A gestão Lula

O governo Lula conseguiu criar algumas linhas de excelência no Ministério: a Casa Civil, de Dilma Rousseff, o Ministério do Desenvolvimento de Luiz Furlan (junto com a Apex), o de Ciência e Tecnologia, de Sérgio Rezende, o de Turismo, de Walfrido Mares Guia.

Mas desmontou as agências reguladoras e jogou pelo ralo ministérios fundamentais. O loteamento do Ministério das Comunicações a Hélio Costa foi um desses casos. O primeiro titular, Miro Teixeira, pelo menos tinha sensibilidade para tentar desenhar o futuro, lançando as bases do Sistema Brasileiro de Televisão Digital.

Em Ministérios sociais, preencheu cargos para aplacar movimentos, sem preocupação nenhuma com a eficiência. O da Integração Racial é uma incógnita; o da Reforma Agrária, outra. Apenas agora o do Desenvolvimento Social começa a ganhar eficácia.

Somando-se todos os pontos positivos e negativos, colocando-se a política econômica na balança o desequilíbrio é amplo: não conseguiu romper com a herança da política monetária do seu antecessor, e matará mais oito anos de crescimento, assim como FHC o fez.

PS — Leitores chamaram a atenção para um lapso indesculpável: a não menção ao Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, um grande quadro. Coloco no blog a posteriori, para a retificação não ficar restrita às mensagens.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador