O Estatuto da Gafieira

Minha colega Eliane Cantanhede se ofendeu com e-mails abusivos que recebeu, com ofensas de toda ordem.

É um abuso, de fato. Mas não é conveniente partidarizar os ofensores, nem julgar que as ofensas façam parte de um processo de “vilanização” da mídia.

Conforme se poderá conferir nos comentários colocados nos posts sobre o debate, havia um clima exacerbado e generalizado de torcida organizada. As ofensas saíam de partidários do PT e do PSDB, em doses iguais. E olha que bloqueei muitos comentários, inclusive com ofensas contra colegas jornalistas.

Esse pessoal não pode ser colocado na categoria de petistas ou tucanos. Eles têm o mesmo nível das torcidas organizadas futebolistas. Alguns estão em processo de aprendizado político e democrático — um dia aprendem. Outros, estão contaminados pelo clima de radicalização. Todos estão se esbaldando com essa segunda explosão da Internet.

Ë questão de tempo para que amadureçam ou sejam enquadrados. Como em toda comunidade que se forma, no início é o caos. Depois, entram as regras tácitas ou explícitas. Quem desobedece acaba sendo expelido pelo próprio grupo.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador