Categories: Sem categoria

O acidente e os leitores – 2

Recebi esse comentário anônimo, que exponho à avaliação técnica dos leitores especialistas na matéria.

Enviado por: ACC-bs_(ATCO anônimo

sou controlador de tráfego aéreo do cindacta1 (…).

Na proa em que o Legacy deveria estar voando na aerovia até o vor BRS (BRASÍLIA ), ele deveria estar no FL370, independente de estar correto ou não. Após o bloqueio do VOR BRS ele deveria mudar de nível visto que a aerovia dele também mudaria de proa. Não o fez. Por quê? Ele não estava na escuta de Brasília para fazer a mudança de nivel incorreto para correto, visto que aquela aerovia é de mão dupla.

A questão que tem que ser vista é se o piloto do legacy desligou o transponder e o porquê da falha de comunicação momentânea ! (…)

Todos que trabalham no centro de controle de área de Brasília puseram por escritos os problemas ali vinham ocorrendo de cerca de dois anos pra cá. Escrito este denominado de “RELATÓRIO DE PERIGO” que é aonde foram colocados vários apelos e queixas dos problemas que o sistema da X4000 apresentavam.

O problema é que quando o piloto apresenta um plano, ele é autorizado conforme está escrito lá, mas no decorrer do vôo , qualquer modificação de posição da ACFT no espaço aéreo tem que ser autorizado pelo centro de controle de área (ACC), mas o sistema da X400 obedece ao plano proposto em toda sua rota. Se no plano proposto pelo piloto diz que em tal posição ele vai mudar de nível e proa , a X4000 muda independente da vontade do piloto ou da autorização do controlador.

No caso de a ACFT estar na borda do alcance do radar e isto acontecer sem que o controlador perceba , o ACFT vai estar sem contato radar e voando num nível incorreto, com risco de abalroamento. Se o problema de BDS ( banco de dados de sistema) tivesse sido corrigido , o contato radar do Legacy não tivesse sido perdido e se o transponder do Legacy estivesse funcionando, as 154 pessoa que morreram com certeza hoje estariam aproveitando a vida no quem tem ela de melhor.

Fiquem de olho nas investigações porque vão tentar encombrir as provas que incriminam aqueles que têm a maior parcela de culpa nisto tudo!

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

11 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

12 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

12 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

13 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

14 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

14 horas ago