O baloneiro e o economista

Na aba de ECONOMIA (clique aqui) analiso o artigo de Márcio Garcia no “Valor” de hoje: “O Banco Central e o câmbio”.

Luis Nassif

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apesar do otimismo do
    Apesar do otimismo do ministro da fazenda, q parece viver no mundo da fantasia bem longe da realidade, Antonio Erminio de Moraes (um temerário) tem escrito a verdade evidente q: “as vulnerabilidades da economia brasileira são imensas e ficaram crônicas – sem que os governantes se disponham a atacá-las de frente.” Alem do fato especifico do cambio, no Brasil não existe uma política nacional voltada ao desenvolvimento e ao incremento da produção e renda nacional. Os governantes tb não ficam suspendido no vazio, mas a influencia dos interesses mais poderosos sempre aparecem e pressionam. Tem políticos e governantes q não passam de funcionários dos grandes interesses. Muitos som vitimas de pseudocrenças ortodoxas e ideológicas sem fundamento: o resultado som permanentes políticas anticapitalista e antidesenvolvimento.
    O atual governo, q é expressão de um amplo voto popular, não consegue sair do antigo esquema.
    Não sabe e não quer adotar uma política nacional. As ações populares realizadas representam mais uma forma de garantir votos. O Pac não vai passar disso. Propaganda. Não existe nenhuma confiança no povo e na potencialidade do Brasil.
    O Banco Central faz otimamente o trab dele: atuar pelos interesses dos rentier e financistas, dos grupos mais parasitários.
    A forca hodierna do Banco Central não é só um fato interno e de autonomia técnica:, mas entra em sintonia com uma armadilha internacional, caracterizada per uma grande inflação de capitais especulativos, q pressionam per uma forma de dolarização do sistema.
    O problema político central é criar as condições per poder desfrutar de todas as possibilidade de crescimento do pais e de todas as forcas produtivas: isso pode só acontecer com uma mudança na política monetária, cambial e com a introdução de forma essenciais de proteção contra os capitais especulativos. Se isso na acontece o Brasil vai se limitar a ser o fornecedor de commodities per paises desenvolvidos e per plataformas produtivas em auge. Uma decisão política delicada mas fundamental per o presidente Lula. Envolve mudanças de perspectivas, idéias, homens, escolhas, mais ao lado das forcas produtivas e de quem confia no pais.
    E

  2. ECONOMISTA OU?
    Apesar de um
    ECONOMISTA OU?
    Apesar de um brilhante professor e articulista, o Márcio Garcia não é economista (da mesma forma que o nassif é um brilhante jornalista mas também não é economista).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador