A parceria com a APJ

A partir da próxima terça-feira, a Coluna Econômica que assino passará a ser publicada pelos 16 jornais que integram a Associação Paulista de Jornais (APJ). Sua tiragem total ultrapassa 400 mil exemplares.

É mais um capítulo na parceria que começou na última campanha eleitoral, e que marca uma nova estratégia na mídia regional, de gradativamente buscar fontes que a ajude a se diferenciar do que sai na grande mídia.

Esse avanço da imprensa regional ficou claro, para mim, quando fui jurado dos 50 anos do Prêmio Esso, no ano retrasado. Eram os jornais que conseguiam fazer as grandes reportagens, praticamente abandonadas pela grande mídia — com exceção do jornal “O Globo”. No ano passado, repetiu-se a performance.

Além da Internet, o avanço da mídia regional é outro fenômeno que está mudando a face da imprensa no Brasil.

Luis Nassif

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Precisamos democratizar a
    Precisamos democratizar a mídia. Algumas famílias apropriaram-se da Comunicação Social: recriaram as Capitanias Hereditárias na Mídia.

  2. Parabéns Nassif, a sua
    Parabéns Nassif, a sua contribuição é muito importante para a sociedade brasileira e esses 400 mil exemplares serão lidos por mais de um milhão de pessoas. A sua inteiração conosco tem sido muito importante, principalmente pelos temas atualizados colocados em discussão.O Brasil precisa dessa transparência através da imprensa.

  3. NASSIF
    É com uma euforia
    NASSIF
    É com uma euforia imensa que vejo suas palavras sendo multiplicadas através da APJ. Não queremos apenas 400 mil exemplares, mas o quádruplo desse número, chegando aos rincões mais esquecidos de nosso país, pois você não é somente um colunista, mas uma pessoa brilhante e sensata, educada, sem evasivas, incapaz de ficar criando dificuldades desnecessárias, com o intuito de levar a desesperança a nossa nação. Você, caro amigo, não é um articulista desinteressado que apenas preenche um espaço, mas um homem de seu tempo, que participa e se empenha na construção deste país. O seu caráter foi moldado em função de muitas buscas e caminhos percorridos, portanto escute as suas propostas e siga as suas instruções, usando como material de trabalho o exemplo de sua própria vida. Dê o melhor de si e seja, sobretudo, honesto consigo mesmo, não permitindo que a derrota, arma dos fracos, tolde a sua arte.
    Que Deus o abençoe!

  4. Espero que o crescimento das
    Espero que o crescimento das mídias alternativas façam o necessário contraponto com as matérias publicadas na chamada grande mídia.
    Na última eleição (só para dar um exemplo) ficou clara a preferência da grande mídia por um dos candidatos, e a forma como ocultava notícias negativas desse mesmo candidato e do sistema político que o apoiava, de forma a desgastar o outro.
    Sem entrar no mérito de gostar ou não de qualquer candidato, o país ganharia se os órgãos da mídia assumissem honestamente suas posições e abrissem espaço para que as várias correntes de opinião pudessem se expressar. Fazendo isto, os debates seriam muito mais ricos e consistentes, e a mídia estaria finalmente respeitando quem deve livremente formar sua opinião sobre os fatos: o leitor !

  5. Não sabia desse fato. É uma
    Não sabia desse fato. É uma ótima notícia.

    Isso me faz lembrar um criativo anúncio, publicado na Argentina, há uma década. Era outro contexto, outro problema: a força das mídias estatais.

    Dizia o título do anúncio: “Mais de “n” meios privados para que você não seja privado de meios”.

    Mas acho que o espírito é o mesmo!

  6. Parabens Nassif!isso só vem
    Parabens Nassif!isso só vem ressaltar a sua qualidade de analista político independente,que tanta inveja dá a outros colegas seus,que não conseguem andar com as próprias pernas.

  7. Fico muito feliz, porque
    Fico muito feliz, porque estou vislumbrando o renascimento da informação honesta. Já disse a alguns interessados(a própria mídia), que não suporto mais suas reportagens, quando não são meras narrativas são tendenciosas. Se somos plurais no modo de pensar, a mídia tem que ser plural na abordagem dos assuntos. Peço um favor-sem querer te pautar, aborde: 1. Indicação de Deputados e Senadores(e/ou seus apadrinhados tranvestidos de técnicos) para cargos no Executivo;
    2. O total ostracismo dos verdadeiros técnicos nas reportagens que tratam de problemas de interesse público.
    Ainda tenho saudades dos jornais nanicos da época da ditadura.
    Desejo que jornalistas como você tenham cada vez mais espaço para que nós-o povo- sejamos bem informados.

  8. A “grande mídia” só abrirá os
    A “grande mídia” só abrirá os olhos quando já estiver ferrada…parabéns Nassif, jornalismo e honestidade ainda podem caminhar juntos…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador