Mudança na distribuição

O Projeto Brasil realiza na próxima segunda feira (11/12) mais um Fórum de Debate. Desta vez vamos abordar as mudanças no setor de distribuição de combustível com a entrada de novas tecnologias no mercado. O período da manhã será fechado para especialistas convidados pela nossa equipe, que debaterão em três mesas diferentes:

MESA 1 – Biocombustíveis: A garantia do suprimento de Etanol e Biodiesel, no Brasil e no exterior, com preços competitivos

O comportamento dos preços do biocombustível segue a variação do açúcar e é influenciado por margens de lucro, índices de oferta e demanda, custos de distribuição, período de safras e outros fatores. A atual estabilidade de preços pode ser ameaçada pela entrada de novos produtores internacionais no mercado. Em um contexto que engloba os demais combustíveis de biomassa, a redução de entraves de logística é apontada como principal meta.

MESA 2 – Os desequilíbrios tributários e o combate à informalidade na comercialização dos combustíveis em geral

A comercialização de derivados de álcool combustível precisa resolver alguns entraves para crescer e atingir cada vez mais mercados. A desoneração de PIS e Cofins seria uma forma de facilitar a comercialização na Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F). A medida também reduziria a informalidade, outro grande problema do setor de distribuição. Como aumentar o rigor na fiscalização? Em caso de adulteração, quem deve ser punido e de que forma?

MESA 3 – A mutação das empresas distribuidoras no médio e longo prazo

O surgimento do biocombustível como alternativa para produção de energia levanta muitas questões sobre a melhor maneira de distribuição no Brasil e para exportação. As regiões Norte e Nordeste aparecem como principais fornecedores da matéria-prima para os novos combustíveis, mas a estrutura de transporte é deficiente: falta interligação de qualidade com as outras regiões e a estrutura portuária deixa a desejar, principalmente em comparação aos portos do Sul e Sudeste. Problemas semelhantes são enfrentados no País inteiro, o que pode dificultar a distribuição.

O período da tarde será aberto a todos os participantes, que poderão acompanhar os resultados das discussões realizadas no período da manhã e participar ativamente do debate. (para inscrições, entre em contato com a equipe da Dinheiro Vivo)

Para enriquecer ainda mais o 39º Fórum de Debates, os leitores podem enviar opiniões e sugestões para cada um dos três temas principais.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador