A Bolívia e a Petrobrás

Um dos fatores que insuflou o nacionalismo boliviano, foi a decisão da Petrobrás, em 2003, de não pagar o que devia à Bolívia pelo uso do gasoduto. Pelo contrato, a Petrobrás se obriga a pagar até se não utilizar o gás. O que paga serve de crédito para uso futuro. Mas o diretor de gás da Petrobrás, Ildo Sauer, recusou-se a pagar em 2003, contribuindo fortemente para a radicalização posterior na Bolívia.

A radicalização de Ildo Sauer que levou a um fortíssimo questionamento da política econômica boliviana pela oposição. E fez o país buscar alternativas ao Brasil, na venda de gás, encontrando o governo argentino disposto a fazer parcerias.

Esse desastre diplomático-empresarial ajuda a entender um pouco melhor a condescendência do Brasil no episódio da ofensiva nacionalista de Evo Morales.

Luis Nassif

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. seguinte esse governo da
    seguinte esse governo da Bolivia e da Venezuela está mostrando o que é esquerda, enquanto eles estatizam os setores essenciais nosso patriotas do PT querem privatizar a amazonia

  2. Queria falar sobre
    Queria falar sobre segurança.O Nassif não colocou nada sobre isso, então vamos ver se encaixa no Petróleo mesmo.
    O ministro da justiça sai dizendo ter saido com o dever cumprido, não entendí.Na sua gestão voltou o terrorismo…. PCC ataca, mata autoridades….. O crime cresce….a corrupção cresce. Aonde está o dever cumprido? à propósito quando é que esse governo de falsa esquerda vai criar uma lei anti-terror.Vai esperar detonarem o Murumbí lotado ou o Metro de SPaulo na hora do rush?

  3. Algo desta natureza nunca é
    Algo desta natureza nunca é dito pela midia em geral. Um fato que cria problemas em geral, ajuda a criar instabilidade com relação ao gás para o consumidor, mas ninguem avisou que a Petrobras não pagou parte da conta. Deveria ter sido a primeira coisa dita.

  4. Roberto, sou mineiro de Minas
    Roberto, sou mineiro de Minas Gerais, adoro o nordeste e a Paraiba. Se fosse paraibano e lesse algo escrito com tanto preconceito contra a minha terra, me indignaria. A terra de Canhoto, Vital Farias e tantos outros não pode ser alvo de uma manifestação tão preconceituosa quanto aquele spam falso, sobre o qual não tenho a menor responsabilidade.

  5. Quem legitimou o populista
    Quem legitimou o populista foram as falsas promessas desse modelo de livre fluxo financeiro de capitais. Prometeram desenvolvimento, modernização, melhoria nas condições de vida da população, e não entregaram. O grande desafio será reconstituir a fé das pessoas no moderno (que nada tem a ver com esse simulacro da modernidade que nos foi impingido nesses anos).

  6. Será que em princípio Guido
    Será que em princípio Guido Sauer não estava correto no seu modo de pensar? Este acordo do gás feito na era FHC foi muito criticado, porém, Guido ou o Governo não tiveram senso de oportunidade, uma vez que o fato do Brasil estar dependente do gás da Bolivia já era fato consumado. Me pergunto, qual é a saída agora? O governo deveria agir estrategicamente e com objetividade p/inibir os possíveis futuros consumidores do gás Boliviano.

  7. Ué, Marcelo, nós estamos
    Ué, Marcelo, nós estamos acusando os bolivianos de não quererem respeitar contratos e descobrimos que desrespeitaos antes. O grande desrespeitando contrato firmado com o pequeno.

  8. Bem, pra variar, ninguém
    Bem, pra variar, ninguém ainda tinha comentado sobre esse DETALHE desimportante. Estou com o amigo aí debaixo que se dispõe a enviar o post para a Míriam Leitão (e o Sardenberg e o Jabor, claro).
    Agora, mudando de assunto: aparecer um sujeito nordestino parabenizando e concordando com o spam falso é demais! Que pena que “muita gente no nordeste pensa como ele”, segundo o próprio. Replicação interna do pensamento colonizado: vejamos nós até onde já chegamos.

  9. Deodato, estou dizendo que em
    Deodato, estou dizendo que em 2003 a Petrobrás desrespeitou um contrato em 2003. E não meramente um contrato, mas o mais importante contrato do governo boliviano. Não estou justificando os atos posteriores do Morales. O que estou dizendo é que essa atitude desmoralizou o governo anterior, abrindo espaço para a eleição do Morales.

  10. Neste momento de mudanças nos
    Neste momento de mudanças nos vários escalões do governo, este Post vem bem a calhar para derrubar este Ildo Sauer. Não, não. Deve ter sido coincidência.

  11. Para “A Bolívia e a
    Para “A Bolívia e a Petrobrás”

    Caro Nassif, amigos, bom dia.

    Desde o início considerei muito estranho ter o contrato de fornecimento de gás Bolívia-Brasil estabelecido um piso para o consumo e ser este piso integralmente remunerado, mesmo que o consumo fosse nulo. Logicamente, quando se aluga um imóvel, o inquilino se obriga a pagar o aluguel, condomínio etc, mesmo que não o ocupe de fato. Aí é quase obrigatório ser assim, pois ficaria muito complicado medir a efetiva ocupação do local, além de ser, tal espaço, uno.

    Parece que este raciocínio prevaleceu na contratação do fornecimento, ato consumado nos tempos de FHC. Não considero o fornecimento de gás de mesma natureza que um aluguel de um bem indivisível qualquer. Poder-se-ia assumir uma condição mais flexível, com o pagamento de uma taxa pelo não uso do produto à disposição, porém não o valor integral do mesmo, pois ele ficou lá, guardadinho, não se perdeu; perderam-se juros, diferiram-se os lucros.

    Não obstante, assim foi feito e o contrato devia ser respeitado, podendo caber uma renegociação para resolver desequilíbrio putativo. Agora, assumindo que esta notícia vinda do Nassif reflita fato histórico (embora chocado, não tenho como duvidar), temos a reconhecer que a Petrobrás, pelas mãos do gaúcho Ildo Sauer (não só pelas mãos dele, claro, mas é de se supor que tenha sido sua posição, se não decisiva, muito importante, como diretor da área), agiu da mesma forma como todos reclamamos fazerem as representantes do capitalismo internacional aqui (sugiro pesquisar o estranho caso Shell-Paulínia).

    Repisando, trata-se de assunto muito sério, por si e pelas conseqüências que ajudou, sem dúvida, a gerar, para continuar em brancas nuvens. Afinal, quanto isto nos está custando, apenas considerando valores tangíveis? Bem, haverão de dizer, afinal, há um ex-presidente do BC flanando por aí, lépido e fresco, até admirado, depois de provocar o rombo seminal da fase real…

    Abraços

  12. Essa é a nossa mídia: a
    Essa é a nossa mídia: a terrível Bolívia, comandada pelo Carrasco dos Andes, o generalíssimo Morales, pode criar terríveis problemas para o Brasil … Só nos resta marchar sobre Santa Cruz de La Sierra e La Paz, executar o terrível Evo em praça pública e organizar um desfile patriótico da Mangueira para comemorar a vitória do Brasil sobre essa ameaça horrenda.
    Vá entender …
    WM

  13. Caro Nassif, com sua
    Caro Nassif, com sua permissão dirijo-me aos Senhores Roger Dutra e Roberto de João Pessoa-PB: Caro Roger, diferente, muito diferente daquilo que diz o Roberto, muito poucos nordestinos concordam com ele, do mesmo que sulista, nortista sudestinos e centro-oestinos. A liberdade democrática confere direitos aos sábios e aos tolos.
    Devemos , contudo, tomarmos cuidados, no afâ de mostrar contrariedade com algum ponto de vista, de não colocarmos todos de um lugar num mesmo balaio. Ressalvo que notei as aspas em seu comentário, porém sua intenção, aos desavisados, pode surtir efeito diferente do pretendido.
    Finalizando, ao Roberto diria: acesse com mais frequência esse espaço, para refluir seus pontos de vista ou nconsolidálos, mas, com consequência.
    Um fraternal abraço baiano ao Luis, ao Roger e ao Roberto.

  14. Deixa eu aproveitar este post
    Deixa eu aproveitar este post sobre a Petrobras para comentar algo: o preço do petróleo baixou um tanto nos últimos meses, porém o nível de preços dos derivados no Brasil continua no patamar antigo, com o barril a 80 dólares. Não seria interessante realinhar estes preços para termos duas consequências positivas, a saber: pressão deflacionária nos índices de preços e aumento da atividade econômica pelo menor custo de transporte? Estou falando besteira ou esta diferença de preço causa um aumento de tributação pela retenção maior da CIDE?

  15. Ricardo, vocêm repete com
    Ricardo, vocêm repete com outras palavras as cláusulas contratuais que descrevo no meu post, e me chama de desinformado. Se você estiver certo em relação às cláusulas, eu também estou. E aí você está errado em me chamar de desinformado. Se eu estiver errado, você também errou, e aí se aplica a você também aquele conselho de não escrever sobre o que não se conhece. Mas em que sinuca de bico você nos meteu, heim?

  16. Para mim, Evo chegou ao poder
    Para mim, Evo chegou ao poder devido ao fracasso das promessas de desenvolvimento com a globalização. A Bolívia eliminou a hiperinflação e abriu o mercado interno cerca de 10 anos antes do Brasil. E como o Brasil, ficou economicamente estagnada, o que após algum tempo gerou a oposição feroz de cocaleros e mineiros (de minas de minério, não de Minas Gerais, heheheh).
    Agora, olhando a história, pergunto: será que Evo termina o mandato? Com que iremos negociar daqui a 2 anos? Evo fez muitas promessas que não poderá cumprir e incentivou a radicalização. Vai incentivar mais radicalização se sentir que seu poder balança. Semeou ventos….
    Ainda vou ver a Petrobrás agindo como a Esso de 40 anos atrás em defesa dos interesses brasileiros na Bolívia.

  17. Caro Nassif

    Deve ser
    Caro Nassif

    Deve ser horrível a posição de alguém informado, profissional da infrormação, quando é questionado por quem sequer tem a informação…
    Mas vamos lá. Não conheço o tema, mas creio que Ildo Sauer tem sido um diretor exemplar da Petrobrás, reconhecido até pela poderosa AEPET – Associação dos Engenheiros da Petrobrás. Em tempos noeliberais, parece ser homem que não entrou nessa cantilena e mantém uma posição pró-Brasil.
    De qualquer maneîra, você coloca uma informação, e não tenho uma contra-informação. Mas se foi um dos motivos da eleição do Morales, ótimo, talvez aquele Diretor não seja tão ruim assim, talvez haja um pouco de estratégia no fundo de tudo isso.
    Aproveito para comentar outro post, aquele que você fala sobre os políticos impedirem o suicídio das economias. É exatamente isso, e isso se chama democracia. Para que isso não ocorra, é preciso que se estabeleça um outro poder, que não o voto, preferencialmente o da imprensa. Melhor ainda: retiremos a administração da máquina pública e criemos as tais agências reguladoras. E, no mesmo caminho, concedamos independência ao Banco Central.
    Moral da história – a democracia passa a ser imprestável. A política econômica é produzida por uns tais técnicos que têm absoluta autonomia. Cito, como exemplo, a 7ª rodada de licitações petrolíferas: a área licitada era maior do que o território da Alemanha, do que o território do Japão, do que o território da Itália. Ninguém divulgou isso, o povo não sabe disso. Mas estão lá os tais técnicos, usurpando a competência que deveria ser do legislativo e do chefe do Estado.
    Estamos no caminho de uma democracia que prescinde do povo. Daí minha campanha, para a qual convido a todos – EU QUERO VOTAR PARA PRESIDENTE…DO BANCO CENTRAL.
    Grande abraço do seu admirador
    Maia

  18. (08/02)

    Caro Nassif,
    (08/02)

    Caro Nassif, comentaristas,

    Simplesmente não entendo: O Nassif escreve, com todas as letras, que o Diretor Ildo Sauer, da área de gás da Petrobrás “se recusou a pagar em 2003, contribuindo fortemente para a radicalização posterior da Bolívia”.

    E ainda, menos mal do que eu pensava, se os tais pagamentos funcionam como adiantamento para compensação futura, a coisa fica parecendo que foi um rompante gauchesco de bombachas do Dr. Ildo. Pela maneira que se apresentou, mai de uma vez, diante da TV, nos tempos do “apagão”, não tenho dúvidas de ele é capaz de uma atitude dessas, sim.

    Foi isso mesmo, Nassif?

    Porém, o estranho é que, diante disso, dessa caca, vem um dizendo que Ildo fez o certo, vem outro dizendo que acha isso, outro que acha aquilo, parecendo que a coisa não aconteceu ou que, se aconteceu, não teria importância!

    Assim não dá, gente.

    Abraços

  19. Oi Nassif
    Capitalismo
    Oi Nassif
    Capitalismo pressupõe risco !
    As possibilidades de ganhos na Bolívia eram altas , não esta sozinha a Petrobrás lá, Repsol , BP entre outras foram brigar pelo seu quinhão da felicidade.
    O que não é possível é pedir tratamento diferenciado se não nos portamos de maneira diferente. Qual o argumento , soliedariedade latino-americana ?
    Pífio
    ( )s Paulo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador