O primeiro tiro contra o PAC

Ao decidir baixar a taxa Selic em apenas 0,25%, o Copom manda o aviso para Lula sobre quem, de fato, manda. Não é técnica, não é ciência, não é análise da conjuntura. Quando Lula resolveu assumir a política econômica, o Banco Central entrou em cena e avisou: no meu terreno mando eu.

Há espaço para queda de juros, não houve nenhum fato novo da última reunião do Copom para cá, caiu preço de petróleo, as importações estão aumentando, mas o Copom age politicamente. E o Dr. Henrique Meirelles tem componentes pessoais de auto-afirmação que falam mais alto.

Construir expectativas positivas é um processo demorado, complexo. O BC já destruiu essas expectativas em 2003. Agora, quando Lula consegue dar o tiro de partida para o segundo governo, vem o BC e repete a dose.

O BC matou o primeiro governo Lula. Irá matar o segundo. Culpa do BC? De modo algum. Seus diretores prestam contas a outro senhor, e cumprem sua missão.

Culpa da falta de grandeza e coragem de Lula, que coloca os destinos do seu governo e do país nas mãos de uma diretoria tão medíocre quanto a do BC.

Luis Nassif

120 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E depois de tudo o que foi
    E depois de tudo o que foi dito ainda havia dúvidas ? Eu continuo pensando que Lula vai buscar o crescimento sem baixar os juros. Até quando êle vai esperar o milagre, isso eu não sei.

  2. Caro Nassif,
    Precisamos de um
    Caro Nassif,
    Precisamos de um movimento como ocorrido contra o aumento dos deputados. Só a pressão popular para o presidente Lula demitir o atual presidente do BC.

  3. Um absurdo! Mas era só
    Um absurdo! Mas era só prestar atenção na opinião dos economistas-chefe por aí para saber que seria isso mesmo…
    Essa diretoria do BC é um cavalo de Tróia ultra-ortodoxo em um governo que poderia tomar outros rumos…

    Ps:Há um diferença que esqueci. Na Ilíada os Troianos não sabiam da esperteza de Aquiles e aliados. Mas o Lula, esse sabe o que isso representa! Porém, nem de longe tem a coragem de Heitor!!!!!

  4. Um estadista não pode se
    Um estadista não pode se curvar a chantagens, como as praticadas pelo BC. Lula não tem envergadura para romper com essas amarras, nem mesmo quando tudo rema a favor.

  5. Sempre torci por uma queda
    Sempre torci por uma queda maior na taxa de juros. Mas neste momento diria que estou contente com esse corte ridículo. Vamos olhar por outro lado a questão. Estamos na hora da verdade. Não há melhor momento como agora (em uma reforma ministerial) para despachar o Sr. Meirelles e seus seguidores. O Lula está com a faca e o queijo nas mãos. É natural uma mudança no alto escalão no começo de um novo período de governo. Em qualquer momento, é claro, o Lula poderia trocar a direção no BC, mas em outras ocasiões poderia sofrer chantagens do tal mercado (ou de seus manipuladores). Agora soará natural. Se não for agora, não será nunca mais. O Lula foi sim desafiado politicamente, mas ainda tem uma chance de mostrar quem é que manda no governo dele. Vamos aguardar, ansiosos, pelas mudanças vindouras. Será, contudo, a última esperança antes de lavar as mãos.

  6. Lula, o senhor dos consensos,
    Lula, o senhor dos consensos, recebeu um sinal inequivoco da História. os covardes não serão lembrados. chegou a hora de exonerar sumariamente o Presidente e a Diretoria do Bacen. caso contrário, pode esquecer o segundo mandato…

  7. Quem indica os diretores do
    Quem indica os diretores do BC é o presidente da República. Se os diretores respondem apenas ao mercado, a culpa é de quem os indicou.

  8. Que me lembre o Lula ainda
    Que me lembre o Lula ainda não fechou a configuração dos ministérios, secretarias e afins para o segundo mandato e com essa decisão do BC deve indicar que muitos não vão continuar nele, nem em cargos menores.

  9. Quando eu falei que Lulla
    Quando eu falei que Lulla cuida apenas da Senzala e que jamais põe o pé na Casa Grande teve comentaristas que me acusaram de preconceituoso.

    Meirelles e Lulla. Quem é o chefe mesmo?

  10. Nassif,
    O presidente Lula já
    Nassif,
    O presidente Lula já demonstrou que é um fraco, longe de ser um estadista! Só vai mudar algo se vier um tsunami. Realmente Lula tem tudo de FHC!!!

  11. Nassif, eu também acho que a
    Nassif, eu também acho que a população, ou pelo menos a parte que sabe o que está acontecendo, devia fazer alguma coisa, o país não pode continuar refém desse BC! Já são mais de 12 anos em que esses economistas iluminados f… o país!
    Abraço
    Gustavo

  12. Caro Nassif,

    Agui neste
    Caro Nassif,

    Agui neste blog, em algum lugar no passado, alguém disse que o Lula é um “homem do puxadinho”, incapaz de grandes gestos.

    Lamentavelmente, a avaliação do participante se confirma.

    Só para não fechar o livro e devolvê-lo à estante, ainda pode acontecer alguma coisa, quem sabe?

    Enfim, como disse o poeta, milagre custa, mas sai…

    Abraço

  13. Não dá mais para aguentar
    Não dá mais para aguentar essa ortodoxia do Banco Central. A meta de inflação para o ano passado era de 4,5% e a inflação oficial foi de 3%, mas mesmo assim o Banco Central enxerga o que nínguem consegue. Fiquei feliz ao ver a mudança de rumo no governo Lula, se preocupando mais com o crescimento econômico e com o consequente desenvolvimento e colocando o Estado como impulsionador desse crescimento, ao mesmo tempo fico decepcionado da falta de força e vontade para mudar as coisas no Banco Central e consequentemente na política monetária e cambial, que tanto mal estão fazendo à economia brasileira, com exceção é claro do mercado financeiro. Enquanto Bevilacquas e Meirelles estiverem comandando o Bacen, será exercício em vão da sociedade brasileira sonhar com um amplo desenvolvimento.
    A sociedade brasileira precisa se organizar e protestar contra essas atitudes do BC.

  14. Se o Lula for cabra macho e
    Se o Lula for cabra macho e eu não se é, mandaria o Meirelles cantar de galo em outro terreiro. Do jeito que está, seria melhor que no lugar de votarmos para presidente da república, votássemos para presidente do BC.

  15. A diretoria medíocre espelha
    A diretoria medíocre espelha sob medida o governo Lula – e aqui uso o medíocre no sentido de ‘aquilo que está na média’. Uma mediocridade que vem desde FHC. Aliás, é incrível como dois governantes fazem governos tão parecidos, continuação da pasmaceira, da falta de grandeza de dar uma guinada para que este país volte a ser a China que fora até final dos anos 70. Mas não = ambos preferem o conforto da situação estagnada. Agora é torcer pra que a economia externa continue em vento e popa, pois se haver uma quebra lá fora, Lula não terá mais o anticorpo das exportações contra sua fragilidade política devidos aos escândalos. E aí virá pra cima uma oposição doida pra dar um impeachment. Em suma, o povo que se dane – pra variar.

  16. Nassif.
    Só discordo que quem
    Nassif.
    Só discordo que quem indica o presidente do BC seja o presidente Lula. Há muito tempo nossos presidentes não tem este poder.

  17. Nassif, desde que comecei a
    Nassif, desde que comecei a ler seu blog (uns 6 meses), tenho vontade de perguntar: quem tem envergadura para não se curvar a chantagens do Banco Central ou seja lá qual poder? Serra, Aécio, Ciro ou Stédille (brincadeira)? obs: obrigado pela dica da entrevista deste último. É uma pena as pessoas não saberem mais sobre as boas iniciativas do MST pelo Brasil adentro, bem adentro.

  18. como previsto, Lula II chegou
    como previsto, Lula II chegou aquela encruzilhada em que o destino nos encara ferozmente nos olhos. e não será por desconhecer a resposta que Lula II será devorado.

    “Sou igual quando volto a conjugar, nas suas formas mais afirmativas, o verbo mudar, como fiz aqui quatro anos atrás. Mas sou diferente, pois, sem renegar a paciência e a persistência que aqui também preguei, quero hoje pedir, com toda ênfase, pressa, ousadia, coragem e criatividade para abrir novos caminhos. “

  19. Eu pedi forças… e Deus me
    Eu pedi forças… e Deus me deu dificuldades para fazer-me forte.
    Eu pedi sabedoria… e Deus me deu problemas para resolver.
    Eu pedi prosperidade… e Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar.
    Eu pedi coragem… e Deus me deu perigos para superar.
    Eu pedi amor… e Deus me deu pessoas com dificuldades para ajudar.
    Eu pedi dádivas… e Deus me deu oportunidades.
    Eu não recebi nada do que pedi, mas eu recebi tudo que precisava.

  20. Creio que o corte de 0,25%
    Creio que o corte de 0,25% nos juros da Selic, irão manter as condições para a continuidade das quedas dos juros da Selic.

    No primeiro Governo do Presidente Lula teve que iniciar o mandato aumetando os juros da Selic,agora no segundo mandato inicia reduzindo os juros da Selic, mesmo a taxa estando no nível mais baixo dos últimos 30anos.

    As atuais condições políticas e econômicas permitem um crescimento este ano maior do que em 2006.

    Os atuais niveis dos juros da Selic permitem um ganho real em torno de 6% anuais as aplicações financeiras,isto é o rendimento mínimo das aplicações dos anos 70 e 80. O que já torna o retorno dos investimentos na produção mais competitivo do que as aplicações financeiras.

    Não esta bom, mas tambem não esta ruim.

  21. Você está absolutamente certo
    Você está absolutamente certo Nassif. Não tem o que por nem tirar. Está perfeitamente claro o porque da “independencia” do Banco Central.
    O problema é o presidente da República aceitar essa situação.
    Pobre Brasil.

  22. Artx

    Hoje na poesia moderna
    Artx

    Hoje na poesia moderna nós lemos, sei lá, 20 frases poéticas e se aproveita uma ou duas metáforas válidas. Isso não impede que eu aprecie e escreva poesias. Tem momentos fortes no teu texto poético. Gostaria de saber um pouco mais. Antecipadamente, obrigado.

  23. Nassif, isso é tudo
    Nassif, isso é tudo combinado. O Lula pediu para o Meirelles segurar agora e depois dar uma queda maior, onde ele (Lula) possa ficar melhor na foto…

  24. Convivi muitos anos com
    Convivi muitos anos com planos econômicos mirabolantes que faziam água e muito estrago. Hoje temos uma inflação de 1º mundo, um sonho quase impossível há algumas décadas e tenho a impressão de que isto não é valorizado. Tenho certeza que qualquer aumento de demanda, que vem com juros baixos, causará aumento da inflação. Para quem esperou tanto tempo por dias melhores não custa nada ter um pouco mais de paciência e aguardar que aos poucos as amarras seja soltas. Não matemos a galinha dos ovos de ouro.

  25. Com todos os devaneios e
    Com todos os devaneios e pretensões alucinógenas, tenho que admitir que só quem tem aquilo roxo nesta américa latina é o Hugo Chaves. Falta estadista no mercado.

  26. Pedro, os argumentos para
    Pedro, os argumentos para manter a taxa de juros elevadas são absolutamente irrelevantes e descosturados do quadro inflacionário atual.

  27. Deixa eu ver se entendi: você
    Deixa eu ver se entendi: você sustenta a opinião de que a maioria da diretoria do BC não reduziu mais os juros por vaidade do Meirelles?

    E que ele conseguiu a adesão da maioria do COPOM sem argumentos sólidos?

    Me desculpe, mas isso é de ofender a inteligência de qualquer um. Pode-se discordar da decisão, mas atribuí-la a motivos completamente inverossímeis não dá.

    Além disso, a maioria do mercado já antecipava esse corte de 0,25. Não foi surpresa nenhuma. Se o PAC não se sustenta nessas condições, é porque foi mal planejado…

  28. Na bonanza, a política social
    Na bonanza, a política social e econômica é do Presidente da República.

    Na dúvida, será de assesores, diretores, Presi/BC, ministros etc, que, a revelia, por conta própria, DESNORTEIAM OS OBJETIVOS.

    Ainda bem que não existe blindagem e os diretores poderão ser inculpados.

  29. Nassif,
    É impressionante o
    Nassif,
    É impressionante o poder do mercado financeiro.
    Sem uma reação coordenada e unida dos interesses industriais, dos trabalhadores e dos agricultores, não será possível escapar da armadilha juros/câmbio.
    Os rentistas são demasiado fortes.
    Afinal, quem foi mesmo que financiou a campanha do Lula?

  30. É irritante as ações
    É irritante as ações ordinárias do Bacen, principalmente num momento de lançamento de um novo projeto econômico! Será que o Mantega e Delfim Neto ficaram satisfeitos com esse tiro no pé da taxa de juros? Está na hora de radicalizar e dar um reviravolta nesta independência e incoerência do Bacen e seus diretores, que venham novos ares, novas mentes, novas audácias e não mais do mesmo…

  31. Pois é. Inflação de 3% ao
    Pois é. Inflação de 3% ao ano, numa meta de 4,5%, é muito risco para o Dr. Meirelles. Ou muito lucro para alguns…

  32. Parabéns pela análise Nassif.
    Parabéns pela análise Nassif. Ao presidente Lula só resta uma opção: demitir o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, e trocar quase toda a diretoria do BACEN, por pessoal mais afinado com a nova postura do Govêrno Federal. Meireles já cumpriu sua missão no primeiro govêrno, ajudando a diminuir a inflação e acalmando o mercado, num momento em que a situação econômica do Pais era caótica. Hoje as coisas mudaram e ele teria que perceber que a priorodade do segundo mandado é o crescimento econômico. Meireles e o BACEN se acovardaram. Se o Presidente Lula também se acovardar e não mudar a presidência e parte da diretoria do BACEN, o PAC está a caminho do brejo. E junto com ele (PAC) vai o Presidente Lula e a parte desenvolvimentista do govêrno. UMA PENA.

  33. Nassif, seu blog pode até não
    Nassif, seu blog pode até não ser o mais frequentadp, mas com certeza é o melhor frequentado. Os comentaristas do seu blog, que são variados e não figurinhas carimbadas como acontece na maioria dos blogs são realmente um espetáculo. É impossivel não ler os comentários.
    Patrabéns a todos.

  34. Prezado Nassif.

    Vejamos: se
    Prezado Nassif.

    Vejamos: se eu fosse um empresário e olhasse para o cenário que se configura para o ano de 2007 tendo em caixa R$ 1.000.000,00 para investir. Poderia investir em fundo indexado a SELIC e conseguir um retorno subtraído dos custos de alocação conforme segue:

    Rentabilidade:
    – 12% (considerando futuros cortes na taxa básica);

    Custos:
    – 0,5% em custos com taxas de administração e/ou custódia.
    – 20% dos ganhos em custos com imposto de renda.
    – 3,5% do capital consumido pela inflação.

    Quanto este empresário ganharia? Algo em torno de 5% a.a. em termos reais!!!

    Concordo com todos os argumentos que você coloca quando diz que o BC é um posso de conservadorismo e precisa ser mudado para o bem do Brasil. Agora, para que não fiquemos focados apenas no lado ruim da questão, você Nassif, empresário, analisando as possibilidade de alocação dos seus recursos para o ano em curso. Você investiria em um fundo DI ou preferiria investir em empresas como CVRD, Petrobrás, TRACTEBEL Energia, CPFL, WEG….. empenhadas cada qual em seus negócios, e que vem a um bom tempo conseguindo retornos médios acima de 20% a.a. sobre o capital empregado em suas atividades do mundo real?

    O que quero que fique no centro da minha reflexão: um empresário, conhecedor do seu negócio, que já vem a um bom tempo conseguindo bons resultados, relutaria em fazer seus investimentos porque a SELIC deixou de cair 0,25%?

  35. Agora era hora do Lula
    Agora era hora do Lula mostrar que tem pulso firme. O BC tem autonomia técnica, mas não pode querer decidir sobre a política econômica do governo, nem pode pretender sabotá-la. Mas acho que, infelizmente, nada será feito. No fundo, o governo continua refém do tal “mercado”.
    Sinceramente, fiquei até meio triste com a notícia.

  36. Como você mesmo diz: É
    Como você mesmo diz: É inacreditável. Inflação bem abaixo da meta e petróleo em baixa. Será por causa do aumento das mensalidades escolares? É difícil entender esses caras do BC.

  37. Por isso Chavez se propõe,
    Por isso Chavez se propõe, com a razão, a acabar com a dita independência do Banco Central Venezuelano. Independência de quem? Do governo eleito, por certo. Então para quê governo eleito, se há um outro governo não-eleito que dá as cartas? E a isso chamam de democracia! Democracia é o que Chavez, que é cabra macho, vai fazer, ou seja, colocar a política econômica nas mão do governo eleito e tirá-la da máfia que a controla sob o pseudônimo de mercado. Por isso Chavez é tão demonizado pela mídia, em grande parte a serviço desse governo paralelo, como Lula o será, ainda mais do que já o é, se também ousar acabar com a dita independência do Banco Central.

  38. Postado hoje de manha .
    Postado hoje de manha .
    Paulo Kautscher
    \”Espero que o Bc não atrapalhe muito. Porque não atrapalhar é uma UTOPIA.\”.
    Paulo Nogueira Batista

  39. É, Nassif, para quem
    É, Nassif, para quem casualmente o acompanha há alguns anos, vejo que ainda vamos passar muita raiva juntos. A questão política faz com que deslizem profundamente e gritantemente na incompetencia técnica. Que argumentos terão..? Se não conseguem e não querem aprofundar os cortes agora, quando o farão..? Eles devem rir do povo brasileiro…Já imaginou estes caras trabalhando com juros de um dígito..? Não, não aprenderam na escola. Enquanto isso o brasil se esfola. O Lula não tira os homens não. Não deixam tirar. Cadê os petistas de carteirinha..? Apareçam e vão bater na porta do seu “guia”.

  40. Sem querer nadar contra a
    Sem querer nadar contra a corrente, mas gostaria de jogar na discussão alguns pontos que podem explicar a cautela do Copom:
    – Demanda agregada aquecida?
    – Preços no atacado?
    – Pressão dos gastos do proprio PAC?
    – Apenas uma diminuição da velocidade da queda ?

  41. Compartilho a sua indignação,
    Compartilho a sua indignação, concordo em gênero e grau. Ignorantão que sou, talvez sem nenhum fundamento (isso é apenas uma provocação), lembro-me de Monteiro Lobato.

  42. Concordo com sua análise
    Concordo com sua análise emgenero,número e grau,mas se me permite a pergunta,o que o governo pode fazer a respeito deste fato?
    Apesar de vozes destoantes,o sr.Henrique Meirelles,continua cantando sua ária ,em alto e bom som.

  43. Nassif, respeito-o e
    Nassif, respeito-o e admiro-o. Você é bem formado, bem informado e bem intencionado. Concordo com você sobre os cabeças do BC e a quem eles servem. No entanto, acho que você se desesperou no primeiro tiro. O mercado esperava mesmo um corte de 0,25, isso é apenas o começo. Tenho plena confiança de que Lula não vai permitir que ninguém, ninguém mesmo, o faça de bobo diante nem do espelho nem da nação. Veja o que ele fez com amigos antigos como Dirceu, Palocci e outros que meteram os pés pelas mãos. Acredito que o corte não foi maior para não injetar euforia. Este não é o propósito do PAC, mas sim o de gerar confiança. E com o corte, pequeno, mas feito, gera confiança. O importante é continuar a cortar os juros, não apenas tirar 1,0 e ficar dois meses sem tirar nada. Sinceramente, acho que o sinal foi dado. Os juros vão cair de forma lenta, porém, progressivas. Lá para março, quando os investimentos públicos começarem para valer, e os privados iniciarem a escalada, estou certo de que teremos menos 0,5 ou até mais. Isso é que é mais importante. Nenhum empresário vai deixar de aproveitar o bom momento do Brasil por causa de um pequeno corte de juros agora. Continuo dizendo: sou mais Lula do que todos os políticos juntos. O cara é cobra criada. Se pisarem no rabo dele, levam veneno. Quando chegar a hora, estou certo de que ele dará o bote nos malandros. Acalme-se, meu caro, e continue com o elevado e profundo debate político-econômico. Você aqui é o mestre, tem de dar o exemplo.

  44. Meu comentário saiu truncado,
    Meu comentário saiu truncado, aqui vai a íntegra.
    Compartilho a sua indignação, concordo em gênero, número e grau. Ignorantão que sou, talvez sem nenhum fundamento (isso é apenas uma provocação), lembro-me de Monteiro Lobato. Pelo que sei era um idealista e tambem indignado. Você gostaria de falar sobre isso?
    Abraços, walter.

  45. A medida do governo em
    A medida do governo em relação aos juros é absolutamente contraditaria com as intenções desse mesmo governo de promover o crescimento. É preciso compreender que não faltam recursos privados para o crescimento da economia no Brasil de hoje. O que falta é perspectiva de rentabilidade para esses investimentos. E o principal fator que afeta essa rentabilidade é precisamente a taxa de juros, a maior do mundo em termos reais, e a taxa de câmbio hipervalorizada. Isso está fazendo com que os capitais brasileiros migrem para outros países, criando empregos lá fora. Anualizando os dados do último trimestre do ano passado, o país mandou para o exterior, nesse quesito, o correspondente a 2% do seu PIB. Não há pressões inflacionárias no país. Ademais, os juros siderais pressionam para cima o déficit público e a carga tributária e pressionam para baixo os investimentos públicos. Somem-se a isso as incertezas sobre os marcos regulatórios e o peso da carga tributária. É uma receita contra o crescimento. Isso que está sendo feito, diga-se de passagem, é um erro de economia. O Brasil precisa redescobrir o que é de fato uma economia de mercado. J.S.

  46. Diante da nota dada pelo
    Diante da nota dada pelo banco central para explicar o corte de apenas 0,25, só podemos concluir que esse corte foi político e não técnico, já que a explicação dada e nada é a mesma coisa.
    Com tanto alarde da imprensa, e algumas até tendenciosas, quiseram passar a idéia de que o governo estava pressionando o BC que iria deixar de ter liberdade em suas decisões.
    Diante desse quadro armado pelo mercado financeiro, restou ao copom fazer este corte medíocre, apenas para sinalizar que não está perdendo sua independência.
    Enfim, tudo um teatro, e quem paga aconta somos nós cidadãos, não nos juros dos empréstimos bancários, poi esses não vão reduzir nunca sem uma legislação vigorosa, nem que o selic esteja a 2% ao ano.
    É notório que o Sr. Meirelles está a serviço dos grandes investidores e bancos internacionais, e para estes sim importa o valor da selic, pois é quanto o governo brasileiro paga pelos emprestimos bilionários que faz nas mais diferentes modalidades existentes.
    Não subestimem o poder de lobby destes exploradores, pois entra presidente e sai presidente, entra ministro e sai ministro, mas não ousem tocar no sr. Meirelles.
    Um estudo mostrado esta semana indicou que na economia globalizada, com tanta facilidade de importação e os mercados com superprodução, a influência dos juros é bem menor. Quem dita o preço do aço hoje é o mercado chinês, não importa em quanto esteja o juros no Brasil, quem dita o preço da carne são os grandes importadores como Rússia, e isso vale para a grande maioria dos produtos. A comparação de muitos com a década de 80 não é válida, pois o mundo não estava neste estágio de globalização, e vivíamos com rígidas resevas de mercado, como nos produtos eletrônicos por exemplo.
    Portanto atualizem-se, pois o mundo muda, as regras mudam, e o que valia ontem, hoje não passa de história.

  47. A decisão de 0,25% foi
    A decisão de 0,25% foi política. Problema político se resolve com política. Um estadista demitiria o Meirelles. E poria outro “conservador” no lugar. Que tal o Scheinkman? (Tô com o Lula e o Mantega nessa).

  48. Nassif
    não percamos a
    Nassif
    não percamos a esperança nem deixemos o desânimo tomar conta. O jogo está apenas começando. Acho que o Presidente Lula já estava preparado para esta contingência. Até eu estava. Esperemos o próximo movimento no tabuleiro. Agora é a vez do governo fazer a jogada.
    Cá entre nós, que ninguém nos ouça, uma excelente oportunidade para o Lula dar um belo pontapé no traseiro do Meirelles.
    Abraços

  49. Agora a pouco no jornal do
    Agora a pouco no jornal do SBT Carlos Nascimento apresentou a mensagem da turma da bufunfa. Criticou aqueles que dizem que os juros altos é o principal entrave da economia brasileira e chamou para mostrar serviço agora que os juros estão muito baixos.

    Acho que ele perdeu a noção do que é juro alto ou baixo.

    Basta lembrar que nos anos dourados (dec. de 1950 até meados da déc. de 1960) os juros reais eram em média 1%.

    O Japão ficou quase duas décadas com juros zero.

    Por que um empresário vai investir se pode aplicar na dívida pública. Só se o investimento tiver um retorno muito alto (como as rodovias de SP).

  50. NÃO DUVIDEM A PREFERÊNCIA
    NÃO DUVIDEM A PREFERÊNCIA NACIONAL Nº 1 NÃO VAI SER BUMBUM, MAS JUROS BAIXOS!!!Incrível! No centro do Rio hoje: alguns estudantes indo ou vindo de Niterói, algumas pessoas modestas, até mesmo alguns poucos casais comentavam sobre economia e juros. É lógico que pro pessoal da área financeira era o prato principal!.
    Tenho certeza que quando (tomara que seja logo) chegar em 10% vai ganhar do futebol!!!

  51. A história ensina que na
    A história ensina que na politca externa e na politica economica os nomes são símbolos, são a própria politica. Não se muda o rumo da politica externa e da politica economica sem mudar os nomes.
    A manutenção do comando do BC, confirmada publicamente pelo Presidente, já definiu a manutenção da ortodoxia no COPOM. Porisso mesmo as maritacas do mercado financeiro apostavam na redução de 0,25, eles conhecem os galhos onde pousam. A história, a grande mestra, ensina muita coisa, inclusive a não ter ilusões.

  52. Nassif, como faz pra
    Nassif, como faz pra reestatizar o BC? É só trocar a diretoria?
    O que aconteceria de mais grave se o Luís Inácio desse o murro na mesa? Correr-se-ia algum risco?
    Do jeito que a coisa vai, o maior risco é eu começar a achar que bom mesmo é o Chávez. Deus me livre!

  53. Caros,

    Vamos ser justos:

    1
    Caros,

    Vamos ser justos:

    1 – Essa diretoria esta ai desde o inicio (tirando o Alexandre que sai e o cara da UBS que entrou (é isso ??Confirmem) 2 mudança acho)

    2 – Foi indicada num momento de crise das brabas.

    3 – Nao é da personalidade do Presidente fazer mudanças bruscas. Vivam com isso. Se alguem quiser ser presidente tem que ter 60 milhoes de votos.

    4 – O FHHC tremeu nas bases na hora de mudar. Lembrem isso ao Lula que ele muda, só pra contrariar.

    5 – Dizem que pelo menos 2 Diretores nao vao ficar. Acho que eles escolheram a data com a decisão de ontem (depois da eleição da Camara e do Senado).

    6 – Nao sei o que é o pior, deixar o Mereilles lá ou colocar outro que vai ter que passar por 1 ano provando que “machomonetarista”.

    7 – Scheikman seria d+. Mas sonhar nao custa nada. Pelo menos os “operadores” nao poderiam falar nada, eles tiveram aula com ele (os bons, né ?). Sem contar que seria incomparavel ler uma entrevista dele e comparar com a dos seus “antecessores”.

    É isso.

  54. – Demanda agregada
    – Demanda agregada aquecida?

    Ein ?? Aonde vc viu isso ?? Aumento das vendas no comercio ?? Fala serio. Tah lendo o Valor ?? Teve uma materia monstrando que nao há estudos que comprovem essa ligaçao. Alem do mais, explique com a Demanda Agregada está “aquecida” se exportamos tanto. Ah, tah o comercio nao pode “vender” que pro BC é aquecimento.

    – Preços no atacado?

    Vc sabe como é feita uma pesquisa de preços no atacado ?? Vc ja viu a negociação dos fabricantes com os grandes varejistas (Extra, Carrefour, etc). O fabricantes pedem x, os varejistas pagam x/3. E ainda falam, nao me torra, q com esse cambio posso trazer ate a sua mae da China.

    – Pressão dos gastos do proprio PAC?

    Ah nein, ai nao vale. Pra vcs o PAC nao vai funcionar. Pra que morrer de antecipação. Fala serio.

    – Apenas uma diminuição da velocidade da queda ?

    É claro, senao como é que eu vou arrumar um emprego numa grande corretora, ou montar a minha propria, qdo eu sair do BC ?? Tenho que fazer um agrado. Vou sair mesmo. Isso é certo, vou esticar a corda entao.

  55. A unica explicacao para Lula
    A unica explicacao para Lula manter o Meirelles no Banco Central é que o homem e’ “frouxo”. Lula comeca a demonstrar que nao esta a altura do cargo conquistou quem aceita este tipo de provocação e chantagem nao tem punho para ser nosso governante.
    Para mim e’ inexplicavel esta postura de abaixar a cabeca para o banco central(mercado). Lula ja enfrentou tantas batalhas na vida(Infancia miseravel, breve do ABC, Eleicoes 89, Mensalão, ma vontade da impressa) mas se recusa a enfrentar a batalha com o Banco Central(Mercado).
    Espero que nas proximas semana ou talvez junto, com a reforma ministeral alguma boa novidade aconteca nas diretorias, ou quem sabe, no presidencia do banco central.

  56. É melhor ir devagar do que
    É melhor ir devagar do que parar.Qualquer troca no comando do BC neste momento teria o efeito inverso do desejado.Sabemos que o mercado receberia muito mal qualquer intergerência direta que houvesse no BC.O caminho está sendo trilhado.Já estamos chegando perto do limite de cortes na taxa de juros.O começo do ano sempre apresenta o ligeiro aumento da inflação devido aos fatores sazonais,contudo é preciso verificar se os fatores ficarão restritos a sazonalidade.Assim,a cautela do Bc é plenamente justificável.O importante é continuar caminhando para frente.

  57. Conveniente essa reunião do
    Conveniente essa reunião do Copom na véspera de um feriado aí em SP.
    Incrível a covardia desse governo.
    A imbecilidade e autismo do executivo parecem a de outro governo “esquerdista” de um dos maiores pamonhas da história do continente, o Fernando de La Rua (lembram como acabou uma aventura estúpida, idêntica … ???)
    É a velha estória do sujeito que vivia da vaquinha leiteira … Quando os preços das commodities começarem a cair, quero ver …

  58. Robespierre, sabe como se
    Robespierre, sabe como se mede a febre de uma pessoa? Colocando o termômetro. Nenhum médico dá antibiótico na presunção da febre. O BC faz. Tudo é na presunção. Cadê a febre?

  59. Tinha um programa de TV a uns
    Tinha um programa de TV a uns tempos atraz, que pagava os prêmios aos ganhadores com titulos do governo. Te pergunto, será que esse empresário quer que os juros baixem?

  60. Vannderlei… Seu julgamento
    Vannderlei… Seu julgamento liquidou com minha auto-estima, justo agora que estava pensando em me candidatar a vereador por Poços de Caldas.

  61. QUE B*****STA, com perdão do
    QUE B*****STA, com perdão do uso do latim!

    Poxa, Nassif, será que o Lula realmente é só muita fumaça e pouco fogo. Se eu fosse o chefe do Meirelles hoje, estaria rindo de orelha a orelha, por ele ter me dado o argumento final para mandá-lo pra rua! Simples assim!

    Assim não dá. Um governo não pode estar composto por visões tão divergentes. Não é só o Lula ou o PT que dependem hoje de que o PAC dê certo. É o país! Não acho esse plano uma maravilha (pelo menos, pelo pouco que consegui de informação nos jornais e blogs), mas concordo com você: ele muda o foco não só da política econômica, mas do país. Sabotadores podem existir de todo lado: MENOS DENTRO DO GOVERNO!

    Divergências são importantes, servem para melhorar a discussão, mas quando a divergência é no centro, no fundamental, um dos dois não pode ser governo: ou Lula ou Meirelles e sua turma.

    Não sei, será que não enxergo algum enorme perigo que só o Lula vê e por isso não troca o presidente do BC? Ou é falta de capacidade mesmo?

  62. Nassif,

    não sou abelha
    Nassif,

    não sou abelha embora tenha ficado deveras cínico.

    Confesso que, por um breve momento de fraqueza, acreditei no Lulla quando ele comparou os Bingos à prostituição infantil e por um momento eu achei que ele poderia dar certo e torçi por ele com todo o meu coração.

    Mas, depois que eu vi ele mudar radicalmente de posição eu finalmente entendi o verdadeiro sentido da frase:

    “É preciso mudar para que tudo continue como está”.

    A eleição de Lulla foi a mudança, para que tudo continue como sempre foi: a Banca manda e presidente obedece.

    O operário que virou presidente do Brasil e que começou a distribuir a riqueza aos mais pobres foi a farsa montada e encenada para enganar a população brasileira permitindo que os ricos (não estou falando da classe média) continuem a sugar toda a vitalidade da economia brasileira, até virar um bagaço.

    A incontinência verbal de Lulla contra FHC e contra as Zelites, o Nuncanestepaiz foi o circo, e o vale-miséria é o pão, repetindo-se a história da política do pão e circo praticada na Roma antiga.

    Só aí perdemos 4 anos. Agora uma nova incontinência verbal do Lulla o colocou contra a parede.

    Ele prometeu o crescimento de 5%, depois disse que era só uma meta, mas precisa mostrar serviço para seu governo não ser lembrado como um fracasso.

    Lulla se encontra na encruzilhada da sua vida.

    Ou mostra para que veio ou será tragado pela história como FHC foi.

    E olhe que FHC foi enganado pela Banca, mas Lulla, até pela experiência dos 8 anos de FHC e dos 4 seus, já teve tempo mais que suficiente pra descobrir que tudo é uma farsa.

    Acabou a fase do “eu não sei o que meu filho faz na sala ao lado”.

    Ele sabe e muito bem o que o BC está fazendo. Se tem medo de tomar uma atitude é por que não está a altura do cargo ou porque é conivente.

    Você não concorda?

  63. Bom, todo mundo que lê esse
    Bom, todo mundo que lê esse blogue já sabia, mas, mesmo assim, uma situação muito chata: quando eles irão encontrar uma situação tão boa para reduzir os juros?

  64. André, estou com uns informes
    André, estou com uns informes de Berent Friele (o homem de Rockefeller) sobre as exigências do FMI para JK. O próprio Friele considerava um despropósito.

  65. O jogo agora começou a
    O jogo agora começou a demonstrar aonde é que doi quando o espeto entra na carne…….o meireles cantando de galo em defesa do chefe ja é um indicio de ordem contra o crescimento, afinal de contas o gigante adormecido não dormiu todos esses anos apenas por ibernação propia__ acho que aquela frase que o cazuza se foi dizendo ” BRASIL MOSTRA A SUA CARA QUERO VER QUEM PAGA PRA GENTE FICAR ASSIM ”’ vai se aplicando nas tiragens de cartolas e carapuças………….

  66. Como se indaga em direito
    Como se indaga em direito criminal, ‘quid prodest’, ou a quem interessa o crime? No caso, o crime dos juros exorbitantes. Quem recebe o dinheiro, quando mercado é ‘enxugado’ pelos juros altos? Os bancos é claro, a quem o povo brasileiro ‘deve’ mais de 1 trilhão de reais, só de dívida interna. Cada brasileiro deve mais de 5.000 dólares aos bancos, algo comparável à dívida de cada súdito inglês à máfia internacional da agiotagem que controlava a Inglaterra até sua expulsão e 1290. Aí estão os senhores, a quem os diretores do Banco Central prestam contas.

  67. Paulo, não acredite nessa
    Paulo, não acredite nessa história de que, para cada objetivo um remédio. Isso não existe, é apenas álibi para blindar política monetária. Se uma determinada dosagem de juros compromete a política fiscal, tem efeito sobre câmbio, pode levar a uma volta à vulnerabilidade externa que, mais à frente, pode levar a outro choque cambial (como ocorreu em 1999 e 2002), como pretender que ela seja independente. Como diria o velho e sábio Eliezer Baptista: mais visão holística, meu caro.

  68. Graças a Deus algúém de
    Graças a Deus algúém de respeito fala em público que essa diretoria é MEDÍOCRE. Nada mais apropriado. Se eles pelo menos apontassem saídas ou soluções para os problemas estruturais, tais como educação, infra, inovação ou algo do gênero, e que tais ações fossem quantizadas assim como seu resultado, ou seja, se conseguissem planilhar isso, talvez ainda fosse aceitável. Mas não, baseiam-se apenas nas planilhas tradicionais. É a cultura tecnocrata do PSDB, suportada pelo PT, que não larga do pé do BC e puxa o Brasil para o fundo, afogando-o.

  69. Ué, tente entender o que a
    Ué, tente entender o que a FIRJAN quis dizer e o próprio CIESP, através de nota do meu amigo Boris Tabacoff. Como se curvam ao blefe monetário, representando a própria indústria. Querem ficar “in” na discussão econômica, sem perceber que essa página já foi virada.

  70. Nassif,

    resposta /
    Nassif,

    resposta / comentário seu dos que mais gostei até hoje. Claro, puto, bem calçado por tudo já expôsto, sem ôsso na lingua. Tocou no que eu entendo ser o centro – estadista – é o que não temos e não vejo ao alcance das visões na próxima década. Aliás é o que mais me dói.

    “Um estadista não pode se curvar a chantagens, como as praticadas pelo BC. Lula não tem envergadura para romper com essas amarras, nem mesmo quando tudo rema a favor.”

  71. Barbaridade! Eu estava vendo
    Barbaridade! Eu estava vendo o jogo do São Paulo e aguardando um corte superior a 1,0. O São Paulo não perdeu e o corte foi apenas de 0,25. Hoje não foi meu dia!

  72. “A prudência é uma rica
    “A prudência é uma rica senhora, feia e velha, frequentemente cortejada pela incapacidade” – William Blake. Isto explica Lula e o nosso BC. (Blake, poeta visionário do século XVII, acreditava que em seus sonhos ia visitar o inferno – dependendo do dia, ou noite, o paraíso -numa dessas andanças recolheu os provérbios do inferno, os adágios que a sabedoria infernal pode conceber. O provérbio aí de cima é um dos mais famosos do inferno. Blake tem também os augúrios da inocência, que recolheu do Paraíso. Como incapacidade e inocência são primas-irmãs que habitam a personalidade de nosso presidente, quem sabe ele lendo, faça algo diferente… Agora, Lula só lê em cima de uma de uma esteira rolante – muito a contragosto. Meu Deus…O que fazer?

  73. Com essa diretoria do banco
    Com essa diretoria do banco central, com essa mídia e essa oposição política das elites, ao desenvolvimento do país igual a isso que aí está – Será que não passou da hora de darmos razão para Hugo Chaves?

  74. Parece que o Banco Central
    Parece que o Banco Central desafia o Governo, parece tentar mostrar que é independente e faz o que quer. Pareque que quis mostrar ao mercado: “O Governo pode ter optado pelo caminho do Desenvolvimentismo, mas nós não, nós continuamos seguindo a receita neo-clássica, nós somos independentes”.
    Só que não são. São subordinados do Ministério da Fazenda. São subordinados do Governo. E devem seguir a mesma orientação do Governo.
    O Banco Central não pode prejudicar o país. O Banco Central não pode jogar por terra todo o esforço do PAC.
    De nada adianta toda a Sociedade participar do esforço do crescimento, como pede o Presidente Lula na apresentação do PAC, se o Bacen não participa desse esforço e joga contra. Chuta a Escada. Marca o gol contra.
    É hora do povo fazer valer o que decidiu nas urnas. É hora de pressionar por mudança. A próxima reunião será nos dias 6 e 7 de março. Até lá, ou muda o modo de agir do COPOM e do BACEN. Ou muda muda o COPOM e o BACEN.

  75. Vamos votar !! Pra depois
    Vamos votar !! Pra depois derrubar !!!

    Quem deve ser o novo presidente do BC ??

    a) Luis Nassif (Luis Nassif Online)

    b) Jose Alexandre Scheinkman (Princenton University)

    c) Paulo Leme (Goldman Sachs)

    d) Miriam Leitão (Globo)

    e) Jose Paulo Kupfer (NoMinimo)

    f ) Henrique Meirelles (BCB)

    g) Joaquim Levy (SEFAZ-RJ)

    h) Palhaço Carequinha (Se bem que na verdade os verdadeiros palhaços estão do lado de cá, né ??)

  76. Cara,

    Meu deus
    Cara,

    Meu deus !!!

    Recrudescimento da Inflação – Kd a inflação ?? Alguem viu ?? Sumiu, desapareceu se escafedeu ??

    Novos argumentos, por favor. Esses estao com a validade expirada.

    Se o BC fosse tao conservador assim nao usaria o limite inferior da meta de inflaçao.

    Ele nao usa pra cima, pq ele pode usar pra baixo.

    Isso parece o superavit de 5% que estavam fazendo a despeito do que foi decidido (se bem q na epoca, foi issso que fez sobrar uma grana pra gastar antes das eleiçoes, né ??)

    Sera que a gente pode criar um site “Vamos derrubar o Meirelles e Cia, JÁ” ou “Banca, larga o osso !!”

  77. Discordo de algumas opiniões
    Discordo de algumas opiniões aqui emitidas que, pelo visto, tratam o governo e o BC como se fossem adversários.

    É óbvio que o BC tem autonomia nas decisões sobre política monetária (de fato, mas não de direito) e também que seu escopo atual é limitado à função de defesa da moeda. E é nisso que reside a grande divergência: Qual é o papel que o BC deve exercer??

    A resposta está no papel que o governo optou para si mesmo.

    Não é minha intenção entrar na discussão entre monetaristas e desenvolvimentistas, mas no fundo, é nisso que está concentrado o problema.

    Se o governo adotar um viéz desenvolvimentista, o BC será um dos agentes de alavancagem do crescimento, e para isso, irá trabalhar não apenas com política monetária. Terá um papel mais amplo. O problema é que esse tipo de ação passaria insegurança aos agentes econômicos devido ao grande risco do uso da máquina para benefício próprio (leia-se populismo), e essa insegurança hoje, é reforçada pela presença de Hugo Chaves, Evo Morales e outros caudilhos sulamericanos, que estão dando um exemplo muito perigoso de como as coisas podem funcionar.

    Se o governo adotar um viéz monetarista, o BC irá trabalhar do jeito que está trabalhando atualmente: Limitado à política monetária. O crescimento que se lasque.

    É caminhar no fio da navalha. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

    E o BC está agindo como lhe foi determinado. Não existe essa coisa de agir tecnicamente ou políticamente…. o BC está apenas gerindo as espectativas dos agentes econômicos, como um bom monetarista….. e enquanto isso, o governo que não decide o que quer.

    O governo Lula é um governo com uma herança monetarista, que gostaria de ser desenvolvimentista mas não tem tanta certeza…..

    E essa indecisão pode ser a sentença de morte desse governo.

  78. O sr. Meirelles tem
    O sr. Meirelles tem compromisso é com a turma dele. Os banqueiros. Lembro-me da sabatina do anterior presidente do BC quando o Senador Pedro Simon estranhou o fato de que o cidadão preferia sair do mercado e deixar de ganhar milhões de dólares para ficar com o salarinho merreca de presidente do BC. Outra curiosidade estranhíssima. Se tem uma coisa que brasileiro em média não é é patriota.

  79. Nassif, discordo de quem quer
    Nassif, discordo de quem quer atribuir a Meirelles a culpa pelo conservadorismo econômico do governo. Meirelles é opção do mercado, mas obedecer ao mercado é opção de Lula. Concordo com você, entretanto, que o BC, num momento em que não há pressões inflacionárias importantes, está perdendo a chance de avançar na queda dos juros e, portanto, na liberação do país para crescer mais. Claro que um mês mais, outro menos, não farão tanta diferença assim. A discussão é mais política do que técnica, pois, nesse ritmo, em uns seis meses teremos uma taxa básica de juros abaixo dos dois dígitos. Porém, o Copom criou um problema político sério para Lula. E como o banco Central não é independente por força de lei e sim de escolha política, acredito que Lula não está tendo clareza do desafio que tem pela frente. Aliás, a falta de coragem de Lula me preocupa, mesmo sendo seu eleitor. Na verdade, minha opção por ele foi pelo mal menor – imaginem um Alckmin, o do buraco e o do PCC, governando o Brasil! Mas acredito que Lula está perdendo o bonde da história. Quem marcará o limiar do século 21 como promotor de uma mudança importante de rota da América Latina, certamente será Hugo Chávez. E a direita tucana-pefelê e o próprio Lula estão pavimentando o caminho para um Chávez brasileiro, o que talvez não seja má idéia.

  80. Nassif:

    Tudo bem, também
    Nassif:

    Tudo bem, também acho esses juros uma droga. Mas ninguém explica por que o crescimento do país é de 2,5% ao ano com Selic de 20 ou de 13. Por que? É por que na rua eles são de mais de 100%?

  81. Como se sabe, ‘mercado’ é
    Como se sabe, ‘mercado’ é apenas um pseudônimo para ocultar quem o controla. O pobre do Meirelles não passa de um testa-de-ferro, ou na linguagem vulgar um laranja. O poder, especialmente o poder econômico, por natureza, é altamente concentrado, não está nas mãos de um impessoal ‘mercado’. É necessário identificar o grupo que controla esse poder. É o grupo que, há milênios, vive da agiotagem internacional. Nada de novo sob o sol…

  82. Sr Magrello.
    Infelizmente o
    Sr Magrello.
    Infelizmente o palhaço Carequinha ira declinar do convite para presidir o BC.Talvez o seu filho que herdou o cargo comissionado anteriormente ocupado por ele na PREFEITURA DE SÃO GONÇALO. Sim em são Gonçalo existe também a pratica do cargo vitalício, como no Ceará, onde o ex governador entrou com uma requisição para uma aposentadoria vitalícia. Falando no Lúcio Alcantara os jornais não deram a mesma ênfase na ética seletiva como no caso do Zeca do PT.

  83. Nassif
    Gostaria que você
    Nassif
    Gostaria que você comentasse mais detalhadamente a que “senhor esta diretoria do BC prestam contas” Concordo plenamente com sua análise mas a população não tem clara esta idéia . Seria muito melhor que se discutisse isto do que toda vez que o Copom se reúne ficar na vã expectativa de quanto será a bendita queda da taxa, e depois a repetida onda de críticas na mídia . Não entendo (sou oftalmologista ) como esta “independência “do BC pode ir contra tudo que racionalmente se observa em nossa economia .

  84. Fui buscar em meus arquivos
    Fui buscar em meus arquivos um resumo da ata da reunião do Copom realizada em setembro de 2004, donde destaquei o ponto em que se analisou o ‘Crescimento’ da economia nacional, ao seguinte arguemento: “O ritmo continua forte. Com isso, a preocupação da política monetária passa a ser a capacidade do setor produtivo de acomodar a demanda crescente, o que pode ter reflexos nos preços.” Eis aí a lógica perversa do Conselho que decide sob a ótica dos interesses dos investidores do mercado de capital: se Economia cresce, e se setor produtivo não acompanha esse crescimento, o aumento da demanda eleva o preço! É o pretexto do medo. Argumento, porém, incompatível com a estratégia do PAC: construir condições infraestruturais para aumentar a capacidade do setor produtivo de acomodar a demanda crescente! O que pegou agora? Dar discurso para a oposição partidária e midiática?

  85. É perda de tempo discutir
    É perda de tempo discutir quem manda na economia do País, Governo, BC, – quem manda são os magnatas financeiros que ganham milhões no mercado banqueiro, bolsas e etc… – eles põem e depõem situações de ações de Governo e gerencia do BC e etc…, põem e depõem politicos, presidentes, governadores e prefeitos. como sitam o caso de Hugo Chaves, a hora que comessar a prejudicar de verdade esses parasitas( magnatas financeiros) de paíse, de uma forma qualquer eles os tiram do caminho, exemplos disso existe na história de governos em todo o mundo. Portanto, a maioria o povo das classes médias ás baixas pagam a conta por esses desmandos.

  86. Calma aí pessoal!

    SE…

    O
    Calma aí pessoal!

    SE…

    O Lula (um torneiro mecânico gênio) – reflitam sobre a trajetória dele antes de escrever bobagem a respeito dessa afirmação! – e o Pt não chegaram ao comando do país por acaso.
    Acaso não existe, (causa e efeito), ou alguém é tão ingênuo para acreditar que a direita da globo facilitou para que isso acontecesse no quintal predileto dos Estados Unidos?

    Seria obra do acaso o fato da esquerda ter furado “na boa” a cortina de ferro montada na América Latina?
    Será que a aflição do capital é gratuita? A penitência imposta pelos americanos está sendo duríssima para eles. Estão até usando cilício.

    Existe a intenção de perpetuar o velho no milênio novo, mas parece que não perceberam que já está se instalando uma nova ordem que o homem não pode controlar.

    Vamos ao PAC: É uma Obra! Não digo pelo conteúdo porque sou leigo, mas pelo efeito.

    É uma espada de dois gumes sobre a cabeça dos donos do país (deus mercado).

    É um plano que agradou a todos e provocou um brilho diferente até nos olhos dos céticos.

    Está claro que o governo previa reação, tanto é que o Presidente cutucou a Miriam Leitão (catedráticos do óbvio), para depois ouvi-la e morrer de rir. Está sendo usada e não percebe.

    A diretoria do BC tem um patrão, e este não é o Presidente da República e sabemos disso!

    Mesmo que o Ministro Mântega não estivesse pensando em provocar o Meirelles, não sei como, mas acredito que foi induzido. Aquilo era necessário.

    O plano precisava ter o máximo possível de promoção e não podia contar com a mídia carcomida.

    Foi lançado em cima da reunião do Copom.

    A chefia e o Meirelles não tiveram tempo para pensar e deram o troco, e foi aí, que engoliram tudinho a seco, ficaram presos na armadilha que construíram.

    Apertaram o gatilho sem enxergar e acertaram na promoção que a obra precisava. Até a “mulecadinha” do primário está discutindo o PAC e a atitude contrária ao desenvolvimento do país pela diretoria do BC que faz oposição ao governo, está identificando a direita, o mercado e a elite, a farinha toda.

    Espada de dois gumes:

    Se o plano der certo, o Presidente, o Pt e o governo estarão no Céu.

    Se der errado, a oposição vai para o Inferno porque atrapalhou.

    Expliquem para o povo depois!

  87. Nassif: a taxa selic desta
    Nassif: a taxa selic desta vez foi determinada em uma votação dos funcionários do BC que deu 5 x 3.
    Pergunto-lhe quem são estas 08 pessoas que votam ? Qual seus cargos,sua biografia,seu perfil politico.Enfim quem são eles que decidem o futuro do país com total livre-arbitrio?

  88. Nassif, os diretores do BC
    Nassif, os diretores do BC “prestam contas a outro senhor”. Esse “outro senhor”, por acaso, mora em Washington, na Av. Pennsylvania?

  89. Caro Nassif, obrigado pela
    Caro Nassif, obrigado pela pronta postagem com comentários em trabalho ininterrupto.
    Não mencionei Fernão Bracher nem falei em ‘agentes’ do chavismo. Espero que, além de alguns defensores, representantes e quem sabe até a palavra que mencionou, no atualmente lotados em altos cargos federais, não transformem os atuais simpatizantes do chavismo em ‘agentes’.
    Alertei, em meu comentário, sobre os riscos de fórmulas ‘milagrosas’, aventureiras, centralizadoras que pregam uma volta ao passado (mais de 50 anos), e cujas experiências recentes no Brasil, como o Plano Collor, causaram grande retrocesso em nosso desenvolvimento econômico e social.
    Pedir a cabeça de dirigentes competentes, polarizar e politizar decisões técnicas e fundamentadas significa desestabilizar e dificultar a condução do país e prejudicar a avaliação e o discernimento do atual mandatário do nosso Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador