Categories: Sem categoria

FHC na “Época”

Do leitor José Maia, sobre a entrevista de Fernando Henrique Cardoso para a revista Época:

FHC: “O Lula nunca me convidou para tomar um café. Ele tem algo que o trava em relação a mim.” Ora, o Príncipe palpita e critica Lula desde que passou a faixa. Se apropria do feito pelo Lula, como política do seu governo. Imagine tendo tomado um café com o Lula! Compreende-se que PSDB-PFL digam isso para enganar o eleitor. Mas quando o Príncipe diz, é vaidade pessoal. Na segunda parte da frase tem uma insinuação de extrema maldade. É preconceituosa e intelectualmente desonesta. O Príncipe não suporta Lula não ser sombra dele. E sem ser sombra, não ser um desastre. Fez melhor. Já pensou o FHC dizendo hoje que foi o mentor do governo Lula, porque tomou dois cafés com o Presidente! E as imagens do encontro na propaganda eleitoral provando a sombra de FHC. FHC já insinuou impedimento para um segundo mandato, caso o Lula se reeleja. Citou Clinton. Imagine como FHC escreveria essa história em seus livros. É melhor que ele escreva: “O Lula nunca me convidou para tomar um café”.

Nesta entrevista, enfim, ele diz que talvez não exista outra política econômica possível. É mais honesto. Não se iluda, nós brasileiros estamos cansados de desonestidade intelectual. O quanto já se escreveu sobre a descontinuidade das políticas no Brasil. Cadê o elogio para a continuidade? Não o elogio com “diminuição” implícita, com se fez! O PT obrigou o FHC a fazer alianças inimagináveis, apenas para ser oposição. Para a platéia. Pensei que o PSDB fosse ser diferente. Mas foi igual. Deixou o Lula sem saída. Assim como pensei que o PT seria diferente no campo ético. A soberba dos PSDBistas rachou esta união que poderia ter feito muita diferença para o Brasil. Agora, fora dos partidos, o FHC está sendo uma decepção como ex-presidente intelectualmente preparado. Mostra-se egoísta, vaidoso e raivoso. Nunca imaginei. Jamais deu uma sugestão que fosse desinteressada, que não fosse pela mídia, que não pretendesse caracterizar o caráter “autoral” e portanto, “superior”, “próprio”.

‘Trecho: “Para comandar, você precisa saber para onde vai. Mas a sensação é que eles não sabem. O projeto deles é o nosso. Talvez nem haja outro, porque a História não tem projeto novo a todo momento.” Para FHC, não seguir o que ele pensa, é não saber para onde vai. O Lula é um desastre no detalhe, mas soube dar a direção. É inaceitável que gente como FHC, com compromisso acadêmico, não seja mais correto, intelectualmente. Quando a imprensa quer bater no Lula, quer dar manchetes debochantes, não discute a direção, pega o detalhe.

Trecho: “Depois da transição pacífica que fizemos, pensamos que o PT iria caminhar para uma convergência. Mas eles tomaram a decisão oposta. Quem definiu que o PSDB era o inimigo principal foram eles. Foram fazer as alianças que fizeram com o outro lado.” Se auto-elogiar por uma transição pacífica? Ficou claro logo em seguida, que convergência para FHC / PSDB era passar para a população que o PSDB continuava “governando” na sombra.

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

9 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

10 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

11 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

11 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

12 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

12 horas ago