defesa de um projeto de poder leva ao absolutismo, é o que esse post diz implicitamente.

  10. Hahahahahahahaa!
    Eu evito

    Hahahahahahahaa!

    Eu evito comentar porque é pura perda de tempo, mas, hahaha, dizer que as manifestações e o os crimes que acontecem nelas são incentivadas pelo PT é um novo recorde.

    hahaha, muito, mas muito chique mesmo! Não consigo nem parar de rir!

  11. Não podemos ser ingênuos,

    Não podemos ser ingênuos, manifestação com mascarados portando armas brancas isso é baderna, jamais poderá ser interpretado como manifestação democrática.  Essa corja representa a minoria, está provado, tem infiltração orquestrada no meio deles, são inocentes úteis.  O governo só não apura se não quiser, cadê a Polícia Federal?  Cadê o ministro da Justiça?  Quero ver ação e não falação.  Ninguém está propondo dar fim as manifestações, desde que legítimas, sem marginais e vândalos infiltrados.  Eu e noventa e nove por cento dos cidadãos temos o direito de ir e vir sem sermos intimidados por marginais travestidos de manifestantes.  Pelas imagens postadas na net durante as manifestações só vejo bagunça, intimidação e quebradeiras, dá para ver o pânico no semblante das pessoas na volta pra casa depois de um dia todo de trabalho, dá pena ver.  O que o país inteiro está observando são os manifestantes profissionais se exibindo, digo profissionais, porque recebem dinheiro (bônus) para quebrar tudo e disseminar a balbúrdia por onde passam, o país não pode ser refém de meia dúzia de desocupados a serviço de crápulas apátridas, cuja filosofia é:  quanto pior melhor.

  12. O MST não faz manifestações

    O MST não faz manifestações para derrubar o atual governo. Manifestações da Cut e Mst são para mostrar poder de fogo do atual governo contra os outros grupos.

    Já essas outras manifestações são para mostrar fraqueza do governo tendo como objetivo principal  tumultuar a Copa do Mundo e carregar junto com o fracasso a popularidade da  Dilma com todas as acusações de corrupção(existindo ou não) que serão propagadas. A imagem do Brasil lá fora, a afirmação do nosso país é o que menos importa. É o poder que está em jogo e com ele a Petrobrás, Banco do Brasil e tudo o que ainda falta para entregar ao mercado. Essa esquerdinha e verdismo que está aí serve e bem como massa de manobra.

  13. Terra Oca

    Isso sim é um discurso populista. O Controle!

    A ULTRA exposição conduz a isso mesmo. Um bando de megalomaníacos da repressão – ramificada – exigindo controle total.
    E na raiz desse sonho transloucado a idéia fixa de que na base da sociedade ideal está a dicotomia povo-estado.

    Estão nus! Não é sobre violência e caos social – é sobre a existência de protocolos anti-“democracia”.

  14. AA, pelo que estou vendo o

    AA, pelo que estou vendo o governo não está omisso. Gostei muito da entrevista do chefe da polícia civil do Rio. Ele deixou claro que desde o ano passado a infiltração de grupos oportunistas nas manifestações tem sido investigado. Acredito que esse trabalho de inteligência está a nível federal.

    Quanto a parte de contenção dos excessos dos manifestantes nas ruas a coisa é mais complexa. O modus operandi dos black blocs é provocar a polícia, para deflragrar uma situação de desordem total, de caos e violência.

    Lembre-se, o rapaz direcionou o rojão em direção aos policiais. A intensão é clara. Só que por incompetência do “mercenário” atingiu o cinegrafista. Os próprios BBs estão falando, “efeito colateral”.

    Portanto qualquer ação policial é temerário. Os BBs estão querendo usar o despreparo da polícia em favor de seus objetivos

    1. A Policia não está

      A Policia não está despreparada. Ela está desmoralizada, sem comando porque os governadores não querem perder a proxima eleição e acham que tem que ser “soft” com os manifestantes, tiram TODA a autoridade da Policia, que não pode agir, só apanhar. Em Brasilia no confronto com o MST tres manifestantes ficaram feridos contra OITO policiais, sendo que quatro em estado grave. Quer dizer, os policiais estão lá para apanhar.

      Qualquer Tropa de Choque brem treinada e o BOPE é dos melhores do mundo, acaba com manifestação em cinco minutos se tiver RESPALDO E GARANTIA do Governo estadual, que é extamente o que eles não tem, nem no Rio, nem em São Paulo e nem em Brasilia.

  15. Que texto mais

    Que texto mais ressentido,poderia pedir logo a derrubada da Dilma e a

    interdição do PT, fiquei com medo do Brasil  vou para Europa,ou Srael

    quem sabe Russia ..Argentina?

     

    Ps. O autor deve se levar à sério e certamente acredita que estamos

    emocionalmente abalados, ohhh direitona velha de guerra e seus métodos.

  16. Menos, bem menos
    O EUA antes da democracia tiveram uma guerra civil.

    Na França houve uma revolução antes da democracia. “L’État c’est moi” foi derrubado.

    A Independência Alemanha sobreveio com 2 guerras mundiais.

    Enfim, são inúmeros exemplos que ilustram que ‘Quer ser livre? Lute; Quer ser explorado? Fique inerte’.

    Demonstrações são desagradáveis para quem está voltando para casa? São. Mas vamos comparar: tem gente que mora na rua e come lixo, o que é pior?! E quando escutamos a voz deles? NUNCA, o sistema não permite.

    Há uma incoerência no texto: quando 200 mil protestam contra Jango, aí vale. Quando o povo protesta contra tarifa de ônibus, não.

    Não quer manifestação? Faça do Brasil uma Noruega. Se a elite segura o status quo, então aguente as consequências.

  17. A defesa da ordem estabelecida

    Eu não estou acreditando no que li! Este texto poderia perfeitamente estar num site de difereita. É uma clara defesa da ordem estabelecida. Não é nem reformista- é um exemplo maior do conservadorismo, em sua mais perfeita definição. O que importa, aqui, não é a democracia, as lutas populares nas ruas e sim a manutenção de um Governo em suas ações unilaterais, por via da força. Isso é uma ofensa à história do próprio PT, de todos os militantes que historicamente lutaram por um espaço plural e livre. Democracia não é passar um cheque em branco para um autocrata. Esta pessoa que escreveu este texto não representa a história do PT. Ele representa a elite dominante, os burocratas e todos aqueles que, independente de partido, lutam para as coisas contiuarem exatamente como estão. 

  18. “Sobre o controle das

    “Sobre o controle das manifestação” ou “Como A Revolução dos Bichos, de Orwell é atual”. Que tal no lugar de repressão, o Governo chamar a população e fazer reformas radicais populares? Reforma Agrária, Reforma Política? Além de atenuar os efeitos da Copa, como reassentar as milhares de famílias desalojadas?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador