O que falta para crescer

Na aba de Economia (clique aqui), a Coluna Econômica fala das críticas inconsistentes e das críticas objetivas contra o PAC.

Luis Nassif

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha palavra que traduz todo
    Minha palavra que traduz todo o governo Lula é AMADORISMO. O PT se tornou um partido de sindicalistas e funcionarios publicos, e fechou as portas para a elite pensante que havia nele. Quando vemos a Dilma ir a TV para explicar este plano, sentimos uma certa insegurança de falar dele, embora eu veja nela uma das M. Tatcher brasileira. Não sei se concordo que ele esteja favorecendo os governadores aliado, principalmente que alguns dizem não ter sido ouvidos. Continuamos com juros reais de 9 a 10%, pois não acredito que a inflação vá a 4,5. Dolares entram, empresas investem fora, e emprego vai para a China e India. Temos os melhores hackers do mundo, porque nossos formandos em TI não conseguem emprego, e prova que nossos cursos são bons, e que o brasileiro é empreendedor, o que Google e Yahoo visualizam para suas empresas em 2010. Baratear computador sem incentivo as empresas de software, não nos faz independentes e exportadores deste tipo de serviço.

  2. Lembro que na época do dolar
    Lembro que na época do dolar alto,as empresas limpavam o próprio caixa, para aplicar no dolar.Consequentemente não havia estímulo para investimentos nos negócios. A inflação sempre esta subindo. A gasolina subia quando o preço no exterior (taxado em dolar),subia. Quando o preço no mercado internacional caia, não havia a contrapartida aqui. Gostaria que conhecer as empresas que voce se refere,e entender pq investir la fora é melhor, a ponto de desestabilizar nossa economia. Tenho ouvido de outros economistas que a queda acentuada do cambio, deixará a inflação novamente incontrolável.

  3. Nassif, por favor, de uma vez
    Nassif, por favor, de uma vez por todas, dê uma lição na Mirian Leitão. Ela se acha. Só sabe falar da Previdencia p acabar colocar a idade minina. O que realmente ela e outros ganham em mentir sobre a previdencia? Existe algum lobby da própria empresa, no caso a Rde Globo? |Por favor comente.

  4. Provocar mudancas nos Juros
    Provocar mudancas nos Juros nao esta ao alcance do Ministro Mantega. Mas provocar mudancas no cambio esta ao alcance. Por que ele nao provoca estas mudanca? Por que , Mantega, com sua visao desenvolvementista nao toma atitudes para desvalorizar a moeda? Qual o ponto de vista do ministro?

  5. O palavrão passou pelo filtro
    O palavrão passou pelo filtro do iG e vou manter o comentário. Mas sugiro críticas contundentes sem baixar o nível.

  6. Parece-me queo governo esta
    Parece-me queo governo esta passando para a sociedade seu medo extremo de crescimento.
    Fica so o presidente com a retorica do onus de falar que vamos crescer e não lhe informam que nao temos os instrumentos necessários vindo da área economica.
    Crescer envolve riscos.
    A diminuição dos juros e o aumento na desvalorizaçao do real em relaçao as moedas fortes pode causar um momentaneo aumento da inflação.
    O governo tem margem de manobra na diminuiçao da carga tributária já que pagara menos juros aos rentistas e tributaçao a bens que interessam ao bom manejo do mercado interno .
    Ficar assistindo passivamente ao aumento das importaçoes e a diminuiçao de nossa competitividade é que nao da.
    Estamos ficamos restritos a poucos bens na área de comodities e perdendo competiçao em aareas de tecnologia.
    Elevada tributaçao e juros nas alturas são antagonicos do crescimento que se pretende.
    Mudamos a politica economica, dominada pelo BACEN ou so teremos retorica.

  7. O pais nao cresce! As
    O pais nao cresce! As reformas nao vem. Legislacao Trabalhista, Previdencia, Reforma Fiscal, Reforma Politica, onde estao as acoes? Juros altos, cambio baixo, tudo culpa do Banco Central, que agora e do FHC. So falta culpar a Mirian Leitao pelos problemas de desenvolvimento deste pais. Lula, por favor tome uma atitude. Pelo amor de Deus Lula faca algo! A melhor frase do dia. Obrigado Nassif!

  8. Encontrei mais um, além da
    Encontrei mais um, além da mirian leitão, que acreditou em suas próprias profecias de que país iria quebrar de uma vez, já em 2003, e comprou dolar a $4 reais, e agora só vivem falando que o câmbio não é favorável e que deve ser mudado urgentemente. Estes dois mágicos só não dizem como o BC deveria proceder. Comprando mais dolares? Com que dinheiro? Estipulando um valor minimo? Mas como sustentá-lo? Com queda dos juros? Mas os juros já não cairam no último ano, e o dolar nem ai. É esta a solução mesmo? Ou por não saber como eles ficam chovendo no molhado?
    Fala sério multinacionais em debandada? Qual multinacional fechou as portas, ontem por exemplo, já que existe uma debandada.

  9. No ano passado houve
    No ano passado houve transferência recorde de lucros das multinacionais para o exterior. Significa: não estão investindo aqui.

  10. Nassif, Parabéns pelo
    Nassif, Parabéns pelo desmonte dos argumentos dos anti-previdência. Do lado específico dos trabalhadores esse é um momento histórico e a sua contribuição tem um significado Político claro (com P maiúsculo). A intervenção nos juros parece clara que é uma questão mais política que técnica. Já está caindo de madura, ou já caiu (não a taxa mas o entendimento da questão). Já é possível perceber um certo frenesi mal disfarçado em blogs francamente contra o governo, babando pelas decisões do BC. Agora quanto a intervenção no câmbio, ainda não consegui compreender. A necessidade parece estar ficando clara, porém o como fazer ainda está obscuro (pelo menois para mim). Gostaria de mais discussão a esse respeito. Grande abraço.

  11. O PAC é uma espingarda de
    O PAC é uma espingarda de chumbinho para caçar elefante. As críticas não são quanto ao plano em si, visto que todo plano que promova o crescimento deve ser bem vindo, a crítica é por ser o ÚNICO PLANO. Ora o governo já arrecada 40% do PIB em não da NADA, absolutamente NADA em troca, é um sorvedouro gigantesco de recursos da nação. Qualquer ser humano deveria revoltar-se com essa situação, qualquer economista deveria ter nojo de como o dinheiro público é tratado. Infelizmente parece uma eresia se insurgir contra o estado da coisa pública. As cabeças pensantes do país parecem anestesiadas após anos de “lenga lenga” econômico, discussões vazias e “mais do mesmo”. Já passou da hora do povo dizer basta, não queremos mais 40 ministérios, fim aos 30 mil cargos de “confiança”, chega de loteamento do poder, que se acabem com os salários acima do teto, que se diminuam os 100 mil reais gastos com cada parlamentar por mês, parem de pagar um dívida que só aumenta, sem mais mensalões, valériodutos, corrupção, buracos, filas para tudo. Não é um paczinho que vai resolver o problema do Brasil, tem muita coisa à ser feita e os últimos governos foram muito mediocres para fazer algo, e quem acreditar que este pode fazer alguma coisa que me desculpe mas é um imbecil.

  12. Caro Nassif, quando você diz:
    Caro Nassif, quando você diz: “Esse movimento foi abortado pela irresponsabilidade do Banco Central, de impor uma taxa de juros muito mais alta que a necessária para segurar a inflação e permitindo uma apreciação irresponsável do câmbio.” substitua a palavra inflação pela frase: demanda de energia elétrica! Nesse período citado, o ministro de Minas e Energia éra a dama de ferro Dilma. Pois bem, éla sabia (e continua sabendo) que se os empresários continuassem aumentando a prudução iria faltar energia novamente neste País, ponto. Todos no governo sabem que não há possibilidade de nos próximos três anos de o País crescer a taxas superiores a 4%a.a., pois repito: não há energia, muito menos projetos suficientes em andamento que nos próximos três anos suportem crescimento superior a este citado, a aplicação da selic e a cotação do dolar estão servindo para manter as exportações levemente acima das importações, evitando assim que se crie uma crise como a do apagão. NÃO NOS PREPARAMOS PARA CRESCER, E NÃO VAI SER COM UM PLANO QUE FOI CONCEBIDO EM EXCASSOS 30 DIAS QUE VAMOS RESOLVER ESTA SITUAÇÃO!

  13. Lendo agora os jornais,
    Lendo agora os jornais, observo que as organizações Globo joga pesado na idade minima no caso da Previdencia. Gostaria de saber sua opinião a respeito? o que há realmente por tras disso tudo?

  14. Caro Nassif:

    Esse seu artigo
    Caro Nassif:

    Esse seu artigo me colocou na situação bizarra de defender o Banco Central. O Mantega foi massacrado essa semana em Londres porque os investidores logo perceberam que o plano, apesar de bom, não está sendo acompanhado pelas outras esferas de governo. É a velha estória: uma andorinha só não faz verão.

    O PAC federal deveria ter sido acompanhado por PACs estaduais. Perceba que eu não estou falando de coordenação entre os projetos, o que seria altamente desejável, mas sim de metodologias. Por exemplo, por que José Serra, um dos “mais brilhantes economistas do país” (palavras de Dilma Rousseff) não veio a público dizer quais são os planos para a economia paulista para os próximos anos?

    A partir daí poderiam ser avaliadas as sinergias entre os projetos, otimizando a alocação de recursos, inclusive com a elaboração planos de investimentos privados mais sofisticados.

    A impressão deixada entre os londrinos é que cada projeto apresentado é um fim em si mesmo, sem maiores repercussões no restante da economia. Ninguém esperava que os valores destinados ao PAC fossem muito maiores que os anunciados, tendo em vista as restrições orçamentárias do governo federal brasileiro, mas a alavancagem está muito baixa.

    Isso não passou desapercebido pelo pessoal do Banco Central. O processo é semelhante ao que aconteceu no microcrédito, em que:

    – O BC disse que ainda não tem condições de oferecer uma explicação definitiva para a preferência dos bancos de perder dinheiro, em vez de mergulhar no microcrédito. Mas arrisca um palpite: despreparo. “Talvez os bancos precisem de estruturas maiores para trabalhar nesta área”, afirmou o diretor do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes. ( fonte: http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=13406 )

    O que acaba acontecendo é que, de acordo com a mesma fonte, “da criação do microcrédito a dezembro de 2006, as instituições financeiras recusaram-se a emprestar 45% de tudo aquilo que estavam obrigadas. Em cifras, negaram R$ 782 milhões em crédito aos pobres, com quem poderiam ter lucrado cobrando juro de 27% a 60% ao ano. Em vez disso, acharam melhor mandar a bolada ao Banco Central (BC), onde o dinheiro descansa sem ganho para as instituições.”

    Em resumo: os investidores vão deixar o dinheiro onde está enquanto não surgir oportunidade melhor. O Banco Central sabe disso e vai manter a política monetária para não despejar na economia mais recursos do que ela poderia absorver sem gerar inflação; se fizesse isso agora, com o PAC federal sozinho do jeito que está, iria surgir uma bolha que exigiria a elevação de juros logo em seguida.

  15. Este governo é o Lulla e ele
    Este governo é o Lulla e ele adora dar tiros no próprio pé. O tão alardeado PAC nada mais é do que a confirmação de que este governo não tinha projeto algum para governar o Brasil. Talvez, acostumado só a criticar e a perder eleições, não tido tempo (só 20anos) para programar metas e maneiras de governar este país. O tal PAC nada mais é do que dizer que se fará o mínimo da sua obrigação, contando com a ajuda da iniciativa privada e com o sacrifício dos TRABALHADORES que pagam a Derrama! Definir metas até 2010…, bem antes tarde do que nunca. Mas Espetáculo de Crescimento só mesmo da corrupção e do meu saco!

  16. JÓIA!! Este sim era líder:
    JÓIA!! Este sim era líder: Roosevelt!
    Referência! Deu certo lá! Provado, experimentado, comprovado!
    Excelente mátéria! Por favor, mais, mais de Roosevelt!

  17. Concordo que os juros e o
    Concordo que os juros e o câmbio possa ter um grande peso na situação atual, porém, se nosso país estivesse com um nível de comprometimento maior nós não estaríamos atrás da Argentina em comparando-se com o crescimento economico. Parece até que nossos políticos estão em uma nova crise, a de “cegueira técnico-ecomica e Administrativa” e mais uma vez quem vai pagar a conta desse oculista será o povo Brasileiro.

  18. Nassif, depois de tantas
    Nassif, depois de tantas críticas sem direção e foco, felizmente alguém deixa claro o que critica e, o principal, aponta onde o governo precisa mudar. Mais uma vez, parabéns pela clareza nos comentários.

  19. Parabéns Nassif, por mais uma
    Parabéns Nassif, por mais uma análise séria de um tema tão sério, gostaria muitíssimo que você ensinasse alguma coisa ao Paulo Henrique, o coitado tá caindo no ridículo ao deixar os interesses pessoais dele se sobrepor ao ato de praticar jornalismo sério como o seu. Parabéns!

  20. Não são os juros, meu caro,
    Não são os juros, meu caro, mas os gastos correntes públicos (previdência); não é o câmbio, mas a baixa produtividade das empresas brasileiras (onde o governo também é responsável: legislação trabalhista, tributária e ambiental).

  21. O PAC melhora os
    O PAC melhora os investimentos. O Banco Central compromete o consumo. Sem consumo, sem investimento.
    O presidente do Banco Central é nomeado pelo Lula e Senado, ou seja, pelo governo.
    Então temos aí uma bruta embromação. Ou o governo não nomeia presidente de Banco Central nenhum, ou o PAC é meramente um marketing, isto é, coisa prá inglês ver.

  22. Nassif:

    Perdoe-me pelo
    Nassif:

    Perdoe-me pelo ceticismo mas será que vc poderia comprovar esta relação câmbio – crescimento – emprego- receita das empresas que me parece estar implícita em suas críticas?

    Por outra, o crédito consignado deve garantir algum crescimento independente de reduções na Selic. Demais, esse juro alto,diluído em n prestações nas CAsas Bahia ,por exemplo, não acaba tendo seu poder recessivo comprometido? Será mesmo que um aumento na produtividade acarretado pelos incentivos ao investimento no imobilizado que faz parte do PAC não pode compensar essa timidez do Meireles ?

    Ainda os juros,e o Spread bancário. Vc não concorda que apenas uma ação do govero via bancos públicos pode forçá-la para baixo,uma vez que a concentração bancária impede reduções expressivas nesta taxa ?

    Um grande abraço !

  23. E qual eram as taxas de
    E qual eram as taxas de juros? Elas caíram por encanto? E o crescimento foi assim uma brastemp? Os investimentos foram tão altos que tivemos como consequência um apagão não foi mesmo? Ou você acredita que a culpa foi de S.Pedro que não mandou chuva suficiente?

  24. Nassif,
    Você não comentou a
    Nassif,
    Você não comentou a respeito das medidas de contenção da massa salarial do setor público: crescimento de ipca mai 1,5%. É menor que o crescimento vegetativo da folha. Só um exemplo: nos dois últimos anos, houve uma forte expansão do ensino superior federal, criando-se novas escolas e novos cursos pelo país a fora. Como se combina a necessária expansão do setor público para atendimento a demandas como essa (e reaparelhamento das agências reguladores, por exemplo, que mal têm quadro de pesoal) com contenção da massa salarial? Arrocho salarial forte. É a plena expressão da linha delfim do PAC.

  25. Reforma trabalhista simples :
    Reforma trabalhista simples : O judiciário deixa de acolher reclamações trabalhistas se o empregado não tiver vínculo com registro em carteira ; desta forma , todos cientes, ou se aceita como informal ou viramos milhões de fiscais, obrigando os empregadores a regularizar seus funcionários o que contribuiria para aumento da arrecadação. De quebra , traz a reforma da previdencia, teoricamente um pouco mais capitalizada, facilitando a redução da aliquota dos autonomos ( mais inclusão ).
    Finalmente, reduzir os juros em 1 ponto percentual equivale a economizar uns R$ 16 bi na renovação da divida . Qual é o medo ?! Provavelmente, o piloto Meirelles, sabe que poucos banqueiros renovariam com 8 % a.a. e os juros muito baixos implodiriam o Brasil , não peloconsumo mas sim pela fuga de capitais.

  26. Oi Nassif,
    Gosto muito de
    Oi Nassif,
    Gosto muito de suas colunas e acho que você consegue, como poucos, interpretar a economia brasileira sem afetação partidária.

    Parabéns.

  27. Parabéns, Nassif. Nada como
    Parabéns, Nassif. Nada como uma boa análise independente. Por favor, não se deixe contaminar pelos seus vizinhos de IG (Mino Carta e Paulo Henrique Amorim). Sempre mantenha a independência que já é característica de seu trabalho.

  28. Vou montar uma equipe apenas
    Vou montar uma equipe apenas para atender ao seu pleito, sergio? Pelo menos se dê ao trabalho de pesquisar no blog o que já escrevi sobre o tema.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador