Categories: Sem categoria

A Copa e a Economia

Um fracasso em Copa do Mundo suscita muitos comentários, muitas interpretações. Não se trata de uma mera competição esportiva. A Copa do Mundo tem influência marcante sobre o imaginário nacional, sobre a auto-estima.

Grosso modo, há dois tipos de interpretação sobre a falta de garra dos jogadores, algumas no plano esportivo, outras no plano psicossocial.

No plano psicossocial, as explicações abordam o excessivo mercantilismo dos jogadores, sua formação supra-nacional, uma certa perda da identidade nacional, o que os levaria a tratar um jogo de Seleção da mesma maneira que um jogo de seu clube. É uma possibilidade sim. A cena de Roberto Carlos arrumando a meia, na hora do gol da França, é de um simbolismo atroz.

No plano tático-administrativo, vejo no fracasso da Seleção vícios de Carlos Alberto Parreira muito presentes no campo político e administrativo brasileiro. Há semelhanças claras entre Parreira e o comando da política econômica -embora não haja nenhuma relação de causalidade entre os dois.

A Seleção de 1994, com menos estrelas, era um primor de arrumação tática. Raramente os adversários chegavam ao gol. Porque a de 2006, com tantas estrelas, não conseguiu se encontrar em campo, se o mesmo Parreira treinava as duas?

A primeira característica comum em Parreira, e em sucessivas equipes econômicas, é a incapacidade de adaptar seus princípios táticos ao mundo real. Ambos montam sua tática e não tem flexibilidade suficiente para adaptá-la a cada circunstância. É como se a tática fosse a chamada invariável da equação. Às vezes dá certo, às vezes não.

A segunda, prima-irmã da primeira, é o predomínio da inércia, o receio de correr o risco da inovação. Ficou evidente para todos, desde o início, que muitos dos jogadores consagrados já não tinham muito a contribuir para a Seleção, pelo peso da idade, pelo desinteresse de quem está em final de carreira. Cafu e Roberto Carlos são exemplos evidentes, desde o primeiro jogo.

Periodicamente, treinadores e gestores são submetidos ao desafio da renovação, mas tremem na hora da decisão; do mesmo modo que gestores de política econômica, quando percebem o esgotamento de determinada política, mas não querem correr o risco de mudá-la, mesmo sabendo que a mudança será inevitável em um ponto qualquer do futuro. Empurram com a barriga e passam a responsabilidade para os sucessores. É por isso que, em ambos os casos, a mudança só vem depois do desastre consumado.

A lógica é a mesma nos dois casos. Se não der certo com o convencional, o risco de crítica é menor do que se falhar com a mudança. Nesse caso, ele seria crucificado pelo experimentalismo. Alguma diferença com a tática de redução gradativa de juros adotada pelo Banco Central?

A terceira característica é a incapacidade de estimular o “espírito animal” -no caso da política econômica, dos empresários em empreender; no caso de Parreira, dos jogadores em jogar. Todo o intervalo de jogo vale para os ajustes táticos e para uma lufada de auto-confiança nos jogadores. Provavelmente (isto os especialistas poderão dizer melhor), Felipão tem menos conhecimento de tática de jogo que Parreira. Mas sabe injetar sangue na veia de seus jogadores.

A quarta característica é a ausência do “agente político” na Seleção, o líder — técnico ou jogador– capaz de levantar a bandeira e tirar os jogadores do marasmo. Foi o que Didi fez em 1958, o que Gerson e Pelé fizeram em 1970 e o que Dunga fez em 1994. E o que Zidane fez maravilhosamente no jogo contra o Brasil.

Parreira-Zagallo não diferem muito do espírito burocrático de FHC-Lula. A crise que se encarregue de providenciar as mudanças.

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

4 horas ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

4 horas ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

5 horas ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

6 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

8 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

8 horas ago