“Jurisprudência” em crise

Mas que o PAC criou uma saia justa engraçada na discussão pública, não tenha a menor dúvida. O pessoal do manualzinho contra ou a favor, o da famosa “jurisprudência” jornalística, ficou com a brocha na mão.

Agora, terá que se debruçar sobre o PAC, discutir tecnicamente, não só aspectos econômicos como conceituais. Vale tanto para os críticos como para os defensores.

A discussão ficou séria, e muita gente desaprendeu como se discute com seriedade. O “manualzinho” não está podendo mais ser invocado, os clichês já não valem.

É engraçado assistir o pessoal se debatendo que nem náufrago, por não poder contar com o manualzinho.

Trabalho, pessoal, leitura, estudo. Acabou a moleza!

Luis Nassif

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif,

    E que saia justa ! O
    Nassif,

    E que saia justa ! O estoque de clichês acabou !

    Alguém tem que dar o primeiro passo e o Executivo já deu esse passo com o PAC.

    Mas o ente investidor precisa ter a visão de que o BACEN participe de forma ativa, ou seja, reduzir de forma firme a taxa basica de juros e mante-la equilibrada com as taxas internacionais. Afinal estamos ou não em uma economia globalizada ?

    Alguém pode perguntar (Mag e companhia bela), e a DEMANDA ? Ela será estimulada pelos seguintes fatores :

    1 – Juros básicos menores aumentam a TIR e levam ao empresário a investir em modernização/aumento de capacidade. Além disso empresário não vai aplicar no Mercado Financeiro onde a rentabilidade seria muito menor em relação a qualquer
    Investimento produtivo. Lembrem-se que empresário investe não só em função de DEMANDA mas também em função de MODERNIZAÇÃO buscando ao final ter produtos mais baratos.

    2 – Com preços decrescentes em função do item 1 anterior, haverá estimulação da DEMANDA.

    3 – Com maiores investimentos, PIB cresce mais rapidamente e diminui relação Divida Interna/PIB o que por si ESTIMULA confiança dos entes sociais. Governo pode iniciar redistribuição de renda reduzindo encargos sobre a economia, principalmente aqueles que afetam a base da sociedade. De novo, mais DEMANDA e maior ÍNDICE DE CONFIANÇA.

    4 – Salários sobem acima da inflação devido MAIOR PRODUTIVIDADE da
    máquina economica. Outra vez fator de aumeto de DEMANDA.

    E assim a roda gira… EM CIRCULO VIRTUOSO. Mas, para que tudo acima aconteça, faz-se necessário que o BACEN dê também o seu passo. Sem esse passo estimulador, nada acima acontecerá.

  2. Nassif,

    Boa tarde,

    sou
    Nassif,

    Boa tarde,

    sou servidor federal e uma coisa eu te garanto, pra aprovar a limitação dos salários o Lula vai ter de passar por cima de nós. Caso seja necessário até greve geral poderá ser utilizada. Nós é que não vamos pagar o pato por dez anos, o Lula que segure os salarios como o FHC fez mas sem essa de engessar o negócio pela LRF. Mesmo com os recentes aumentos, muitas categorias do executivo federal ainda tem perdas acumuladas nos ultimos dez anos. Mas nem é esse o problema, essa regra irá gerar briga dentro do funcionalismo, umas categorias ganharão , outras não. Sem chance de aceitarmos isso.

  3. Interessante o comentario deu
    Interessante o comentario deu um servidor público aí abaixo( Wiliam ) , quer dizer que tem que passar por cima deles para qualquer programa para o país?, (aliás detesto esta palavra servidor publico, são trabalhadores e ponto).Eles sempre tem a visão de que o estado existe para eles, para pagar os seus salarios e mais nada. É só ler Machado de Assis e verificar os funcionarios das repartições daquele tempo e transpor para o hoje. São os velhos e antigos proprietarios do Estado. O povo, …. ah o povo que se dane.

  4. Não endossando totalmente o
    Não endossando totalmente o comentário abaixo, também pergunto. por que somente nos funcionários públicos, sempre ficamos com o ônus. o governo tem que explicar melhor a metodologia sobre a correção dos nossos salários.

  5. Sou servidor público também e
    Sou servidor público também e não participarei de greve geral contra a medida prevista no PAC. Que aliás me parece correta. O comportamento grevista irresponsável só compromete a imagem do servidor público perante a sociedade brasileira.

  6. Gílson,
    Parabéns pela atitude
    Gílson,
    Parabéns pela atitude responsável de pensar mais no país do que no próprio umbigo. Um país mais dinâmico é bom para todos, mesmo que muitos não consigam enxergar isto e outros remem deliberadamente contra.

  7. Caras,

    Vcs nao estao
    Caras,

    Vcs nao estao entendendo, o BC esta entre a cruz e a espada,

    Se nao ajuda, com o grau de mobilizaçao da Opinao Publica (??) é a senha pra uma troca, mesmo o Meirelles (que so se preocupa com o seu futuro politico) ficando pra manter as aparencias.

    Se apoia, sai das manchetes, e os juros continuam caindo, numa velocidade se nao a ideal, pelo menos suficiente pra nao atrapalhar.

    No planalto acho que tem gente torcendo pra dar 25 hj.

    Asta,

  8. É necessário entender que os
    É necessário entender que os funcionários públicos mal acabaram de sair de um período de dez anos sem reajustes (do executivo, pq do legislativo e judiciário…). E posso dizer que o prejuízo para os professores das Universidades, por exemplo, foi imenso. Só no ano passado um refresco foi dado. Agora, começar a pensar em greve toda vez que se acorda de mau-humor é dose! Colegas, vocês também são pagos para pensar, não são soldados! Vejam se crescem e aprendem novas formas de lutar. Prejudicar a população não deve ser sempre a saída para se resolver nossos problemas.

  9. Não sei porque, mas sempre me
    Não sei porque, mas sempre me veio a idéia que quando a oposição é elitista estando diante de um pacote de medidas que beneficiem a economia o crescimento do pais e a melhora da população eles se veem irritados, penso que quando o pacote é bom pra eles é ruin pro povo e vice versa…to errado Nassif??

  10. PAC. Até agora então? nada.
    PAC. Até agora então? nada. Por isso o plano tem que ser “acelerado”.
    Ou seja, nos primeiros 4 anos, não deu….
    Mas eu prefiro assim, pelo menos agora temos um plano, ficamos de 1990 até hoje sem nenhum… Ah! esqueci, aliás, como posso, foram vários sim…Mas este, ah! este é acelerado… os outros eram de tartaruga, é bem verdade, não deram em nada… mas este já aparece acelerado.
    Eu juro, se eles usassem frases do tipo 40 anos em 4 eu mudava de país…
    Já falta pouco mesmo….

    Collor, Itamar, Fernado Henrique ( o nobre) e Lula ( o pobre) vão se catar… Deixem-me viver, respirar, não transformem meu direito em obrigação, não quero mais votar , pelo menos não de forma obrigatória… que direito é este, obrigatório? se é direito, eu uso se eu quiser, e não devo ser punido…..

    Acabou, política? faço a minha…

    Planos? os meus… Assim, simples assim.

  11. Infelizmente, o Governo só
    Infelizmente, o Governo só conversa quando tem greve. Vai ter que passar por cima mesmo. Se mantiverem essa ideia aposto que vai ter greve geral.

  12. É Nassif, a coisa agora mudou
    É Nassif, a coisa agora mudou de figura. Não valem mais as frases de efeito, nem mesmo a rápida, e por isso precipitada avaliação do Bussato demonstrou grande relevância. Estamos na era do “dado concreto”, expressão que Lula costuma utilizar. É isso aí, teorias à parte, pois o que vale mesmo é o resultado na prática. O PAC será avaliado assim. São tempos fundamentados no materialismo histórico, aliás, que sempre diataram o juízo final do ser humano, o que importa é o resultado, o fato. Como já foi dito há milhares de anos atrás: “está feito”. Abraço

  13. Ricardo, quando se dizia (e
    Ricardo, quando se dizia (e eu ainda digo) risco de vida, estava subentendido que era o risco de perder a vida. Cá prá nós, não digo risco de morte nem morto.

  14. Vamos dar nome aos bois.
    Vamos dar nome aos bois. Quais são os maiores enganadores, da estirpe dos bagres ensaboados. Que falam, falam e não dizem nada ou apenas o óbvio. Estão abertas as votações.

  15. Leitores.
    “O não endossando o
    Leitores.
    “O não endossando o comentário abaixo” foi sobre o do Willian Silva.
    e continuo discordando desta indexação.

  16. Nassif, vamos falar da tal
    Nassif, vamos falar da tal jurisprudência. O grupo Associados, por exemplo. A primeira manchete do Correio Braziliense jogou pra platéia do DF, apontando supostas perdas para os servidores, numa matéria que desconsidera os avanços já proporcionados pelo primeiro governo Lula e minimizando os ganhos que a fórmula do PAC poderá produzir. Ontem o descaramento do “Estado de Minas” foi além. Pra platéia mineira, apontou que o PAC trará prejuízo de 300 milhões a MG, dando conotação negativa àquilo que os próprios Diários Associados veêm defendendo desde sempre: a redução da carga tributária. Os Associados não fazem jornalismo, fazem campanha política pelo Aécio. No Correio, Jarbas Passarinho fala do perigo comunista. “Quosque tandem, Catilina?”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador