As vacas sagradas de Giambiagi

O Fábio Giambiagi está lançando seu novo livro “Brasil, Raízes do Atraso: Paternalismo vs Produtividade. As dez vacas sagradas que acorrentam o país”.

Posso supor quem sejam:

1. Velhinhos em final de vida, que querem sugar a poupança nacional.

2. Menores abandonados, que teimam em melhorar os índices de natalidade, consumindo recursos do orçamento.

3. Estudantes do ensino fundamental esfomeados, que ficam na boca livre da merenda escolar.

4. Pacientes do SUS, que não aceitam ficar mais de seis meses na fila atrás de uma consulta de emergência.

5. Doentes exigentes, que entram com ações na Justiça para obrigar o governo a fornecer remédios, sem os quais eles morrerão.

6. Subnutridos do nordeste, que querem empanar o brilho do sul maravilha.

Quem quiser entrar no bolão, coloque seu palpite.

Luis Nassif

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 7. Operários que se acidentam
    7. Operários que se acidentam de propósito, só pra ficarem encostadados no Instituto, quando não caem na contramão atrapalhando o tráfego.

  2. Não esquecer os índios, que
    Não esquecer os índios, que (às vezes) impedem a exploração do potencial mineral e madeireiro e o avanço da fronteira agrícola.

    Também os brasileiros, sub-empregados e desempregados, que não vão à luta por um green-card para engrossar o fluxo de remessas do exterior.

  3. Nassif,

    Você esqueceu:

    1)
    Nassif,

    Você esqueceu:

    1) Má vontade da imprensa, dos empresários e dos sindicalistas para que o Banco Central possa manter com mais tanquilidade os patamares de juros no Guiness Book. Toda divulgação das taxas é aquele saco! Não investem porque não querem, turba de ignarus economicus! Não viram o lucro da Petrobrás, não?

    2) Muita reclamação injustificada com a segurança pública, com pequenos assassinatos, e coisas do gênero – o mais das vezes por puro fricote coletivo – mas que embutem o risco de um dia ainda vir a tirar a atenção do governo de seus objetivos nacionais maiores, como o carnaval de alto nível que se desfruta atualmente em Salvador e em Olinda (exemplos de bom gosto para a cultura mundial) e, claro, o futebol glorioso que só dá alegrias atualmente a qualquer patriota.

  4. Seguindo seus pensamentos,
    Seguindo seus pensamentos, acho que uma das vacas é o preguiçoso que se vendeu à Lula através do bolsa família, ou bolsa miséria, como diziam os tucanos até o 1º turno das eleições presidenciais.

  5. Nassif, você é um brigão,
    Nassif, você é um brigão, briguento de primeira, por isso gosto tanto de te ler, seu Lacerdinha.

    Para a lista do Giambiagi: elevar a maioridade penal para 200 anos.
    Assim poderíamos economizar com despesas de polícia militar e civil, juizes, promotores e todo pessoal da justiça, carcereiros e todo pessoal responsável pelo sistema prisional e viveríamos em UTOPIA, onde não existe crime, pois todos ainda não atingiram a maioridade.

  6. Marcos, nunca neguei a
    Marcos, nunca neguei a competência do Giambiagi para os números. E nunca perdoei a facilidade com que muda de posição de acordo com o momento. Em 1995 ele escrevia que a dívida pública era função dos juros. Depois, esqueceu o que escreveu. Quando o questionei certa vez, disse que em 1995 ele era \”chapa branca\”, assessor do Serra no Planejamento. Depois, nos trabalhos sobre a Previdência, que recebeu amplíssima repercussão na mídia, trabalhou com conceitos contábeis incorretos, algo que se pode perdoar em um economista menos preparado, não nele. Nunca colocou seu conhecimento para estimar custo dos juros. Porque? É o mesmo que um auditor pegar uma empresa cujo principal passivo é o pagamento de juros, e recusar-se a analisá-lo. Porque? Ou seja, é a sua própria competência que torna imperdoáveis posições que adota, e números que esconde.

