Fórum da Previdência

O Ministro da Previdência Nelson Machado entrou em contato com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para conseguir um especialista para destrinchar os novos números da Previdência, para harmonização das informações no novo Fórum que será criado.

Nelson não aceita a priori comparações com outros países, porque são regimes diferentes. Para isso prefere aguardar o diagnóstico dos técnicos.

Luis Nassif

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Falando de Previdencia, o bom
    Falando de Previdencia, o bom senso e uma demonstraçao que o “debate economico no Brasil não está tão travado qto a gente supunha”.

    Os comentaristas de bom senso, aparecem aqui e ali. Deixando os de “pensamento monolitico” isolados e, muitas vezes perdidos.

    Um exemplo de um bom artigo foi o do Vinicius Torres hj na Folha.

    Asta,

  2. Mais uma vez o ministro
    Mais uma vez o ministro Nelson Machado me surpreendeu positivamente. O fato de ele não aceitar a priori comparações com outros países converge com um comentário que eu fiz aqui nesse blog ontem. Como eu disse é erroneo comparar as situações previdenciárias de países, como fez o jornal O Globo e o Sardenberg, os quais possuem regimes tão diferentes entre si.

  3. Nassif, parabéns pelo serviço
    Nassif, parabéns pelo serviço público que foi sua persistência em explicar direitinho o tal déficit da Previdência.
    O próximo e importantíssimo passo é separar nas despesas da Previdência com pensões, os valores destinados a aposentados do serviço público vesus aposentados da iniciativa privada. E, mais importante que tudo, divulgar a pirâmide de distribuição: valor da aposentadoria mensal x número aposentados que a recebem x total da despesa de cada uma dessas faixas. É possível prestar mais esse serviço público?

  4. Depois,de Jair Soares,parece
    Depois,de Jair Soares,parece que a previdência tem como ministro alguem,disposto a realmente fazer alguma coisa,pelo sistema as claras e de forma responsável.

  5. Nassif
    Fora do assunto do
    Nassif
    Fora do assunto do post: Imperdível a entrevista do Chinaglia no Bom dia Brasil da Globo de hoje. Um exemplo de como não se faz jornalismo. Mas o Chinaglia também bateu tão forte que a coitada da apresentadora (não sei o nome dela) tá procurando o rumo de casa até agora… um bom sinal – agora a pauta dirigida começa a ter resposta. Já temos visto vários exemplos nos últimos dias.

  6. Boa gestão está fazendo o
    Boa gestão está fazendo o atual ministro da previdência, Nelson Machado. Bem que havia ouvido que se trata de pessoa muito honesta e comprometida com a correta gestão pública, por vários que o conhecem.

  7. É provavel que a globo e sua
    É provavel que a globo e sua trupe digam que os dados que a OIT vier a publicar sobre a previdencia sejam malabarismos contábeis.

  8. Nelson está falando muito.É
    Nelson está falando muito.É preciso cuidado para não darmos mais um tiro no pé.Ontem,em editorial,como vc bem destacou,a Folha de São Paulo já demonstra concordar com a nova leitura dos números.Ótimo para quem entende que deva ser assim.contudo,ela já faz a ressalva,e aí pode estar o nosso tiro no pé,que,se tratarmos os aposentadosrurais comoo um programa social,os mesmo deveriam ter seus proventos desvinculados do salário mínimo.Só falta combinar com a necessidade dos aposentados.É preciso cuidado para não dar a aparência dos números importância maior do que o que eles representam.

  9. Olá Nassif,
    Parece que a
    Olá Nassif,
    Parece que a xenofobia (seletiva, admito) do ministro Amorim contaminou o ministro da previdência. Ele ainda não foi informado que no mundo inteiro se cozinha com água.
    Só espero que não nasça daí a previdência “jabuticaba” (só dá no Brasil).
    [ ]´s

  10. Nassif

    Continuo insistindo
    Nassif

    Continuo insistindo na idéia da Seguridade Social, que englobaria todas as despesas e custos relacionados hoje, bem como a Saúde(leia-se SUS). Claro que de forma discriminada. Mais na frente poderíamos até incluir a Educação Básica Pública.

  11. Prezado Nassif,

    Você acha
    Prezado Nassif,

    Você acha que este FÓRUM vai tratar da extinção do fator previdenciário, que vem trazendo grandes prejuízos para quem se aposenta, principalmente aqueles trabalhadores que contribuiram durante 35 anos???
    Tendo em vista que você demonstrou e provou que o valor do déficit não vinha sendo informado conforme deveria, isto é, com números verdadeiros, o Governo agora já pode extinguir este fator, cruel e nocivo ao benefício do trabalhador. Já que o ministro não gosta de comparações com outros países, o que vemos é justamente o contrário quando justificam a incidência do fator previdenciário, considerando um aumento da média de vida do brasileiro.
    Ora, se um trabalhador começou sua vida laborativa aos 18 anos, nada mais justo aposentar-se aos 53 anos, percebendo 100% do valor apurado para concessão do benefício. Vale o tempo de contribuição e não limite de idade. Este assunto precisa ser levado ao FÓRUM para ser devidamente apreciado.
    Acredito que você possa oferecer uma valiosa contribuição, nada obstante já existir o PLS-396/03 do Senador Paulo Paim, aprovado no Senado, mas diante de recurso apresentado pelo Governo, foi engavetado pelo relator Romero Jucá, que já foi ministro da Previdência Social e já demonstrou não gostar do trabalhador brasileiro.
    Um abraço e que Deus continue iluminando o seu caminho.
    DILERMANDO/02.02.07

  12. É Nassif..
    da outra forma
    É Nassif..
    da outra forma queriam jogar uma despesa social (rural+renúncia empresarial), que é dever de todos pagar, em cima de aposentados e contribuintes do INSS.
    Salve a transparência desse governo e de jornalistas honestos como você.

  13. Prezado Nassif,

    Não sei se
    Prezado Nassif,

    Não sei se passou batido ou se o meu assunto está fora da matéria.
    Mesmo assim, se possível, gostaria de merecer uma resposta. O comentário está neste tópico.
    Muito obrigado!!
    DILERMANDO/03.02.07

  14. Picuinhas, outra vez.

    Frase
    Picuinhas, outra vez.

    Frase conceitual marcante foi aqui escrita por um comentarista, lamento não saber mais quem, quando disse ser nosso Presidente um “homem de puxadinho”, incapaz de romper esquemas, de gestos maiores. Sim, a família vai crescendo, então troca uma cama por um beliche; fila no banheiro é resolvida com um puxadinho, vaso, chuveiro e pia; uma filha casa e dê-lhe outro puxadinho para o quarto do novo casal… Por isso, aquele “ou vai ou racha”, quem sabe até vá um pouco, porém rachar, hum…, de jeito nenhum: e o Meirelles e sua turminha ficam. Afinal, “por que mexer em time que -“sinto eu” -, não está nem perdendo”?
    Vantagem adicional, o epiteto “o homem do puxadinho” está escrito em linguagem comum, não em economês, engenheirês, jornalistês, nem mesmo em modernês.
    Falando sério, rogo aos participantes que, a bem da clareza e do bom entendimento das competentes manifestações, que se esforcem para traduzir seus textos para o vocabulário comum da nossa língua, nem que seja, quando necessário, explicar o significado do termo ou expressão entre parênteses. Afinal, este espaço é aberto a todos, não é confraria.
    Grande Nassif, aceite minha humilde colaboração como tal…
    Bom domingo a todos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador