O Ministro do MDIC

Um dos nomes em alta para o lugar do Ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior) é o do ex-presidente da Embraer Maurício Botelho. Ele deixou o cargo no final do ano, após uma gestão vitoriosa, conhece comércio exterior, brigas comerciais, exportação de produtos tecnológicos e tem espírito público. O atual Ministro Luiz Furlan gostaria de ficar, mas sofre pressões familiares.

Luis Nassif

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sr Nassif,

    É um prazer
    Sr Nassif,

    É um prazer diário ler teu blog, que somado ao do Sr Mino Carta e Sr Fraklin Martins,a Conversa Afiada, formam , na minha modesta opinião o outro lado da “notícia”.

    Mas falando do Sr Furlan, considero-o um dos grandes melhores ministros da história recente, uma pessoa que remou sempre contra a maré e as previsões pessimistas (basta lembrarmos a nossa Cassandra da Economia, Sra Miriam, que enfaticamente desde o início de 2003 falava que a balança ia cair, que tudo era restos de contratos de FHC entre outras bobagens). O ministro seguiu firme, apresentando sempre excelentes resultados, nunca desanimando, mesmo com o fator Dólar, abrindo novos mercados, diversificando, dando sua patriótica contribuição.

    Será uma grande perda, se ele realmente não continuar, principalmente agora que se abri a oportunidade ampla do Etanol, o país precisa de grandes negociadores. Mas, se confirmado a saída, ele estará na galeria dos grandes homens públicos este país.

    Devíamos todos agradecê-lo entusiamadamente, coisa que entre nós não é muito comum, reconhecer os méritos de tão importante figura republicana.

    Parabéns Sr Nassif, pelo excelente blog, visão crítica, independente, mesmo quando discordamos, sabemos o valor de tua opinião.

    Arnóbio

  2. Eduardo, estou esperando mais
    Eduardo, estou esperando mais informações para comentar a medida. Quanto ao governo paulista, a prorrogação dos contratos de concessão das rodovias, no final do governo passado, foi um escândalo que nao teve contuidade na mídia.

  3. Caro jornalista,

    1. Aos
    Caro jornalista,

    1. Aos pouquinhos o assunto do terceiro mandato vai pipocando, pipocando e bingo! O sr. conseguiu ler o E.Gaspari de hoje? Temos q ficar atentos e ser fortes.

    2. Lendo a entrevista do ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos (Veja, páginas amarelas), não dá vontade chorar? Não consigo ter aquela visão otimista fenomenal e cheia de boas intenções do G.Dimenstein. Bom dia!
    Rodrigo

  4. Ivan, olha a pergunta e a
    Ivan, olha a pergunta e a resposta que originaram a manchete: FOLHA – Mas o sr. considera o oferecimento de benesses, cargos e emendas normal?
    ALDO – Eu acho que, se realmente houve, o método, naturalmente, é condenável.

  5. Nassif,

    Parabéns a todos
    Nassif,

    Parabéns a todos pela discussão!

    Tenho mais dois pontos para você considerar na sua proposta de gestão: Todos precisam realmente fazer uma Universidade? Será que um bom curso técnico não pode suprir a necessidade de alguns mercados/profissões?
    Tenho visto, muito engenheiro relaizar trabalhos que um bom técnico poderia resolver.
    Outro ponto importante, a ser considerado, é que muitas vezes os professores são excelentes pesquisadores mas péssimos professores (não têm didática e muitas vezes nem “dom”). Ex. Fala-se muito sobre as coisas que o “Einstein Pesquisador” fez e o sobre o “Einstein Professor”, alguém já leu alguma coisa??

    Abs,

    Wellington

  6. Muitas vzs, em minha longa
    Muitas vzs, em minha longa vida matutei comigo: “com tantas cabeças privilegiadas, no Brasil, e este País não vai adiante?” Nada dá certo.
    No governo do Exmo. SR. Lula , pudemos avaliar a complexidade, a divergência, os interesses escusos que movem o Poder. Se o Presidente conseguir arregimentar as boas cabeças, os intelectos brilhantes mas, o mais importante:os que fazem a justiça funcionar, na acepção da palavra, os sábios, que intuem o valor da simplicidade, do altruísmo…aí, sim estará formando um regimento de soldados que jamais serão abatidos pelo mal e nós poderemos trabalhar e viver tranqüilos, felizes para sempre, sem o eterno constrangimento de sustentar homens inéptos, sem honra, inescrupulosos e ignorantes.

  7. Ué, Ricardo, Furlan fez um
    Ué, Ricardo, Furlan fez um trabalho excepcional. O Rodrigues foi prejudicado pela síndrome do orçamento fantasma do Palocci.

  8. Rodrigo, acabei de conversar
    Rodrigo, acabei de conversar com o Secretário Mauro Ricardo e estou colocando essas explicações em minha coluna de amanhã, que sai nos jornais, e aqui. Fui furado pelo leitor. Parabéns.

  9. Nassif, pelo que sei da
    Nassif, pelo que sei da trajetória do Botelho como líder e empreendedor, ele ajudaria a fortalecer valores de gestão moderna e eficaz na administração pública (visão estratégica, qualidade, inovação, racionalização de processos, desenvolvimento de pessoas, etc). Mas, naturalmente, vai precisar de muito jogo de cintura, porque irá operar numa cultura organizacional que não oferece a mesma liberdade de ação de uma empresa privada. Como nossos antropólogos dizem que jogo de cintura é virtude da cultura brasileira vale a pena apostar.

  10. Caro Nassif, boa
    Caro Nassif, boa tarde.

    Engraçado, de 28 mensagens só duas tocaram no tema da possível ida para o Ministério do Engo.. Maurício Botelho.

    Pelos resultados que conseguiu na EMBRAER e pela sabedoria de se afastar voluntáriamente –essas são apenas impressões de quem está lá no alto da arquibancada– o Engo Botelho pode ser de grande valia para a administração do país.

    Ainda assim, parece que há quem prefira o Marcola… Bom demais, essa foi dose!

    Abraço e BFS

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador