A viuvinha da mega-sena

Repito: até pode ser que Adriana Almeida, a viúva do milionário da Mega-Sena seja a culpada da morte o marido. Mas os motivos até agora alegados para mantê-la na prisão, ou mesmo considerá-la suspeita são canhestros.

Segundo o “Globo” de hoje, na matéria “Delegado: viúva teria planejado o assassinato”, o delegado Roberto Cardoso diz ter “encontrado indícios” de que ela planejou a morte do milionário. Como, só agora, se a viúva está detida há uma semana. O indício é que três dias antes do assassinato ela foi expulsa da casa por suspeita de infidelidade conjugal.

A partir dessa prova formidável, diz o delegado que “posso admitir que há indícios que levam a crer que a morte foi articulada pelas seis pessoas que estão presas”. Ele “pode admitir” que “há indícios” que “levam a crer”…

Fantástico! Toca a prender todo mundo.

O indício seria o medo de Adriana ser retirada do testamento por Renné.

O indício que incrimina o segundo suspeito, o motorista Ednei Gonçalves Pereira é o fato de ter sido empregado por indicação do terceiro suspeito, o ex-PM Anderson Silva de Souza, que é suspeito por ser amante de Adriana e ter sido demitido uma semana antes pelo milionário.

É possível que o criminoso esteja entre os suspeitos. Mas essa prisão em massa, em cima de indícios tão tênues, é puro abuso de autoridade.

A principal suspeita da morte do coronel da PM, em São Paulo, continua solta. Nem acho que deva ser presa antes do julgamento. Não compactuo com a idéia de que a isonomia se dá em torno do desrespeito universal aos direitos individuais.

Mas certamente a condição social dos suspeitos tem sido fator determinante para esse “prende antes, comprova depois”.

Luis Nassif

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prenderia você, porque esse
    Prenderia você, porque esse duplo F do seu nome tornou-o suspeito. E essa ânsia de encontrar um culpado a qualquer preço confirma suas intenções. Deixa o delegado saber, que, pela sua (do delegado) lógica impecável você vai direto para o xilindró.

  2. A Viuvinha,cinco minutos,pata
    A Viuvinha,cinco minutos,pata de gazela,
    a mão e a luva, são todas inocentes.
    Muito em breve,o feliz defunto que a perdeu a receberá de braços abertos(?)

  3. O interessante é que tem um
    O interessante é que tem um jornalista reu confesso de um assassinato que nao precisa ficar preso segundo o poder judiciario. Alguem sabe me explicar por que isso acontece? Por que o tratamento diferenciado?

  4. Nassif,

    Uma coisa que
    Nassif,

    Uma coisa que deve-se sempre perguntar é a quem interessa o crime.
    Partindo desta premissa a viúvinha é a suspeita número um.
    Elementar, meu caro Watson.
    Ela seria abortada do testamento, tomou a iniciativa antes do ato.

  5. Também acho que é abuso de
    Também acho que é abuso de autoridade e concordo que a principal suspeita da morte do Ubiratan deva aguardar o julgamento em liberdade. O que não entendo, por mais argumentos jurídicos que possam me mostrar, é o fato do jornalista Pimenta Neves após ser condenado estar solto.

  6. A incompetência de todas as
    A incompetência de todas as polícias no Brasil é abominável. Ou o sujeito é réu confesso e pede para cumprir pena, ou o trabalho da polícia não dá em nada. Até a fanstática (no mau sentido) operção kolibra só existiu porque a polícia alemã deu a dica. Vergonha total, a Alemanha pedir pelo amor de deus pro Brasil prender os traficantes que levam cocaína para lá, para deixarem de incomodar.

  7. Concordo em gênero e
    Concordo em gênero e número.
    Parabéns por defender que a justiça se faça de qualquer maneira.
    Bem-aventurados os sofrem por amor à justiça….

  8. Muito bom, Nassif! Concordo
    Muito bom, Nassif! Concordo integralmente com você. Se a polícia prendesse todos dessa forma, haveria dois países – um encarcerado, outro à solta. Iam sobrar poucos circulando por aí.
    Abçs,
    LC

  9. Edmundo, até é possível que
    Edmundo, até é possível que eles sejam culpados. Mas não pode prender antes e comprovar depois. E se não forem culpados?

  10. Sr. Nassif,

    A história
    Sr. Nassif,

    A história sempre se repete. Quando são os pobres envolvidos em suspeitas de crime, atira-se primeiro; pergunta-se depois.
    Até agora não aparaceu nenhuma entidade dos direitos humanos para protestar contra a prisão dos suspeitos por indícios na morte do milionário da mega-sena.
    Já a brilhante, bem-nascida, bem-educada, bem formada e filha de criminalista ilustre, continua solta. E, claro, como você disse, deve permanecer uma vez que não se provou ainda a sua culpa.
    A culpa dos suspeitos por indícios já está provada: eles são pobres.

  11. Você tem acompanhado o caso e
    Você tem acompanhado o caso e temos acompanhado aqui todas as dicas que você já deu a seus colegas de profissão.
    Alguma dúvida, Nassif, de que se ela fosse de outra “casta social” não estaria livre leve e solta?
    E cadê o PIMENTA, hein? Réu confesso, crime hediondo etc etc etc – cadê? É o sistema que está podre, corroído por dentro.

  12. A sabedoria popular já diz:
    A sabedoria popular já diz: “rico não via para cadeia” – no caso do coronel tem indicios muito mais fortes do que estes. O Pimenta Neves, é confesso, condenado em primeira e em segunda instancia e aguarda o julgamento dos recursos em liberdade. Agora a viuva da mega (de origem pobre) sena está frita, pois já foi julgada, condenada e presa, pela opiniao pública, que é mais condescendente com os ricos.

  13. da mesma maneira leviana que
    da mesma maneira leviana que boa parte é influenciada antes eram eleitos apenas os péssimos politicos…a tv conduz a idéia inicial de forma neurolinguistica e a destruição desse pensamento errado na opinião formada é tão distante quanto se esquecer da primeira impressão que é a que fica………

  14. Além da amante do coronel
    Além da amante do coronel 111, temos o juiz Lalau, o jornalista Pimenta, o banqueiro Edimar, a socialaite Eliane Tranchesi, o empresário Vedoim…

  15. Nassif:
    O pior foi a chamada
    Nassif:
    O pior foi a chamada sobre o caso dada pelo jornal da Rede Tv; ” após a descoberta da arma do crime, complica a situação da viúva do caso da mega sena”.
    Matéria: Na casa do PM Anderson Silva foi encontrada uma arma que foi levada para a perícia.
    Pô; que PM não tem uma arma em casa? Ele não confessou o crime e muito menos disse que usou aquela arma para tal!
    Como se pode afirmar que esta foi a arma do crime sem confissão e sem perícia?
    No caso da cocaína na mamadeira teve até uma perícia inicial que depois foi desmentida. E agora? nada apenas uma declaração do apresentador. Nassif: muda de ramo, jornalismo no Brasil não dá mais para aguentar!!!

  16. acho que os grandes
    acho que os grandes ganhadores com todo esse despejo de noticias se a loura é ou não a assassina, são os engeheiros e donos das empresas do consórcio do buraco do metro, pois a midia ja deixou-os para traz……eles devem estar mais tranquilos pelo esquecimento…………………ou não Nassif??

  17. NASSIF

    A mídia está jogando
    NASSIF

    A mídia está jogando lenha no caso da “viuvinha da mega-sena” para reforçar a audiência, pois no fundo, está pouco se lixando com a sorte dessa senhora. Essa gente é desprovida de bom senso e compaixão. Vão atirando pedras, depois, dão o dito por não dito.
    Esse caso traz-me a lembrança, um outro causo, contado por meu avô, com o intuito de educar seus netos:

    Um certo senhor vivia a lançar imprecações, contra uma certa dama, sua vizinha. Não passava um só dia em que ele não a “honrasse” com maledicências. O marido, parvo que era, acabou acreditando nas canalhices do sujeito vociferante. A pobre mulher, covardemente, enlameada até o pescoço, sem ninguém que a defendesse, resolveu buscar paz, nos braços do Eterno. Suicidou-se!
    O mancebo, encurralado pela consciência pesada, buscou clemência em um confessionário. Contou ao padre todas as suas sandices, que não passavam de uma vingança contra a pobre dama, objeto de seu desejo. Finalizou a confissão dizendo:
    -Já que ela não quis ser minha, também não seria de ninguém! Esse foi meu erro. Agora eu quero consertar o que fiz, para trazer paz a minha vida.

    O sacerdote, então, entrou na casa paroquial e voltou trazendo um travesseiro de penas. Pediu ao réu confesso que o acompanhasse até o telhado da igreja. Ali, rasgou o travesseiro, deixando que as penas voassem para além. Pediu, depois, ao maledicente que fosse pegá-las. Esse ficou assustado com a insensatez do pedido, tamanha a impossibilidade de juntar todas as penas. O velho sacerdote disse-lhe, seriamente:

    – Assim como lhe é impossível pegar todas as penas de volta, é, também, impossível limpar o nome dessa mulher, desonrado pelas blasfêmias proferidas por sua língua ferina.

    ACAUTELEMO-NOS, NO CASO DA VIUVINHA DA MEGA-SENA.

  18. Nassif,

    Sou sua fã mais pela
    Nassif,

    Sou sua fã mais pela sua simpatia do que por achar você expert em economia, porque não tenho cacife para discutir suas análises nesta área, mas é verdade que você transmite exatamente essa autoridade do conhecimento, pela sua segurança e argumentos que ao meu ver, poderiam ser menos “economiquês” , digamos num linguajar mais simples, já que a internet é democrática e qualquer cidadão hoje tem acesso à ela, mesmo que não tenha um computador em casa, certo? Tanto pode acessar o seu blog o Antonio Ermírio de Moraes, como eu, por exemplo. Mas voltando na “Viuvinha Alegre” você tocou na ferida- a Carla Ceppolina (elite) está solta e os da base da pirâmide: todos presos em 10 dias – e o pior: por suposições apenas. Não estou defendendo ninguém, só sou contra julgamentos sumários seja pra quem for.
    Vou me esforçar mais pra entender e absorver a mensagem dos seus conhecimentos. Abraços (Sta. Bárbara d´Oeste – sp

  19. Caro
    Caro Nassif

    Econo-Jornalista-Professa e agora perito Criminal, realmente concordo com tua analise tche….CANHESTRO palavrinha usada pela ESCOL.
    O que Tu escondes nesta palavrinha meu caro ?
    A Grande Midea esta sem fatos relevantes para destaques, ( Sem CPI´s, ELEIÇÕES e O GOVERNO BAILANDO EM CIMA DAS ELITES ) uma estorinha MILHONÁRIA vem bem a calhar, OU ESTOU A NEGANAR-ME.

  20. Nassif, você tem razão
    Nassif, você tem razão total.
    Há um artigo muito interessante de uma jurista carioca chamado “A Esquerda Punitiva”. Trata, exatamente, de pessoas que se consideram consideram defensoras dos direitos humanos que, embriagadas pela cachaça da articulação entre mídia, ministério público e polícia, passou a exigir a cabeça de todo mundo que fosse apenas acusado de alguma coisa.
    A esquerda adorou quando o acusado era Paulo Maluf, perseguido pelo PSDB e pelos promotores paulistas (não excluo a possibilidade de que ele seja culpado daquilo de que é acusado), e exigia como os freqëntadores do Coliseu o sangue da vítima.
    O Ministério Público em São Paulo, já ao tempo do Quércia, foi levado à participação no governo e no partido. Falou-se pela primeira vez da República dos Promotores. Depois, veio o Fleury, ele próprio um dos integrantes daquela República anterior. Mas, o PMDB perdeu o controle do Ministério Público e o PSDB estabeleceu suas bases e até hoje as mantém ali. Talvez não organicamente, mas ideologicamente, com certeza.
    E essa República tem as duas faces: promotores e delegados reunem o que chamam de “indícios”, passam, muitas vezes por baixo do pano a notícia para a imprensa, que publica aqueles “indícios”. Após publicação, os mesmos fatos – agora já considerados provas, porque publicados em jornais e revistas importantes – são usados para oferecer denúncias. Muitas vezes, se diz que é desnecessário provar o fato, porque é público e notório, já que foi publicado pela imprensa. Esse estratagema põe os juizes contra a parede. Não todos, apenas uns poucos, acabam cedendo à pressão desse ministério público e da mídia, temerosos de serem vistos como protetores dos criminosos e corruptos, e recebem as denúncias e instauram os processos, até porque a instauração do processo não significa nenhuma condenação. Depois, quando o judiciário termina por absolver o acusado, lança-se a suspeita sobre os magistrados, como se eles tivessem decidido em função do medo. Porque, aí, a mídia já criou a imagem de criminoso para o acusado: Primeiro, com a publicação dos indícios, dados como provas cabais; depois, com o oferecimento da denúncia, que é publicado como um fato comprovador da culpa; mais tarde, com o recebimento da denúncia, que é tido como uma confirmação pelo Tribunal. A absolvição, diante disso tudo, só tem duas hipóteses de tratamento pela mídia: a publicação da notícia em escassas cinco linhas, ou com destaque e insinuação de que houve acobertamento do criminoso e/ou do corrupto.
    Outro assunto que você aborda bem é a diferença de tratamento entre a suspeita do caso do coronel paulista e a suspeita do caso do ganhador da mega-sena.
    Mas, há outros exemplos:
    No dia 4 de janeiro deste ano, o Min. Gilmar Mendes, no exercício da Presidência do STF, acolheu pedido de reconsideração em habeas corpus e determinou a soltura de proprietários e dirigentes da Construtora Incal (a notícia tá no sítio do STF), porque embora eles tivessem sido condenados, tinham respondido ao processo em liberdade e, portanto, tinham o direito de aguardar em liberdade o julgamento dos recursos que interpuseram, porque não havia motivo urgente para que fossem presos. A liminar no pedido de habeas corpus tinha sido negada pelo Ministro Joaquim Barbosa que, embora tenha um passado ligado à defesa dos direitos humanos, sendo inclusive membro do Conselho Consultivo do Centro de Justiça Global, rapidamente se tornou dos maiores, senão o maior inimigo do direito de defesa e da presunção de inocência.
    O mesmo Ministro Joaquim Barbosa, em habeas corpus idêntico requerido por advogados de um militante do Movimento dos Sem Terra, o professor universitário Marcelo Buzetto, também negou a liminar. Marcelo Buzetto foi preso no dia 19 de janeiro e no dia 20 seus advogados fizeram também pedido de reconsideração.
    O pedido, porém, foi indeferido. É verdade que foi indeferido pela Min. Ellen Gracie, Presidente do STF, que reassumira sua função. Mas, ficam sempre dúvidas. Ou a negativa ao pedido do militante do MST, logo após o acolhimento do pedido dos dirgentes da Construtora Incal mostra uma insuportável diferença de tratamento, ou a reconsideração pelo Min. Gilmar Mendes e a desconsideração pela Min. Ellen Gracie mostra uma igualmente insuportável insegurança jurídica para os cidadãos que não têm uma parâmetro de decisões judiciais.

    Eu sei que este post ficou grande demais. Sei também que faz referências diretas. Mas, se não para publicação, ao menos para chamar a atenção para alguns fatos, na mesma linha do que você defendeu.
    Abraços. Parabéns.

  21. É o machismo brasileiro em
    É o machismo brasileiro em ação: a viúva É culpada, se não do assassinato, do pecado de se aproveitar do inocente velhinho milionário…que obviamente não sabia da bisca pela qual estava apaixonado…com um mártir e a “pilantra” presa, a tradicional família brasileira fica protegida.
    Agora a tese da “esquerda punitiva”, dos direitos humanos às avessas, blé,blá, blá, é engraçada, muito engraçada!!
    Prá quem não conhece a história deste país pode fazer sentido mas prá quem ao menos frequentou o primário, é engraçada, muito engraçada mesmo…pois quem é que prende, julga e mata neste país, desde o descobrimento? A esquerda? hua,hua,hua,hua…

  22. Aton:
    Tudo bem? Você como
    Aton:
    Tudo bem? Você como excelente advogado, deveria também frisar que pela constituição todos são considerados inocentes até o transito em julgado da devida sentença condenatória!
    Um abraço!

  23. ESCOLA DE BASE, será que
    ESCOLA DE BASE, será que otoridades, jornalões e TVs já se esqueceram? Claro, a moça pode ser culpada. Mas pode uma autoridade, durante um caso em investigação, declarar aos repórteres, diante de cameras de TV tudo que declara? E os editores, tem que dar trela a quem não se controla diante de microfones e cameras?

    O julgamento midiático já está feito: a “viuvinha” mandou matar o marido. Que se faça agora um BBB em que os candidatos selecionados para compor o juri (de preferência “gatonas e gatões” sem pudores de passar o dia seminus diante das cameras ou fazer o que lhes der vontade sob o edredon) deem o veredito da “viuvinha”: culpada ou inocente? E Pedro Bial conduzirá, como mestre de cerimônias, este midiático paredão.

  24. Renato, o inquérito é um
    Renato, o inquérito é um exercício de lógica que necessariamente tem relações de causalidade. O delegado passa os argumentos para o jornalista, seleciona os principais, e os argumentos publicados, até agora, são pífios. Tenho alguns anos de janela para ficar com pé atrás com delegado. Investi contra os delegados da caso Escola Base, Bar Bodega, e dezenas de outros. E não errei. Se você tem informações adicionais, apresente-as e serão bem recebidas.

  25. Nassif,
    Pimenta Neves é réu
    Nassif,
    Pimenta Neves é réu confesso. Deveria estar em Presidente Bernardes, no RDD, para dizer o mínimo.
    Os advogados dele são bons sim, pois o mantém fora das grades. Ele estar recluso e morrendo em vida não anula o fato de estar solto, coisa que não deveria acontecer. Festas da high society pode ter sido exagero, mas o resto sustento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador