Enviado por: Thor Ribeiro
Nassif,
Pegando um aspecto desse texto gostaria que você desenvolvesse mais, ou abrisse espaço pra quem quiser, sobre a alternativa do ensino superior público pago. Claro que teria de ser algo com faixas de isenções, planos de empréstimos a juros decentes, etc.
Acho que melhoraria muito o setor sem onerar mais os cófres públicos e com pouco custo político/social, já que muitos saem de colégios particulares de 1000 ou mesmo 2000 reais a mensalidade e passam a estudar de graça; com toda certeza não se importariam se pagassem uma parcela disso a universidade.
De qualquer jeito obrigado
Comentário
O tema é oportuno. Muitos sustentam que a maioria dos alunos das universidades federais são de baixa renda. Até pode ser. Mas, dado o grau de excelência do ensino público superior – um ativo inestimável do país –, a maioria dos alunos, mesmo os abastados, entre uma universidade pública e uma privada, na maioria das vezes optaria pela pública.
Além disso, o diploma dá uma condição de trabalho privilegiada ao aluno, depois de formado. Nada mais justo que, aqueles que tenham condição, devolvam ao Estado, ou à sua universidade, a ajuda que receberam do conjunto de contribuintes.
De qualquer modo, um bom tema para discussão.