Custo da dívida

O Tesouro decidiu isentar capital externo de aplicações em títulos. A idéia era permitir formar a chamada curva dos juros — isto é, permitir negociações de prazos mais longos que servissem de referencial para o mercado de crédito de médio e longo prazo.

O investimento externo explodiu. Numa conta grosseira, se existem US$ 9,5 bi aplicados, a isenção de Imposto de Renda representou um custo médio adicional para as contas públicas de US$ 1,9 bi.’

Luis Nassif

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luís, a cidade de São Luiz do
    Luís, a cidade de São Luiz do Paraitinga te convida pra fazer parte do juri de marchinhas carnavalescas 2007.
    escreva pra mim, beijo grande

  2. Nassif, o que quer dizer “lá
    Nassif, o que quer dizer “lá fora, não aqui dentro” ? estou afirmando que o tesouro teve um ganho com a isenção, por conseguir colocar um volume expressivo de títulos muito longos no mercado local.
    se o BC caiu o juro mais lentamente do que deveria, e isso aumentou o custo da dívida, essa é outra discussão, não tem relação direta com esse ponto da isenção.

  3. Nassif, como perguntar, pedir
    Nassif, como perguntar, pedir não ofende (a não ser que seja dinheiro emprestado, claro), desejaria sugerir (que, afinal, é melhor do que pedir) que os comentários dos leitores viessem acompanhados de seus respectivos endereços de e-mail, o que permitiria troca de opiniões entre eles e, também, estreitar os debates sobre temas abordados neste seu excelente espaço. Algumas publicações, blogs e mesmo jornais como o Estadão, em seu Fórum destinados às manifestações dos leitores, já usam dessa prática. Aliás, nas vezes em que participei com meus desarrazoados naquele Fórum, minha caixa de correio eletrônico ficou entupida de tanta correspondência que recebi. Algumas concordando com meu ponto de vista; outras discordando de maneira civilizada e cortês, se bem que não faltaram também as inevitáveis ofensas e grosserias. O que eu posso lhe assegurar é que no frigir dos ovos acabei firmando algumas boas amizades e entendo que, eventualmente, o mesmo poderá ocorrer entre a legião de leitores do seu bom blog. Fica, portanto, a sugestão.

  4. Adauto, nao tem investimento.
    Adauto, nao tem investimento. O dólar entra, é convertido em reais, o BC compra o excedente depois coloca títulos no mercado para recolher os dólares. É custo na veia.

  5. Não entendi seu espanto, caro
    Não entendi seu espanto, caro Nassif !. A isenção de Imposto de Renda para favorecer o investimento estrangeiro é pratica comum em países subdesenvolvidos e dependentes.
    Na verdade, penso que não há custo adicional nas contas do governo, até porque quem depois compensa o rombo do Tesouro é a população mais pobre ( e aqui me incluo ), que paga a conta com sacrificantes e impiedosos encargos sociais de toda natureza.

  6. Lau, o dólar que entra pelo
    Lau, o dólar que entra pelo mercado financeiro não traz nenhum benefício. Aprecia o valor do real, obriga o BC a aumentara s reservas, acarretando um custo fiscal, e pode sair a qualquer momento.

  7. Nassif

    A queda lentíssima
    Nassif

    A queda lentíssima da SELIC não será para que seja lentíssima aqueda de quem ganha dinheiro com este juros alto? É uma pergunda mesmo . Não é crítica ou ironia.

  8. Luis Nassif

    Recentemente
    Luis Nassif

    Recentemente você questionou a diferença dos juros lançados pelos Títulos do Tesouro aqui e no exterior.

    A Isenção de imposto amplia essa diferença aumentando a margem para arbitragem.

  9. Luis Nassif

    Dessa forma o
    Luis Nassif

    Dessa forma o Banco Central abriu as porteiras para o capital especulativo.

    Hoje entra no Brasil e valoriza o Dólar, amanhã sai do país e arromba a economia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador