O Banco Central entra na roda

Na aba de ECONOMIA (clique aqui), a Coluna Econômica aborda a importância fundamental da queda de juros no sucesso do PAC.

Luis Nassif

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif,
    Lembro-me muito bem
    Nassif,
    Lembro-me muito bem que na campanha presidencial do primeiro mandato o Lula em um encontro com os empresários, disse: “- é inconcebível, srs empresáios que no copom nao exista um representante da classe produtiva. Porque a taxa de juros tem que ser fixada por quem nao tem nada a ver com a produção, mas com o capitao financeiro. É como deixar a raposa cuidando do galinheiro.” Pois bem, começo a achar que o Presidente está sendo omisso numa questão que fere mortalmente a economia do País, afronta a democracia e joga na lama a vontade popular expressa no voto de quem o elegeu ouvindo esse discurso. É hora do Presidente mexer nas peças do tabuleiro, fazer uma jogada de mestre e honrar sua palavra, sob pena de ser apenas um presidente popular e jamais um estadista.

  2. Rui, a mídia se move por
    Rui, a mídia se move por “jurisprudência”. Agora começa a ser criada a do desenvolvimento, mas persiste a de que se o país der certo significa que Lula dará certo. A ideologia emburrece.

  3. Caro Nassif,
    Caro Nassif,

    É verdade.Não adianta o governo Lula querer acelerar o crescimento, com o BC segurando o freio de mão.Isso é o que se chama de boicotar ou sabotar iniciativa.O que justifica uma Selic de 12 % a.a, num país onde a economia vai muito bem e o risco é o menor dos últimos anos ? Só uma coisa justificaria, ou seja, o atendimento a interesse de banqueiros nacionais e estrangeiros, a quem o BC atende de forma rastejante. É hora do Lula repetir a famosa frase: Até tú Brutus ?

    Abs.

    Edmar Melo

  4. Nassif,

    a leitura da FSP
    Nassif,

    a leitura da FSP hoje pela manhã me deixou um tanto cismado. O mesmo temas ocuparam a coluna do Clovis e Plinio Fraga, então vejamos:

    Clovis Rossi falando de Davos

    “A crise do jornalismo, o impresso pelo menos, entrou na agenda do encontro anual 2007 do Fórum Econômico Mundial. Pena que tenha sido em sessão fechada, com a participação de cerca de 80 jornalistas tidos como entre os mais “respeitados e influentes” do planeta.

    A pesquisa do Gallup é mais eloqüente. Feita com 55 mil pessoas de 60 países (o Brasil não está na lista), mostra que a mídia tradicional ainda é, de muito longe, a fonte principal tanto de informação como de análise.
    Pego só os pesquisados com acesso à internet: 61% informam-se de notícias de seu país pela TV local, 4% por TVs globais, 10% por jornais/revistas e 7% pelo rádio (o velho e bom rádio).
    Blogs, a badalada novidade, são fonte para apenas 3% dos pesquisados, marginal portanto. Para análises políticas, o resultado muda a favor dos jornais, que passam a ser fonte básica para 19%. Blogs, os mesmíssimos 3%.
    O problema é menos, portanto, de público e mais de “modelo de negócio”, comentou-se”

    Plinio Fraga falando do Rio de Janeiro:

    Os blogueiros da política são como os boleiros: estão lá, batendo bola na internet, sem compromisso nenhum além dos interesses próprios. Quem faz sucesso entre eles? Levantamento sobre os blogs da área de política mais acessados mostra em sétimo o do ex-deputado petista José Dirceu e em décimo o do ex-deputado petebista Roberto Jefferson. Eles ainda têm o que dizer?

    Os escritos de Jefferson e Dirceu na internet são exemplos da definição teórica da realidade virtual: simulacro do real, negação da história, ilusão e exercício retórico. Prostrações por meio de “posts”.”

    Fico com algumas questões em aberto batucando na cabeça:

    Será que é a luta pela sobrevivencia pois os dois articulistas odeiam os blogs?

    Será imposição “editorial”?

    Será que todos os blogueiros são realmente uns embromadores, logo, que comenta em blog (leitor) é um verdadeiro bobão?

    Será que o jornal impresso legitima as opiniões e todos os outros espaços possíveis não podem trazer nada de sério e confiável?

    Será que os donos dos jornais proibiram estes senhores de fazerem seus blogs e eles agora estão agindo como meninos marrentos??

  5. Caro Nassif, você deve me
    Caro Nassif, você deve me achar um cara rabugento e impaciente, mas este governo tira qualquer um do sério, embora o meu sério não me tenha tirado ainda o sentido de direção.
    Sugestão: porque você não inclui no seu dicionário de negatividades “visionários amadores”? Farão boa companhia aos “cabeças de planilha” e aos Gambiaggis da vida.Ontem lí algumas análises bem estruturadas no jornal Valor Econômico. Transmitiu-me alguma esperança. Mas enquanto não se discutir REDUÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA E GASTOS PÚBLICOS COM A SERIEDADE NECESSÁRIA não tem jeito. O visionário profissional eu respeito porque suas idéias têm condições de serem concretizadas. Mas esta turma do Governo Luis Silva – com exceção da Ministra Dilma Roussef, que segundo o Márcio Alves, “tem faca na bota” – é dura de aguentar.
    Porque o Henrique Meirelles ainda não foi demitido? Meu Deus, dai-me paciência e esperança para permanecer neste rodamoinho. Triste!

  6. Analisando as inicitivas do
    Analisando as inicitivas do presidente Lula para montar o ministério do 2º mandato, em que busca pessoas de fora das hostes partidária que deêm credibilidade e robustês a administração pública, como o megaempresário Gerdau, torna-se difícil acreditar que ele não substitua o Presidente do Banco Central por falta de coragem ou ser titubeante e indeciso,. O motivo parace ser por não encontar entre alinhados ou simpáticos a teses do partido que inspirem credibilidade e tenham demonstrado a competência que o cargo exige.

  7. A economia é uma ciência
    A economia é uma ciência subjetiva. Cada um defende a proposta que lhe agrada. O que me impressiona não é a taxa de juro, mas a formula com que ele é calculado. Em cada Banco, o mesmo capital,a mesma taxa, o mesmo prazo tem prestações diferentes, chegando à raia do absurdo. Compare Caixa Econômica Estadual e o Unibanco, no credito para aposentados.A desculpa do Banco é que tal processo esta dentro das normas do Banco Central. No Brasil, quem sabe matemágica rouba, quem não sabe paga. O problema da previdência não abaixar o salário mínimo, mas aumentar a receita.

  8. O Pac já morreu em apenas 2
    O Pac já morreu em apenas 2 dias de vida. Parabéns pelo BC ter matado novamente o crescimento do país. Os juros tem que cair 0,75% pelas próximas 8 reuniões do copom e os papéis pré-fixados tem que pagar 7% ou 6% ao ano de juros e o dólar tem que ser de no mínimo 3,10 reais. Como sabemos que isso não vai acontecer, pois os donos do país( o mercado, formado pelos rentistas ,pelos banqueiros e pelas nações do primeiro mundo que não querem ver o nosso crescimeno) não deixam, o melhor a fazer é ir embora do Brasil e morar em algum país do primeiro mundo, pois nunca iremos crescer como a China a continuar com essa política econômica do BC. Em 1994 éramos a 8(oitava) maior economia do mundo, em 2007 somos a 14(décima quarta) maior. A persistir isso, veremos um crescimento invertido, onde provavelmente em 2010 o Brasil passe a ser a 18( décima oitava maior economia do mundo). Pra frenta Brasil, com a ré engatada, como nos últimos 25 anos com crescimento de apenas, em média, 2%. É uma pena.

  9. A ampla difusão midiática do
    A ampla difusão midiática do superávit primário é obra de gênio, gênio do mal. Faz a população, de modo geral, acreditar que o país produz superávit e exclui do ajuste fiscal o gasto com os juros da dívida pública. Rídiculo, na verdade. Já observaram que na TV, nos jornais, pouco se fala em déficit, que é o que realmente temos?

  10. uma ves um maluco perguntou a
    uma ves um maluco perguntou a outro maluco qual e o seu maior sonho o maluco respondeu, meu maior sonho e pular de um aviao com um guarda chuva. com um guarda chuva? sim com um guarda chuva mas aberto ou voce acha que eu sou maluco hem todo mundo louco oba todo mundo louco

  11. A) RENDIMENTO DE TÍTULOS DO
    A) RENDIMENTO DE TÍTULOS DO TN, ACUMULADO DE 12 MESES, ATÉ 10/01/2007:
    1) LFT (17/01/2007) SELIC = 14,96%;
    2) LTN (01/07/2007) PRÉ = 17,73%;
    3) NTNB (15/05/09) IPCA = 20,04%;
    4) NTNC (01/04/08) IGPM = 17,49%;
    5) NTNF (01/01/08) PRÉ = 18,73%.
    ATENÇÃO: a) Com a inflação descendente os títulos selic tiveram o menor rendimento (para o TN o maior custo). b) o Bacen começou a recomprar os titulos com variação cambial quando o dólar estava a R$2,75 (retirou o prejuizo do mercado e passou para os contribuintes).
    B) O argumento de que a selic aumenta o custo de carregamento da dívida não é muito correto (pelo menos no período calculado).
    C) O movimento de câmbio financeiro é negativo (mais saídas que entradas de divisas). O positivo é o comercial.
    D) A taxa de longo prazo ontem estava em 12,32% (em tese seria a taxa de equilíbrio no modelo de metas). A selic a 13% está 0,68% acima da taxa de equilíbrio. Nos USA , 5,25% (federal funds) para 4,8% (longo prazo), portanto, 0,45% acima da taxa de equilíbrio. Considerando as moedas está razoável (nossa pressão inflacionária é maior).
    E) Se o Bacen colocar a selic abaixo da taxa de longo prazo (a de equilíbrio) estará estimulando o consumo interno (em contraposição a poupança interna estará caindo) Para que não aconteça inflação teremos que importar poupanças (mais pressão no câmbio). O TN não conseguirá vender selic (só com deságios). O mercado exigirá títulos de longo prazo com taxas pré maiores que selic (a média futura), ou índices (IPCA ou IGPM) mais juros. O argumento de que o custo de carregamento da dívida pública cairá não é correto.
    F) Para o espaço creio que a explicação é suficiente.

  12. Tancredo Neves revelou, em
    Tancredo Neves revelou, em certa entrevista,que sentia repulsa, nojo, desses advogados, nascidos no Brasil, que defendiam interesses antinacionais. E o que diria desses abutres que residem no BC?

  13. Reduzindo os juros, né? Aí se
    Reduzindo os juros, né? Aí se tem o duplo efeito de menor serviço da dívida e mais crescimento, influindo no numerador e no denominador.

  14. Caro Nassif,
    Caro Nassif,

    Belo comentário. A maior ameaça ao PAC é o BC.É preciso o
    Lula, bater na mesa e dar uma de César, quando viu o punhal de Bruto levantado em sua direção e gritou: “Tú também, meu filho!”. É que não há como se falar em crescimento, com uma taxa Selic tão elevada. É o governo acelerando o carro, e o BC puxando o freio de mão.Vai fundir o motor.

    Abs.

    Edmar Melo

  15. FORA MEIRELLES!!! O Henrique
    FORA MEIRELLES!!! O Henrique Meirelles agiu como TUCANO,que êle sempre foi, desacreditando o PAC e prejudicando o BRASIL.Há dois e meio, o BC vem errando na politica de redução das taxas de juros,em relação ao mercado e os esforços do governo. Agora, para mostrar ao sistema financeiro que o crescimento não atingirá a politica economica-risco-,vez esta bobagem.Não há nenhum sinal na economia que demonstre necessidade desta decisão conservadora de 0.25copom. É melhor trabalharmos com o DELFIM NETO. Fora Meireles-FHC!!!

  16. Aaaahhhhh, finalmente
    Aaaahhhhh, finalmente entendeu!!! Ligeirinho, hem?! Precisou de 72 horas para chegar a esta conclusão.

    E ai, é boa a concepção, né? O plano usa como cenário de referência para que a meta seja atingida, e não piore o desequilíbrio das contas públicas, os próprios números da meta.

    Basicamente é o que eu já havia dito em outro post. Como o plano é mal feito, e aqui neste espaço não se deseja criticá-lo pelo fato de ser pseudo-desenvolvimentista, põe-se a culpa em quem não participou de sua elaboração: o BACEN.

    Foram consideradas as expectativas de mercado para os juros, bastante factíveis inclusive, mas para as contas fecharem a meta tem que ser atingida. Não trabalharam com graus de confiança, é bola ou búlica.

  17. Concordo com a análise. O
    Concordo com a análise. O Plano Nacional de Financiamento(www.fazenda.tesouro.gov.br) informa ser necessário em 2007 R$ 459,4 bi para financiar a dívida pública interna e externa. Assim distribuida:
    Interna= Principal R$ 320,6 bi + juros R$ 115,5 bi = R$ 436,1 bi. Externa= principal R$ 11,3 bi+ juros R$ 11,9 bi = R$ 23,2 bi. Informa o Tesouro que a dívida pública encerrarrá 2007 entre R$ 1.230 bilhões (R$1,23 tri) e R$1.300 bilhões. Fechou 2006 em R$ 1.093,5 bilhões, o que leva a um crescimento em 2007 entre 12,48% e 18,88%. Para fechar a conta R$ 88 bi virão do orçamento de 2007. Como fica o PAC?

  18. Luis Nassif,
    1) MOVIMENTO DE
    Luis Nassif,
    1) MOVIMENTO DE CÂMBIO – CAPITAIS (jan. a nov. 2006):
    Inv. Direto líquido = – 8649;
    no exterior = 24945;
    no país = 16296;
    Ações = 7431;
    Derivativos = 368;
    Empréstimos = -9370 (mais saídas);
    Inv. tít. domest. (lp) = 5801;
    Emp. intercompanhias = 3696;
    Curto prazo = 9882;
    Mov. Comercial (jan. a nov.) = 57598.
    2) Para que o Bacen atue no movimento de capitais de cp (9882) os efeitos no câmbio serão mínimos (farão mais mal ao país do que bem). Nas outras contas é impossível mexer ( o mal será gritante).
    3) O país tornou-se em um exportador de capitais (olhe que é uma economia em desenvolvimento, quase tudo ainda por fazer). O AMBIENTE BRASIL NÃO ATRAI MAIS. Os que têm voz precisam gritar repetidamente. A solução são as reformas (acabar com os privilégios). Só se o AMBIENTE em outros países piorar para que o Brasil volte a ser opção.

  19. Tem um pessoal aí que tem um
    Tem um pessoal aí que tem um medo doido do aumento do consumo interno… sempre associam, obrigatoriamente, com inflação. Para mim, que não sou economista, se houver investimentos não haverá inflação. Agora, o empresário só investe se perceber demanda potencial. É isso que precisa ficar claro: que não haverá retrocesso. Aí o empresário vai. Se tem uma coisa que empresário abomina essa coisa é risco. Crescimento é igual a aumento de consumo interno! Tá difícil prá esse pessoal do BC entender? Ou então vamos adotar o modelo chinês. Simples.

  20. nassif, não sou economista
    nassif, não sou economista daí a minha dificuldade em digerir tantas suposições , mas de uma coisa eu tenho certeza:
    lula não tem coragem e nem vontade de se impor perante ao poderio do grande capital especulativo nacional e internacional , tentará governar sendo sómente “bonzinho” para os seus eleitores cativos. arrebentará com o médio industrial , com o médio produtor ,em suma com a classe média e suas cercanias. Teremos um estado muito mais concentrador de renda (para os grandes grupos), com um povo humilde dependendo diretamente da distrisbuição de migalhas oferecidas pelo estado. lula é um camaleão politico que muda conforme sua comodidade.

  21. Ricardo Queiroz, observei o
    Ricardo Queiroz, observei o mesmo. Não entenderam que o diferencial dos blogs é a interatividade. Querem permanecer como vacas sagradas, iludindo-se que são fazedores de opinião. Já perceberam que a batata deles está assando, mas ainda não caíram, de fato, na real. O texto do Plínio Fraga é arrogância pura. Vai na contra-mão do contraditório dinâmico e enriquecedor. Um tiro no pé. A partir do que seria a falta de qualidade dos blogs do José Dirceu e do Roberto Jefferson (opinião dele), generaliza para todo espaço virtual. Era como se a partir da constatação de que tais e tais jornais são ruins, concluísse que todos os jornais são ruins. Falácia lógica de décima categoria. Onde está o critério de qualidade da Folha?

  22. H.Meirelles não existe,
    H.Meirelles não existe, existe é o esquemão. Tanto faz H.Meirelles ou outro qualquer.Imaginamos se vão deixar o País crescer 8 a 10% a.a.? Nunca, principalmente com um operário no poder!!! Vamos continuar discutindo o assunto, é importante e quem sabe????

  23. Caro Vinicius, gostaria que
    Caro Vinicius, gostaria que me explicase, de maneira objetiva e direta, por quais motivos o BC tem que manter a taxa nos níveis atuais, diante de um cenário benigno para a inflação? Além do mais, considerando-se que continua atraente aos investidores? Seus esclarecimentos serão de muita utilidade. Evidentemente que, primeiro, precisarei entendê-los. Prometo esforçar-me, mas não tente me enrolar.

  24. Creio que se o PIB crescer 3%
    Creio que se o PIB crescer 3% no Brasil em 2007, provalvelmente a inflação continuará sobre controle,permitindo um corte maior dos juros da Selic para abaixo dos 12,2% reduzindo os os custo da dívida pública e mantendo a redução da relação dívida pública/PIB.

  25. Se o Lula não trocar o
    Se o Lula não trocar o comando do BC, dançou, já era. Daqui a 4 anos estará sendo espinafrado como, hoje, FHC é. O distanciamento e a perspectiva histórica serão implacáveis em sua avaliação. E aquela capa da Veja com Lula levando um pontapé no traseiro, trocada a Bolívia pelo BC, seria muito adequada.

  26. O Meirelles é
    O Meirelles é fundamentalista. Faz parte do Islã Fundamentalista do Juro Alto. É um grupo radical originário da PUC. Tem muitos adeptos terríveis! Os cabeças são Bin Malan e Arminief Fraga!

  27. J.Hamilton,

    O Bacen não
    J.Hamilton,

    O Bacen não tem mantido a Selic, pelo contrário, salvo engano,há 10 reuniões do COPOM ela vem sendo reduzida. Posso te dizer além disso que eu particularmente penso que o ritmo poderia continuar, pelo menos até esta reunião, em corte de 0,5%. Mas eu não opero renda fixa, não sou da área de inflação, e não tenho intimidade com os modelos utilizados para acompanhar a dinâmica ( aqueles não são estáticos como o Nassif costuma repetir) de preços, portanto meus palpites sobre o ajuste fino da política monetária não tem mais valor do que uma nota de R$ 3,00. De qualquer modo é evidente que as taxas de juros reais pelo conceito ex-ante ainda estão em patamares altíssimos, ainda que nos níveis mais baixos do período pós-estabilização. Porém, é preciso verificar o que ocorreu com a inflação quando tentou-se maior aceleração no aumento de liquidez. Como exemplo, dê uma olhada no período 2004/2005.

    Tanto a teoria quanto os exemplos práticos na execução da política monetária recomendam que o afrouxamento monetário seja efetuado em ritmo mais cadenciado do que o aperto. O segredo está naturalmente em encontrar o ritmo ideal, que mantenha a controlada a inflação e sem prejuízo da atividade econômica, mas para tanto é necessário atuar com grande margem de segurança, visto que o custo de se voltar atrás tende a ser muito mais alto, com consequências para o médio prazo, do que um hipotético excesso de cautela.

  28. A questão é: A independencia
    A questão é: A independencia do BC foi pedida pelo próprio mercado, mas como subterfúgio para poder manobrá-lo. Usa este argumento para poder manipular os valores que quer. Agora o governo e nós somos reféns desta turma. O meireles não tem nada de fundamentalista. Só faz o que lhe mandam. Tem emprego garantido a hora que quiser. Ma a culpa mesmo é daqueles que o puseram lá e não conseguem tirá-lo. Agora, nós é que temos que pedir a independencia do BC, mas sim do mercado.

  29. Primeiro, o óbvio: o BC age
    Primeiro, o óbvio: o BC age sob demanda daqueles que dominam a agenda política do país desde o início da década de 90 com a ascensão das políticas ditas de mercado, ainda que travestido de roupagem teórica robusta (vide os ditos modelos utilizados nas reuniões do COPOM). Na verdade, e hoje ficou claro com a decisão do COPOM, o maior desafio dos que elaboraram o PAC para implementá-lo é retirar o controle decisório da taxa de juros deste grupo encastelado no BC ou, pelo menos, fazer parte dele para “arejar” as decisões do COPOM. Planilhas e cálculos são importantíssimos mas, se essa briga for perdida, ou mesmo empatada, o PAC afunda. Lembrando, não deve ser uma luta somente dos grupos do governo Lula que defendem o PAC, mas de toda a sociedade. Talvez a pressão da opinião pública com as metas definidas no próprio PAC funcione para tal.
    Não faz sentido algum uma taxa de juros de 13% e inflação de 3,5%. Não há PAC que resista.
    E o Cämbio, como fica? Flutuando ao sabor do mercado? Se for assim, o PAC será afundado pelo BC e os destroços destruídos pelo câmbio flutuante.

  30. “Com o superávit nominal
    “Com o superávit nominal entrando na berlinda, a política monetária ser cobrada a dar sua contribuição ao sucesso do PAC”.

    Muito pelo contrário, a politica fiscal será cobrada a dar sua contribuição… podemos, alem de outras coisas, acabar com a babata que o governo tem dado ao longo dos anos pras empresas da fiesp… e nada de fazer bua eim!

  31. O BC está boicotando o
    O BC está boicotando o Brasil, com uma política fundamentalista de juros extremamente altos!

    Acho que o BC não tem um e-mail, mas podemos reclamar pelo site: Reclamação contra os serviços prestados pelo Banco Central: http://www4.bcb.gov.br/Pre/ouvidoria/sistema_reclamacao.asp. Vamos mandar protestos!!!

    Também podemos mandar protestos para os que são os chefes dessa turma, pois, ao menos teoricamente, o BC está subordinado ao Ministério da Fazenda ( ouvidoria: https://portal.ouvidoria.fazenda.gov.br/sisouvidor/autoatendimento/cadastro/formularioMensagem.jsp ) e à Presidência da Republica ( fale com o Presidente: https://sistema.planalto.gov.br/falepr/exec/index.cfm?acao=email.formulario ).

    Vamos divulgar os meios de contato com as autoridades responsáveis por esses juros absurdos!!!

  32. Há dois anos e meio, o BC
    Há dois anos e meio, o BC vem errando na politica de redução das taxas de juros; agora deu um tiro no PAC. Não é hora de trocar Meirelles & cia por DELFIM NETO? JCL

  33. Nassif, parabéns pelos
    Nassif, parabéns pelos comentários! Dói ler, mas são realistas, mostram a nossa realidade, contrária a um otimismo cego em relação a esse governo que passa na cabeça de muitos brasileiros, principalmente do Paulo Henrique Amorim, bajulador-mor de Lula.

  34. J.Roberto,
    Foi ótimo
    J.Roberto,
    Foi ótimo explicitar o contraditório. Já pensou no que poderia ser o efeito contrario? Anunciar o plano após uma redução ridícula da Selic.
    Se você reparar, haverá uma nova reunião do presidente com os governadores coincidente com a próxima reunião do Copom. Será uma reunião com mais densidade política, em pauta não estará o PAC, mas o PACTO para efetivar os respectivos mandatos.
    Não há condições políticas para essa reunião anunciar programa derrotado na urna. São todos políticos pragmáticos, não são ideólogos presos a teorias econométricas.
    O que fará o BC? Até quando?

  35. o companheiro lula deveria
    o companheiro lula deveria contratar voce como ministro do planejamento. seus comentarios, como sempre, são um primor. vale a pena acompanhá-lo na teve. voce é um crranio.
    um abraço,
    rubens

  36. Prezado Sr. Luis Nassif, acho
    Prezado Sr. Luis Nassif, acho fundamental e importante as preocupacoes destes Srs. do Banco Central, so acho que falta a eles um pouco mais de dinamica. Sou eng. nao economista mas se eles concluiram que ate o final do ano, a taxa Selic tem que baixar de 1.5% por que nao baixam tudo agora de uma vez, dando uma sinalizacao FANTASTICA a todos no Brasil e nos proximos, digamos, 5 meses nao mexeriam na referida taxa e ficariam estudando a reacao da economia. Com isso se aceleraria a retomada da economia. Pode ser que a economia de um pico sinalizando um pico de inflacao, visto que se baixou um valor “alto” de uma so vez, o que nao acredito pois a Selic esta nas alturas. Mas com certeza a economia tenderia a uma acomodacao e creio nao haveria pico algum de inflacao. E so estudar a curva ou o comportamento desta funcao que creio que os economistas devem ter e ou continuar monitorando a economia. Com isto poderiamos acelerar a descida desta Selic mais rapidamente e talvez no inicio de 2008 poderiamos ter uma taxa de que provavelmente teremos em 2010. E se realmente se confirmasse o repique inflacionario e so considerar o que e melhor para o pais a inflacao com 0.8% acima da meta mas com mais pessoas trabalhando, se gerando mais PIB, menos deficit da Previdencia etc ou essa estagnacao desumana. Considerando-se ainda, que o repique sera so neste ano e o restante mencionado seria duradouro e ainda no caso de um estouro da boiada poderia se utilizar a ferramenta de se … aumentar a Selic.
    Parabens pelas suas analises.
    Ivar

  37. Caro Nassif:

    Estive lendo
    Caro Nassif:

    Estive lendo um artigo de Yoshiaki Nakano, um provável ministro da Fazenda caso Alckmin tivesse ganho a eleição. na revista do Ibre FGV. Reconheço foi uma leitura meio rápida, cheio de termos em economês, defendendo a manutenção das mais altas de juros do planeta em virtude do eterno desequilíbrio do setor público, em suma toda esse blá-blá blá neo-liberal.Me formei em Administração
    na FEA-USP , sempre tive interesse em Economia, tenho uma razoável noção de alguns dos fundamentos economicos..Porém não há “Cristo” neo liberal que me convença que as atuais taxas de juros tem que estar no patamar que estão(agora em 13%).Está simplesmente “matando” nossa economia.Só como um exemplo das infinitas distorções, forçam um coitado de um assalariado a pagar mais de R$ 2000 numa geladeira que a vista custaria menos de R$ 1000, e que no final de uns 24 meses quando ele acabar de pagar os R$ 2000, não valerá nem R$ 300.UM DESASTRE!!! Outra distorção, devido aos altos juros e a absurda carga tributária é o incentivo(até por questão de sobrevivencia) à ecnomia informal. CV, PCC e outras catastrofes também são consequencias de tudo isso.
    E mais se o governo pagasse 10%(que já É UMA TAXA ALTISSIMA para países civilizados) a economia seria de 3 pontos percentuais sobre uma dívida de mais 1 trilhão, uma bagatela de uns R$ 30 bi, se não me engano, mais do que orçamento de toda a educação.Caro Jornalista:

    ATÉ QUANDO??????

  38. 4 perguntas:
    1) Se a
    4 perguntas:
    1) Se a rentabilidade da poupança já está maior do que a renda fixa, quem vai financiar a dívida pública se a taxa Selic cair mais?
    2) Se lermos os números apresentados no PAC, foram consideradas as projeções da pesquisa focus em sintonia com BACEN. O BACEN tem um documento anterior ao PAC chamado PAF (Plano Anual de Financiamento da Dívida Pública) a cumprir em 2007. Então há sentido falar em “sabotagem” do BACEN ao PAC?
    3) A função do presidente do Banco Central é de um estraga prazeres mesmo, é quem tira o barril de chopp da festa quando a coisa ameaça desandar para o “porre”. Se o governo lança o PAC e cortasse a taxa de juros em 0,5% na mesma semana, o “porre” seria uma possibilidade bastante grande. O cenário seria de uma bolha de crescimento de alguns meses, inflação recrudescente, e teria que subir a taxa de novo mais à frente para controlar, comprometendo a sustentabilidade do crescimento. Paradoxalmente, a austeridade do BC não é justamente por confiar na eficácia do PAC?
    4) Só para lembrar: toda a implantação do Plano Real foi feita mantendo as taxas de juros do BC elevadas (o que provocou irritação no presidente Itamar Franco, ansioso em promover a queda dos juros, a ponto de queixar-se da “caixa preta” do Banco Central). Isso não impediu o crescimento acima de 5% em 94, e um crescimento razoável até 96. Isso não comprova certa independência entre crescimento do PIB e taxa Selic?

  39. Nassif,

    Quanto otimismo!
    Nassif,

    Quanto otimismo!
    imaginar que o PAC colocou Lula numa armadilha desconsidera a esperteza dele. Não contavam com a minha astúcia!, deverá pensar o presidente depois de convencer o povinho de que o plano fracassou por culpa da oposição. Quer apostar?

  40. Essa discussão “no plano das
    Essa discussão “no plano das idéias” sob os juros do BACEN são ridículas.

    Os juros e a política monetária do Banco Central, com a farsa das atas do COPOM, fazem parte de um esquema criminoso, de desvio de dinheiro público, operacionalizado por meio de um horizonte tranquilo para certos grupos que ganham com a arbitragem de taxas de juros.

    Para realizar o lucro desse pessoal em moeda forte, é óbvio que os quadrilheiros que estão no BACEN precisam conter a flutuação do dólar num certo patamar.

    O problema é que no Brasil nos vivemos sob a égide do binômio cretinice/mau-caratismo, com alguns perdendo tempo tentando demonstrar o óbvio a pessas que engolem a quadratura do círculo e outros que praticam o seu exercício diário de hipnose coletiva dirigida a seres zurrantes.

    Gozado é que até a Argentina consegue um risco-país menor que o nosso. Por quê ?

    (Já ouviram falar de arbitragem entre taxa de juro interna e externa, zurrantes ?)
    Coisa cômica a Turquia, um País bem menor que o Brasil, cheio de problemas étnicos/religiosos, com muito menos recursos naturais que este País, praticar taxas de juros menores que as nossas.

    Chega uma hora que a paciência acaba.

  41. Nassif,
    A grita geral é pela
    Nassif,
    A grita geral é pela baixa dos juros, até o Lula caiu na real. Ao povo brasileiro interessa a queda da SELIC porque foi ela que remeteu nossa dívida com os bancos para a casa do trilhão; os juros do mercado porque esses estão estrangulando o povo. Mas, uma coisa soa estranha ! Se o governo está empenhado na queda dos juros, e depois de ser comprovado o que todos já sabiam, que a queda da SELIC não derruba os juros do mercado, porque esses dependem do banqueiros e ele não vai deixar escapar uma barbada dessas….Uma perguntinha: porque que o Lula não manda os bancos oficiais baixarem os seus juros e diminuírem a voracidade nas taxas? Quando o povão começar a correr em busca dos bancos oficiais, os bancos privados terão que baixar os seus ou ficará sem clientes…Não parece óbvio ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador