Categories: Sem categoria

A ANS e a saúde complementar

Coluna Econômica – 27/09/2006

Diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), Fausto Pereira dos Santos traz alguns elementos a mais para se avaliar a questão dos planos de saúde e da saúde suplementar como um todo. O setor é composto por quatro agentes: o consumidor, as operadoras (planos de saúde) e os prestadores de serviços (médicos, hospitais, laboratórios clínicos) etc.

A saúde complementar começou a ser regulada em 1998, quando foram concedidos registros provisórios a mais de 3 mil empresas que operavam de forma desordenada no setor. O prazo para conceder o registro definitivo foi em final de 2004.

Para conceder o registro, a ANS analisou 2014 empresas (remanescentes da leva inicial) do ponto de vista cadastral, econômico-financeiro e conformidade dos planos com a lei.

A partir dessa análise, elas foram divididas em três grupos: as que cumprem com todos os quesitos; as que têm pendências administrativas sanáveis; e as que não tem conformidade financeira, e são inviáveis. Nesse último grupo entram 300 operadoras, e uma população atendida de 1,5 milhão de beneficiários. As empresas do último grupo sofrem uma intervenção de um fiscal da ANS. Ao final da intervenção, ou o plano se recupera ou é liquidado.

No final de 2004 foi lançado um projeto de qualificação pela ANS, em quatro dimensões. A primeira foi a assistencial, com peso de 50%. A partir das estatísticas que as operadoras são obrigadas a fornecer trimestralmente, a ANS passou a fazer comparações entre os diversos tipos de tratamento, em todas as suas etapas. Por exemplo, na linha materno-infantil, levantamento do total de pré-Natal de cada operadora (como percentagem das grávidas do plano), os resultados dos partos (desde morte até o bebê indo para a UTI).

A partir desses levantamentos, monta-se uma ficha técnica que mede a média do setor, define a meta e a posição de cada operadora.

O segundo grupo de avaliação foi o dos indicadores econômicos, com 30% de ponderação na pontuação final. O terceiro, da estrutura e operação, com 10% de peso, avaliando o volume de ressarcimento ao SUS e a adequação às normas da ANS. O quarto, o índice de satisfação do usuário, também com peso de 10%.

Juntando todas as pontas, chegou-se a um “rating” do setor (os dados estão no endereço www.ans.gov.br).

A partir da análise das estatísticas de 2003, 2004 e 2005, a ANS julga ter ocorrido uma melhora na apresentação das informações que permitiu às próprias operadoras conhecerem melhor seus clientes.

Agora, a ANS está obrigando as operadoras à compartilhar informações, através do TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) programa que oferece software para as pequenas operadoras, e define padrões de troca de informações para as grandes. O objetivo será padronizar guias e formulários, permitindo racionalizar os serviços e comparar dados.

Mas, segundo Fausto, não se irá chegar a uma racionalização se não se mudar a forma de pagamento. Hoje em dia é por procedimento, o que faz o hospital querer dar o máximo e a operadora a pagar o mínimo. O caminho seria a “capitação”, pela qual o prestador de serviços receberia um fixo pela população atendia.

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Em reunião do G20, Haddad defende reforma de bancos multilaterais para “um mundo mais justo e sustentável”

Liderança brasileira apresentou ideias do “Roteiro do G20 de reformas dos bancos multilaterais" para tornar…

14 minutos ago

Não há marco temporal para o que é originário e inalienável, por Dom Leonardo Steiner

Dom Leonardo propõe uma reflexão sobre o respeito aos direitos e à autonomia dos povos…

1 hora ago

Futuro interrompido: como o golpe de 1964 freou o avanço da reforma agrária no Brasil e permitiu a expansão do latifúndio

Brasil de Fato relembra as principais forças políticas que lutavam pela distribuição de terras no…

1 hora ago

Com 31 novas ocupações e acampamentos, MST encerra Jornada Nacional de Lutas

O Abril de Lutas mobiliza mais de 30 mil famílias Sem Terra, em 18 estados…

2 horas ago

Rumo à COP 30, Brasil quer ‘liderar pelo exemplo’, diz Marina

Ministra detalhou as estratégias para conter as mudanças climáticas e disse que o Brasil tem…

2 horas ago

A farsa dos hipócritas na busca pelo voto do eleitor crédulo, por Laura Fontenelle

O julgamento do STF em nada mudava a situação do traficante! Não passava a mão…

3 horas ago