  7. Esse Giambiagi é a voz da
    Esse Giambiagi é a voz da elite mais corrupta do mundo. Essa elite que por qualquer 100 mil dólares numa conta no exterior assina qualquer papel vendendo o povo que a sustenta através dos impostos. Esse bem intencionado economista, vem de família argentina, e num pais de cegos como o Brasil ele tenta se colocar nos holofotes daqueles a quem pretende agradar. Quem sabe não pinta uma boquinha ? Já pensou um latino bem formado como esse discursando sobre o mercosul com essa animação que o deus mercado tanto adora. Ele vai longe ! Ainda mais numa área em que os números, muita das vezes, enfeitam muito bem a conclusão final que se quer. Mesmo que tudo seja questionável. Enfim, diante da lista mostrada, faço somente uma pergunta. Para que servem os impostos, para fazer caixa ou para reduzir a desigualdade social e contribuir para a melhoria de vida da população ?

  8. O Giambiagi, o Alexandre
    O Giambiagi, o Alexandre Schwartsman e a Mirian Leitão são os irmãos Graça: Desgraça, Sem Graça e Nem de Graça…rs.

    Eita trio bão!!!

  9. Nassif, você esqueceu de
    Nassif, você esqueceu de apontar os trabalhadores safados que obrigam os empregadores a não contratá-los formalmente, apenas para sonegar o recolhimento pra a previdência.

  10. Lá por 1930, a FIESP
    Lá por 1930, a FIESP %!@$&@#um documento que afirmava não haver necessidade de férias para os operários e outros trabalhadores de tarefas manuais. Este benefício apenas se justificava para os trabalhadores com tarefas mentais, pois somente este tinham necessidade de afastarem-se do trabalho durante algumas semanas a fim de evitar o “stress” (palavra desconhecida na época).

    Imagine quanto teríamos aumentado o nosso PIB se tivessemos, isto é, se estas pessoas tivessem trabalhado todos estes meses em que ficaram vadiando.

    Certamente pode-se propor a eliminação férias remuneradas e outros “benefícios não-produtivos” criados durante a ditadura de inspiração facista do Getúlio Vargas.

  11. Os agricultores sem terra que
    Os agricultores sem terra que lutam pela ocupação de terras devolutas e improdutivas que foram griladas pela elite branca nos séculos passados.

  12. Os juízes e procuradores, que
    Os juízes e procuradores, que com suas sentenças e ações criam “incerteza jurisdicional” e com isso inibem os “instintos animais” de nossos empreendedores…

  13. 10 – O imenso número de
    10 – O imenso número de estudantes milionários, que estudam nas universidades públicas sem dar nada em troca ao país.

    11 (vacas procriam) – jornalistas blogueiros, que têm voz em TVs do estado e atrapalham as vendas dos livros dos cabeças de planilha.

  14. Adolescentes que engravidam e
    Adolescentes que engravidam e não deixam baixar as taxa de fecundidade e ainda querem que o Estado se responsabilize pelas creches.

    Empegados domésticos que empregam-se nas casas apenas para rceberem o salário mínimo e depois de 3 meses vão à Justiça do Trabalho

  15. Nassif, as vezes o sr me
    Nassif, as vezes o sr me decepciona…..apenas seis sugestões do que seriam as 10 vacas sagradas que acorrentam a economia…quantos são mesmos os diretores do BC..? ahh..e vê-lo na TVE falando do sr alexandre, suas teorias, e de tudo rolou no blog estes dias foi interessante….

  16. Juros que não devem mais
    Juros que não devem mais cair, pois o Brasil sempre deve pagar os maiores juros do mundo para atrair o capital de investimento( na realidade esse é o capital especulativo, mas os cabeça de planilha chamam de investimento).

    Real que deve sempre ficar super valorizado para que o país possa crescer, omde o dólar deve ficar abaixo de 2 reais como taxa de estabilidade

    Só com isso o país irá crescer, segundo os cabeças de planilha.

    Como eu digo, o futuro é sair do brasil, pois nunca seremos primeiro mundo com tantos economistas burros.

  17. Nassif,este Giambiagi só não
    Nassif,este Giambiagi só não tem bico e pluma,porquê tucano não nasce na Argentina(que eu saiba).Ele formaria uma bela dupla com Raul Veloso,o mago da tesoura(corta,corta,corta).

  18. – Os famigerados
    – Os famigerados trabalhadores rurais aposentados, que nunca contribuíram mesmo ganhando muito dinheiro, e agora recebem uma fortuna para sustentar suas mansões com piscina e 3 carros na garagem…

  19. Eles são espertos (os
    Eles são espertos (os tucanos) tem sempre o apoio integral da mídia. Qdo. teremos um Jornal realmente imparcial? Há cada dia, parece samba de uma nota só.

  20. Elio Gaspari, em artigo de
    Elio Gaspari, em artigo de nome “O inchaço da máquina de estado é lorota” ( http://www.opovo.com.br/opovo/colunas/eliogaspari/605335.html ), utilizou um texto do Giambiagi para desmistificar o bordão conservador da vez, segundo o qual o PT inchava a máquina do estado e seria necessário um choque de “gestão nos gastos públicos”. O que foi aquilo? Um surto? Um ato falho de Giambigi? Um escorregão? É verdade que botou uma trava nos gastos publicos ao final do texto, mas “aliviou” pro governo…

    Queria ler algo de Nassif sobre este texto, seria possível?

  21. A ética que impera em
    A ética que impera em Brasília é uma única vaca sagrada do Brasil. As maiores tetas do mundo mas nem todos mamam. E dos poucos que a mamam, alguns ainda tentam sabotar a vaca dizendo que o problema é o dinheiro pros pobres, e não os entreguismos em negociações regadas a tranbiques, conchavos e “lobbies”.

  22. Oi Nassif
    Já que pediu vai
    Oi Nassif
    Já que pediu vai lá:

    8- a famigerada Princesa Isabel , que assinou a lei Aúrea.
    Onde já se viu retirar nossa mão de obra assim, de uma hora para outra. Coisa de comunista.
    9-Ao marechal Deodoro, que ao proclamar a República, acabou com títulos nobliárquicos , afinal duque Fábio soa tão bem….
    10- o Sergio Buarque de Hollanda por usar o título Raizes do Brasil. Por que devia ser RAICES do BRAZIL, assim ficava mais sonante e internacional.
    ( )s Paulo

  23. Acrescentando; implanta apena
    Acrescentando; implanta apena de morte p/os casos. 1- Só viverás emquanto contribuir p/ a previdencia. 2- Será eliminado a Rocinha, Vidigal, complexo do alemão, villa Kennedy e Cidade de Deus. 3 – Será uma tx de utilização das praia brasileiras (Carlos Lacerda) p/eliminar o deficit da prev. 2- O sistema de governo será monarquia e o Imperador será ACM, c/vice FHC.

  24. ENTRANDO NO BOLÃO DAS VACAS
    ENTRANDO NO BOLÃO DAS VACAS SAGRADAS DE GIAMBIAGI:

    EU TENHO MAIS UMA: A VELHA CULTURA DA PRESTAÇÃO, DO PAGAMENTO PARCELADO! TUDO BEM QUE SE PARCELE A COMPRA DE UMA CASA, DE UM AUTOMÓVEL E ALGUNS ELETRODOMÉSTICOS.

    MAS NO BRASIL O CONSUMIDOR PAGA UMA CAMISETA DE 30,00 REAIS EM 6 x SEM ENTRADA E SEM JUROS!
    AS LOJAS OFERECEM ABERTAMENTE O PARCELAMENTO. E OS OPERADORES DE CAIXA SÃO INSTRUÍDOS A DIZER QUE, O PREÇO EM 6x OU A VISTA É O MESMO! OU SEJA, EM OUTRAS PALAVRAS, QUEM PAGA A VISTA É OTÁRIO.

    AGORA ESPERA AÍ, QUAL A PORCENTAGEM DA POPULAÇÃO QUE TEM REALMENTE CONTROLE SOBRE O QUANTO DESEMBOLSA MENSALMENTE EM PRESTAÇÃO??
    E AS LOJAS QUE NÃO RECEBEM O PAGAMENTO, COMO FICAM? E O CLIENTE QUE NÃO TEM COMO PAGAR E ACABA, POR ATRASO NA PRESTAÇÃO, PAGANDO JUROS ALTÍSSIMOS SOBRE O VALOR DO BEM, QUANDO CONSEGUEM PAGAR??
    QUE LOUCURA É ESSA?
    AQUI NA ALEMANHA ISSO NÃO EXISTE, CASO VOCÊ NÃO TENHA OS 30 REAIS, OU, EUROS PRA PAGAR POR SUA CAMISETA, MELHOR FICAR EM CASA E ESPERAR ATÉ O PRÓXIMO MÊS!

  25. Vaca sagrada #7:
    Funcionarios
    Vaca sagrada #7:
    Funcionarios publicos aposentados recebendo pensoes mais altas que funcionarios publicos aposentados de paises ricos

    Vaca sagrada #8:
    As filhas solteironas de militares que vivem da pensao do general falecido 40 anos atras.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador