De urubus e gaiolas

Da coluna de hoje do Élio Gáspari:

“Fica registrado que, em 22 de janeiro de 2007, em entrevista ao repórter Gabriel Manzano Filho, o professor Leôncio Martins Rodrigues disse o seguinte: “Há “no âmago” da estratégia de Lula a busca de condições “para que, no devido tempo, [se] comece a trabalhar por um terceiro mandato. Não é fácil acreditar que, dispondo de uma aprovação, digamos, de 60% ou 65% no seu último ano (…) ele mande parar as campanhas em favor de sua permanência. E ainda o discurso de movimentos populares e sindicais, de que se ele sair o neoliberalismo volta e estraga todo o progresso obtido… Volto a dizer: não estou prevendo que isso acontecerá. Estou advertindo para que os analistas e os eleitores pensem nisso com seriedade”. O aviso foi dado.”.

A esse recurso se chama a “retórica das previsões peneiráveis”. No final do ano, peneira-se, as previsões realizadas consagram o astrólogo; as erradas, quem se importa com elas?

Com quatro anos de distância para comprovar, também quero fazer as minhas:

1. No dia 31/12/2010, Lula deixará o poder consagrado.

2. No dia 31/12/2010, Lula deixará o poder escorraçado.

3. Lula não terminará o mandato.

4. Lula apoiará um nome do PT.

5. Lula apoiará Aécio.

O aviso está dado.

Qual a semelhança com as do Leôncio? A todas elas se aplica a frase que um grande sociólogo-historiador colocou no comentário do post sobre o Leôncio: “Se urubu cantasse, viveria na gaiola”.

Luis Nassif

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para Popper, que defendia o
    Para Popper, que defendia o princípio da falseabilidade, expressões que não podem ser (testadas e) negadas, não podem ser consideradas verdadeiras ou válidas cientificamente.

    Embora os princípios popperianos sejam de difícil aplicação em ciências humanas, é necessário que um cientista social tenha ao menos humildade diante de suas previsões.

    Leôncio não té realmente um popperiano. E nem teve humildade suficiente diante dos fatos.

    Não agiu como cientista, portanto. E por isso acabou caindo numa cilada jornalística (o uso do seu nome de cientista, que por comportamento pouco científico, endossa orientações editoriais).

  2. Gáspari não deu a nota do
    Gáspari não deu a nota do Leôncio à toa. Não nos esqueçamos de que se trata do mesmo colunista Globo/Estadão que, às vésperas da eleição passada, alardeou que Lula teria confidenciado a um empresário seu desejo de fechar o Congresso Nacional. A vigarice da nota está no seguinte: o tal informante era um empresário que esteve num jantar oficial com o presidente numa quinta-feira. Gáspari tinha a quinta-feira toda para ligar para Lula e dar-lhe o direito de se defender diante de uma acusação tão grave. Imagine: o Presidente do Brasil se reelege e fecha o Congresso Nacional! Gáspari não o fez porque não quis. Qualquer jornalista pode ligar para a Casa Civil, ou para a Assessoria de Imprensa, e fazer o que manda o manual do bom jornalista. E por que será que o “velho e querido Gáspari” não o fez? Ele sabe também que uma das cláusulas de adesão ao Mercosul é que seus estados-membros sejam repúblicas democráticas de fato e de direito. E, se Lula é o maior e principal incentivador do Mercosul, não poderia pretender fazer o que Gáspari apregou baseando-se na informação de um empresário, mas sem conferi-la. Madame Natasha precisa dar umas bolsas de ética a um ilustre cidadão. Por falar nisso: desde aquele dia nunca mais li o “velho e bom Gáspari”. Perdi a credibilidade nele.

  3. Sendo previsão peneiravel ou
    Sendo previsão peneiravel ou não, é bem razoavel supor que o PT o precionará, ou ele mesmo irá querer.
    Espero que não prospere, condição para consolidação democrática está na renovação de governantes.

  4. Prá quem não sabe. Anos 1970,
    Prá quem não sabe. Anos 1970, Leôncio publica um livro onde vaticina a impossibilidade do sindicalismo do ABC romper com o corporativsmo e o paternalismo e criar um sindicalismo independente, devido suas origen sociais – eram migrantes, estavam satisfeitos com a ascensão social relativa, etc, etc. Pouco tempo depois ocorreu aquela revolução no mundo sindical liderada pelo Lula. Ah, previsões…

  5. Não sei não….para mim é o
    Não sei não….para mim é o começo do terrorismo que se implantará neste país. Salve-se quem puder. Pelo jeito, os cães hidrófobos vão ladrar de novo e, agora, mais raivosamente. Usarão todos os meios possíveis e imagináveis para conseguirem seus intentos. Ninguém merece… mídia tão safardana.

  6. Eu também passei um mês nos
    Eu também passei um mês nos EUA a convite do Departamento do Estado, no início dos anos 80. É uma experiência bem interessante.

  7. Nassif, o cara que traçar o
    Nassif, o cara que traçar o perfil médio do cidadão que lê e acredita nessas baboseiras, vai ficar famoso. Poderpa até ganhar o prêmio Nobel de sociologia, se ele vier a ser criado.

  8. Isso de Terceiro Mandato do
    Isso de Terceiro Mandato do Lula seria um absurdo tão grande quando o Segundo Mandato do FHC!!! Duvido que prospere!!! E penso que ninguém iria bancar uma idéia idiota dessas!!! Isso é pura lengalenga, conversa pra boi dormir.

    A única coisa que eu não entendo é porque os grandes democratas que falam contra um suposto complô para permitir um Terceiro Mandato Lula nunca questionaram o Segundo Mandato FHC, aprovado sob várias denuncias de fraude, no Primeiro Mandato do FHC, ou seja, mudaram as regras do jogo durante o jogo…

  9. Se tem um pessoal que JAMAIS
    Se tem um pessoal que JAMAIS vai votar no Presidente Lula outra vez são os VIDENTES. Ele praticamente acabou com essa “profissão”. A Miriam Leitão, por exemplo, depois de previr elevação da inflação, queda assentuada das exportações, com redução do superavit da balança comercial para menos de 28 bilhões de dólares, etc… este ano preferiu ficar calada. A própria mídia não divulgou as “previsões” de nenhum aloprado. Infelizmente, para a classe científica, o “homem da bola de cristal” tinha que vir dos meios academicos, com pos-graduação e doutorado. Mas tinha que ser da USP?

  10. Fico imaginando a análise
    Fico imaginando a análise (verdadeira) da gde mídia s/os blogs; Vendo a TV (tdos canais) a noite no resultado das eleições, comentários expontaneos, princ. s/resultado no Nordeste expecificamente BA; “os antigos estão ficando velhos, etc, etc,” e ” tem os blogs” quem falou foi uma “cientista politicas”. Pergunto-me; existe um perigo? Será que foi isto que resultou numa PEC em dez/2006 tentado mudar a estrutura da internet ? Foi arquivada….

  11. Nassif,

    Entendo que o
    Nassif,

    Entendo que o Gaspari não comprou a idéia do sociólogo de meia tijela. Deu publicidade justamente para daqui a 4 anos cravar a estaca no peito.

    Abraços

  12. “Isto é”também fala de
    “Isto é”também fala de urubú.

    A morte de Casemiro, o grande craque que jogava em cima da trave

    Casemiro morreu. Foram duas semanas de sumiço até que seu corpo foi encontrado na terça-feira 9. A cidade mineira de Pains, e quem na cidade não conhecia o bom e velho Casemiro, prestou-lhe as devidas honrarias póstumas: enterro de gala e pompa, luto oficial de três dias. O sepultamento foi na praça central da cidade. Mister reconhecer que o ar da praça ficou um tanto encarniçado, pois o pobre Casemiro fedia feito um urubu. Nem poderia ser diferente: Casemiro era um urubu. Fora criado desde pequeno pelo taxista Juarez Soares (a convivência durou oito anos). “No início Casemiro se alimentava de ração de cachorro, mais tarde passou a comer ovos de galinha e, ultimamente, só carne vermelha. O falecido era pouco enjoado”, disse a ISTOÉ o taxista Soares.
    ISTOÉ – Casemiro era muito popular?
    Soares – Demais da conta. Adorava velório.
    ISTOÉ – Só coisa triste?
    Soares – Não. Ele adorava futebol. Sempre que algum time jogava contra a equipe da cidade eu o colocava um pouquinho na trave do adversário. O time visitante perdia. Casemiro era o grande craque de Pains.
    ISTOÉ – Como o sr. está se sentindo?
    Soares – Tão triste que estou chamando urubu de meu louro. Vou construir uma estátua para ele.
    -.-.-.-
    Obs: foram 8 anos encima da trave.É mole ?

  13. Não pude deixar de me
    Não pude deixar de me espantar quando no domingo, logo cedo, li a coluna do Gaspari. Não adianta ser um jornalista experiente, e tudo o mais que dele se fala. Quando se trata de Lula – e um dia alguém precisará estudar isso de forma muito séria -, desde que contra, qualquer bobagem serve. É como jogo de búzios. Isso cansa, Nassif.

  14. João, mencionei meu curso
    João, mencionei meu curso pelo Departamento de Estado para dizer que um curso pela Fundação Ford não compromete ninguém em princípio. O que compromete (ou engrandece) é o que as pessoas escrevem.

  15. NASSIF

    Deixa o homem sonhar.
    NASSIF

    Deixa o homem sonhar. Dos sonhos nasceram as grandes invenções, como também as grandes mazelas. Temos que adotar uma postura universal, onde possam conviver astrólogos, xamãs, pitonisas, bruxos, magos, profetisas, sibilas, cartomantes, quiromantes e racionalistas.
    O mundo funciona assim, para esses seres especiais, se as suas previsões derem certo, estarão no topo da glória, poderão até receber o diploma de PHd em Economia, caso contrário, darão o dito por não dito, e daí?
    Como para as futuras eleições, ainda será necessário colocar muita água no lago Paranoá, gostaria que os nossos futurólogos, dissessem quem será o próximo presidente da Câmara dos Deputados (Brasília), uma vez que as linhas estão todas cruzadas. Vai uma dica:

    Aldo Rabelo (aquele que defendeu o mensalão) do PC do B, cujo porta-voz pertence ao PFL (partido que não apoiou o presidente), é apoiado por Lula, que não apóia Arlindo Chinaglia do PT, que por sua vez tem o apoio do PT (partido do presidente) e mais outras cinco legendas, enquanto o oportunista Gustavo Fruet do PSDB (partido derrotado nas urnas) também se candidata como noivo, contando com os dotes de sua sigla (que já se ofereceu em casamento ao segundo), tendo como padrinho Fernando Gabeira do PV (sempre encabulado com uma “terceira via”), que por outro lado tem como estrela-mor de seu partido Gilberto Gil, ministro da Cultura de Lula.

  16. Caro Nassif,

    Abstraindo a
    Caro Nassif,

    Abstraindo a questão das ‘previsões’, a anotação do Gaspari é sim relevante, porque o Nosso Guia vem dando sinais, há muito, de tentantiva de implantação duma ditadura? Estou louco? Não, basta enumerar o aparelhamento do Estado com o PT, os projetos de tolhimento, etc. Meu sócio, há três anos, qdo. disse isso, eu o chamei de louco. Sinceramente, embora ainda vivamos numa democracia, tenho medo do que o diferenciado Lula é capaz, inclusive de cooptar o povo (que não sabe votar, como disse o injustiçado – no quesito – Pelé). Apesar das últimas distorços, ‘Veja’ bem alertou, numa capa vermelha, no ano passado, o projeto do Nosso Guia. Tenho medo.É absurdo eu dizer isso, com as instituições funcionando, mas tenho medo. Juro, admirado jornalista!Rodrigo

  17. Não devemos duvidar de nada.
    Não devemos duvidar de nada. Com o nível educação que temos, é bem possível que o nosso ghia seja conduzido novamente como salvador da pátria. Este país não tem mais oposição. Estão todos comprados, inclusive a mídia. Quantas gerações serão necessárias para que este país se transforme num País. Quantas o povo quiser.

  18. Nassif, eu concordo com
    Nassif, eu concordo com muitos dos seus posicionamentos e discordo de alguns. Não sou tiete, mas respeito o seu trabalho. Acredito que esta postura poderia ser recíproca. A minha pergunta quanto à sua experiência como convidado do Depto. de Estado foi feita de modo um tanto informal, mas foi séria. A sua curta resposta “Fui cooptado”, soa como uma forma de se livrar de um cara que acha que todos que aceitam convites oficiais dos EUA são uns vendidos. Meu raciocínio não é tão simplório assim.

  19. Luiz, achei que você estava
    Luiz, achei que você estava brincando e brinquei também. A experiência foi excepcional. O volume de informações que deram sobre a sociedade americana me abriu horizontes. Além da possibilidade de ter conhecido alguns grandes economistas do século, como Leontieff e Rodman-Rostein (esqueci o nome agora, o sujeito que questionava Prebish). E ainda ouvir B.B.King e assisti o dixieland de Nova Orleans. Diria que foi inesquecível.

  20. Nassif, você podia criar o
    Nassif, você podia criar o prêmio Mãe Diná 2007.
    No final do ano, os leitores do blog votariam nas previsões mais furadas.
    Obs. Não sei se influenciadas pelos astros, mas tenho observado que o número 3 está em moda. Muita gente apostava no terceiro turno. Agora, as terceiras intenções do Lula para o terceiro mandato no começo do terceiro milênio. É a lógica dos números.

  21. Nassif,
    Mais uma vez
    Nassif,
    Mais uma vez parábens. O que tenho visto é que ninguém da Imprensa tem coragem de criticar os escritos do sr. Elio Gaspari, que aliás, até hoje, não sei se são informações, criticas ou fofocas. Não sei como que essas baboseiras tem espaço tão nobre em veiculos como Globo, Folha, etc.
    Só pode ser por

  22. em momentos idos já “falaram”
    em momentos idos já “falaram” em miséria da filosofia, os dizeres do professor me soam como miséria da futurologia…

  23. Nassif,

    Não sei se sou muito
    Nassif,

    Não sei se sou muito ingênuo mas, sinceramente, não vejo 3º mandato através do PAC. Qualquer plano, qualquer pesquisa do Ibope, qualquer ato governamental, desde não seja impopular pode ser visto assim.
    Agora, o que o Leôncio fez foi levantar uma bola que não existia, lançar um “balão de ensaio”. Os partidários de um terceiro mandato putativo penhoradamente agradecem.

    Abraços,

  24. Nascif,
    Eu gosto muito de ler
    Nascif,
    Eu gosto muito de ler o Gaspari, mais volta e meia ele erra a mão, lembro do episodio de um vinho caro que foi aberto para comemorar a vitória do Lula em 2002 e que mereceu dele uma critica ácida onde ele usou uma linguagem demagógica mencionando os “sem vinho”, o Veríssimo fez uma crônica irônica na época em que demonstrava o quão elitista tinha sido a postura do Gaspari. Ele não é o único que usa o “recurso das previsões peneiráveis” a Miriam Leitão no ano passado previu que as chuvas esse ano seriam fracas, e como os reservatórios do sudeste já estavam baixos haveria um apagão no final do ano, fico imaginando se as chuvas fossem fortes com que tamanho teria ficado a cratera Alckmin/Serra na marginal do rio Pinheiros.

  25. Meu caro Nassif,e amigos
    Meu caro Nassif,e amigos deste espaço,porque estamos perdendo tempo comentando os factóides que estão sendo lançados na imprensa,por estes futurólogos de meia-tijela?,porque o que as baboseiras ditas e escritas pelos mesmos,estão criando tanta polvorosa nos meios políticos e nos blogs?não vale a pena comenta-las,elas são de um conteúdo tão vago,que…

  26. Olá Luís.
    Bom Dia
    Eu escrevi
    Olá Luís.
    Bom Dia
    Eu escrevi p/ um colunista conhecido (começa com K ) sobre o mais novo balão de ensaio do PT q diz “Lula não tem interesse em um 3º mandato”,mas ele c/ sempre não me responde.
    Ora, quem conhece o PT c/ eu, sabe q qd eles querem testar uma iniciativa deste porte, sempre começam desta mesma forma.
    Lula quer sim o 3º mandato e está alinhavando c/ o Congresso Ileia-se tb poderosos industriais) td isto para que seja apresentada ua emenda justa e precisa, com vários argumentos.
    uma das bases e na necessidade de gerenciar o PAC, pois é um plano de metas q precisa de sua “mão forte” p/ ter continuidade:aí está um bom mote pra 3º campanha.
    Quem viver verá, basta mensurar o montante de $ p/ NE e N e o “social” e ver q ele já tem td milimétricamente montado, o PT não dá ponto sem nó, quem acredita se “estrumbica”, ou fica com as migalhas q eles oferecem.
    A campanha pró- 3º já começou, quem quiser entrar é esta a hora.
    Lula sabe q tem como ampliar entre os “bolsistas” o seu volume de votos que dividem o Brasil, quer ele queira dizer que não ou…mas já está feita a divisão, estaremos (eles)marchando literalmente nas ruas pró Lula, tal qual os companheiros latinos bolivarianos.
    Felizmente o falastrão, começou antes, isto alivia o sentido mais radical do socialulismo(é isto mesmo), pois terá q fazer contra- ponto à este modelo e procurar aliados menos radicais,ou não (eu já nem sei)?

  27. Rodrigo, a história de fechar
    Rodrigo, a história de fechar o Congresso não é verdade. O que ele disse é que era mais difícil governar com o Congresso, para se explicar aqueles que pediam mais pressa ao governo.

  28. Nassif. Modestamente adiciono
    Nassif. Modestamente adiciono em sua lista, o ítem 6, em que Lula ficaria no presidência, pois um cataclisma atingiria o planeta e destruiria tudo. Lula ficaria lá, eternamento, para desespero de muitas almas que deixariam de ascender ao ceú e permaneceriam em torno dos restos de um corpo com faixa da presidência.

  29. Talvez não espelhe a verdade,
    Talvez não espelhe a verdade, Nassif. Aliás, dou um dedo se o Lula sequer cogitar um terceiro mandato (mais até por vaidade própria, porque ele quer ter uma biografia de presidente exemplar – ajudou os pobres e foi um democrata). Mas a leviandade do sociólogo e a eventual falha do jornalista (ainda que a publicação da versão da fonte sem a oitiva do outro lado seja uma discussão sem fim – serve ao mau jornalismo de um lado, mas, de outro, que seria de Watergate sem ele?) não autoriza o enfrentamento pela afirmação sem sentido. Ando sentindo uma santificação do Lula (que você, repetidamente, repele) dos seus leitores e acho isso péssimo para todos. Menos politização e mais eficiência, certo? De qualquer forma, sou seu fã de muito tempo e tornei meu pai seu fã com seus artigos preciosos sobre a Previdência. Fui enganado por muito tempo sobre o assunto. Abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador