O desastre da TAM

O desastre que se abateu sobre a imagem da TAM, nesses dias, destrói completamente a obra do Comandante Rolim. Não foi por falta de aviso. Há meses alertei aqui para o desastre que se avizinhava. Era evidente a desmontagem da empresa por uma gestão sem nenhuma visão estratégica, preocupada apenas em economizar vinténs em cima do bem-estar dos passageiros.

Era visível a deterioração dos serviços, a arrogância, a falta de atenção com os passageiros, as equipes de bordo cada vez mais jovens e menos treinadas, a desatenção com cuidados básicos, como a manutenção da TV de bordo em níveis insuportavelmente elevados.

Pouco tempo depois de minha coluna, o presidente da Fundação Dom Cabral alertou para o mesmo fenômeno, de uma empresa se desmanchar no momento de maior rentabilidade da sua história (por conta da concentração no mercado aeroviário) por não ter profissionalizado a gestão, e pela falta de discernimento dos controladores em escolher seus executivos.

A TAM vai permanecer grande por mais algum tempo, até porque empresas aéreas demoram a desaparecer e ela goza dos privilégios do quase monopólio. Mas a perda de valor que ela sofreu, com a trinca na sua imagem, não tem campanha publicitária que resolva.

O Comandante Rolim não merecia que a empresa passasse por isso.

Luis Nassif

23 Comentários

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  1. Nassif,

    O que eu sei é que o
    Nassif,

    O que eu sei é que o Lula – em quem eu votei, convicta e sem qualquer sombra de dúvida, que fique claro – deve estar amaldiçoando o dia em que decidiu que a Varig ía pro buraco…

  2. Nassif,
    São quase 22 horas
    Nassif,
    São quase 22 horas de sábado. FAB, Varig, Ocean Air e até a RICO de Brasília transportando passageiros da TAM e o “estoque” de passageiros não acaba. O que realmente está acontecendo ? Qual o tamanho do “overbooking” ? Acho que, até agora, a crise nos transportes aéreos tem sido exagerada pela mídia, no sentido de desgastar a imagem do governo federal. Mas o que vem acontecendo desde quarta-feira, envolvendo uma só companhia, foge à minha compreensão. Afinal a TAM não chegou ao porte que tem calcada em tamanha inépcia. O que está, de verdade, acontecendo ?

    Acrescento: a TAM possui uma loja enorme na Av. Rio Branco, no centro do Rio. São 9 posições de atendimento para os clientes. Invariavelmente somente tres atendentes trabalhando. O tempo de espera, na recepção, é de uma hora ou mais. Tudo por conta do corte extremo de custos com pessoal, maximizando lucros de curto prazo. Estúpidos !

    Abraço e feliz natal.

  3. A TAM perdeu uma oportunidade
    A TAM perdeu uma oportunidade histórica (o fim da VARIG), por pura incompetência, já os detratores de Lula ganharam mais uma pauta para brincar de modelar.

  4. Agora fica cada vez mais
    Agora fica cada vez mais claro o porque dos CANCELAMENTOS de voos, com os aeroportos abarrotados de clientes ávidos para voar, com as passagens pagas e quitadas em suas mãos: IRIAM EMBARCAR NOS AVIÕES FANTASMAS DA TAM.

  5. Foi por um caminho parecido
    Foi por um caminho parecido que a VARIG, que foi uma empresa respeitável até para os padrões internacionais, foi para o buraco.

  6. Todas as vezes que aumenta o
    Todas as vezes que aumenta o consumo estes gargalos na infraestrutura aparecem.Seria mais barato ter saneado a Varig apos afastar a ineficiente Fundacao Ruben Berta

  7. Pois é Nassif. Depois do
    Pois é Nassif. Depois do Rolim a coisa ficou feia. Pra confirmar o ditado de que O Olho do dono é que engorda o gado. Pena, pois era uma oportunidade ímpar para a TAM se firmar como empresa aérea de nível internacional. Velho sonho do Comandante.

  8. A TAM tem as cores vermelha e
    A TAM tem as cores vermelha e branca, igual ao PT, já vi tudo, é um plano do Lulla de se vingar de quem não o apoiou, pois quem voa normalmente não votou nele, isso é uma conspiração do governo contra o povo honesto e que sabe o que realmente ocorre naqueles corredores de Brasilia…

    Agora depois de meu delirio (que vai ter gente acreditando que é sério), a parte séria, no qual a situação tem uma vantagem, que seria um provável mercado quase monopolizado pela TAM, agora tem chances de ter um nivel considerável de concorrência em médio prazo.

  9. A VARIG foi para o buraco pq
    A VARIG foi para o buraco pq houve má gestão e roubo, assim como o INCOR.
    O governo não deve usar dinheiro público nesses casos, e sim intervir e punir os responsáveis

  10. Ontem tive o azar o dissabor
    Ontem tive o azar o dissabor de voltar pra casa depois de 2 meses em Detroit, MI. Meu Deus que caos… Um colega meu está largando tudo e vai sem bilhete de volta para a Austrália. Passei 15 horas no Aeroporto, ao lado de mães e crianças, idosos jogados nas salas de embarque… Este é o cartão de visitas para aqueles que desejavam visitar o Brasil, um retrato do Brasil atual, impostos nas alturas e infraestrutura zero. Os funcionários da TAM parecendo marionetes e ouvindo muito. A Polícia Federal quando apareceu foi para intimidar os passageiros com prisão aos moldes do regime que se avisinha da gente, um regime autoritário…
    Depois de muita desinformação e algumas ameaças, 14 horas depois de ter chegado ao Brasil cheguei ao vôo J3331, SP -> CTBA, falei ao comandante que a TAM não poderia mais utilizar o Slogan Orgulho de Ser Brasileira… O que ouvi do simpático representante desta empresa, se desejar o senhor tem a opção de ficar aqui e não embarcar… Meu Deus, depois de 15 horas, sem assistência desta maldita companhia, ter que ouvir isto é demais… Eu respondi ao Simpático e ordinário comandante da TAM, senhor eu não tenho opção, fui sequestrado por sua empresa, vcs me sequestraram o direito de voltar para minha casa… Retrato de um governo incompetente, que vai acabar de finalizar com a esperança dos últimos brasileiros que ainda acreditam que o Bananal vai mudar… Alguém mais vai seguir meu amigo para a Austrália???? Eu já estou pesquisando…. Este país não vale mais a pena…

  11. Hamilton, economizar em
    Hamilton, economizar em treinamento é ir contra a essência de uma companhia de aviação, que é fundamentalmente uma prestadora de serviços. A compra dos Airbus era natural, decorrente do crescimento da empresa e planejada na era Rollim.

  12. Li no livro “A era do
    Li no livro “A era do escândalo” de Mário Rosa a maneira como a TAM se comportou após o desastre de queda de avião em 1996. E neste apagão! É uma tremenda diferença!! Queria ouvir também seu comentário sobre a diferença de tratamento da imprensa entre o que acontece no transporte aéreo e no transporte de onibus urbano que tão grave quanto.

  13. Me solidarizo e dou parabéns
    Me solidarizo e dou parabéns ao comentário de Luiz Marcelo, quue foi muito feliz em mostrar o desastre que é a arrogância e incompetência da TAM. A imprensa sempre foi “boazinha” com a empresa, apesar dos Foker 100: acidente com centena de mortos; outro que desceu numa fazenda por falta de combustível; outro que, há umas duas semanas, teve pane no sistema de navegação e por aí vaí.
    Mas a culpa não é da TAM só, não! Não vejo ênfase ou destaque para o papel do governo Lula incompetente, verdadeiro desastre gerencial. Cadê a demissão de responsáveis? Cadê medidas saneadoras? Cadê, aliás, qualquer medida? Devia, sim, por o avião presidencial a serviço do contribuinte, transportando gente que está presa nos aeroportos. Aí, talvez, pudessemos conhecer o interior do Air Force 51… Alguns de nossos articulistas semprem têm uma “mais”, um “porém”, para relativizar o desastre administrativo que é esse governo e, pior, tenho que concordar com o Luiz Marcelo, criando, aos poucos, uma cultura autoritária, encaminhando para se questionar a democracia. É o ovo da serpente… e quantos cúmplices! Marcelo, seu eu pudesse, eu iria para a Austrália, pois quando 72% dizem que “o nunca antes neste país” é um excelente governo, não dá para apostar no futuro.

  14. Caro Nassif, passei aqui para
    Caro Nassif, passei aqui para lhe desejar um Feliz Natal e agradecer pelas leituras lúcidas proporcionadas pelo seu blog. Um abraço!

  15. Naoto:

    quando foi que
    Naoto:

    quando foi que morreram 154 pessoas em ônibus urbano em um só acidente? Em que cidade vc quer que compare? E o Nassif não anda de ônibus amigo. Acredito que todos aqui tem carro. Quer comprarar avião com ônibus amigo? Avião avoa.

  16. Prezado, certa vez participei
    Prezado, certa vez participei de um debate com o Canhedo, da VASP, pouco depois da abertura do mercado. Quando lhe perguntei como via o cliente, ele respondeu que quem conhecia de aviação era ele e seus diretores, e não os passageiros. Dizer que seis aviões retirados de uma só vez de circulação é prova de cuidado é ridículo: é prova de falta de planejamento adequado na manutenção. Sugiro que aguarde o retorno da VASP.

  17. Podiam cortar o famoso tapete
    Podiam cortar o famoso tapete vermelho, que já foi marca registrada da diferenciação da Tam das outras empresas na prestação de serviços , em vários pedacinhos e distribuir nos saguões dos aeroportos. Seria o mínimo.
    Abçs e feliz tudo por aí.

  18. Tchau aí, Luis Marcelo.
    Seja
    Tchau aí, Luis Marcelo.
    Seja feliz lá na Austrália.
    Se for possível, leve o Bartolomeu com você, que ele também está louco pra ir.
    Nenhum dos dois fará falta aqui.
    Bai bai.

  19. O Comandante Rolim produziu
    O Comandante Rolim produziu esse desastre, uma vez que não planejou adequadamente sua sucessão. Todos falam do Jack Welch, como o maior executivo do mundo, mas todos se esquecem como ele foi guindado ao posto de CEO da GE. Welch, que era um crítico do CEO anterior, foi imposto por esse. O diagnóstico de Reg Jones era que o mundo iria mudar e precisava de alguém para mudar a GE e isso só poderia ser feito por um crítico da sua gestão. Essa clarividência de alguém que havia expandido como nunca a GE é que o faz superior ao prório Jack Welch, mas o senso comum não consegue perceber isso e só elogia o Welch. Abraços, Paulo de Tarso.

  20. Aonde nasceu a raiz do
    Aonde nasceu a raiz do problema:
    Sem concorrencia ( Varig foi quebrada ).
    Sem investimento no setor de infraestrutura aeronautica por 20 longos anos .
    Com uma herança maldita que é o modelo de agencia reguladora.
    Só pode dar no que deu.
    Agora só falta um iluminado falar que a solução é o modelo de ” Open Sky “.
    Boas Festas e fique longe do aeroporto !

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