As contas do PCC

Nas últimas semanas os jornais noticiaram a perda de oxigênio do PCC, com o bloqueio da sua movimentação financeira. Foram quatro meses apenas para que parte da força do PCC virasse fumaça. E só foi possível por conta da entrada de Cláudio Lembo no governo do Estado.

Depois de quatro anos de implantação do Sistema Único de Segurança Pública, o Estado de São Paulo era o único do país que não tinha atendido a uma das exigências do programa: a criação de um Gabinete de Gestão Integrada, responsável por reuniões das cúpulas das policias Federal e estadual.

Com a entrada de Lembo, a inexplicável resistência do governo do estado foi derrubada e o gabinete implantado em 18 de agosto de 2006. A efetiva instalação do GGI em São Paulo foi feita dias depois de o Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, declarar, em entrevista ao Projeto Brasil, que o desrespeito às condições estabelecidas pelo SUSP poderia dificultar ainda mais o repasse de verbas para o Estado.

A primeira reunião do GGI contou com o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, Cláudio Lembo e os secretários Saulo de Castro Abreu Filho, Segurança Pública, e Antônio Ferreira Pinto, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a cúpula das polícias Militar e Civil e de representantes da Justiça e de forças de segurança estaduais e nacionais. No dia 24 de agosto, houve a segunda reunião do GGI paulista, que teve como pauta o combate à lavagem de dinheiro.

Dizia a matéria do repórter Guilherme Ferreira, do Projeto Brasil: “Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), muitas vezes, a polícia paulista não sabe como proceder quando prende suspeitos com informações bancárias ou portando cadernetas com listas de contas suspeitas. De acordo com a SSP, ter posse dessas informações nunca causou efeito algum já que o órgão não dispõe de ferramentas capazes de interceder em atividades bancárias”.

Com uma maior integração entre Estado e União, o resultado esperado é que o Banco Central, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e que a Secretaria Nacional de Justiça, através do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), possam bloquear contas e rastrear movimentações financeiras. De início, o Coaf está encarregado de investigar 412 contas bancárias suspeitas de pertencerem ao PCC.

Luis Nassif

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É de estranhar… O Sr.
    É de estranhar… O Sr. Alckmin não era o candidato da lei e da Ordem?
    Só de for da Opus Dei mesmo!
    Ou estava de conluio com o PCC?

  2. O Geraldo Alckmin, ainda bem
    O Geraldo Alckmin, ainda bem q ele perdeu as eleições para presidente, trabalhava com esquemas. É um cara irresponsável, apesar daquela cara de escoteiro dele. Só pelo secretário de segurança dele, aquele moleque, o Saulo de Castro, q vivia de esquemas, dá prá sentir a desonestidade do Alckmin. Outra evidência da desonestidade dele são os precatórios do governo q são pagos em migalhas, atrasados há oito anos. O Alckmin é um cara esquisito. Espertalhão. Não é um estadista sério.

  3. Interesses eleitoreiros e a
    Interesses eleitoreiros e a forma truculenta de trabalhar do governo Alkcmin impediram a integração entre as diversas agências do Estado, com isso o PCC foi criando musculatura, até chegarmos aos ataques do ano passado. O “estadista” José Serra, candidatíssimo em 2010, com a filosofia truculenta de se fazer segurança pública ainda não completamente substituída, tem tudo para por de água abaixo os avanços conseguidos com o gov. Lembo. Esse é um assunto onde o “estadista Serra” será muito vigiado, e já começou mal, a truculencia do ex-secretário de segurança deixou pequenos herdeiros na nova administração. Esperemos…

  4. Esse Coaf é uma piada.

    Achou
    Esse Coaf é uma piada.

    Achou at %!@$&@#a movimentação daquele caseiro, mas deixa passar, sob as barbas do Lulla toda a movimentação financeira do crime organizado sem dar um pio sequer.

    Patético.

  5. Se paro de falar, o Odracir
    Se paro de falar, o Odracir diz que só falo na campanha. Se continuo falando, estou em campanha. O Odracir é tucano xiita de estimação do Blog.

  6. Proque não investigar também
    Proque não investigar também a conta bancária de Delegados que possuiam presos do PCC em selas de sua delegacia.Tem delegado que disputava ou melhor brigava, para não transferir membros do PCC.É estranho ou não?

  7. Lembo, assumidamente
    Lembo, assumidamente conservador, pautou sua vida pública pela discrição. Se, até o momento, não personificou liderança política mais abrangente nem se notabilizou por idéias inovadoras, nunca teve sua honestidade e honradez sob suspeitas. É aquele sujeito caxias, que gosta das coisas em ordem, dentro da lei. Ou seja, faz o básico. Mas que é negligenciado pela imensa maioria dos políticos nacionais que está sempre atrás de soluções milagrosas.

  8. Nassif,

    Não sei se fico
    Nassif,

    Não sei se fico estarrecido com a noticia sobre a demora implantação do Sistema Único de Segurança Públicada em São Paulo ou aplaudo o governador Cláudio Lembo.

    Fico com a segunda, o Lembo realmente é uma pessoa diferenciada no cenário político brasileiro que pensa em cumprir bem seu papel e não de fazer marketing pessoal.

  9. J. Vancander, os interesses
    J. Vancander, os interesses eleitoreiros dos tucanos e a sua visão truculenta de segurança pública foram os que inviabilizaram a ajuda do governo federal. Quando um governador que não ia disputar eleição e tinha uma idéia arejada sobre as condições do estado e do país assumiu, foi facilmente resolvido o problema. Pena que o tucano Serra vai destruir tudo, pois só pensa em 2010 e considera que bala é a meljor política de segurança.

  10. Cade o gerente Chuchú para
    Cade o gerente Chuchú para explicar isso, hein?Fiquei sabendo que ele vai participar do programa do Gugu, que vai levá-lo a Pinda. “De volta para minha terra.”

  11. Esse leitor, Sergio Baker,
    Esse leitor, Sergio Baker, deveria fundar uma igreja: a Igreja Fundamentalistas do Pensamento ùnico e Linear, da qual estariam excluídos todos os não petistas -” não vi, não sei, é invenção da direita, é mentira da Globo” – do país. Pensamento crítico passa longe…

  12. Esse é o choque de gestão dos
    Esse é o choque de gestão dos tucanos? Por que os analistas não bateram nessa tecla ao longo do ano? Por que os jornais não deram o destaque necessário? Por que o secretário de segurança não caiu?

  13. Não quero ser repetitivo com
    Não quero ser repetitivo com os outros comentários aqui postados, por isto apenas registro que este é mais um aspecto lamentável do governo tucano, que se dizia tão competente…

  14. Nassif:

    Lições disso tudo:

    Nassif:

    Lições disso tudo:
    – visão sistêmica para coordenação
    – ação local
    – quando o objetivo é a população se faz
    – quando o objetivo é político não se faz a não ser para eleger
    – cuidado que os tucanos voltaram e de olho em 2010 – vide o discurso do Serra que falou mais do país que de São Paulo

    Tenha um bom dia!

    Um abraço,

  15. Este blog é Petista, todos
    Este blog é Petista, todos falam dos tucanos. Agora com toda a inteligencia da Policial Federal, do Coaf, DRCI, Banco Central, Secretaria Nacional de Justiça todos nas mãos de PETISTAS ninguem descobriu da onde veio o dinheiro apreendido com os petistas. Onde está a Policia Federal Replublicana criada pelo Lula.

  16. Prezado Nassif
    A campanha
    Prezado Nassif
    A campanha acabou. O Alckmin, pelomenos segundoa s urnas eletrônicas , Lula venceu. Desculpe perguntar: porque esta fixação no Lembo?

  17. Do Projeto Brasil de
    Do Projeto Brasil de 25/08/2006:

    Um dos maiores desafios no combate ao crime organizado é impedir a movimentação de dinheiro adquirido por meios ilícitos. Segundo investigação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado de São Paulo, inibir a livre movimentação financeira é crucial para coibir a ação de facções criminosas. Marcada para o dia 24 de agosto, a segunda reunião do GGI paulista teve como pauta o combate à lavagem de dinheiro.
    Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), muitas vezes, a polícia paulista não sabe como proceder quando prende suspeitos com informações bancárias ou portando cadernetas com listas de contas suspeitas. De acordo com a SSP, ter posse dessas informações nunca causou efeito algum já que o órgão não dispõe de ferramentas capazes de interceder em atividades bancárias.
    Com uma maior integração entre Estado e União, o resultado esperado é que o Banco Central, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e que a Secretaria Nacional de Justiça, através do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), possam bloquear contas e rastrear movimentações financeiras. De início, o Coaf está encarregado de investigar 412 contas bancárias suspeitas de pertencerem ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

  18. Pois é, a coerência de Lembo
    Pois é, a coerência de Lembo não é partidária, mas pessoal.

    Aqui no Rio, Cesar Maia, do mesmo PFL, criticou fortemente a declaração de Lula que classificou como terrorismo os atos de violência no Rio.

    Para Cesar, Lula está fazendo um grande mal à imagem do país, ao dizer que há terrorismo na cidade.

    Pode-se até discordar desta classificação, mas o mínimo de coerência deve ser necessário.

    Uma reportagem recuperável na internet mostra como Cesar Maia classificava a onda de violência que assustava o carioca em 2002.

    Maia quer estado de defesa no RJ
    O Globo (25/06/2002).

    Prefeito do Rio de Janeiro classificou ontem ataque ao prédio da Prefeitura como um ato de terrorismo

    Rio – O prefeito César Maia (PFL) defendeu ontem a instauração do estado de defesa no Rio, baseando-se no artigo 136 da Constituição Federal, e classificou o ataque ao prédio da Prefeitura como um ato de terrorismo, que tem como objetivo intimidar o poder público. Ele disse que o governo de Benedita da Silva (PT) não tem autoridade suficiente na área de segurança, e, por isso, ela deve pedir auxílio ao governo federal, “para que a situação não fuja definitivamente do controle”.

    O prefeito chegou a comparar o Rio à Colômbia.

    (…)
    Autoridade – Ao defender a instauração do Estado de Defesa no Rio (na Região Metropolitana do Estado, emergencialmente na capital), César Maia disse que seria um “gesto de maturidade política” da governadora, que teria sua autoridade reforçada, e não diminuída. “Isso não afeta sua autoridade política. Pelo contrário, o que afeta sua autoridade é o descontrole”, afirmou Maia.

    Ele acredita que “quando a violência não está na lógica do crime nem na preservação da liberdade do delinqüente, é ato de terror”.

    (…)

    Parece que a incoerência dos governantes também é prejudicial à imagem da cidade.

  19. Caro Luis Nassif, a unica
    Caro Luis Nassif, a unica opiniao seria, sobre segurança publica vem do sociologo Luis Eduardo Soares, que por ser conhecedor da promiscuidade da policia com bandidos, foi defenestrado do governo Garotinho, e tambem deste governo logo no começo, acho que os policiais bandidos, tem mais força do que nos possamos imaginar

  20. Nassif:
    Não é preconceito
    Nassif:
    Não é preconceito não! Veja meu sobrenome! Éso pra perturbar um pouco o jeito tucano de ser do pessoal.

  21. Li que o Marcola casou ou vai
    Li que o Marcola casou ou vai casar, já que os presidiários tem tantos direitos, será que o Marcola tem direito a Licença Gala?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador