O BC no corner

O Banco Central sempre procura uma desculpa para manter os juros altos. Mas está tecnicamente no “córner” (expressão de mercado, equivalente a “sinuca de bico”). Externamente, os preços do petróleo e das commodities metálicas estão caindo, assim como o risco Brasil. Internamente, a inflação não dá sinal de vida. É por isso que há meses o BC ensaia reduzir o ritmo de queda da taxa Selic e não consegue.

Luis Nassif

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá NASSIF. Nesta tecla já
    Tá NASSIF. Nesta tecla já batemos outras vezes.

    Gostaria de saber, simplesmente, quais os reais motivos de, dadas essas condições, eles atuarem dessa forma.

    Fica a (ingênua) impressão, após teu comentário, que eles agem assim interessados no mal do país.

    ??????????

  2. Nassif,
    O BC não apenas está
    Nassif,
    O BC não apenas está no corner, mas a cada dia perde terreno na batalha da aceitação dessa política economica dos setores industriais e da polulação em geral cansada de tanto sacrificio imposto pelos juros exorbitantes.

  3. ahh Nassif…deixa lá que
    ahh Nassif…deixa lá que eles tem uma capacidade inesgotável de argumentos para não deixar a tx cair. E deixa estar, as velinhas devem estar acesas por lá, esperando a inflação dar um soluço qualquer para eles poderem vomitar logo de 1.5% de aumento. Você já pensou a selic a 10%..??? O Meireles não ia dormir direito..!! No ítem que torna a nossa economia única no mundo!! E você acha que a capacidade argumentativa imaginativa deles acabou..? Não perde por esperar…vamos aguardar…enquanto isso , aqui na vida real….

  4. Nassif,
    Volta e meia você
    Nassif,
    Volta e meia você toca no assunto SUS.O que vemos aqui no Rio de Janeiro é que embora a saúde seja de fato universalizada muitos hospitais tem problemas graves de funcionamento.
    Na minha opinião o debate teria que passar pela seguinte questão:
    -quanto custa manter os hospitais funcionando de maneira satisfatória?
    -quanto o governo tem efetivamente di dinheiro para destinar para essa área.

    De posse das respostas para as questões acima, e sabendo de entemão que os recursos são insuficientes, deveríamos bolar mecanismos que permitissem arrecadar dinheiro para que os hositais funcionassem de maneira satisfatória.Por exemplo cobrar alguma quantia das pessoas que usarem o serviço.
    Não podemos é dar continuidade a nossa política brasileira de ir improvisando e empurando com a barriga os problemas.

  5. Meu sogro me contou dos
    Meu sogro me contou dos tempos difíceis do país dele, a inglaterra.
    Ele contou-me sobre ruas inteiras com plaquinhas de vende-se, já que as famílias não conseguiam parcelas da casa própria com juros tão elevados. Isso entre os anos sessenta e setenta.
    Eu perguntei qual era a taxa de juros?
    Ele respondeu:
    15%, 13%, a nightmare!

  6. Tem toda razão. Aliás, o Lula
    Tem toda razão. Aliás, o Lula está certo em criticar a irresponsabilidade do governo anterior, de manter em estado de suspensao durante oito anos o marco legal para o saneamento.

  7. Eu não, Raí. Acho que essa
    Eu não, Raí. Acho que essa cautela excessiva dele é um desastre para o desenvolvimento brasileiro. Arminio mudou o BC. Meirelles e sua tropa deveriam ter avançado e mudado a dívida pública, e nada fizeram em quatro anos, a não ser apreciar o câmbio e manter juros muito acima do necessário.

  8. O Copom faz um trabalho
    O Copom faz um trabalho consistente.Mas o excesso de conservadorismo é irritante.E esse Bevilácqua é o pior deles.

  9. Nassif, tecnicamente, se o BC
    Nassif, tecnicamente, se o BC mantiver for muito conservador na redução da taxa de juros na próxima, a Diretoria cai. Espero que o atual BC mantenha a coerência e cai. Quem derrubará? Não será Lula. Mas ele terá o motivo nas mãos. Vamos ver qual será a reação do mercado e dos formadores de opinição da indústria, comércio e sindicatos. Lula só decide quando com vento a favor.

  10. O compromisso de Meirelles e
    O compromisso de Meirelles e do Copom é garantir uma remuneração fabulosa para os rentistas podres de ricos do mercado financeiro.
    Esta política corrupta do BC não tem nenhum compromisso com o desenvolvimento do Brasil.

  11. Sr.Nassif, todos nós sabemos
    Sr.Nassif, todos nós sabemos dos “entretantos” no manuseio da alteração da tx. de juros. Não existe tác.economica, existe “politica”.

  12. Realmente inexiste desculpa,
    Realmente inexiste desculpa, com o minimo de fundamentação técnica,
    para manter os juros tão elevados.Ocorre,porém, que os “iluminados” do Bacen não estão a serviço do país, tampouco sob a orientação do Lula. É fácil perceber isso. Veja bem, o atual presidente do Bacen, depois de ter comprado um mandato de deputado federal pelo PSDB, abdicou não só desse mandato, como também de elevado salário em dólar de banco americano, para ganhar salário em real infinitamente menor. Amor a pátria? Amor ao PT? ou amor aos banqueiros nacionais e internacionas ?. Agora, quer ver coisa pior é um BC desse com independência.

  13. Albérico, todo partido pode
    Albérico, todo partido pode ter propostas defensáveis e indefensáveis. O PSOL tinha uma defensável. O presidente do BC deveria ser suficiente conhecedor de mercado e suficientemente competente para nao ficar nesse lenga-lenga de baixar os juros a conta-gotas.

  14. O déficit nominal ficou em
    O déficit nominal ficou em 3,19% do PIB quando medido no acumulado dos doze meses anteriores. O superávit fiscal primário (que desconta das despesas com os juros) já corre, no acumulado em doze meses, abaixo da meta anual de 4,25% do PIB.

    A soma destes dois índices é o peso dos juros sobre a Dívida Pública, ou seja, 7,44 %.

    Isto mesmo, 7,44 % do PIB é sugado pela conta Juros.

    É um valor absurdo, insustentável para qualquer economia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador