Categories: Sem categoria

O Meio Ambiente

Recebo a seguinte carta da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, objetvo de alguns post sobre sua falta de estrutura:

“O Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental – DAIA, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, atende a uma demanda extraordinariamente elevada e sua estrutura, como se queixa um funcionário em uma manifestação apócrifa, veiculada neste espaço sob o título “A burocracia do meio ambiente”, ainda se vale de recursos como a contratação de consultores que prestam serviços especializados ou de técnicos de outras instituições, trabalhando por meio de convênios e parcerias.

“É por este motivo que a Secretaria do Meio Ambiente, na atual gestão, está envidando esforços para a criação de um quadro próprio de funcionários. Para isso, logrou a aprovação de lei, em 2006, criando 300 cargos de especialistas ambientais, cujo provimento se encontra em andamento por meio de concurso público. Adicionalmente, obteve do Governo do Estado a disponibilização de cargos não preenchidos para a ampliação do quadro funcional.

“Apesar de tais dificuldades, por meio de ajustes efetivados na atual gestão, o DAIA vem agilizando a sua atuação elaborando pareceres técnicos sobre cerca de 20 Estudos de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental, por ano, contra uma média dos anos anteriores de oito a dez, além de 13 planos de trabalho para a elaboração de EIA-RIMA. São documentos que acompanham o processo de licenciamento de empreendimentos de grande porte. Nos casos menos complexos, o DAIA analisa, por ano, cerca de 200 Relatórios Ambientais Preliminares – RAP, além dos processos de licenciamento simplificado. E, atendendo as expectativas dos setores produtivos, reduziu expressivamente os prazos de análise de tais documentos, acelerando o processo de licenciamento ambiental.

“Temos, sim, como enfatiza o texto citado, de acompanhar empreendimentos como o Rodoanel ou a dragagem do canal do Porto de Santos, fazendo vistorias para levantar informações e documentar fotograficamente as áreas em estudo, para embasar os pareceres, como é pertinente ao trabalho dos técnicos do DAIA, com o objetivo de salvaguardar os interesses do meio ambiente e da comunidade.

“Para alcançar tais resultados, a Secretaria do Meio Ambiente adotou medidas para dotar a área da infra-estrutura adequada, promovendo a reforma do espaço físico para oferecer melhores condições de trabalho e adquirindo veículos novos e equipamentos de informática para todos os funcionários, inclusive para os contínuos, com acesso à Internet.

“Procura-se, assim, valorizar o trabalho de todo o quadro funcional, não devendo constituir demérito o fato de um técnico de nível universitário juntar os documentos em uma pasta única para evitar possíveis extravios. Também os estagiários são incluídos nesse processo, seguindo o que preconiza a legislação, para que se desenvolvam profissionalmente. É por este motivo que o DAIA é reconhecido, interna e externamente, pelo nível de seus técnicos.

“Ressaltamos, ainda, que os cargos nesta secretaria, na atual gestão, são preenchidos por pessoal de carreira do Sistema Ambiental e que os documentos não “repousam” na burocracia antes da emissão da licença ambiental. As informações técnicas ficam restritas à área técnica, no caso o DAIA, seguindo no final para a assinatura do Sr. Secretário do Meio Ambiente”.

Luis Nassif

Luis Nassif

Published by
Luis Nassif

Recent Posts

Sindicato fará ato sobre 60 anos do golpe militar com presença de ministro de Lula

Evento terá lançamento de livro sobre cumplicidade da Volkswagen com a ditadura e exibição de…

30 minutos ago

Vivendo dentro de 1964 – a Caminhada contra o Silêncio, por Afonso Junior

O evento lembra os desaparecidos assassinados, exige o seguimento das buscas e pede políticas por…

32 minutos ago

Além da instabilidade generalizada, Milei avança com agressões e conflitos

Mesmo tendo minoria no Congresso, sem nenhum prefeito e governador, Milei opta pela agressão como…

46 minutos ago

Lula, os Militares e a Ética da Responsabilidade, por Jorge Alexandre Neves

Depois Bolsonaro, os militares tornaram-se algo pior, eles são hoje uma “espada de Dâmocles” pairando…

60 minutos ago

Lula consterna familiares de vítimas da ditadura ao ignorar aniversário do golpe, diz The Guardian

A decisão de Lula "horrorizou" aqueles cujos entes queridos morreram nas mãos da ditadura, publicou…

1 hora ago

63% acham que golpistas do 8 de Janeiro não devem ser anistiados, mostra Datafolha

31% dos entrevistados são favoráveis ao perdão daqueles que atacaram os Poderes no fatídico 8…

1 hora ago